Questão 0cf9cbd6-99
Prova:USP 2019
Disciplina:Química
Assunto:Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

O gás hélio disponível comercialmente pode ser gerado pelo decaimento radioativo, sobretudo do urânio, conforme esquematizado pela série de decaimento. Desde a formação da Terra, há 4,5 bilhões de anos, apenas metade do 238U decaiu para a formação de He.


Com base nessas informações e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

A
O decaimento de um átomo de 238U produz, ao final da série de decaimento, apenas um átomo de He.
B
O decaimento do 238U para 234U gera a mesma quantidade de He que o decaimento do 234U para 230Th.
C
Daqui a 4,5 bilhões de anos, a quantidade de He no planeta Terra será o dobro da atual.
D
O decaimento do 238U para 234U gera a mesma quantidade de He que o decaimento do 214Pb para 214Po.
E
A produção de He ocorre pela sequência de decaimento a partir do 206Pb.

Gabarito comentado

Talita Goulart Graduação e Mestrado em Engenharia Química pela UFRRJ, Doutoranda em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, Professora de Química.
Esta questão abrange conceitos de radioatividade e para resolvê-la é importante saber que a partícula α, emitida por materiais radioativos, é carregada positivamente e consiste em dois prótons e dois nêutrons, representada por 2α4. Dessa forma, essa partícula é equivalente ao núcleo do átomo hélio (2He4). As partículas β são negativas e formadas por apenas um elétron, sendo representada por -1β0 e, por isso, não possuem massa. Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:

A) ERRADA - De acordo com a série de decaimento mostrada são emitidas oito partículas α, correspondentes a oito núcleos de átomos de He e não apenas um, como dito nessa alternativa.

B) CORRETA - Os decaimentos do 238U para 234U e do 234U para 230Th estão representados abaixo:

É possível perceber que em ambos os decaimentos apenas uma partícula α
é emitida, o que corresponde a um núcleo do átomo de He. Logo, ambos os decaimentos geram a mesma quantidade de He.

C) ERRADA - Se, há 4,5 bilhões de anos, apenas metade do 238U decaiu para a formação de He, tem-se que o tempo de meia-vida desse material é de 4,5 bilhões de anos. Logo, daqui a 4,5 bilhões de anos a quantidade atual de 238U vai cair pela metade, como mostra o esquema abaixo:

Dessa forma, considerando apenas o decaimento do 238U para a formação de He, a quantidade de He daqui a 4,5 bilhões de anos será igual à: quantidade atual + quantidade formada pelo decaimento de metade da quantidade atual de 238U. A quantidade seria, então, 1,5x maior do que a quantidade atual de He.

D) ERRADA - Observando os decaimentos abaixo, tem-se que do 238U para 234U é gerada uma partícula α, que corresponde a um núcleo do átomo de He. Entretanto, no decaimento de 214Pb para 214Po apenas partículas β são emitidas, que não correspondem ao átomo de He.

E) ERRADA - O 206Pb é o produto final da série mostrada, dessa forma, a produção de He ocorre conforme a emissão de partículas α, que acontecem anteriormente à formação do 206Pb.

Gabarito do Professor: Letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo