Questão 08382c25-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

Em  nosso  país  queremos  substituir  o  egoísmo  pela moral,  a honra  pela probidade,  os usos pelos princípios, as  conveniências  pelos deveres,  a  tirania da moda  pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a  insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de  alma,  o  amor ao  dinheiro  pelo  amor à  glória,  a  boa companhia  pelas  boas  pessoas,  a  intriga  pelo mérito,  o espirituoso  pelo gênio,  o  brilho  pela verdade,  o  tédio da
volúpia  pelo  encanto  da  felicidade,  a  mesquinharia  dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução FrancesaeVida Privada, in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras,1991(adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

A
À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
B
Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
C
A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
D
À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
E
Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
 Ao longo da Revolução Francesa, diferentes facções de representantes do Terceiro Estado estiveram no poder e controlaram os desdobramentos de cada fase. Robespierre fazia parte dos jacobinos, grupo formado pela pequena e média burguesia e pelas camadas populares. No texto em destaque, a Revolução vivia o período do Terror, onde ocorreu a execução em massa de opositores (17 mil execuções oficiais em quatorze meses). Suspendeu-se a Constituição, os direitos individuais e a divisão de poderes. O Comitê de Salvação Pública, chefiado por Robespierre, tornou-se autoridade governamental, reprimindo fortemente a subversão interna, realizando uma reforma agrária, suprimindo os últimos resquícios feudais e abolindo a escravidão nas colônias. Essas mudanças sociais efetivas eram entendidas pelos jacobinos como necessárias para alcançar a justiça social e os direitos políticos.

Gabarito: E




Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo