Questão 037edc50-db
Prova:MACKENZIE 2012
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX


Tintim no Congo. Versão original (1930)

Tradução livre
Milu
: Tintim, há dois, lá atrás, conversando.
Tintim: Meus queridos amigos, hoje vou falar sobre seu país: a Bélgica!....


O processo histórico que possibilitou a fala de Tintim

A
denomina-se colonialismo clássico e foi marcado pela conquista de territórios africanos e asiáticos por potências europeias, em busca de mercados consumidores, matérias-primas estratégicas e imposição de valores culturais.
B
refere-se à conquista do Congo pela Bélgica, no contexto da disputa por territórios africanos e latino-americanos, denominado de liberalismo clássico, o que resultou em conflitos que contribuiriam para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
C
denomina-se imperialismo neocolonialista e foi marcado pela disputa e conquista de territórios africanos e asiáticos por potências europeias, contribuindo para os conflitos que resultariam na eclosão da Grande Guerra.
D
esteve na origem dos conflitos que resultaram na Segunda Guerra Mundial, uma vez que não levou em conta as diferenças nacionalistas entre congoleses e belgas, conflitos esses não concluídos até a contemporaneidade.
E
denomina-se neocolonialismo e foi marcado pela disputa de territórios na África e Ásia por potências europeias, em decorrência dos problemas gerados pelo nascente capitalismo concorrencial e industrial na Europa Moderna.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a charge de Tintim, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – O colonialismo clássico refere-se principalmente à colonização das Américas nos séculos XVI a XVIII, e o que ocorreu no final do século XIX foi o neocolonialismo, impulsionado pela Segunda Revolução Industrial. A busca por mercados consumidores e matérias-primas estratégicas está correta, mas a denominação e o período histórico estão equivocados.


B) Incorreta – O liberalismo clássico está relacionado com a defesa de liberdades individuais e econômicas, não com o processo de conquista territorial. Além disso, a referência à disputa por territórios latino-americanos está incorreta, pois o neocolonialismo focou na África e na Ásia, já que a América Latina já havia conquistado sua independência no início do século XIX. Embora a menção à Primeira Guerra Mundial seja adequada, o foco territorial e ideológico da alternativa é equivocado.


C) Correta – O neocolonialismo refere-se ao processo de expansão imperialista das potências europeias entre 1880 e 1914, período conhecido como "Partilha da África". As nações europeias disputavam territórios na África e na Ásia, motivadas por fatores econômicos (busca de matérias-primas e mercados), políticos (afirmação de poder) e ideológicos (difusão do eurocentrismo). Esse processo de rivalidade colonial foi uma das causas indiretas da Primeira Guerra Mundial, já que criou tensões internacionais entre as potências.


D) Incorreta – Essa alternativa falha ao afirmar que os conflitos entre congoleses e belgas resultaram na Segunda Guerra Mundial. Esses conflitos estão relacionados, na realidade, à Primeira Guerra Mundial, pois o neocolonialismo gerou tensões entre as potências europeias no período anterior a 1914. Além disso, a ideia de que os conflitos entre congoleses e belgas continuam até hoje é inadequada para o contexto da questão, que está mais focada nas causas do imperialismo no século XIX.


E) Incorreta – A Europa Moderna refere-se ao período entre os séculos XV e XVIII, enquanto o neocolonialismo foi impulsionado pela Segunda Revolução Industrial, que ocorreu no século XIX. Embora o capitalismo industrial tenha sido um fator de grande importância, a referência temporal está incorreta e confunde ao associar o evento a uma época anterior.


Gabarito – Letra C


Referência:


dos Reis Piedade, Lúcio De Franciscis. "O Imperialismo e a representação do Congo em Tintim na África." Revista Eletrônica História em Reflexão 2.4 (2008).


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo