Questão 037aeb2c-db
Prova:MACKENZIE 2012
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

    1 de janeiro, consagrado à comemoração da fraternidade universal; 21 de abril, consagrado à comemoração dos precursores da independência brasileira, resumidos em Tiradentes, 3 de maio, consagrado à comemoração da descoberta do Brasil; 13 de maio, consagrado à fraternidade dos brasileiros; 14 de julho, consagrado à comemoração da República, da liberdade e da independência dos povos americanos; 7 de setembro, consagrado à comemoração da independência do Brasil; 12 de outubro, consagrado à comemoração da descoberta da América; 2 de novembro, consagrado à comemoração geral dos mortos e 15 de novembro, consagrado à comemoração da pátria brasileira.
Citado em Marco Antonio Villa. A história das constituições brasileiras: 200 anos de luta contra o arbítrio. São Paulo: Leya, 2011, p.28

Pela análise dos feriados acima, estabelecidos logo após a proclamação da República em 1889, conclui-se que

A
uma das preocupações do novo regime foi estabelecer o laicismo do Estado, permitindo a permanência de apenas um feriado de origem religiosa.
B
houve a preocupação, no início, em transformar o Brasil em um Estado laico, o que não foi seguido pela primeira constituição republicana, de 1891.
C
essa nova forma de governo preocupou-se tanto com o patriotismo como com a religiosidade dos brasileiros, estabelecendo o catolicismo como religião oficial.
D
os ideais positivistas, sem importância no contexto da crise do Império, foram adotados logo no início do novo regime, daí a preocupação com feriados.
E
as tentativas de relacionar o novo regime com a História do Brasil foram bem sucedidas, porém a religião oficial continuou a do Império: o catolicismo.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo