Entre as mais significativas causas da I Guerra Mundial, destaca-se a recusa do Império Turco-Otomano de abolir a escravidão em seu território, após exigência feita pela Liga das Nações.
A respeito da escravidão ao longo da história da humanidade, julgue os itens de 92 a 97.
Gabarito comentado
Resposta correta: E — Errado
Tema central: causas da Primeira Guerra Mundial e cronologia das instituições internacionais (Liga das Nações). É preciso identificar fatores políticos e temporais para avaliar afirmações sobre responsabilidades e exigências internacionais.
Resumo teórico: as causas da I Guerra Mundial incluem rivalidades imperialistas, sistema de alianças, nacionalismos, corrida armamentista e o estopim — o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (1914). A Liga das Nações foi criada após o conflito, pelo Tratado de Versalhes (1919), como organização internacional para manter a paz.
Justificativa do gabarito: a afirmação é incorreta por erro cronológico e de causalidade. 1) A Liga das Nações só surgiu depois da guerra (1919) e, portanto, não poderia ter exigido nada antes ou durante o conflito como causa da guerra. 2) As causas mais significativas da guerra eram estruturas sistêmicas europeias e o estopim de 1914; a questão da escravidão no Império Otomano não foi elemento decisivo para o desencadear do conflito europeu.
Pontos-chave para provas: cheque sempre datas (ex.: criação da Liga das Nações — 1919). Pergunte-se: a instituição/acontecimento citado existia no período apontado? Isso costuma ser a “pegadinha”.
Fontes úteis: Tratado de Versalhes (Covenant da League of Nations, 1919); obras sobre a origem da guerra, como Christopher Clark, The Sleepwalkers; verbetes da Encyclopedia Britannica sobre causas da I Guerra Mundial e sobre a Liga das Nações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!





