Questão 0290e7b3-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos

O projeto industrializante de D.João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.

Alvará de liberdade para as indústrias (1o de Abril de 1808). In Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil.Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

A
A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
B
A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
C
A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
D
O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
E
O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Durante o Período Joanino, de 1808 a 1821, muitas modificações foram levadas adiante na estrutura colonial brasileira não só devido Às necessidades portuguesas do momento – dívidas em relação À Inglaterra e necessidade de proteção contra as exércitos de Napoleão, como também em função do desgaste do Antigo Sistema Colonial e a crescente pressão inglesa por mercados livres, já que esta  deslanchava sua Revolução Industrial. Na verdade, era necessário desenvolver manufaturas para manter uma produção competitiva no mercado internacional. Esta é a meta de D. João VI ao revogar a proibição de manufaturas no Brasil. Não se pode esquecer que, coma vinda da Corte Portuguesa, o Brasil se torna a sede do Império, demandando, assim, novos caminhos de desenvolvimento. No entanto, a concorrência e a produtividade da Inglaterra, aliadas às dívidas de Portugal em relação à Grã-Bretanha, podem ser considerados fatores fundamentais para que o alvará não tenha surtido o efeito desejado.
 
A única alternativa que expressa ( mesmo que não de forma completa) tal situação é a  alternativa B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo