Questão 012b4092-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Imagem 019.jpg

A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do séc. XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a

A
impossibilidade de ascensão social do negro forro em uma sociedade escravocrata, mesmo sendo alfabetizado.
B
extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade.
C
rigidez de uma sociedade, assentada na escravidão, que inviabilizava os mecanismos de ascensão social.
D
possibilidade de ascensão social, viabilizada pelo apoio das elites dominantes, a um mestiço filho de pai português.
E
troca de favores entre um representante negro e a elite agrária escravista que outorgara o direito advocatício ao mesmo.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Os estudos sobre escravidão são muitos . Há uma quantidade significativa de trabalhos de historiadores ( particularmente Manolo Florentino) e cientistas sociais acerca do tema e, a cada dia mais tem-se consciência da mulitplicidade de variáveis necessárias à análise do tema. Não se pode entender o escravismo no Brasil sem fazer diferenciação entre as várias regiões sócio- econômicas , campo e cidade, além da passagem do tempo.
                A entrada da questão indica o tempo: século XIX. Destaca que Luiz da gama foi vendido “ilegalmente”, apresenta suas dificuldades de vida e a utilização do Direito como a grande arma de luta pela  liberdade, não apensa sua mas de cativos de forma geral.
                A atenta leitura do trecho apresentado permite a resposta sem grandes dificuldades. O trecho escolhido é claro e não suscita dúvidas nem dupla interpretação, o que é importante em um tema multifacetado como escravidão. A alternativa que responde corretamente a questão é a B pois é a única que se atém ao que é tratado no trecho transcrito.
 A alternativa A apresenta erro. A alternativa C não se adéqua ao século XIX, a D apresneta um erro, ao destacar a ascensão social  “viabilizada pelo apoio das elites dominantes,”e a opção E destaca uma exceção. Possível mas extremamente difícil! 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo