Questão 0016b1a6-f0
Prova:Esamc 2019
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Atente para as informações:


“O Dr. Passos com passo seguro foi à noite ao ex-paço e quando amanheceu o dia... foi um dia um barracão”.

(Charge de K. Lixto, 1903. In____LEMOS, Renato (org.).Uma História do Brasil através da caricatura. RJ: Bom Tempo/JP Editora, 2001, p. 40.)


“O Sr. nada tem que fazer em casa dos Srs. Deputados... Só pode atacar as casas dos particulares, e não os poupe; é carregar p’ra frente no povo miúdo”.

(Charge de J. Carlos, 1904. In____LEMOS, Renato (org.). Ob. Cit., p. 41.)

As reformas modernizadoras empreendidas pelo prefeito Pereira Passos no Rio de Janeiro incluem uma campanha de saneamento, levada a efeito pelo médico Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública [...] [despertando] resistência de várias origens, que chegam ao ápice com a decretação da vacinação obrigatória, por lei de outubro de 1904. [Segundo alguns] sua orientação aos “mata-mosquitos” era a de não perturbar os poderosos e concentrar a ação nas residências populares [que associada a outros fatores, levaram] setores da população à Revolta da Vacina, em novembro de 1904.

(LEMOS, Renato (org.). Ob. Cit., p. 41.)

Pintou a situação em que ficaria a família proletária com a nova lei [de obrigatoriedade da vacina contra a varíola]. Ao voltar do trabalho, disse [o líder operário Vicente de Souza, em discurso no Centro das Classes Operárias, em novembro de 1904], o chefe fica “sem poder afirmar que a honra de sua família esteja ilesa, por haver aí penetrado desconhecido amparado pela proclamação da lei da violação do lar e da brutalização aos corpos de suas filhas e de sua esposa”. (CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. SP: Companhia das Letras, 1997, p. 100.)

Durante o mandato de Francisco Pereira Passos como prefeito do Rio de Janeiro (1902-1906), dois projetos se combinaram para desencadear a chamada Revolta da Vacina: o de saneamento e higienização e o de reforma e modernização da cidade. Tomando por base as informações e o contexto por elas retratado, assinale o que for correto:

A
A lei de vacinação obrigatória, de 1904, seguida de uma série de desrespeitos com a população, como a campanha do Bota Abaixo, com a demolição de casas nas áreas mais pobres da cidade, levou à revolta.
B
Apesar de os projetos terem provocado a Revolta da Vacina, o mo- vimento se esgotou por conta de seus efeitos positivos, tendo provocado uma significativa melhora na qualidade de vida da população mais pobre.
C
A violência dos agentes públicos na realização dos projetos do governo, invadindo casas e brutalizando as mulheres, levou à revolta, liderada pelos operários, sem a participação de outros setores sociais.
D
A revolta não teve uma liderança definida, sendo um movimento es- pontâneo da população prejudicada pelos projetos, mas, ainda assim, supostos líderes foram presos e executados publicamente, aumentando ainda mais a agitação.
E
A concentração da ação dos agentes sanitários e do projeto do Bota Abaixo nas áreas mais pobres da cidade, poupando os bairros ricos, e o desrespeito físico com a população, contribuíram para a eclosão da revolta.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a Revolta da Vacina de 1904, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Essa alternativa apresenta um erro sutil, pois, embora mencione corretamente a vacinação obrigatória e a campanha do Bota Abaixo como fatores que contribuíram para a Revolta da Vacina, ela falha ao não destacar um elemento fundamental: o tratamento desigual entre as áreas pobres e ricas da cidade. A revolta foi intensificada pelo fato de que as ações de saneamento e demolição se concentraram majoritariamente nas regiões mais pobres, enquanto os bairros mais ricos foram poupados, gerando um sentimento de injustiça (é importante destacar também que a campanha de vacinação não teve a devida circulação de informação sobre sua importância, e por isso as pessoas não entendiam o que estava acontecendo). Para além disso, essa alternativa não aborda de forma clara o desrespeito físico à população, como a invasão de domicílios para aplicação forçada da vacina, que foi um dos principais motivos para a eclosão do movimento. Esses aspectos são fundamentais para entender o verdadeiro estopim da revolta e a indignação popular, e sua ausência torna a explicação incompleta. Por isso, podemos entender que há uma alternativa mais correta do que essa para a questão.


B) Incorreta – O movimento da Revolta da Vacina não se esgotou devido a "efeitos positivos". Na verdade, a revolta foi violentamente reprimida, e o movimento não resultou em benefícios imediatos para a população mais pobre. A melhora na qualidade de vida foi um efeito de longo prazo dos projetos de urbanização e saneamento, mas isso ocorreu após a repressão da revolta, e não como uma consequência direta e imediata.


C) Incorreta – Embora a violência e as invasões domiciliares, de fato, tenham sido um fator importante na revolta, essa afirmativa está errada ao afirmar que o movimento foi exclusivamente liderado por operários. Na verdade, a Revolta da Vacina foi um movimento heterogêneo, com a participação de diferentes setores da sociedade, incluindo a classe média.


D) Incorreta – Apesar da revolta ter tido um caráter espontâneo em vários aspectos, essa afirmação de que líderes foram "executados publicamente" está incorreta. Embora alguns líderes desconhecidos tenham sido presos, não houve execuções públicas, e a repressão foi feita principalmente por meio da prisão e do uso da força militar, não por execuções públicas que geraram mais agitação. Esse detalhe distorce os fatos históricos.


E) Correta – A Revolta da Vacina, em 1904, foi motivada, em parte, pelas medidas de saneamento e vacinação obrigatória (sem a devida explicação para a população) promovidas pelo governo, sob a liderança do médico Oswaldo Cruz. Essas medidas afetaram principalmente a população mais pobre, especialmente devido à forma coercitiva de sua implementação. Além disso, as reformas urbanas conhecidas como o projeto do Bota Abaixo, lideradas pelo prefeito Pereira Passos, incluíam a demolição de casas em áreas pobres para modernizar a cidade, o que intensificou o descontentamento. Enquanto isso, os bairros mais ricos eram poupados dessas ações, gerando um sentimento de injustiça e revolta. O desrespeito às casas populares e o tratamento físico imposto aos moradores, especialmente na aplicação da vacina, foi percebido como uma violação de direitos, o que contribuiu diretamente para a revolta. Esta resposta está bem completa e por isso é o gabarito.


Gabarito – Letra E


Referência:


Sevcenko, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. SciELO-Editora UNESP, 2018.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo