Questõesde UNIVESP 2019

1
1
Foram encontradas 111 questões
cc2757c3-b9
UNIVESP 2019 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

O Brasil está desenvolvendo um dos laboratórios mais avançados de ótica no mundo, o laboratório Sirius - em Campinas/SP, com tecnologia nacional que é produto dos esforços dos cientistas e engenheiros brasileiros envolvidos no projeto. “As seis primeiras estações experimentais de pesquisa do Sirius – nanoscopia de raios X, espalhamento coerente de raios X, micro e nano cristalografia macromolecular, por exemplo –, acessíveis a partir do próximo ano [2019], foram selecionadas para atender tanto à demanda “da nova ciência e da tecnologia avançada” e às tecnologias mais utilizadas pelo usuário, como para permitir o avanço de investigações em áreas estratégicas como óleo e gás, saúde, entre outras, ressalta Antônio José Roque da Silva [diretor-geral do CNPEM e responsável pelo projeto Sirius desde 2009]. 

(Fonte: O Estado de São Paulo.)

A luz, ou radiação, síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética de alto fluxo e alto brilho que se estende por uma faixa ampla do espectro eletromagnético desde a luz infravermelha, passando pela radiação ultravioleta e chegando aos raios X. A luz síncrotron é capaz de penetrar a matéria e revelar características da estrutura molecular e atômica. O amplo espectro dessa radiação permite aos pesquisadores utilizar os comprimentos de onda mais adequados para o experimento que desejam executar
(Fonte:RevistaFapesp/ 2018).

Tabela: Espectro eletromagnético.
Raio X                  0,01 nm - 10 nm
Ultravioleta            10 nm - 400 nm
Luz visível           400 nm - 750 nm
Infravermelho         750 nm - 1 mm

Considere que se deseja estudar as propriedades dos materiais por meio da radiação síncrotron cujos comprimentos de onda envolvidos estão na escala molecular(nanômetro), 1nm = 10-9 m.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente, a frequência em Hz da radiação que tem comprimento de onda nesta escala e o tipo de radiação a que corresponde. Adote para a velocidade da luz o valor de 3✕108m/s.

A
1✕10 -9 Hz, Ultravioleta
B
3✕1017 Hz, Raio X
C
1✕1019 Hz, Luz visível
D
1✕109 Hz, Raio X
E
3✕102 Hz, Infravermelho
cc2a5b7a-b9
UNIVESP 2019 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Magnetismo, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Em linhas gerais todo dispositivo constitui uma cadeia de transformação de energia. O desempenho de dispositivos em geral é dado por parâmetros de operação como potência e eficiência. A eficiência é dada pela proporção entre potência útil (que contabiliza a energia presente após a realização da cadeia de transformação do dispositivo) e potência retirada da fonte de energia que alimenta o dispositivo (no caso de dispositivos elétricos, a energia retirada da rede elétrica comercial - que consta das “contas de luz”).

Em um carregador de celular temos a conversão da energia elétrica disponibilizada na rede elétrica para uma tensão constante mais baixa (também energia elétrica). Esta tensão na saída atua para recarregar a bateria do celular (revertendo as reações químicas que armazenam energia para uso pelo celular), o valor de corrente é determinado pelo celular a que se destina o seu emprego. Em um determinado carregador se vê as inscrições abaixo.

Entrada (AC): 120V - 0,5A
Saída (DC): 5V - 2A

*Considere que o valor AC é um valor efetivo escolhido de modo a não influenciar o cálculo da potência em relação ao que se faz com valores fixos de tensão e corrente.

Quanto às afirmações verdadeiras sobre este dispositivo, assinale a alternativa correta.

A
A eficiência do carregador é de cerca de 17%
B
A energia gasta pelo carregador ao operar por 1h é de 0,5 kWh
C
A eficiência do carregador é de 80%
D
A resistência do circuito de entrada é de 60 ohm
E
A resistência elétrica do circuito de saída é de 0,4 ohm
cc23b9c3-b9
UNIVESP 2019 - Física - Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Base de lançamento de foguetes de Alcântara no Brasil é mais próxima do equador que existe no mundo, o que a torna estratégica para o lançamento de satélites geoestacionários. Lançado da estação de Alcântara,um satélite precisa de menor consumo de combustível para correção em sua órbita, estando já muito próximo do plano da órbita que desenvolverá. Os satélites posicionados na órbita geoestacionária mantêm movimento estacionário(fixo) com respeito à superfície da Terra, acompanhando-a em seu giro, e são fundamentais para o sistema de telecomunicações, para calibração e orientação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e para o mapeamento atmosférico, climático e ambiental. A igualdade entre a força centrípeta e a força gravitacional entre o satélite e a Terra leva ao raio da órbita geoestacionária de cerca de 4⨯104 km. Considere que o raio terrestre no equador é de cerca de 6 ⨯ 103 km, e lembre-se que o período de rotação da terra em relação a seu eixo é de 24h. Considerando um referencial fixo no centro da Terra, assinale a alternativa que indica corretamente os valores respectivos da velocidade do satélite, ainda na base, antes de ser lançado e o módulo da diferença entre essa velocidade e de quando ele for posto em órbita geoestacionária.Considere π =3.

A
1.500 km/h e 2.800 km/h
B
6.000 km/h e 4.250 km/h
C
1.500 km/h e 8.500 km/h
D
1.500 km/h e 34.000 km/h
E
6.000 km/h e 60.000 km/h
cc208216-b9
UNIVESP 2019 - Física - Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

A astronomia observacional, além de fornecer dados para análise científica da evolução do universo,também permitiu o desenvolvimento de tecnologia. Observar o céu permitiu o desenvolvimento de sistemas de navegação em terra,orientados pelas estrelas no céu e a observação de estrelas e planetas que levou ao desenvolvimento de bens tecnológicos modernos como a Câmera Digital(câmera CCD),muito presente no cotidiano na atualidade. Invenção esta de 1969, de Willard S. Boyle e George E. Smith e laureada com o prêmio Nobel há 10 anos. Neste ano de 2019, o prêmio Nobel foi dado aos cientistas suíços Michel Mayor e Didier Queloz, que em 1995 obtiveram a primeira descoberta conclusiva de um planeta fora do sistema solar. O exoplaneta tem massa de cerca da metade da massa de Júpiter e orbita a estrela 51 Pegasi da constelação de Pégaso - que tem aproximadamente a mesma massa que o Sol. A observação foi realizada a partir das “variações periódicas na velocidade radial da estrela”.Os cientistas determinaram que a órbita desse planeta, em torno da 51 Pegasi, tem pouca excentricidade e pode ser considerada circular, com apenas 8 milhões de quilômetros de raio.

Massa de Júpiter = 320 Massa da Terra
1 Massa do Sol = 330 000 Massa da Terra
Distância (média) Sol - Terra = 150 x 106 km

Assinale a alternativa que corretamente identifica, a partir dos valores obtidos pelos cientistas, a magnitude da força gravitacional entre 51 Pegasi e o planeta, em relação à força existente entre o Sol e a Terra.

A
160 vezes maior
B
3000 vezes maior
C
5625 vezes maior
D
16000 vezes maior
E
56250 vezes maior
cc1926a1-b9
UNIVESP 2019 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica, Leis de Newton

“Cabo de guerra” além de ser expressão popular que identifica tanto a disputa entre entidades antagônicas, também caracteriza um antigo esporte que já participou das olimpíadas entre 1900 e 1920. Sua origem não é precisa mas há documentação de ter sido praticada desde o século 8 a.C na China Imperial para treinamento militar. Considere que duas pessoas A e B irão disputar cabo de guerra. Atem massa 80 kg e consegue com o movimento de recolhimento dos braços fazer força de 1000 N; B tem massa 100 kg que consegue fazer força de 800 N. Ambos os competidores devem manter os corpos posicionados de maneira vertical durante a disputa, e podem, então, serem modelados como pontos materiais. Perde a disputa aquele que cruzar primeiro uma linha posta a alguns metros adiante de cada competidor. Considere que ambos competidores dispõem do coeficiente de atrito de 1,0 entre a sola do sapato o chão, e, se necessário, admita que a aceleração da gravidade é de 10m/s2 . Assinale a alternativa correta que apresenta um fato verdadeiro.

A
A ficará em equilíbrio assim como B e a disputa ficará empatada
B
B estará submetido à uma força resultante de 800N e vencerá
C
A estará submetido à uma força resultante de 1000N e vencerá
D
B estará submetido à uma aceleração de 12,5 m/s2 e A de 10 m/s2 , ganha A
E
A, B e a corda serão todos submetidos à uma força de 200N
cc1579d0-b9
UNIVESP 2019 - Física - Dinâmica, Colisão

A partir de testes cognitivos se obtém que o tempo de reação dos seres humanos em média é de cerca de 0,2 s = 200 ms (milissegundos). Trata-se do tempo entre a percepção de um movimento e a realização de uma resposta motora. Considere que uma pessoa, cuja resposta motora/mecânica siga a média populacional descrita e esteja submetida às circunstâncias listadas.
I. Medir com um cronômetro o tempo de queda de um objeto, a partir do repouso e bem descrito pelo modelo de queda livre, de uma altura de 20 cm (considere g = 10 m/s2 ).
II. Frear um carro que se desloca a 54 km/h (20 m/s) após surgimento repentino de um obstáculo 2 m à frente evitando a colisão (considere que o movimento do carro modelado por movimento desacelerado em taxa constante).
III. Desviar de uma bola que se desloca horizontalmente a 20 m/s com velocidade constante que partiu de uma distância de 5 m.

Considerando que resposta mecânica em tempos menores ou iguais a 200 ms é considerada “improvável”, e em tempos maiores que 200 ms é considerada “possível”. Assinale a alternativa que classifica corretamente as situações de I a III. 

A
I - possível; II - possível; III - possível
B
I - improvável; II - possível; III - improvável
C
I - possível; II - improvável; III - possível
D
I - improvável; II - improvável; III - possível
E
I - improvável; II - improvável; III - improvável
cc1cca64-b9
UNIVESP 2019 - Física - Física Térmica - Termologia, Temperatura e Escalas Termométricas

“A temperatura dos oceanos está aumentando em ritmo mais rápido do que anteriormente estimado, ameaçando uma grande quantidade de espécies marinhas e podendo resultar na elevação do nível do mar, revelou um estudo de cientistas americanos e chineses divulgado nesta quinta-feira [10/01/2019]. As conclusões, divulgadas na revista Science, contrariam pesquisas anteriores que apontavam uma estagnação do aquecimento global nos últimos anos. (...) "O aquecimento dos oceanos é um indicador importante das mudanças climáticas, e temos provas robustas de que ocorre de modo mais rápido do que pensávamos (...) Em torno de 93% do excesso de calor – preso na atmosfera pelos gases causadores do efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis – se acumula nos oceanos.(...) O aquecimento global existe e já tem grandes consequências.", enfatizaram em comunicado os autores do estudo, acrescentando que, se nada for feito para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, a temperatura nos primeiros 2 mil metros de profundidade nos oceanos aumentará 0,78 ºC até o fim do século.”
(Fonte: Deutsche Welle.)

Um aumento de 1ºC na temperatura dos oceanos levaria à um grande aumento da quantidade da energia térmica na biosfera. Considere o volume total de água nos oceanos como sendo 1,5 ✕ 109 km3 , e que a densidade da água é de 1 ✕ 1012 kg/km3 com calor específico de 4 kJ/kgºC.

Como comparação: a bomba atômica Little Boy foi lançada na cidade japonesa de Hiroshima em 6 de agosto de 1945 que matou diretamente 70 mil pessoas em uma explosão de cerca de 15 ktons=60 ✕ 109 kJ.

Caso o aumento de 1ºC de temperatura ocorra durante o período de transição de 100 anos,teremos uma acréscimos anual expressivo de energia térmica no planeta. Para dimensionar essa quantidade é interessante comparar com a energia emitida pela explosão de bombas atômicas.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta o número de bombas atômicas como a Little Boy que corresponderiam à energia extra a cada ano acumulada na terra durante esse período de transição de 100 anos.

A
1 mil bombas atômicas
B
1 milhão de bombas atômicas
C
100 milhões de bombas atômicas
D
1 bilhão de bombas atômicas
E
10 bilhões de bombas atômicas
cc0d9c2d-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

A função do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) está ligada ao armazenamento da nossa herança genética. O DNA é formado por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de dupla hélice. A respeito da composição dos nucleotídeos que formam o DNA, assinale a alternativa correta.

A
Uma pentose, uma base nitrogenada e um ou mais grupos fosfato
B
Uma hexose, uma base oxigenada e um ou mais grupos folato
C
Uma pentose, quatro bases nitrogenadas e um ou mais grupos fosfato
D
Uma hexose, quatro bases nitrogenadas e um ou mais grupos folato
E
Uma pentose, duas bases nitrogenadas e nenhum grupo fosfato
cc0a8202-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Os seres vivos se interagem de diversas maneiras na natureza. Em relação as interações ecológicas, estas podem ser divididas em dois tipos, as relações intraespecíficas, ou seja, dentro da mesma espécie, ou relações interespecíficas, entre espécies diferentes. Em ambas as relações, temos as interações harmônicas e desarmônicas. A respeito das interações ecológicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Exemplos de interação intraespecífica harmônica são as formigas e as abelhas.
( ) Canibalismo e competição são exemplos de interação intraespecífica desarmônica.
( ) Exemplos de interação interespecíficas harmônicas são os liquens (fungos + cianobactérias), onde ambos se beneficiam da relação.
( ) O parasitismo é um exemplo de interação interespecífica desarmônica, onde o parasita retira do hospedeiro os nutrientes para sua sobrevivência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima pra baixo.

A
V, F, F, F
B
F, V, V, V
C
V, V, V, V
D
F, F, F, F
E
V, F, F, V
cc11b189-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Classificação biológica, Identidade dos seres vivos

Para descrever a diversidade dos seres vivos foi criada a Taxonomia. Os seres vivos são classificados de acordo com grupos específicos, que determinam suas características em comum dentro de cada nível. Em relação às unidades mais comuns utilizadas para a classificação dos seres vivos e sua ordem decrescente, assinale a alternativa correta.

A
Reino,Filo,Classe,Ordem,Família,Espécie e Gênero
B
Reino,Filo,Ordem,Família,Classe,Espécie e Gênero
C
Reino,Ordem,Filo,Familia,Classe,Gênero e Espécie
D
Reino,Filo,Classe,Ordem,Família,Gênero e Espécie
E
Reino,Filo,Classe,Família,Ordem,Gênero e Espécie
cbf946f2-b9
UNIVESP 2019 - Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas

Um gás ideal pode ser representado por um conjunto de moléculas ou átomos que estão em movimento constante e aleatório, onde as velocidades médias estão relacionadas com a temperatura. A equação de Clapeyron representa satisfatoriamente o comportamento de um gás ideal e é bastante utilizada pelos cientistas. Esta equação é o melhor caminho para se transformar massa em volume gasoso. Considere a equação de Clapeyron e assinale a alternativa correta com o volume ocupado por 10 g de N2 a 25ºC e 1 atm.

Considere os dados constantes dos gases ideais:
R = 0,082 atm.L/mol.K
Massa molar N2: 28 g/mol

A
VN2 = 22,4 L
B
VN2 = 7,5 L
C
VN2 = 8,7 L
D
VN2 = 8,0 L
E
VN2 = 2,5 L
cbfcc2e4-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A unidade fundamental da vida é a célula, pois está presente em quase todos os organismos vivos do nosso planeta. A respeito dos organismos vivos que são acelulares, assinale a alternativa correta.

A
Bactérias
B
Vírus
C
Fungos
D
Parasitas
E
Protozoários
cc044076-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

Todos os seres vivos que compõem o reino Animalia são formados por células animais. Já os representantes do reino Plantae são formados por células vegetais. Basicamente, o que difere uma estrutura celular da outra é o seu constituinte interno, como as organelas, sua membrana protetora e seu metabolismo energético. A respeito dos aspectos que diferem as células animais das células vegetais, assinale a alternativa correta.

A
Na célula animal a parede celular é mais espessa em comparação à membrana da célula vegetal, e uma das suas principais funções é a proteção do conteúdo interno
B
Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela produção de energia das células animais, por meio da respiração
C
A produção de energia da célula animal ocorre na mitocôndria, por meio da respiração celular. A matriz mitocondrial apresenta sua maior semelhança com os cloroplastos, o DNA circular
D
A parede celular está presente somente na célula vegetal, não fazendo parte das células animais
E
A produção de energia da célula animal ocorre na mitocôndria, por meio da respiração celular. Na matriz mitocondrial apresenta sua maior semelhança com as bactérias, o DNA em forma de hélice
cc0756cf-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

As plantas _____ dependem de uma grande quantidade de água para sua existência e geralmente, crescem parcialmente ou completamente _____ em água. Já as plantas _____ se adaptam a ambientes com longas carências de água, o que leva a mudanças em suas estruturas internas, como células reduzidas e cutículas e paredes celulares mais espessas. Sobre a quantidade de água que as plantas dependem, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A
hidrófitas/submersas/xerófitas
B
xerófitas/submersas/hidrófitas
C
aquáticas/a cima/terrestres
D
terrestres/a cima/aquáticas
E
hidrófitas/a cima/xerófitas
cc00fb56-b9
UNIVESP 2019 - Biologia - Briófitas e Pteridófitas, Identidade dos seres vivos

Os vegetais são classificados quanto a presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores são chamadas de criptógamas, já as plantas com flores são chamadas de fanerógamas. As plantas também podem ser classificadas em traqueófitas ou atraqueófitas, ou seja, que apresentam ductos de condução da seiva e as que não apresentam, respectivamente. A respeito das plantas traqueófitas, assinale a alternativa incorreta.

A
Samambaias
B
Pinheiros
C
Gincobilobas
D
Cavalinha
E
Musgos
cbf5c881-b9
UNIVESP 2019 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O preparo de soluções é uma prática muito utilizada em laboratórios químicos.Soluções são as misturas resultantes da junção de duas ou mais substâncias químicas em que apresentam apenas uma fase (mistura homogênea). Para obter uma solução de molaridade igual a 0,1M e volume igual a 500mL, deseja-se encontrar a massa do NaCl que deve ser pesada no laboratório. Considere a massa molar do sal igual a 58,5 g/mol e assinale a alternativa correta que contém essa quantidade.

A
 mNaCl = 3,82g
B
 mNaCl = 2,93g
C
 mNaCl = 1,54g
D
 mNaCl = 8,75g
E
 mNaCl = 0,86g
cbf2a305-b9
UNIVESP 2019 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas e Energia, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess., Representação das transformações químicas

A queima de uma substância se dá pela reação de combustão entre um comburente e um combustível. Diversos produtos podem ser formados nesta reação, como H2O, CO2,  CO, H2 e CH4. Alguns destes componentes podem causar a chuva ácida que prejudica o meio ambiente com danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta e o agravamento do efeito estufa. A combustão completa de uma substância produz gás carbônico e água como produtos. Considere a reação de combustão completa do etileno mostrada abaixo.

C2H4 + 3O2  2CO2  + 2H2


Considere as massas molares de C2H4, O2 e CO2 iguais a 28 g/mol, 32 g/mol e 44 g/mol, respectivamente e assinale a alternativa correta que apresenta quantos gramas de CO2 serão formados com uma massa inicial de C2H4 igual a 2g e de  O2 igual a 6g e se a reação é endotérmica ou exotérmica.

A
mCO2 = 5,50g e a reação é exotérmica
B
mCO2 = 6,25g e a reação é exotérmica
C
mCO2 = 5,43g e a reação é endotérmica
D
 mCO2 = 6,25g e a reação é endotérmica
E
mCO2 = 4,20 g e a reação é exotérmica
cbea8e41-b9
UNIVESP 2019 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

As aminas são substâncias químicas orgânicas que possuem um amplo uso na área industrial. Estas substâncias podem ser utilizadas na produção de sabões, na vulcanização da borracha e, também, na produção de sais de amônio que podem ser adicionados aos condicionadores de cabelo. Considere as duas moléculas orgânicas mostradas abaixo na Figura e assinale a alternativa que apresenta a correta nomenclatura para as substâncias (1) e (2), respectivamente, conforme a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC):

Figura - Moléculas orgânicas.
(Fonte: Bruice, 2006.)

A
4-ciclo-hexenamina e 5-hepten-2-amina
B
3-ciclo-hexenamina e 6-hepten-2-amina
C
4-ciclo-benzeno-hexenamina e 6-hepten-3-amina
D
3-ciclo-hexenamina e 6-metil-hepten-3-amina
E
3-ciclo-benzeno-hexenamina e 6-hepten-2-amina
cbee053e-b9
UNIVESP 2019 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

As funções inorgânicas são classificadas em óxidos, ácidos, bases e sais. Os sais são comumente utilizados no nosso dia-a-dia, como o sal de cozinha (NaCl), o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o sulfato de sódio (Na2SO4). Na indústria química, os sais também possuem um papel importante, por exemplo, o NaCl é utilizado na fabricação de soda cáustica. A reação química entre um ácido e uma base de Arrhenius produz um sal.

Considere a reação entre o ácido ortofosfórico e o hidróxido de cálcio abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o composto X formado e o valor de n conforme a estequiometria da reação balanceada.

2H3PO4 + nCa(OH)2   X + 6H2O

A
X = Ca2(OH)3 e n = 2
B
X = Ca2(PO4)3 e n = 2
C
X = Ca2(OH)3 e n = 3
D
X = Ca(OH)3 e n = 2
E
X = Ca3(PO4)2 e n = 3
cbe6ef98-b9
UNIVESP 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

No dicionário, matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ou qualquer substância que compõe um corpo sólido, líquido ou gasoso. O estado físico da matéria está relacionado com as forças que atuam em seu interior. A matéria pode apresentar-se em qualquer estado físico, conforme a pressão e temperatura. Um esquema das mudanças de fase de uma substância é mostrado na Figura abaixo.

Figura - Esquema da transformação química da matéria.
(Fonte: O autor.)

Considere os pontos I, II, III, IV, V e VI mostrados na Figura e assinale a alternativa correta em relação ao processo de mudança de fase da matéria.

A
O ponto indicado por I é chamado de fusão. Neste processo, há a adição de calor ao sistema e se a substância considerada for pura, a fusão do sólido ocorre à temperatura constante (ponto de fusão)
B
A sublimação de uma substância pode ser representada pelo ponto VI. Este processo é dado pela passagem da substância da fase gasosa para a fase líquida e calor é retirado do sistema para que a sublimação ocorra
C
O ponto II representa o processo de vaporização, onde a substância passa do seu estado físico líquido para o estado gasoso. Este processo pode ser classificado em ebulição, evaporação e calefação. No processo de calefação, a vaporização ocorre de maneira lenta e natural, enquanto na ebulição e na evaporação a substância rapidamente muda de fase
D
A solidificação de uma substância é dada pela passagem da matéria em seu estado líquido para o estado sólido. Este processo é representado pelo ponto III e para que ele ocorra há a necessidade de adicionar calor ao sistema
E
Quando a matéria passa do estado líquido para o gasoso, processo chamado de vaporização (ponto II), as partículas no interior desta substância ficam mais próximas umas das outras, devido ao calor adicionado