Questõesde UNESP 2016

1
1
Foram encontradas 173 questões
1b586007-30
UNESP 2016 - Matemática - Progressão Aritmética - PA, Progressões

A figura indica o empilhamento de três cadeiras idênticas e perfeitamente encaixadas umas nas outras, sendo h a altura da pilha em relação ao chão.

A altura, em relação ao chão, de uma pilha de n cadeiras perfeitamente encaixadas umas nas outras, será igual a 1,4 m se n for igual a

A
14.
B
17.
C
13.
D
15.
E
18.
1b5e1b86-30
UNESP 2016 - Matemática - Quadriláteros

Na figura, o losango FGCE possui dois lados sobrepostos aos do losango ABCD e sua área é igual à área indicada em verde.

Se o lado do losango ABCD mede 6 cm, o lado do losango FGCE mede

A
2√5 cm.
B
2√6cm.
C
4√2cm.
D
3√3cm.
E
3√2cm.
1b611717-30
UNESP 2016 - Matemática - Probabilidade

Em um jogo de tabuleiro, o jogador desloca seu peão nas casas por meio dos pontos obtidos no lançamento de um par de dados convencionais e não viciados. Se o jogador obtém números diferentes nos dados, ele avança um total de casas igual à soma dos pontos obtidos nos dados, encerrando-se a jogada. Por outro lado, se o jogador obtém números iguais nos dados, ele lança novamente o par de dados e avança seu peão pela soma dos pontos obtidos nos dois lançamentos, encerrando-se a jogada.
A figura a seguir indica a posição do peão no tabuleiro desse jogo antes do início de uma jogada.

Iniciada a jogada, a probabilidade de que o peão encerre a jogada na casa indicada na figura com a bomba é igual a

A
37/324
B
49/432
C
23/144
D
23/135
E
23/216
1b5b40f6-30
UNESP 2016 - Matemática - Aritmética e Problemas, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais

No universo dos números reais, a equação é satisfeita por apenas

A
três números.
B
dois números.
C
um número.
D
quatro números.
E
cinco números.
1b47b529-30
UNESP 2016 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Três esferas puntiformes, eletrizadas com cargas elétricas q1 = q2 = +Q e q3 = –2Q, estão fixas e dispostas sobre uma circunferência de raio r e centro C, em uma região onde a constante eletrostática é igual a k0 , conforme representado na figura.

Considere VC o potencial eletrostático e EC o módulo do campo elétrico no ponto C devido às três cargas. Os valores de VC e EC são, respectivamente,

A
zero e 4 . k0 . Q/r2
B
4 ·k0 ·Q/r e k0 . Q/r2
C
zero e zero
D

2 ·k0·Q/r e 2 .k0 .Q/r2

E
zero e 2 . k0 . Q / r2
1b558abc-30
UNESP 2016 - Matemática - Aritmética e Problemas, Álgebra, Porcentagem, Problemas

Uma companhia de engenharia de trânsito divulga o índice de lentidão das ruas por ela monitoradas de duas formas distintas, porém equivalentes. Em uma delas, divulga-se a quantidade de quilômetros congestionados e, na outra, a porcentagem de quilômetros congestionados em relação ao total de quilômetros monitorados.
O índice de lentidão divulgado por essa companhia no dia 10 de março foi de 25% e, no mesmo dia e horário de abril, foi de 200 km. Sabe-se que o total de quilômetros monitorados pela companhia aumentou em 10% de março para abril, e que os dois dados divulgados, coincidentemente, representavam uma mesma quantidade de quilômetros congestionados na cidade. Nessas condições, o índice de congestionamento divulgado no dia 10 de abril foi de, aproximadamente,

A
25%.
B
23%.
C
27%.
D
29%.
E
20%.
1b4e0489-30
UNESP 2016 - Matemática - Polígonos, Geometria Plana

O hexágono marcado na malha quadriculada sobre a fotografia representa o contorno do câmpus da Unesp de Rio Claro, que é aproximadamente plano.

A área aproximada desse câmpus, em km2 , é um número pertencente ao intervalo

A
[0,8 ; 1,3[
B
[1,8 ; 2,3[
C
[2,3 ; 2,8[
D
[1,3 ; 1,8[
E
[0,3 ; 0,8[
1b4ae518-30
UNESP 2016 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo, Eletricidade

Um motor elétrico é construído com uma espira retangular feita com um fio de cobre esmaltado semirraspado em uma extremidade e totalmente raspado na outra, apoiada em dois mancais soldados aos polos A e B de uma pilha. Presa a essa espira, uma hélice leve pode girar livremente no sentido horário ou anti-horário. Um ímã é fixo à pilha com um de seus polos magnéticos (X) voltado para cima, criando o campo magnético responsável pela força magnética que atua sobre a espira, conforme ilustrado na figura.

Se A for um polo __________________ , B um polo ____________ e X um polo ________________ , dado um impulso inicial na espira, ela mantém-se girando no sentido ______________ .
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

A
negativo – positivo – sul – horário
B
negativo – positivo – norte – anti-horário
C
positivo – negativo – sul – anti-horário
D
positivo – negativo – norte – horário
E
negativo – positivo – norte – horário
1b448442-30
UNESP 2016 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Radares são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações.
Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que:

A
as ondas emitidas pelos radares são mecânicas e as ondas emitidas pelos sonares são eletromagnéticas.
B
ambas as ondas exigem um meio material para se propagarem e, quanto mais denso for esse meio, menores serão suas velocidades de propagação.
C
as ondas de rádio têm oscilações longitudinais e as ondas sonoras têm oscilações transversais.
D
as frequências de oscilação de ambas as ondas não dependem do meio em que se propagam.
E
a velocidade de propagação das ondas dos radares pela atmosfera é menor do que a velocidade de propagação das ondas dos sonares pela água.
1b50fd06-30
UNESP 2016 - Matemática - Sistemas Lineares

Três cubos laranjas idênticos e três cubos azuis idênticos estão equilibrados em duas balanças de pratos, também idênticas, conforme indicam as figuras.

A massa de um cubo laranja supera a de um cubo azul em exato

A
1,3 kg.
B
1,5 kg.
C
1,2 kg.
D
1,4 kg.
E
1,6 kg.
1b2ec2ca-30
UNESP 2016 - Química - Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria., Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Polímeros - Plásticos e Borrachas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O etilbenzeno e o estireno

O estireno, matéria-prima indispensável para a produção do poliestireno, é obtido industrialmente pela desidrogenação catalítica do etilbenzeno, que se dá por meio do seguinte equilíbrio químico:

A
são hidrocarbonetos aromáticos.
B
apresentam átomos de carbono quaternário.
C
são isômeros funcionais.
D
apresentam átomos de carbono assimétrico.
E
são isômeros de cadeia.
1b31efd7-30
UNESP 2016 - Química - Química Orgânica, Equilíbrio Químico, Transformações Químicas e Energia, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização., Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Analisando-se a equação de obtenção do estireno e considerando o princípio de Le Châtelier, é correto afirmar que

O estireno, matéria-prima indispensável para a produção do poliestireno, é obtido industrialmente pela desidrogenação catalítica do etilbenzeno, que se dá por meio do seguinte equilíbrio químico:

A
a entalpia da reação aumenta com o emprego do catalisador.
B
a entalpia da reação diminui com o emprego do catalisador.
C
o aumento de temperatura favorece a formação de estireno.
D
o aumento de pressão não interfere na formação de estireno.
E
o aumento de temperatura não interfere na formação de estireno.
1b418453-30
UNESP 2016 - Matemática - Física Matemática

Dentro de uma piscina, um tubo retilíneo luminescente, com 1 m de comprimento, pende, verticalmente, a partir do centro de uma boia circular opaca, de 20 cm de raio. A boia flutua, em equilíbrio, na superfície da água da piscina, como representa a figura.

Sabendo que o índice de refração absoluto do ar é 1,00 e que o índice de refração absoluto da água da piscina é 1,25, a parte visível desse tubo, para as pessoas que estiverem fora da piscina, terá comprimento máximo igual a

A
45 cm.
B
85 cm.
C
15 cm.
D
35 cm.
E
65 cm.
1b2bbedf-30
UNESP 2016 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Considere que a constante de Avogadro seja 6,0 × 1023 mol–1 e que uma pessoa receba uma dose de 10 mL de uma solução injetável de gluconato de cálcio a 10%. O número total de íons Ca2+ que entrará no organismo dessa pessoa após ela receber essa dose será

A
7,1 × 1022.
B
1,0 × 1023.
C
5,5 × 1025.
D
1,4 × 1021.
E
4,3 × 1024.
1b3e47aa-30
UNESP 2016 - Matemática - Física Matemática

Um garoto arremessa uma bola com velocidade inicial inclinada de um ângulo α com a horizontal. A bola abandona a mão do garoto com energia cinética E0 e percorre uma trajetória parabólica contida em um plano vertical, representada parcialmente na figura.

Desprezando-se a resistência do ar, a energia cinética da bola no ponto mais alto de sua trajetória é

A

E0 · sen α

B

E0 · cos α

C

E0 . cosα

D

E0 · senα

E

E0 · sen2 α/2

1b350c66-30
UNESP 2016 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

Analise o quadro, que mostra seis classes de enzimas e os tipos de reações que catalisam.

A enzima álcool desidrogenase catalisa a transformação de etanol em acetaldeído e a enzima sacarase catalisa a reação de sacarose com água, produzindo glicose e frutose. Portanto, essas duas enzimas pertencem, respectivamente, às classes

A
6 e 5.
B
1 e 3.
C
4 e 5.
D
1 e 2.
E
3 e 6.
1b3806ce-30
UNESP 2016 - Matemática - Seno, Cosseno e Tangente, Trigonometria

Em um edifício em construção, João lança para José um objeto amarrado a uma corda inextensível e de massa desprezível, presa no ponto O da parede. O objeto é lançado perpendicularmente à parede e percorre, suspenso no ar, um arco de circunferência de diâmetro igual a 15 m, contido em um plano horizontal e em movimento uniforme, conforme a figura. O ponto O está sobre a mesma reta vertical que passa pelo ponto C, ponto médio do segmento que une João a José. O ângulo θ, formado entre a corda e o segmento de reta OC, é constante.

Considerando senθ = 0,6, cosθ = 0,8, g = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, a velocidade angular do objeto, em seu movimento de João a José, é igual a

A
1,0 rad/s.
B
1,5 rad/s.
C
2,5 rad/s
D
2,0 rad/s.
E
3,0 rad/s.
1b18be7a-30
UNESP 2016 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Uma professora de Biologia explicava a seus alunos que o daltonismo para a cor verde é determinado por um gene recessivo ligado ao sexo.
Paulo e Luísa, um casal de gêmeos que estudava na mesma sala, disseram que eram daltônicos para a cor verde. A professora perguntou se outras pessoas da família também eram daltônicas e os gêmeos responderam que outras duas pessoas tinham o mesmo tipo de daltonismo. Para descobrir quais eram essas pessoas, a professora fez mais algumas perguntas aos gêmeos e descobriu que eles não tinham outros irmãos, que seus pais eram filhos únicos e que seus avós ainda eram vivos.
As outras duas pessoas daltônicas da família eram

A
o pai e o avô materno dos gêmeos.
B
a mãe e a avó materna dos gêmeos.
C
a mãe e a avó paterna dos gêmeos.
D
o pai e a mãe dos gêmeos.
E
o avô materno e a avó paterna dos gêmeos.
1b1bac55-30
UNESP 2016 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida, Identidade dos seres vivos

Na figura estão representados exemplares de peixes, de aves e de mamíferos.

As semelhanças de formato dos corpos e dos membros locomotores nos animais representados decorrem

A
da mutação que ocorre nos indivíduos em resposta às exigências adaptativas de ambientes com diferentes características, o que leva à irradiação adaptativa.
B
da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.
C
da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com as mesmas características, o que leva à convergência adaptativa.
D
da mutação que ocorre casualmente em indivíduos que vivem em ambientes com as mesmas características, o que leva à irradiação adaptativa.
E
da ação da deriva genética, que permite a fixação de diferentes fenótipos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.
1b15eeff-30
UNESP 2016 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

A enxertia consiste em implantar parte de uma planta viva em outra planta de igual ou diferente espécie. A planta introduzida (enxerto) produz folhas, flores e frutos, enquanto a planta receptora (porta-enxerto) capta água e nutrientes do solo.
A figura esquematiza uma das técnicas indicadas para a enxertia entre espécies de hortaliças, tais como pepino, abóbora, melão e melancia.

Suponha que um enxerto de pepino (Cucumis sativus) tenha sido introduzido em um porta-enxerto de abóbora (Cucurbita moschata).
Os frutos produzidos por essa enxertia serão

A
pepinos cujas sementes darão origem a exemplares de Cucurbita moschata.
B
híbridos estéreis com características de Cucumis sativus e de Cucurbita moschata.
C
abóboras cujas sementes darão origem a exemplares de Cucumis sativus.
D
abóboras cujas sementes darão origem a exemplares de Cucurbita moschata.
E
pepinos cujas sementes darão origem a exemplares de Cucumis sativus.