Questõesde UNEB 2018

1
1
Foram encontradas 80 questões
2e2a161e-bb
UNEB 2018 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

Verminose é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.
A partir do conhecimento científico de prevenção e controle das principais verminoses presentes no país associadas aos seus respectivos ciclos de vida, é correto afirmar

A
A teníase, causada pela Taenia solium, é uma verminose capaz de infectar o homem, o qual representa o seu hospedeiro definitivo, a partir do consumo de água e alimentos contaminados pelos seus ovos.
B
O uso de telas nas moradias e repelentes de insetos é considerado como uma ação preventiva eficiente contra a infestação da ascaridíase em regiões com a presença de água parada no ambiente.
C
A ingestão de carne mal cozida com a presença de larvas da Taenia saginata é o principal fator de contágio pelo ser humano da neurocisticercose, doença grave que pode ser letal.
D
O sistema linfático é o local preferencial de instalação das microcercárias responsáveis pelo intenso edema nos membros do corpo provocado pela ancilostomose.
E
A esquistossomose é transmitida por contato direto com a água doce contaminada com parasitas que são liberados a partir de determinados caramujos previamente infectados.
2e2554b5-bb
UNEB 2018 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

O diagrama representa as ramificações de um cladograma para parte do grupo dos vertebrados com as suas devidas relações de ancestralidade. As numerações (1, 2, 3, 4 e 5) indicam o momento do estabelecimento das principais inovações evolutivas ao longo da formação desse grupo.

Com base nas informações fornecidas e no conhecimento consolidado à respeito da evolução do grupo dos vertebrados e sua adaptação progressiva ao ambiente terrestre, é correto afirmar:

A
A origem dos tetrápodes foi essencial para a expansão dos primeiros vertebrados em direção ao ambiente terrestre e está representada pelo momento 1 na base do cladograma.
B
A formação de um esqueleto cartilaginoso constituinte único do crânio e das vertebras dos vertebrados terrestres está representada pelo momento 2 e é considerada a base estrutural do grupo analisado.
C
A independência da água do ambiente para a ocorrência da fecundação registrado no momento 3 foi uma das mais importantes adaptações que incentivaram a sobrevivência e expansão dos vertebrados terrestres.
D
O momento 4 diferencia o grupo das aves do grupo dos répteis ao estabelecer a formação de um ovo com casca dura e de um embrião com anexos embrionários do tipo: alantoide, âmnio e cório.
E
A presença de uma fecundação interna, associada ao processo de cópula, coincidiu com o surgimento da glândula mamária e de um maior cuidado parental representado pelo momento 5.
2e21e0ff-bb
UNEB 2018 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Esse modo de reprodução, apesar de mais complexo e energicamente mais custoso do que a reprodução assexuada, traz grandes vantagens aos seres vivos e é o mais amplamente empregado pelos diferentes grupos de organismos. (A reprodução..., 2018).

A respeito das informações pertinentes ao processo reprodutivo e suas formas de expressão, é correto afirmar:

A
A reprodução conduz as espécies naturais para um aumento exponencial do seu crescimento dentro de uma contínua escala em progressão geométrica.
B
A reprodução assexuada, apesar de ser mais onerosa, fornece toda variabilidade genética que as espécies buscam na tentativa de garantir a sua sobrevivência no ambiente.
C
A reprodução animal por partenogênese é um tipo especial de reprodução assexuada onde os espermatozoides não fecundados dão origem a indivíduos geneticamente idênticos.
D
A grande vantagem da reprodução sexuada é a geração de descendentes que fornecem uma maior variabilidade genética populacional e consequentemente um aumento, para a espécie, do seu potencial adaptativo.
E
A presença de gametas é uma condição obrigatória para a ocorrência de reprodução sexuada, no entanto, nem toda reprodução com a participação de gametas é considerada necessariamente sexuada.
2e10a4c3-bb
UNEB 2018 - Biologia - Introdução ao metabolismo energético, Moléculas, células e tecidos

A glicose é a molécula combustível chave para ser decomposta na mitocôndria durante o processo de respiração celular. Nas células insulino-responsivas como os músculos e a célula adiposa, a insulina estimula fortemente o transporte de glicose para o interior das células. Dessa forma, o transporte de glicose aumenta porque a insulina aumenta o número de transportadores denominados GLUT4 na superfície celular. Quando a insulina se liga à célula, microvesículas contendo o transportador GLT4 se fundem com a membrana plasmática.

Considerando-se essas informações, como também, a dinâmica associada à entrada de glicose na célula a ser utilizada como fonte de energia metabólica, é correto afirmar:

A
A entrada de glicose na célula é dependente da presença das proteínas GLUT4 produzidas e mantidas na superfície celular, fundamentalmente nos neurônios e hepatócitos.
B
A insulina é um hormônio de ação hiperglicemiante que favorece o deslocamento da glicose para o sangue a partir das células do corpo, principalmente das células musculares e adiposas.
C
O transporte da glicose que trafega dissolvida no plasma para o interior das células é um exemplo de transporte ativo por se dar contra o gradiente de concentração e com a participação das bombas tipo GLUT4.
D
A velocidade de entrada da glicose na célula é intensificada devido ao deslocamento de proteínas transportadoras tipo GLUT4 para a superfície celular como consequência da presença do hormônio insulina.
E
A concentração das moléculas de glicose no interior das células musculares responde pela produção de glicogênio a ser utilizado como fonte de reserva para reposição de carboidrato no sangue em situações de hipoglicemia.
2e19f5e7-bb
UNEB 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Entre 1856 e 1863, Gregor Mendel conduziu experimentos de hibridização genética na ervilha Pisum sativum (e em abelhas), analisando mais de 28 mil plantas. Em 8 de fevereiro de 1865, teve oportunidade de apresentar seus resultados na Sociedade dos Naturalistas de Brunn, e o texto foi publicado no ano seguinte nos anais da Sociedade. Quem imaginaria que os segredos mais fundamentais da biologia estariam contidos em um artigo em alemão com o título insípido e hermético de “Experimentos sobre a hibridização de plantas”. (PENA, 2007, p. 99-0).

A partir das conclusões precisas obtidas por Mendel e das repercussões na consolidação dos fundamentos da genética no seio da Biologia, é correto afirmar:

A
Os experimentos mendelianos com monoibridismo permitiram identificar estruturas e processos que anteciparam os conceitos de gene como unidade hereditária e da meiose como processo segregador dos fatores mendelianos.
B
O enunciado da 1a lei de Mendel ou lei da pureza dos gametas propõe que genes não alelos devem agir e se segregar de forma independente, um em relação ao outro, durante a expressão de suas características genéticas.
C
A presença de gerações longas e um número pequeno de descendentes em relação ao ciclo de vida das ervilhas-decheiro favoreceram o reconhecimento de padrões hereditários durante os experimentos realizados por Mendel.
D
O cruzamento de variedades puras na geração parental (P) produziu uma descendência na F1, que apresentava indivíduos com ambos os fenótipos dos progenitores mostrando a expressão de uma herança codominante para os genes envolvidos.
E
O uso das abelhas, Apis mellífera, como a principal espécie utilizada nos experimentos mendelianos influenciou negativamente os pesquisadores da época em sua capacidade de compreender os postulados propostos como conclusão dessas pesquisas.
2e0d4ee6-bb
UNEB 2018 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

O esquema representa as reações pertinentes a um importante processo bioenergético de conversão de energia com consequente produção de álcool etílico presente em determinados seres vivos.

A respeito desse tipo de biorreação, é correto afirmar:

A
A fermentação alcóolica é independente da presença do O2 e ocorre em determinadas leveduras se utilizando de fontes de carboidratos simples presentes no ambiente.
B
A fotossíntese responde pela conversão energética que fornece a energia química necessária para a manutenção das teias alimentares nos ecossistemas naturais.
C
A cadeia respiratória é a última etapa presente na respiração aeróbia e responsável pela intensa produção de moléculas de ATP, marca da eficiência metabólica desse processo.
D
A quimiossíntese sintetiza o álcool etílico a partir de reações endotérmicas de produção de componente orgânico de forma autônoma em relação à energia de fonte solar.
E
O álcool etílico é produzido a partir da oxidação do ácido pirúvico durante o ciclo de Krebs presente na respiração aeróbia.
2e151eac-bb
UNEB 2018 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Se uma espécie de árvore encontra um fungo com um micélio adequado às suas raízes, ela pode multiplicar sua superfície de raiz e captar muito mais água e nutrientes. Quando isso acontece, a planta passa a receber o dobro de nutrientes fundamentais, como o nitrogênio e o fósforo, em comparação com espécimes que captam água e nutrientes do solo sem ajuda, apenas com as próprias raízes. [...] O fungo penetra e cerca a raiz da árvore e expande sua rede pelo solo do entorno. Com isso, aumenta a área de atuação normal da raiz, que cresce na direção de outras árvores e se conecta com fungos parceiros e as raízes às quais estão ligados. (WOHLLEBEN, 2017, p. 52-3).

Considerando-se a situação descrita que retrata uma relação simbiótica mutualista, denominada de micorriza, entre fungos e determinadas espécies de plantas e a respeito deste tipo de alelobiose, é correto afirmar:

A
Esse tipo de simbiose mutualista se caracteriza por ser uma relação intraespecífica pela variedade de fungos envolvidos na formação de uma grande teia alimentar.
B
A simbiose descrita apresenta uma relação obrigatória entre os indivíduos envolvidos onde o fungo assume o papel de predador e as árvores realizam o papel de presas.
C
A relação descrita é dita desarmônica, já que os fungos obtêm nutrientes orgânicos necessários à sua manutenção a partir das reservas presentes nas raízes dos vegetais.
D
Substâncias tóxicas ricas em nitrogênio e fósforo liberadas pela rede de micélio dos fungos impedem o crescimento pleno das plantas associadas a esse tipo de alelobiose.
E
Nesse tipo de relação, as plantas obtêm com maior facilidade os nutrientes inorgânicos presentes no solo, enquanto os fungos são beneficiados pelos nutrientes orgânicos fornecidos pela planta.
2e094fb6-bb
UNEB 2018 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

A expressão “sobrevivência dos mais aptos” é até hoje usada como se contivesse a essência da teoria da seleção natural. Entretanto vale a pena mencionar que Darwin a usou na Origem das espécies só por insistência de seu competidor-colaborador, o também evolucionista Alfred Wallace, que temia que o termo “seleção natural” levasse alguém a postular a necessidade de alguma divindade para fazer a seleção. (PENA, 2009, p. 39).

Os britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace são considerados os coautores da ideia de evolução biológica a partir da ação da seleção natural.

Utilizando-se das contribuições científicas inequívocas propostas por estes dois pesquisadores, é correto afirmar:

A
Enquanto Darwin defendia a ideia de ancestralidade comum entre as espécies, Wallace, por sua vez, defendia a ideia de uso e desuso para justificar mudanças presentes nos indivíduos ao longo do tempo.
B
A deriva genética é o processo evolutivo que pode substituir a seleção natural como fator determinante dos caminhos trilhados pelas espécies ao longo do tempo geológico.
C
A evolução biológica por seleção natural depende de dois processos distintos: a geração aleatória de diversidade e a persistência evolucionária dos indivíduos mais adaptados.
D
Mutações e recombinações são os autores responsáveis pelo acréscimo de variabilidade genética presente no conjunto gênico das populações naturais.
E
Cada caráter é determinado por um par de fatores que se segregam na formação dos gametas e se reencontram ao acaso na fecundação.
2e1e5378-bb
UNEB 2018 - Biologia - Ciclo Celular, Moléculas, células e tecidos

O gráfico expressa a variação da quantidade de DNA ao longo de um ciclo celular com a presença da divisão por mitose em células somáticas humanas.


Com base nas informações do gráfico e considerando-se o conhecimento atual a respeito do ciclo celular mitótico, é correto afirmar:

A
O aumento da quantidade de DNA durante a etapa S da interfase é justificado pela duplicação do material genético que deixa de apresentar 46 e passa a ter 92 cromossomos.
B
A duplicação do material genético na interfase é um pré-requisito para que a célula possa entrar na divisão celular e separar a suas cromátides irmãs durante a anáfase da mitose.
C
Cada célula somática humana é capaz de realizar um limitado número de divisões por mitose devido à redução progressiva do número de cromossomos a cada ciclo celular.
D
A etapa reducional da mitose se expressa durante o momento da citocinese onde metade dos 46cromossomos estará presente em cada nova célula formada.
E
Durante a anáfase da mitose ocorre a separação dos cromossomos homólogos com o intuito de restabelecer a diploidia presente originalmente na célula.
2dfe0d1b-bb
UNEB 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

A água, além de ser indispensável para a sobrevivência dos seres vivos, é utilizada na transformação de energia em hidrelétricas e como matéria-prima para a produção do hidrogênio, H2(g), um combustível usado em células eletrolíticas. Essas células de combustível envolve a reação entre o hidrogênio, H2(g), e o oxigênio, O2(g), com a formação de água, H2O(l), como único produto. Sob condições-padrão, as transformações químicas que ocorrem nos eletrodos da célula eletrolítica, cuja variação de potencial, ΔE°, é de + 1,23V, conforme representados na tabela.

Com base na análise das informações e nos conhecimentos sobre Eletroquímica, é correto afirmar:

A
A célula de combustível fornece energia a partir de um processo químico não espontâneo de oxirredução.
B
O ânodo da célula é o eletrodo onde ocorre a etapa de redução na reação química de obtenção da água líquida.
C
O consumo de 200,0g de gás hidrogênio, na célula eletrolítica, leva à produção de, aproximadamente, 3,0kg de água líquida.
D
A transferência de elétrons, na célula eletrolítica, indica que o fluxo de elétrons ocorre do cátodo para o ânodo, na produção de energia.
E
O aumento do número de oxidação dos átomos de hidrogênio do H2(g) indica que esse gás atua como agente redutor, na reação de oxirredução.
2e05ace5-bb
UNEB 2018 - Biologia - A origem da vida na Terra, Origem e evolução da vida

Alguém pode concluir que o surgimento da vida na Terra foi bem fácil, já que aconteceu tão rápido. No entanto, se fosse tão fácil, porque não apareceram várias formas para satisfazer a larga definição de vida que aceitamos, mas somente uma? O código genético de todos os organismos que hoje vivem na Terra, até a mais simples das bactérias, é idêntico, com poucas exceções, e isso é evidência convincente de que toda a vida que hoje existe na Terra teve uma origem única. (MAYR, 2005, p. 225).

Com base nas informações presentes no texto e nos conhecimentos científicos a respeito do tema abordado, é correto afirmar:

A
As condições necessárias para que a Terra primitiva pudesse gerar vida já estavam presentes desde a formação do planeta há 4,5 bilhões de anos atrás na forma de gás carbônico, água líquida, O2 atmosférico e uma fonte de energia luminosa.
B
Segundo a hipótese heterotrófica, houve uma evolução química que precedeu a origem da vida representada pela evolução de componentes inorgânicos em componentes orgânicos até a formação dos primeiros sistemas vivos protobiontes.
C
“A larga definição de vida que aceitamos” perpassa pelo estabelecimento de uma diversidade metabólica expressa em processos autótrofos e heterótrofos de obtenção de energia e manifestada entre os representantes de todos os cincos reinos de seres vivos.
D
As semelhanças presentes nos seres vivos em relação ao código genético se devem ao efeito acumulador da convergência evolutiva na formação de uma estrutura análoga entre todas as espécies atuais.
E
A diversidade de vida expressa na presença de cinco reinos entre os seres celulares é consequência inequívoca da origem pontuada em diversos momentos geológicos e em processos evolutivos autônomos.
2df83a12-bb
UNEB 2018 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

MnO2(s) + H2C2O4(aq) + H2SO4(aq) MnSO4(s) + 2CO2(g) + 2H2O(l)

A implantação de uma empresa de mineração para explorar os recursos naturais de uma região deve considerar os impactos ambientais e a viabilidade econômica do minério que será extraído da crosta terrestre. Para a obtenção do manganês, por exemplo, encontrado em jazidas de pirolusita, que contém o óxido de manganês (IV) e impurezas, é essencial a determinação do teor de MnO2(s), nesse minério, processo realizado em várias etapas em um laboratório. Uma das análises químicas realizadas durante o processo consiste na adição dos ácidos oxálico e sulfúrico, em uma amostra da pirolusita, que reagem de acordo com a equação química.

Considerando-se as informações e as relações estequiométricas entre as substâncias representadas na equação química, é correto concluir:

A
A relação entre as massas do óxido de manganês(IV) e do ácido oxálico, na reação química, é de 41/73.
B
O volume de dióxido de carbono liberado no ambiente pelo consumo de 3,0mol de moléculas de ácido oxálico é de 73,8L medidos a 1,0atm e 27°C.
C
A quantidade, em massa, de impurezas presentes em 45,0g de uma amostra de pirolusita que produz 50,0g de MnSO4(s) é de, aproximadamente, 16,2g.
D
A massa de H2SO4 presente em 200,0mL de uma solução aquosa 2,5molL–1, desse ácido, é suficiente para a produção de 1,0mol de sulfato de manganês(II).
E
O número total de elétrons transferidos do carbono do ácido oxálico para o manganês do óxido de manganês (IV) é de, aproximadamente, 2,4.1024 elétrons.
2df4fa3b-bb
UNEB 2018 - Química - Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Metilona

O aumento do consumo de drogas sintéticas que causam dependência química tem se tornado um problema que envolve áreas de saúde e segurança públicas, dentre outras, em vários lugares do Mundo. Entre as novas drogas sintéticas apreendidas e identificadas pela Polícia Civil da Bahia, nos últimos anos, está a metilona, um composto químico estimulante e psicoativo representado pela estrutura química. Amostras contendo os materiais apreendidos são encaminhadas para a Polícia Federal que solicita a inclusão dessas substâncias químicas, usadas de forma ilícita, em uma das listas de substâncias entorpecentes, psicotrópicas, dentre outras classificações, da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, segundo notícias veiculadas na imprensa baiana.

Considerando-se as informações e a estrutura química da metilona, é correto afirmar:

A
O átomo de hidrogênio ligado ao nitrogênio por covalência é liberado, em meio aquoso, como próton H+.
B
A metilona é um composto de função mista que possui o grupo característico das amidas secundárias na sua estrutura química.
C
O hexágono, na cadeia carbônica da metilona, apresenta átomos de carbono que utilizam orbitais híbridos de geometria tetraédrica.
D
A classe funcional das cetonas está representada pelo grupo carbonila, um dos constituintes da estrutura química do composto.
E
O número de oxidação dos átomos de oxigênio interligados pelo grupo – CH2 – é menor do que o nox do oxigênio ligado ao carbono por covalente dupla.
2dfb2bed-bb
UNEB 2018 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.


O processo de degradação da glicose, na fase anaeróbia da respiração celular, produz ácido pirúvico que, em meio aquoso, se ioniza formando o ânion piruvato. Na presença da enzima piruvato descarboxilase, esse ácido se decompõe parcialmente com formação do etanal e do dióxido de carbono.

Considerando-se as informações associadas aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:

A
A formação do etanal leva à ruptura da ligação π entre o carbono e o oxigênio da carboxila.
B
O aldeído produzido na decomposição do ácido pirúvico é representado pela fórmula molecular C2H6O.
C
A concentração de íons H3O+ em uma solução aquosa do ácido pirúvico é menor do que 1,0.10-7molL–1.
D
O ânion piruvato, obtido na ionização do ácido pirúvico em meio aquoso, é representado por CH3COCOO– (aq).
E
A enzima piruvato descarboxilase interfere no valor da energia absorvida, ΔH, na decomposição do ácido pirúvico.
2dee652c-bb
UNEB 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Cientistas descobriram que a cloração da água para desinfecção produz compostos halogenados secundários, como triclorometano e tribromometano, apresentados na tabela, dentre outras substâncias químicas halogenadas classificadas como carcinogênicas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, OMS, é reduzir a quantidade do cloro adicionada à água e monitorar a concentração dos compostos halogenados para que estejam dentro dos limites estabelecidos.

Com base nas informações e nos dados fornecidos na tabela associados aos conhecimentos sobre a relação entre as estruturas e propriedades dos compostos moleculares, é correto afirmar:

A
A ruptura das interações intermoleculares no tribromometano é mais difícil do que no triclorometano, a mesma temperatura e pressão.
B
A estrutura piramidal da molécula CHBr3 justifica a maior temperatura de fusão do tribromometano em relação à do triclorometano.
C
O sistema químico formado pela mistura entre 1,5.10-2mol de moléculas do triclorometano e 400,0mL de água destilada é heterogêneo, a 20°C.
D
O processo de decantação é o mais indicado para separar os componentes de uma mistura formada pelo triclorometano e o tribromometano.
E
A dissolução do CHBr3 em água líquida implica a formação de ligações dipolo – dipolo instantâneo, entre as moléculas do solvente e do soluto.
2de4ee8c-bb
UNEB 2018 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

O campo magnético da Terra é um fator considerável no meio ambiente, sendo uma força física da qual se deduzem informações de grande importância no funcionamento do corpo humano.
Com base nos conhecimentos sobre Eletromagnetismo, é correto afirmar:

A
A blindagem elétrica é um exemplo prático da aplicação do efeito da permeabilidade elétrica.
B
A separação de cargas em um condutor, provocada pela aproximação de um corpo eletrizado, é denominada indução eletrostática.
C
A grandeza que relaciona o trabalho que uma carga q realiza é definida como a razão entre a diferença de campo elétrico e a carga q.
D
A Regra de Ampère, também chamada de Regra da Mão Direita é usada para determinar o sentido das linhas do campo elétrico no interior de um campo magnético.
E
A representação visual do campo magnético é feita através de linhas de campo, também conhecidas como linhas de indução magnética ou linhas de fluxo magnético, que são linhas envoltórias imaginárias abertas saindo do polo sul e entrando no polo norte.
2de98255-bb
UNEB 2018 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

As pesquisas geológicas sobre as modificações que ocorreram na constituição da Terra são importantes para entender a evolução do planeta e de sua atmosfera. A presença dos gases nobres argônio e xenônio, que não interagem de forma espontânea com os outros elementos existentes na Natureza, é importante para os estudos que tentam elucidar a origem da atmosfera terrestre. O argônio tem três isótopos, entre eles o argônio 40, , originário do decaimento radioativo do potássio 40,, e o xenônio tem nove, a exemplo do xenônio 129, , obtido a partir do decaimento do iodo radiativo 129, , que não existe mais nesse planeta. (CLAUDE; STEPHEN, 2013, p. 13).

Considerando-se as informações e os conhecimentos sobre estrutura atômica e radioatividade, é correto afirmar:

A
O argônio e o xenônio são substâncias simples gasosas constituídas por moléculas diatômicas.
B
A estrutura do átomo de argônio apresenta o mesmo número de níveis eletrônicos do átomo de potássio.
C
O número de nêutrons no núcleo atômico do potássio 40 é igual ao número de prótons no núcleo do argônio 40.
D

A emissão da radiação gama,, pelo potássio 40 levou à formação do isótopo 40 do elemento químico argônio.

E

O isótopo do xenônio representado por foi obtido pela emissão de uma partícula beta, , pelo iodo 129.

2df22aae-bb
UNEB 2018 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação.

Os fertilizantes utilizados na reposição dos elementos químicos indispensáveis para o desenvolvimento dos vegetais são constituídos por sais inorgânicos, como o nitrato de potássio, KNO3(s), hidrogeno-fosfato de cálcio, CaHPO4(s), cloreto de amônio, NH4Cl(s), dentre outros. Os nutrientes são absorvidos pelas raízes das plantas sob a forma de íons, obtidos pela dissolução dos sais na água retida no solo, e dependem do pH do ambiente.

Com base nas informações associadas às estruturas e às propriedades dos sais inorgânicos, é correto afirmar

A
O cloreto de amônio é um composto molecular ionizável por ser formado por elementos químicos classificados como não metais.
B
A dissolução do cloreto de amônio na água encontrada no solo contribui para a redução do pH desse ambiente devido à hidrólise do íon amônio.
C
O átomo de nitrogênio do ânion nitrato, presente no KNO3(s), possui um par de elétrons não ligantes disponível na sua camada de valência.
D
A reação química de neutralização parcial entre o ácido fosforoso e o hidróxido de cálcio leva à formação do hidrogeno-fosfato de cálcio.
E
O maior raio iônico do cátion cálcio, Ca2+, em relação ao raio do íon potássio, K+ , favorece a interação entre o íon bivalente e as moléculas de água.
2de0eaf4-bb
UNEB 2018 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

O corpo humano é constituído de 64% de solução salina que, em contato com as células nervosas, dá origem à bioeletricidade química. Cada pulsação do coração correspondente a 1,0Hz e produz uma potência elétrica de 1,0W.

Considerando-se a resistência média de um coração igual a 40,0kΩ, então, para produzir uma potência de 1,44W, é necessária uma corrente elétrica de intensidade, em mA, igual a

A
4,5
B
5,0
C
5,5
D
6,0
E
6,5
2dde0d50-bb
UNEB 2018 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

A terapia por ondas de choque (TOC) utiliza ondas sonoras de alta energia que são direcionadas para a região a ser tratada, melhorando a circulação local e eliminando as inflamações.

Considerando-se que uma onda de choque de frequência igual a 5,0kHz esteja se propagando a uma velocidade de 2.448,0km/h, então o comprimento de onda dessa onda, em cm, é igual a

A
14,5
B
13,6
C
12,7
D
11,4
E
10,0