Questõesde UCPEL 2008

1
1
Foram encontradas 47 questões
c4d05c1b-e1
UCPEL 2008 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

A causa apontada pelo texto do problema do transporte coletivo urbano no Brasil é

A
rede aérea.
B
ônibus superlotados.
C
superlotação das principais cidades.
D
negligência.
E
táxis muito caros
c4c8521c-e1
UCPEL 2008 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

NÃO é uma das preocupações em relação à Copa Mundial de 2014

A
o número de times que estarão jogando.
B
o legado que será deixado para a sociedade brasileira.
C
a infra-estrutura de transporte aéreo e urbano.
D
o tipo de torneio que será apresentado.
E
as condições dos estádios de futebol.
c4cc78fc-e1
UCPEL 2008 - Inglês - Sinônimos | Synonyms

Na sentença “a feature which would be of enormous benefit in a country of scalding sun and occasional torrential rain” (linhas 28 e 29), “enormous” NÃO é sinônimo de

A
immense
B
vast
C
huge
D
big
E
great
c4c45f80-e1
UCPEL 2008 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

É correto afirmar que a América Latina

A
vai sediar a copa mundial de 2010.
B
já foi anfitriã de dez copas mundiais.
C
foi anfitriã da copa mundial inaugural em 1930.
D
foi sede das oito copas mundiais anteriores.
E
foi a anfitriã da copa mundial de 1978 na Argentina com 32 times em campo.
c4b8a4bb-e1
UCPEL 2008 - Geografia - Coordenadas Geográficas, Fuso Horário, Cartografia

Em 1884, 25 países reunidos em Washington estabeleceram uma divisão do Globo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no movimento de rotação da Terra.

Com base nesse raciocínio, é possível deduzir que, se tivermos em uma cidade A 19 horas e em uma cidade B 9 horas do mesmo dia, a indicação correta da longitude da cidade B em relação à cidade A é de

A
120º a Leste.
B
150º a Oeste.
C
180º a Oeste.
D
180º a Leste.
E
150º a Leste.
c4bcf515-e1
UCPEL 2008 - Geografia - Geografia Econômica

Observe o mapa a seguir:


A União Européia (UE) completa cinqüenta anos com vinte e sete integrantes, incluindo Romênia e Bulgária. Novos países tentam aderir ao bloco econômico, como são os casos de Eslováquia, Croácia, Macedônia e Turquia.

Desde 2006, os líderes da (UE) começaram a restringir as facilidades para ingresso no bloco. Com relação ao ingresso de novos membros no bloco econômico da União Européia (UE), é correto afirmar que

A
a adesão da Romênia e Bulgária amenizou o temor pelo ingresso de imigrantes nos países ricos da UE, já que a integração permite a livre circulação de pessoas entre as nações, pois os dois novos integrantes possuem estabilidade econômica e registram baixas taxas de desemprego.
B
os países europeus temem a entrada da Turquia porque isso levaria as fronteiras da UE até o Extremo Oriente, além de permitir o ingresso de mais um país não-cristão no bloco.
C
a Turquia possui em sua população um contingente de curdos, que é a mais numerosa população sem Estado do mundo, e que reivindica a criação de um país, o Curdistão. Esse fato favorece o ingresso da Turquia na UE, pois assim os europeus poderiam resolver um problema que envolve também iranianos, sírios e iraquianos.
D
a Turquia, que possui território na Europa e na Ásia, procura estabelecer uma separação rígida entre Estado e religião como forma de facilitar sua admissão na UE, contrariando o que ocorre em outros países que, como ela, tem população muçulmana.
E
em 2004 dez novas nações passaram a integrar o bloco da UE e, em 2007, mais duas. A expansão no número de países provocou mudanças econômicas muito fortes, uma vez que a UE teve que se submeter às pressões do bloco de nações ex-comunistas.
c4b486f5-e1
UCPEL 2008 - Geografia - Geologia

O estudo do passado da Terra permite conhecer animais e vegetais que existiram em épocas pretéritas, as variações do clima e outras informações sobre a história do planeta e da vida sobre ele.

Observe as eras geológicas apresentadas a seguir e associe-as com as informações que as caracterizam.

I – Pré-Cambriana
II – Paleozóica
III – Mesozóica
IV – Cenozóica

( ) Foi a era do gigantismo na Terra, com o surgimento, desenvolvimento e extinção de grandes répteis, como os dinossauros. Houve, também, um intenso vulcanismo e, conseqüentemente, derrame de lava em várias partes do globo. Grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas originaram-se do processo de sedimentação dos fundos marinhos ocorridos nessa era.
( ) Constituição das grandes cadeias montanhosas (Alpes, Andes, Himalaia, Rochosas e Atlas). Extinção dos répteis gigantescos e desenvolvimento dos mamíferos. Surgimento da espécie humana. Configuração atual dos continentes e oceanos. É caracterizada, também, pelas grandes glaciações.
( ) Era de grande atividade formadora e transformadora da superfície. É dessa época o surgimento de alguns conjuntos montanhosos, como os Alpes Escandinavos (Europa), os Montes Apalaches (Estados Unidos ) e o Maciço de Vosges (França). Durante o período final dessa era, ocorreu o soterramento de florestas em varias porções do globo, dando origem às jazidas de carvão mineral. É também marcada pelo surgimento dos primeiros répteis e pelo destaque dos anfíbios, moluscos e peixes.
( ) Corresponde à formação da crosta terrestre, com o surgimento dos primeiros aglomerados rochosos, que são os escudos cristalinos. Marca, igualmente, o inicio da definição dos mares e continentes e o inicio da vida, com o aparecimento de bactérias e de algas azuis nos oceanos.

A opção que contém a numeração que estabelece a relação correta entre as eras geológicas e suas respectivas características é

A
I, II, III e IV
B
IV, III, I e II.
C
III, IV, II e I.
D
II, I, III e IV
E
I, II, IV e III.
c4b029b6-e1
UCPEL 2008 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

Os movimentos migratórios têm crescido mundialmente, tanto em pequenas quanto em grandes distâncias. Esses fenômenos dão-se em conseqüência da desigualdade econômica e do grande número de conflitos em várias regiões do planeta. De acordo com o Banco Mundial, já em 2005, o número de pessoas vivendo fora do país de origem, no mundo todo, era de 190 milhões, a maioria em países ricos.

Sobre os movimentos migratórios é INCORRETO afirmar que

A
países como França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha atualmente não sofrem uma grande pressão migratória, seja legal ou ilegal, principalmente porque esses países não têm antigas colônias, o que evita a atração por conta de laços lingüísticos e culturais.
B
uma parcela migratória importante sai da África em direção à Europa, em uma rota que atravessa por terra o deserto do Saara e cruza o mar Mediterrâneo, principalmente através da Líbia e do Marrocos.
C
no sul dos Estados Unidos um muro contrasta com um aspecto relevante do acordo de livre comércio entre EUA, Canadá e México, o NAFTA: enquanto se amplia o comércio tenta-se barrar o trânsito de pessoas.
D
a maior parte dos imigrantes nos países ricos tem origem em países pobres, enquanto nos países em desenvolvimento a maioria dos imigrantes vem de outras nações em desenvolvimento, em virtude de não possuírem qualificação suficiente para conseguir trabalho em um país rico.
E
o número de refugiados internacionais diminuiu bastante com o fim das guerras na virada do século, como nos Balcãs, no Timor-Leste e Ruanda, por exemplo. Na África e no Oriente Médio, principalmente Iraque e Afeganistão, há um número muito grande de refugiados internos, ou seja, que permanecem em seus próprios países.
c4ac52a8-e1
UCPEL 2008 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil


A charge ilustrada acima pode ser relacionada

A
à descrença no “milagre” econômico e na expectativa de melhorias sociais no país, fatores que estimularam o boicote populacional à Emenda Dante Oliveira.
B
à campanha das “Diretas-já”, a qual preconizava a realização de eleições indiretas para os cargos de presidente e vice do Brasil, em 1985.
C
ao fim do regime militar no Brasil, em 1980, por meio da institucionalização do Ato Institucional nº 5 (AI-5) e da mobilização popular.
D
à crise instaurada após vinte anos de ditadura militar no Brasil, no momento em que inúmeros setores da sociedade se uniram e passaram a reivindicar o retorno à democracia e às eleições diretas no país.
E
à mobilização das classes trabalhadoras urbanas para pôr fim ao regime militar no Brasil e eleger o candidato apoiado por Figueiredo, ou seja, Paulo Maluf, do PDS.
c4a5abbe-e1
UCPEL 2008 - História - Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

“O governo de Sua Majestade Imperial, o Imperador do Brasil, tem consentido que se avilte o Pavilhão Brasileiro, por uma covardia repreensível, pela má escolha dos seus diplomatas e pela política falsária e indecorosa de que usa para as nações estrangeiras”.

(Trecho de um manifesto farroupilha)

Leia o texto e considere as afirmativas abaixo

I . Em princípios do século XIX, os charqueadores gaúchos reclamavam da concorrência direta do charque argentino e uruguaio no mercado brasileiro e isto constituiu um dos fatores da Revolução Farroupilha. Todavia, o que os charqueadores gaúchos não visualizavam era que o seu charque, produzido em base escravista e com técnica rudimentar, não apresentava condições para concorrer com o charque platino, produzido em bases capitalistas, utilizando mão-de-obra assalariada.
II . De início, a Revolução Farroupilha (1835-1845) não visava a proclamação de uma República; contudo, diante da “prepotência de um governo tirânico e cruel” – na fala de um dos comandantes – não restava outra opção a não ser o desligamento da província e a formação de um Estado livre e independente: a República Rio-Grandense. Em 1839, o movimento avança e é proclamada a República Catarinense ou República Juliana, em Santa Catarina.
III . A Revolução Farroupilha terminou em 1845 e consolidou o poder político dos estancieiros no Rio Grande do Sul. O acordo de paz estabelecia ampla anistia aos revolucionários; a incorporação ao exército imperial dos militares rebeldes com as mesmas patentes, exceto a de general; a devolução aos farroupilhas das propriedades tomadas por ocasião do desenrolar da revolução e a alteração na política de cobrança de impostos, entre outras cláusulas.

Está(ão) correta(s)

A
I e III.
B
somente a II.
C
II e III.
D
somente a I.
E
todas.
c4a9651b-e1
UCPEL 2008 - Geografia - Geografia Econômica

“Qualquer governo que esteja pronto a auxiliar na tarefa de recuperação encontrará da parte do governo dos Estados Unidos, estou certo, cooperação cabal. Qualquer governo que manobre para bloquear a recuperação de outros países, não pode aguardar nossa ajuda. Além disso, governos, partidos políticos ou grupos que procurem perpetuar a miséria de seres humanos a fim de tirar daí proveito político, enfrentarão, por outro lado, oposição dos Estados Unidos”.

(MORRIS, Richard B. Documentos básicos da história dos Estados Unidos, pp. 232-233)

O trecho citado acima faz referência

A
ao Plano Marshall, o qual se constituiu num importante instrumento da projeção mundial dos Estados Unidos.
B
ao Plano Monnet, que visava a obtenção de recursos dos Estados Unidos, após o término da Segunda Guerra Mundial, para a reconstrução da França.
C
ao plano de reconstrução elaborado pelos Estados Unidos, o qual dificultou sobremaneira a reconstrução européia na medida em que elevou o custo de importação aos países europeus dos produtos norteamericanos.
D
à planificação de desenvolvimento e ajuda dos Estados Unidos e da Europa (notadamente da Inglaterra e União Soviética) aos países que mais sofreram com a devastação causada pela Guerra.
E
ao início do processo denominado de “guerra fria”, que colocava em lados opostos Estados Unidos e Europa
c49a6cb7-e1
UCPEL 2008 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o ambiente.
A maior parte da energia usada atualmente é proveniente da queima de combustíveis fósseis, cujo o excesso pode ter como conseqüência

A
o maior resfriamento global e aumento da incidência de doenças de pele.
B
a diminuição do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
C
o aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
D
a destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
E
Nenhuma das respostas anteriores.
c49df6b4-e1
UCPEL 2008 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Embora desde o dia de sua descoberta o cenário geográfico monumental que envolve a baía de Guanabara tenha encantado a navegadores, viajantes e poetas, o fato é que, em 1808, a cidade do Rio de Janeiro era precária, malcheirosa, provinciana, suja e descuidada. Os membros da corte e da família real não precisaram mais do que dez minutos para percebê-lo. “Que horror. Antes Luanda, Moçambique ou Timor”, teria dito a princesa Carlota Joaquina.

(BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. São Paulo: Ática, 2003. p.137).

Em janeiro de 2008, celebra-se a passagem dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Sobre as conseqüências deste fato para o Rio de Janeiro e para a história brasileira, todas as afirmativas abaixo estão corretas à exceção daquela que afirma que a transferência da família real portuguesa para o Brasil.

A
oportunizou muitas melhorias locais ao criar instituições importantes como o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Biblioteca Pública, a Imprensa Régia, a Academia de Belas Artes, o Teatro Real, entre outras.
B
ocasionou uma série de transformações econômicas, como a industrialização da região sudeste e o embelezamento da cidade do Rio de Janeiro por meio da criação do Jardim Botânico e outras benfeitorias locais.
C
gerou a modernização do Rio de Janeiro e transformou a cidade num centro social, político e econômico, que atraía pessoas de diferentes camadas sociais; assim, em 10 anos a população do Rio aumentou consideravelmente.
D
levou a uma mudança de comportamento no Rio de Janeiro: as camadas ricas passaram a se vestir de acordo com os modelos europeus e a residir em ricos palacetes, até mesmo as camadas mais simples passaram a imitar determinados gestos da elite européia.
E
desencadeou o aumento e a criação de novos impostos para o sustento da Corte no Rio de Janeiro, o que contribuiu para piorar ainda mais a qualidade de vida da população, pois os preços dos alimentos de primeira necessidade aumentaram muito.
c4962f40-e1
UCPEL 2008 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

As plantas produzem muitos compostos que atuam na RASCUNHO estimulação, na inibição e na regulação de importantes processos como, por exemplo: crescimento, floração, germinação, abscisão e senescência de folhas e frutos, maturação de frutos, brotamento de gemas, etc. Esses compostos (substâncias) de origem endógena, que atuam em pequenas doses em diferentes órgãos das plantas, são os fitormônios.
Os fitormônios sintetizados em caules jovens, responsáveis pela divisão celular, que estimulam a floração, a germinação e a maturação de frutos são

A
o etileno.
B
as auxinas.
C
as citocininas.
D
as giberelinas.
E
o ABA.
c492bcc3-e1
UCPEL 2008 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

As nadadeiras dos peixes podem apresentar diversas funções de acordo com adaptações ao longo do tempo, mas NÃO são usadas para

A
locomover
B
nadar.
C
copular
D
flutuar.
E
respirar.
c4866118-e1
UCPEL 2008 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Pessoas com atividade física leve, moderada, gastam aproximadamente 2500 Kcal/dia. Já com uma atividade física intensa, como a de trabalhadores braçais e atletas, esse valor pode chegar a 5 ou 6 mil Kcal/dia. Nesse caso, o tipo de tecido responsável por esse alto consumo energético é o

A
nervoso
B
muscular
C
glandular
D
ósseo
E
sanguíneo
c48a64a4-e1
UCPEL 2008 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Faz frio. Os pêlos ficam eretos; os vasos periféricos se contraem, o que diminui o fluxo de sangue na superfície corporal; surgem tremores e, dessa contração muscular generalizada, origina-se mais calor que, pelo sangue, é distribuído por todo o corpo.

O texto acima refere-se ao mecanismo de ________que é controlado pelo(a)________

A
termorregulação, supra-renal
B
termorregulação, timo
C
transpiração, nervo vago
D
transpiração, músculo eretor do pêlo
E
termorregulação, hipotálamo
c4a20163-e1
UCPEL 2008 - História - História Geral, Revolução Industrial


O mapa acima indica o início da Revolução Industrial e a sua difusão pelo mundo. Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo.

I. Em suma, na Inglaterra, a Revolução Industrial foi a responsável pela passagem da sociedade rural para a sociedade industrial; pela mudança do trabalho artesanal para o assalariado e pela utilização da energia a vapor em substituição à energia humana.
II . No período de 1760 a 1830, a Revolução Industrial limitou-se, praticamente, à Inglaterra, tanto que era proibido exportar máquinas e técnicas de produção industrial. Contudo, com o passar do tempo, não foi mais possível conter os interesses dos fabricantes de equipamentos industriais – os quais tinham interesse em exportá-los – e a Revolução espalhou-se para outros lugares.
III. Com o advento da Revolução Industrial, o comércio internacional aumentou consideravelmente e o capital daí resultante foi empregado em países denominados de terceiro mundo (pobres) para que esses tivessem condições de aumentar a sua produção de artigos manufaturados.
IV. Na Alemanha, o progresso industrial ocorreu somente após a sua unificação política, em 1870. No território alemão, a industrialização foi facilitada em virtude da existência de ferro e de carvão no país, tanto que, em fins do século XIX, a Alemanha já superava a Inglaterra no que se referia à produção de aços e produtos químicos.


Está(ão) correta(s)

A
Todas.
B
I, II e IV.
C
II e IV.
D
I e III.
E
II, III e IV.
c48e2af8-e1
UCPEL 2008 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Uma pergunta comum é: quanto tempo vive uma árvore? Assim como em outros seres vivos, a expectativa de vida de uma árvore é uma característica basicamente genética, e entre as campeãs de longevidade estão as coníferas. Leia as afirmativas abaixo com relação a este grupo vegetal.

I. É o grupo mais representativo das angiospermas.
II. Os principais gêneros desse grupo são: Pinus, Cupressus, Araucária, Cedrus. Sequóia.
III. As coníferas apresentam estróbilos, que são conjuntos de esporângios protegidos por folhas em forma de escamas.
IV. Nas coníferas, as flores são formadas por folhas modificadas que deram origem a estruturas especiais: os estames e os carpelos.
V. É o primeiro grupo a apresentar vaso condutor de seiva.

A(s) resposta(s) correta(s) é(são):

A
II e III
B
I, II e IV
C
III e V
D
I, IV e V
E
Somente a IV
c47a3243-e1
UCPEL 2008 - Química - Termodinâmica: Energia Interna, Trabalho, Energia Livre de Gibbs e Entropia, Transformações Químicas e Energia

A transformação isotérmica:


apresenta, na temperatura de 25o C, variação de entalpia de –19,5 kcal/mol e variação de entropia de 18 cal/K.mol. Podemos afirmar que a variação de energia livre desse sistema é

A
– 19,5 kcal/mol e espontânea.
B
– 24,9 kcal/mol e espontânea.
C
– 24,9 kcal/mol e não espontânea.
D
+ 19,5 kcal/mol e espontânea.
E
+ 12,4 kcal/mol e espontânea.