Questõessobre Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas

1
1
Foram encontradas 3 questões
53e94daf-fc
ENCCEJA 2018 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas

A política social praticada na maioria dos países industrializados visa compensar os efeitos perversos de outras políticas governamentais, implementadas com o propósito de gerar e acumular riquezas. Esses países, normalmente, contam com alguns programas que garantem compensações à perda de renda provocada por diferentes circunstâncias, como velhice, invalidez, viuvez, doença, maternidade, acidentes de trabalho, desemprego, crescimento familiar. Todos os cidadãos têm direito a estas compensações, embora elas alcancem apenas aqueles que foram vítimas de tais contingências.
ABRANCHES, S. H. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1989 (adaptado).

Essas compensações se destinam a garantir condições mínimas de subsistência àqueles com menor capacidade de gerar renda suficiente para o seu sustento e condições mínimas de bem-estar. Nesse sentido, podemos entender tais políticas sociais como

A
garantia universal de padrões mínimos de vida.
B
perpetuação de privilégios sociais de alguns cidadãos.
C
redução dos direitos universais dos homens.
D
extensão dos direitos de uma minoria a todas as classes sociais.
7821ba8a-af
UFU-MG 2010 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas

O movimento negro no Brasil, embora exista de fato desde a Colônia, teve seus avanços reais constituídos em políticas públicas a partir dos anos 1990.

Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, é INCORRETO afirmar que:

A
tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
B
pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.
C
relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.
D
pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.
5ad2e1d7-0e
ENEM 2018 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos, Cultura e sociedade, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas, Cultura e identidade nacional

Quer um conselho? Vá conhecer alguma coisa da terra e deixe os homens em paz... Os homens mudam, a terra é inalterável. Vá por aí dentro, embrenhe-se pelo interior e observe alguma coisa de proveitoso. Aqui na capital só encontrará casas mais altas, ruas mais cheias e coisas parecidas ao que de igual existe em todas as cidades modernas. Mas ao contato com a terra você sentirá o que não pode sentir nas avenidas asfaltadas.

LOBATO, M. Lobatiana: meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1985.


O texto literário evidencia uma percepção dual sobre a cidade e o campo, fundamentada na ideia de

A
progresso científico.
B
evolução da sociedade.
C
valorização da natureza.
D
racionalidade econômica
E
democratização do espaço.