Questõessobre Auguste Comte e o positivismo

1
1
Foram encontradas 14 questões
63cd1397-70
UPE 2021 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

Analise o seguinte texto:
O modo como o conhecimento científico estava estruturado na época de Auguste Comte não abarcava os fatos sociais. O estudo do homem na sua relação com a sociedade ainda estava fora do teor de cientificidade almejado. Dentre as principais categorias de fenômenos naturais, que já tinham sido elevados, segundo Comte, ao estado positivista, encontramos os fenômenos astronômicos, os da física terrestre, os da química e os fisiológicos, restava uma lacuna quanto aos fenômenos sociais. De modo que se tornava necessário preencher tal lacuna para que a filosofia positiva pudesse ser edificada em sua total amplitude.
BRANDÃO, Ana Rute Pinto. A postura do positivismo com relação às Ciências Humanas.
Theoria – Revista Eletrônica de Filosofia, v. 3, n. 6, pp. 80-105, 2011.

Nesse contexto, a Sociologia se estabelece como uma ciência da observação e da análise dos fenômenos sociais, que Augusto Comte denominou de

A
Ciências Sociais.
B
Física Social.
C
Ciência Política.
D
Filosofia Social.
E
Ciências da Natureza.
712200b3-ff
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

A Sociologia surgiu no século XIX como uma necessidade de compreensão dos problemas sociais que estavam surgindo, entre eles destacaram-se a Revolução Industrial, as profundas alterações nas condições de vida do trabalhador braçal, os deslocamentos populacionais do campo para as cidades e a grande concentração urbana.


Auguste Comte buscou tentar entender as transformações sociais e suas consequências emergentes, utilizando-se, para isso, de um método denominado

A
Física social.
B
Positivismo.
C
Coerção.
D
Mais-valia.
4afcc5ea-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

O pensamento positivista de Augusto Comte tornou-se fundamental no debate político brasileiro no século XIX, pois o regime republicano foi instalado sob sua base teórica. A doutrina acabou moldando-se ao país, sendo aceita por um grupo reduzido de estudiosos, entretanto se a valorização da educação na Europa era destinada aos pobres, no Brasil a classe beneficiada foi a elite.

Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil, pode se destacar

A
o lema Ordem e Progresso da Bandeira.
B
o fortalecimento da Igreja e do Estado.
C
o estabelecimento de estatização das empresas.
D
a valorização do casamento religioso.
E
a criação de medidas anticlericais.
4ae47324-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

O pai da Sociologia, o francês Auguste Comte, defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento concreto e objetivo da realidade. Comte sustentou um posicionamento científico para o pensamento filosófico, apontando para a necessidade absoluta do uso da Razão como ponto de partida para toda e qualquer área do conhecimento. (O PAI, 2019).

Tendo como base o texto apresentado e os conhecimentos sobre Sociologia, é correto afirmar que a escola defendida por Comte era

A
Positivista.
B
Existencialista.
C
Racionalista.
D
Cientificista.
E
Humanista.
897308e5-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?

A
Historicismo
B
Positivismo
C
Anarquismo
D
Fordismo
E
Marxismo
8497daa8-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominada

A
Fenomenologia.
B
Positivismo.
C
Psicologia.
D
Marxismo.
E
Sociologismo.
13a9a354-fd
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Relacione corretamente os pensadores apresentados a seguir com seus respectivos pensamentos ou atributos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


A sequência correta, de cima para baixo, é

A
1, 3, 2, 4.
B
3, 1, 4, 2
C
2, 4, 1, 3.
D
4, 2, 3, 1.
9a317515-b9
UECE 2019 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

No que concerne à Ciência Social, atente para o seguinte postulado teórico-científico:

“O conhecimento da sociedade só pode ser alcançado através da investigação científica e da observação das leis que governam a estabilidade social e a mudança social. O entendimento científico dessas leis pode trazer a mudança. A ciência social pode ser usada para construir um mundo melhor”.
O livro da Sociologia. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2015.

Tomando como referência esse postulado teórico-científico, assinale a afirmação verdadeira.

A
A corrente teórica postulada acima é a do Materialismo Dialético Histórico, definido por Karl Marx, que tem como princípio explicativo da realidade a explicação de que as realidades socio-históricas se movem pelas contradições.
B
A descrição científica em destaque diz respeito ao entendimento de ciência social do Positivismo de Auguste Comte na defesa de uma Sociologia que descobrisse as leis sociais e contribuísse para o progresso das sociedades.
C
O postulado acima retrata a perspectiva da Sociologia Compreensiva, promovida nos escritos de Max Weber, que entende a necessidade da compreensão dos significados da ação social para explicar causalmente os fenômenos sociais.
D
A perspectiva teórica sociológica desse postulado é a do Funcionalismo de Émile Durkheim, que apresenta o entendimento de como as funções sociais de cada indivíduo, membro de uma sociedade, conjugam-se para manutenção e coesão da coletividade.
7837dc40-b1
UENP 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos sobre os métodos de investigação dos autores clássicos da Sociologia, considere as afirmativas a seguir.


I. Para o positivismo de Comte, método e doutrina, ciência e ação se opõem, dada a imprevisibilidade das leis sociais.

II. Em Marx, a análise da vida social fundamenta-se nos indivíduos reais, na historicidade das suas relações e condições de existência.

III. As análises de Durkheim priorizam o social, através da comparação e dos mesmos princípios das ciências naturais.

IV. A Sociologia compreensiva de Weber busca interpretar os sentidos atribuídos pelos indivíduos às ações sociais.


Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda a questão.


As ciências sociais contemporâneas são herdeiras do pensamento dos séculos XVIII e XIX. Representam o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de vida que estavam em curso nesse período. O rompimento desse tributo é árduo pela existência de contraposições e de complementaridades entre as teorias e os métodos. Em particular, a Sociologia do século XX e do início do novo milênio ainda não produziu uma síntese explicativa e, por isso, transita por diferentes abordagens e vertentes teórico-metodológicas inspiradas em seus pensadores clássicos. 


(Adaptado de: ARAUJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: um olhar crítico. São Paulo: Contexto, 2015. p.29-31.)

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
671e86ca-c3
UEG 2019 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

A sociologia nasce no contexto da consolidação da ciência enquanto forma de pensamento dominante. Com o desenvolvimento do capitalismo e a progressiva urbanização, alguns pensadores começaram a refletir sobre os problemas da sociedade em transformação, como a fome, o saneamento básico, as longas e fatigantes jornadas de trabalho etc. A partir desse momento, emerge a sociologia, como uma ciência com objeto e método específicos, e surgem os primeiros sociólogos. Um destes sociólogos foi Auguste Comte, que fundamentou a sociologia a partir do método positivista. O positivismo de Comte defende

A
que as ideias são desenvolvidas por seres humanos reais e históricos.
B
o estudo dos fatos sociais enquanto coisas exteriores aos indivíduos.
C
a unidade metodológica entre ciências naturais e ciências sociais.
D
que o conjunto das ações individuais constitui a sociedade.
E
a formulação de tipos ideais vazios de conteúdo histórico.
682b740d-b3
UFBA 2013 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo

Para Auguste Comte, há um processo de evolução das ciências que obedece a um desenvolvimento em que se pode classificá-las de acordo com o grau de complexidade, sendo que a sequência é de uma menor para uma maior complexidade, e assim, começa pela Matemática, que é seguida pelaAstronomia, Física, Química, Biologia, e, por último, como estágio mais avançado, pela Sociologia.

C
Certo
E
Errado
68279524-b3
UFBA 2013 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

De acordo com Auguste Comte, para explicar a nova sociedade e assegurar a sua estrutura, era necessária a construção de um “conhecimento positivo”, baseado na observação dos fatos, para determinar as suas leis, ou seja, a sua ordenação social, e, para essa ciência positiva — a Sociologia —, era fundamental incorporar as explicações das filosofias teológica e metafísica.

C
Certo
E
Errado
69b251d9-b0
UNICENTRO 2010 - Sociologia - Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande defensor da moderna sociedade capitalista.

Essa descrição está relacionada com o perfil de

A
Karl Marx.
B
Max Weber.
C
Auguste Comte.
D
Émile Durkheim.
E
Herbert Spencer.
780b1d48-af
UFU-MG 2010 - Sociologia - Sociologia como ciência, Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia

A Sociologia surge em um período em que o fazer científico encontrava-se influenciado por algumas teses desenvolvidas durante o século XIX. Herbert Spencer, Charles Darwin e Auguste Comte, por exemplo, tiveram grande importância para o pensamento sociológico. O primeiro, por aplicar às ciências humanas o evolucionismo, mesmo antes das teses revolucionárias sobre a seleção das espécies do segundo. Com relação a Comte, houve a influência de seu “espírito positivo” na formação dos muitos intelectuais do período.

Sobre as ideias de evolução e progresso e seu impacto no pensamento sociológico, podemos afirmar que:

A
A ideia de progresso, apesar de ter grande influência na área das ciências naturais, não teve impacto decisivo na constituição da sociologia.
B
A ideia de evolução foi uma das palavras de ordem do período, mas a sociologia rejeitou a sua adoção, assim como qualquer comparação entre seus efeitos no reino natural e no mundo social.
C
A explicação sociológica procurou, desde o seu início, afastar-se de qualquer forma de determinismos, fossem biológicos ou geográficos, pois se contrapunha fortemente às explicações de cunho evolucionista.
D
Em sua busca por constituir-se como disciplina, a Sociologia passou pela valorização e incorporação dos métodos das ciências da natureza, utilizando metáforas organicistas, assim como conferindo ênfase à noção de função.