Questõesde UFAC sobre Química

1
1
Foram encontradas 39 questões
b25dcd83-e8
UFAC 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Durante a Primeira Guerra Mundial, um bloqueio naval britânico impediu, estrategicamente, a remessa de salitre-do-chile para a Alemanha. Esse material, vindo de uma região desértica do norte do Chile, era partida para produção de explosivos, pois contém nitrato de sódio (NaNO3), e era também responsável por dois terços da fabricação de fertilizantes no mundo, o que poderia prejudicar a produção de alimentos à época. A solução para tais problemas foi encontrada pelos trabalhos dos químicos alemães Fritz Haber e Carl Bosch, através de um processo onde são usados o nitrogênio atmosférico e o gás hidrogênio para produzir amoníaco (NH3), de forma economicamente viável, para a substituição do salitre. A equação química que representa esse processo é:

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g); ∆H < 0


Contudo, considerando em um determinado instante que o sistema esteja em equilíbrio, a produção de amoníaco será aumentada se:

A
A temperatura do sistema for diminuída.
B
Um catalisador for adicionado.
C
A pressão do sistema for constante.
D
Diminuir a quantidade de nitrogênio.
E
O volume do sistema for aumentado.
b24fc123-e8
UFAC 2011 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

A água oxigenada comercial, uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2), é um poderoso oxidante que devido a essa propriedade possui diversos usos, como por exemplo: no clareamento de cabelos, como agente antisséptico, na medicina veterinária, no tratamento de acne, entre outros. Normalmente, a água oxigenada deve ser guardada em frascos escuros que não permitam a passagem de luz, pois o peróxido de hidrogênio se decompõe rapidamente na sua presença, segundo a reação:



Considerando a reação química e o gráfico apresentados, e ainda que o tempo inicial é igual a zero, é correto afirmar que:

A
No decorrer de 1.200 segundos, a decomposição de H2O2 foi de 1/4 da concentração inicial.
B
A decomposição do peróxido de hidrogênio é descrita por uma função afim.
C
No decorrer de 1.800 segundos, o módulo da velocidade média de decomposição de H2O2 foi de, aproximadamente, 0,02 mol.L-1.min-1 .
D
O tempo de 1.800 segundos é referente à decomposição de um oitavo da quantidade inicial peróxido de hidrogênio.
E
Em 600 segundos, para cada litro de solução de H2O2 decomposto, foram formados 0,40 mol de gás oxigênio.
b24c1c0e-e8
UFAC 2011 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

As sulfonamidas são fármacos sintéticos muito utilizados para tratar infecções por bactérias do tipo gram-positivas e gramnegativas. Essas substâncias são derivadas da p-amino benzeno sulfonamida, cuja estrutura é



Algumas sulfonamidas podem ser potencialmente carcinogênicas e ainda podem causar efeitos colaterais, como reações alérgicas ou tóxicas em algumas pessoas.

Analisando-se os grupos funcionais presentes na p-amino benzeno sulfonamida, pode-se dizer que está presente a função:

A
Amina.
B
Amida.
C
Anilina.
D
Ácido carboxílico.
E
Sulfato.
b260d247-e8
UFAC 2011 - Química - Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

Os ácidos são substâncias químicas presentes no nosso dia-a-dia. Por exemplo, o ácido sulfúrico é muito utilizado na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes, em baterias automotivas, entre outras diversas aplicações. Alguns sais derivados do ácido fosfórico são aplicados como fertilizantes na agricultura. Já o ácido muriático, poderoso agente de limpeza, nada mais é do que uma solução de ácido clorídrico. O ácido fluorídrico, um pouco menos conhecido, tem grande poder de atacar vidro e, por essa propriedade, é usado para gravação na parte inferior dos vidros de automóveis. Outro exemplo é a água boricada, que é uma solução aquosa de ácido bórico, normalmente usada como agente para assepsia. Enfim, é uma tarefa muito grande relacionar a importância e as aplicações dessas valiosas substâncias que não somente os químicos possuem acesso.


De acordo com o texto, a seqüência de fórmulas moleculares dos ácidos destacados, considerando a ordem de leitura, é:

A
H2SO4, H3PO3, HCl, H2F e H3BO3.
B
H2SO4, H3PO4, HCl, HF e H3BO4.
C
H2SO3, H3PO3, H2Cl, H2F e H3BO3.
D
H2SO4, H3PO4, HCl, H2F e H3BO3.
E
H2SO4, H3PO4, HCl, HF e H3BO3.
b25ab77b-e8
UFAC 2011 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Em laboratório, determinações simples como a temperatura de fusão e ebulição de uma substância são parâmetros que podem ajudar muito na identificação de amostras. Quando essas informações são associadas a outras propriedades elementares, como a solubilidade ou mesmo a miscibilidade em determinados solventes, o resultado da análise se torna mais confiável. Nesse sentido, de uma maneira geral, as substâncias polares possuem mais afinidade por outras polares e, por outro lado, as apolares por apolares. Essas propriedades são muito úteis na química orgânica, principalmente para comparar substâncias da mesma função e com diferentes tamanhos de cadeia carbônica.

A tabela a seguir, mostra as propriedades de cinco amostras enumeradas de I a V.



Considerando as substâncias: etanol, 2-propanol, n-hexano, n-heptano e n-octano, a opção que apresenta a identificação correta das amostras, na ordem de I a V, é:

A
etanol, n-hexano, 2-propanol, n-heptano e n-octano.
B
n-heptano, etanol, n-hexano, 2-propanol e n-octano.
C
etanol, 2-propanol, n-hexano, n-heptano e n-octano.
D
n-hexano, 2-propanol, n-octano, etanol e n-heptano.
E
n-hexano, 2-propanol, n-heptano, etanol e n-octano.
b256b764-e8
UFAC 2011 - Química - Substâncias e suas propriedades, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Representação das transformações químicas

Na água sanitária comercial, o composto hipoclorito de sódio (NaClO) é o agente alvejante e desinfetante. Isso porque o íon hipoclorito é um forte oxidante capaz de remover manchas coloridas das roupas, através de reações de oxirredução. Contudo, o hipoclorito de sódio pode ser produzido pela reação entre o gás cloro e uma solução de hidróxido de sódio, conforme equação química a seguir:

2 NaOH(aq) + Cl2(g) → NaClO(aq) + NaCl(aq) + H2O(l)

Sobre o hipoclorito de sódio e a reação apresentada, é incorreto afirmar que:

A
A equação química está balanceada.
B
O número de oxidação do elemento cloro no hipoclorito de sódio é +1.
C
Na substância cloro gasoso o número de oxidação do cloro é -1.
D
No cloreto de sódio, outro produto da reação, o elemento cloro tem número de oxidação -1.
E
Para cada 1 mol de NaOH que reage completamente, será produzido 0,5 mol de hipoclorito de sódio.
b253531e-e8
UFAC 2011 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas

Em novembro de 1783, na presença do rei Luís XVI e da rainha Maria Antonieta, foi realizado em Paris o primeiro vôo tripulado em um balão inflado com ar quente. Poucos dias depois, em dezembro do mesmo ano, o químico francês Jacques Alexandre Cesar Charles (1746 – 1823), famoso por seus experimentos com balões, foi responsável pelo segundo vôo usando um gás muito mais leve que o ar – o hidrogênio, recém descoberto à época. Mesmo apresentando grande risco de explosão, porque esse gás é altamente inflamável, a aventura teve sucesso e o hidrogênio ainda foi usado por mais de 150 anos. Imaginando-se que, para geração do hidrogênio, Charles usou cerca de 240,0 litros de solução aquosa de ácido clorídrico de concentração 12 mol.L-1 e 80,64 kg de ferro metálico puro, através da reação química representada pela equação:

Fe(s) + 2 HCl(aq) → FeCl2(aq) + H2(g)


Então, na temperatura de 25 ºC e pressão de 1 atm, o volume de gás hidrogênio, considerado gás ideal, para inflar o balão foi de aproximadamente:

Dados:

Massas Molares (g.mol-1): H = 1,0; Cl = 35,5 e Fe = 56,0;
R = 0,082 L.atm.K-1.mol-1 (Constante Universal dos Gases);
T (K) = T(ºC) + 273.

A
3.000 L.
B
5.000 L.
C
15.000 L
D
35.000 L.
E
70.000 L.
b24277bc-e8
UFAC 2011 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A borracha natural, produzida principalmente a partir do látex de uma árvore originária da Amazônia brasileira, Hevea brasiliensis (seringueira), é um polímero natural da molécula do isopreno, cuja estrutura pode ser representada por:



A respeito dessa molécula, é correto afirmar que:

A
Possui quatro carbonos hibridizados da forma sp³ .
B
Possui quatro ligações do tipo sigma.
C
Possui fórmula molecular C5H6.
D
Não possui carbonos com hibridização do tipo sp.
E
Não possui átomos de hidrogênio.
b2489e2a-e8
UFAC 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Um professor de química, em uma aula sobre ácidos e determinação de pH (potencial hidrogeniônico), resolveu diferenciar sua aula utilizando um rótulo de vinagre comercial, que continha a seguinte informação:

Concentração de ácido acético: 6,0% m/V


Ao explicar que o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (ácido etanóico), o professor deixou o seguinte questionamento valendo um ponto na média: “Qual o pH do vinagre?” As seguintes informações foram fornecidas pelo professor:  



Assim, ganhará o ponto o aluno que responder que o pH é aproximadamente: 

A
7,0.
B
1,2.
C
2,4.
D
9,6.
E
5,0.
b2458748-e8
UFAC 2011 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Nos aparelhos portáteis modernos, usados com freqüência na atualidade, como filmadoras, computadores, máquinas fotográficas digitais e telefones celulares, as baterias de íons de lítio vêm sendo cada vez mais utilizadas, porque possuem inúmeras vantagens frente a outros modelos, dentre eles as de níquel e cádmio e níquel metal hidreto. Além de armazenarem muito mais energia, as baterias de lítio proporcionam um tempo maior de uso sem recarga, são mais leves, não são afetadas pelo efeito memória e podem ser recarregadas sem a necessidade de esperar a descarga total. Isso sem falar que ainda diminuem o risco ambiental, principalmente quando comparadas às baterias que contém cádmio, que é um metal pesado que produz graves efeitos tóxicos aos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas.

A figura a seguir, ilustra um esquema do processo eletroquímico que ocorre nas baterias de íons de lítio.



Sobre tais reações, pode-se dizer que:

A
A substância LixCoO2 sofre oxidação.
B
A substância LiyC6 é agente redutor.
C
A reação do pólo positivo é uma oxidação e, portanto, ocorre no anodo da pilha.
D
A reação do pólo negativo é uma redução e, portanto, ocorre no catodo da pilha.
E
A reação do pólo negativo é uma oxidação e, portanto, ocorre no catodo da pilha.
c8186323-de
UFAC 2009 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

Os aromas e sabores dos alimentos podem ser atribuídos aos grupos funcionais de compostos orgânicos. As substâncias abaixo são encontradas em algumas frutas, sendo:
(a) Voláteis, o que nos permite cheirá-las;
(b) Solúveis, em água, o que nos permite saboreá-las.
Essas moléculas possuem, em comum, o grupo funcional que as caracteriza como:


A
alcoóis.
B
éteres.
C
ácidos carboxílicos.
D
cetonas.
E
ésteres.
c801571b-de
UFAC 2009, UFAC 2009 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Dentre os gases dissolvidos na água, o oxigênio é um dos mais importantes indicadores da qualidade de água. O oxigênio é fundamental à sobrevivência dos organismos aquáticos. Além dos peixes, as bactérias aeróbicas consomem o oxigênio dissolvido, para oxidar matéria orgânica (biodegradável). A disponibilidade do oxigênio, em meio aquático, é baixa em virtude da sua limitada solubilidade em água devido às fracas interações intermoleculares entre as moléculas do gás (apolares) e as moléculas de água (polares). O lançamento de esgotos domésticos e efluentes industriais, ricos em matéria orgânica, nos corpos d’água, ocasiona uma maior taxa de respiração de microorganismos, causando uma substancial redução do oxigênio dissolvido. As interações intermoleculares, existentes entre a água e o gás oxigênio nela dissolvido, são do tipo:

A
ligações de hidrogênio.
B
dipolo-induzido.
C
covalentes.
D
dipolo-dipolo.
E
iônica.
c7fdb30b-de
UFAC 2009 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas

A energia gerada pelas usinas de energia nuclear é produzida pela fissão nuclear. O combustível nuclear deve ser uma substância de natureza físsil como o 235U. Na natureza, o urânio é encontrado na composição de 99,284% do isótopo 238U e 0,711% do isótopo 235U. Para ser usado como combustível nuclear, o urânio é submetido a um processo de enriquecimento, a fim de concentrar na mistura de isótopos o teor do isótopo físsil. Com relação aos isótopos 235U e 238U, é incorreto afirmar que os mesmos possuem:

A
o mesmo número de prótons.
B
diferentes números de massa.
C
diferentes números de elétrons.
D
o mesmo número de elétrons.
E
diferentes números de nêutrons.
c80934ad-de
UFAC 2009, UFAC 2009 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O biodiesel é um combustível não derivado do petróleo que substitui o diesel. No Brasil, devido à grande diversidade de espécies oleaginosas, é possível produzir biodiesel a partir de diferentes óleos vegetais. Além disso, óleos de frituras e algumas gorduras animais também podem fornecer biodiesel, evitando o descarte na natureza. Esse combustível é obtido a partir da reação de transesterificação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool, em presença de catalisador, formando ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos e glicerol, conforme mostra a equação abaixo. Devido ao caráter reversível da reação de transesterificação, acrescentando-se um excesso de etanol, obtém-se o deslocamento do equilíbrio para:


A
a esquerda, com aumento da concentração de etanol.
B
a direita, com aumento do rendimento de biodiesel.
C
a esquerda, com aumento da concentração de triglicerídeos.
D
a direita, com aumento da concentração de etanol.
E
a esquerda, com diminuição da concentração de triglicerídeos.
c8142858-de
UFAC 2009 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Química Orgânica

A busca do álcool extraído de celulose, chamado de etanol de segunda geração, está mobilizando um número crescente de pesquisadores brasileiros. O alvo é aproveitar o bagaço e a palha da cana-de-açúcar, fontes de celulose, que respondem por dois terços da energia da planta, mas não são convertidos em biocombustíveis. Resíduos, como aparas de madeira, bagaço de cana ou sabugo de milho são formados por celulose e podem transformar-se em biocombustível, quando submetidos a reações de hidrólise, um processo químico de quebra de moléculas. O interesse brasileiro pelo etanol de celulose busca tornar ainda mais competitivo o etanol de cana, ampliando sua produção, sem precisar aumentar, na mesma proporção, a área plantada de cana-de-açúcar.

MARQUES, F., O alvo é o bagaço, Revista Pesquisa Fapesp, Edição 163, 2009. (adaptado)


Celulose é um polímero cujos monômeros são:

A
moléculas de glicose.
B
lipídeos.
C
aminoácidos.
D
moléculas de frutose.
E
moléculas de sacarose.
c810681b-de
UFAC 2009 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Atualmente, as pilhas alcalinas têm sido largamente utilizadas devido à durabilidade que possuem. Depois de usadas, essas pilhas têm sido, usualmente, descartadas em aterros sanitários ou lixões, onde ficam expostas ao sol e à chuva. Com isso, ocorre a degradação e decomposição dos invólucros das pilhas, liberando metais pesados e outros componentes tóxicos, que são introduzidos no solo e no meio aquático. Esses compostos tóxicos são fonte de contaminação ao homem e a outros animais, devido a bioacumulação, através de cadeia alimentar. Um exemplo de pilha alcalina é a de zinco-manganês, representada pela reação:

2 MnO2(s) + H2O(l) + 2 e⁻ → Mn2O3(s) + 2 OH⁻(aq)
Zn(s) + 2 OH⁻(aq) → Zn(OH)2(s) + 2e⁻

Sobre essa pilha, é incorreto afirmar que:

A
o eletrodo de Zn é o anodo.
B
o Zn é o agente redutor.
C
o eletrodo de MnO2 é o catodo.
D
o eletrodo de Zn é o catodo.
E
o Mn é o agente oxidante.
c80cff18-de
UFAC 2009 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O refrigerante é uma bebida não alcoólica, carbonatada, com alto poder refrescante, encontrado em diversos sabores. O Brasil é o terceiro produtor mundial de refrigerantes, depois dos Estados Unidos e México. Entre os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante, encontra-se o dióxido de carbono, que possui a função de realçar o paladar e a aparência da bebida. A ação refrescante do refrigerante está associada à solubilidade dos gases em líquidos, que _______________ com o aumento da temperatura. Ao ser tomado gelado, sua temperatura aumenta do trajeto que vai da boca ao estômago. O aumento da temperatura e o meio ácido estomacal favorecem a eliminação de CO2, e a sensação de frescor resulta da expansão desse gás, que é um processo _______________________.

LIMA, A.C.S.; AFONSO, C., A Química dos Refrigerantes. Química Nova na Escola, 31(3), 2009. (adaptado)

As duas palavras que completam o texto são, respectivamente:

A
diminui e exotérmico.
B
aumenta e exotérmico.
C
diminui e endotérmico.
D
aumenta e endotérmico.
E
não sofre alteração e endotérmico.
c8053de5-de
UFAC 2009 - Química - Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

As impurezas e microorganismos presentes nas águas dos rios e lagos, que chegam às estações de tratamento, são eliminados através das seguintes etapas de separação: sedimentação, floculação, filtração, aeração e desinfecção. Na etapa da floculação, hidróxido de cálcio e sulfato de alumínio são adicionados à água. O hidróxido de alumínio formado é um precipitado gelatinoso e esbranquiçado, que se sedimenta, lentamente, arrastando os resíduos sólidos não retirados na etapa da sedimentação. Esta reação química é representada na equação não balanceada abaixo:

Al2(SO4)3 + Ca(OH)2 → Al(OH)3 + CaSO4

Os coeficientes estequiométricos desta reação são, respectivamente:

A
1, 1, 2 e 1.
B
2, 3, 2 e 6.
C
2, 1, 2 e 3.
D
1, 3, 2 e 3.
E
2, 1, 2 e 1.
c7fa5bc9-de
UFAC 2009 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

O gráfico abaixo mostra a curva de aquecimento para o clorofórmio, usualmente utilizado como solvente para lipídeos.


Analisando a curva, observa-se que: (a) a temperatura de fusão; (b) a temperatura de ebulição; (c) o estado físico do clorofórmio nos segmentos A e D, são respectivamente:

A
60 °C , −60 °C, sólido e gás.
B
−60 °C, 60 °C, sólido e líquido.
C
−60 °C, 60 °C, sólido e mudança de líquido para gás.
D
60 °C , −60 °C, líquido e gás.
E
−60 °C, 60 °C, líquido e mudança de líquido para gás.