Questõesde UEPA sobre Química

1
1
Foram encontradas 15 questões
dbc4478d-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

Sobre as características peculiares de um composto orgânico que apresenta:


I. reatividade com NaHCO3, liberando gás;

II. reatividade com CH3OH, em meio ácido;

III. em meio aquoso apresenta pH menor que 7.


A partir dessas informações, pode-se dizer que este composto pertence à função orgânica:

A
Alcoóis.
B
Aminas.
C
Ésteres.
D
Alcanos.
E
Ácidos Carboxílicos.
dbbd772e-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Em um recipiente contendo solução aquosa 0,100 molar de CuSO4, são introduzidas duas chapas de cobre de um mesmo lote. Uma das chapas (X) é ligada ao pólo positivo de uma bateria; a outra chapa (Y) é ligada ao pólo negativo da mesma bateria. Durante a eletrólise não se observa desprendimento gasoso. A partir dessa informação, qual a única afirmação FALSA?

A
A massa da chapa X aumenta com o prosseguimento da eletrólise.
B
Sobre a chapa Y, ocorre a reação Cu+2 (aq) + 2 e- → Cu ( s ).
C
A concentração de Cu+2 em solução não se altera com a eletrólise.
D
Para a chapa X, migram os íons sulfato porque ela é ânodo.
E
A massa de cobre que se deposita numa das chapas é proporcional à corrente drenada da bateria.
dbc0d617-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

O conjunto de duas células eletrolíticas em series é ligado a um gerador de corrente contínua, conforme as informações:

1. A primeira célula (I) contém uma solução de AgNO3 entre dois eletrodos de prata;

2. A segunda (II) contém uma solução de um único sal de ouro (onde o nox do ouro é desconhecido) entre dois eletrodos de ouro.

Deixando a corrente passar durante certo tempo por este conjunto, observa-se que no catodo da célula (I) são depositados 1,079 g de prata, enquanto no catodo de célula (II) são depositados 0,657 g de ouro. Sabendo que no cátodo de cada célula ocorre somente um tipo de reação, qual das opções a seguir contém a afirmação FALSA em relação aos procedimentos e informações relacionados com a questão?

Dados: (1F = 96.500C).

A
A carga correspondente à eletrolise acima é igual a 1 x 10 – 2 Faradays.
B
A deposição catódica de 1 mol de prata, a partir de uma solução de AgNO3, corresponde ao consumo, no catodo, de 1 mol de elétrons provenientes do circuito metálico.
C
A deposição catódica de 1 mol de ouro, a partir da solução da célula (II), corresponde ao consumo, no catodo, de 1 mol de elétrons proveniente do circuito metálico.
D
O numero de oxidação do ouro no sal contido na célula (II) é igual a + 3.
E
A perda de massa do anodo de ouro é de 1/3 x 10 – 2 mol.
70826547-d8
UEPA 2011 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Devido à liberação de substâncias pela combustão do carvão, onde muitas dessas substâncias liberadas encontram-se os benzopirenos, também chamados de pireno, como mostrado abaixo, podemos afirmar sobre sua cadeia carbônica e sua fórmula molecular que é:

A
Hidrocarbonetos, alicíclico, insaturado, com três núcleos condensados e C14H8 .
B
Heterocíclico, saturado, aromático e C15H10.
C
Hidrocarboneto, insaturado, aromático, com núcleos condensados e C16H10 .
D

Ciclo homogêneo, saturado, aromático e C17 H12 . 

E
Alqueno, insaturado, não aromático e C18 H12.
707a2600-d8
UEPA 2011 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

No gráfico abaixo, é mostrada a variação de Energia (entalpia) x Andamento da Reação A.



Marque a opção correta:

A
Tanto a curva cheia quanto a tracejada representam reações catalisadas.
B
A curva exortémica cheia representa uma reação sem catalisador, enquanto a exotérmica tracejada representa uma mesma reação, porém com o catalisador.
C
Tanto a curva cheia quanto a tracejada representam reações catalisadas.
D
A curva endotérmica cheia representa uma reação sem catalisador, enquanto a endotérmica tracejada representa uma mesma reação, porém com o catalisador.
E
Nenhuma das alternativas acima.
70720e64-d8
UEPA 2011 - Química - Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Os nomes dos ácidos HNO2, HclO e H3BO3 são, respectivamente:

A
Ácido nitroso, ácido cloroso e ácido bórico.
B
Ácido nítrico, ácido cloroso e ácido bórico.
C
Ácido nitroso, ácido clórico e ácido bórico.
D
Ácido nítrico, ácido pérclórico e ácido bórico.
E
Ácido nitroso, ácido hipocloroso e ácido bórico.
70763630-d8
UEPA 2011 - Química - Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Na presença de H2S ou de qualquer outra substância que contenha enxofre, a prata sofre um enegrecimento, devido à formação de uma camada superficial de Ag2S.

Sobre a nomenclatura para o Ag2S, temos como nome o:

A
Sulfito de Prata.
B
Enxofre de Prata II.
C
Sulfato de Prata.
D
Sulfeto de Prata.
E
Nenhuma das alternativas acima.
707e4441-d8
UEPA 2011 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Certa indústria produz 12,8 kg de SO2 por hora. Com essa produção, há a liberação desse gás poluente que pode ser evitada usando-se calcário, o qual por decomposição fornece cal, que reage com o SO2 formando CaSO3, conforme as equações a seguir:
CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)
CaO(s) + SO2(g) → CaSO3(s)

A partir dessas reações, qual a massa mínima (em quilograma), por dia, necessária para eliminar todo o SO2 formado? Para isso suponha que o rendimento é de 100% para as reações citadas.

A
148
B
248
C
480
D
580
E
720
706d3d5d-d8
UEPA 2011 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

As ligas metálicas são formadas pela união de dois ou mais metais, ou ainda, por uma união entre metais e não metais. Sabendo dessa informação, a medalha que tradicionalmente é conferida ao terceiro colocado, em uma competição, é de bronze e, neste caso, podemos afirmar que o bronze é

A
uma solução sólida de cobre e estanho.
B
uma liga metálica formada por prata e iodo.
C
uma mistura heterogênea de cobre e estanho.
D
a denominação em latim do elemento bromo.
E
um amálgama de mercúrio e enxofre.
e33201ee-d9
UEPA 2009 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Sabe-se que a água pura não sofre eletrólise, pois o número de íons resultantes da auto-ionização da água é extremamente pequeno e insuficiente para conduzir corrente elétrica. Logo, para que aconteça a eletrólise da água é necessária a utilização de um eletrólito bastante solúvel como H2SO4, NaOH e MgSO4, que favorecem o processo de hidrólise da água.

Com base nesta informação, podemos afirmar que as substâncias adicionais promoverão:

A

A eletrólise da água, pois o ânion da substância H2SO4 é mais reativo que a OH- da água; o cátion do NaOH é mais reativo que o H+ da água e o MgSO4 possui um cátion e um ânion mais reativo que o H+ e OH- da água.

B
Maior capacidade de troca de elétrons entre a H+ e OH- da água.
C
Deslocamento dos íons Na+ em direção ao cátodo.
D
A geração de gás H2 no ânodo.
E
A geração de gás O2 no cátodo.
e32eb40f-d9
UEPA 2009 - Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas

Um recipiente A, com volume de 8,0 l de gás H2 a 227 ºC e 5,0 atm, e um recipiente B, com um volume de 12,0 l de gás CO a 27 ºC e 6,0 atm, são transferidos para um recipiente C de capacidade igual a 40 l, mantida a temperatura constante de -73 ºC. Qual a pressão da mistura no recipiente C e as pressões parciais de cada gás na mistura?

A
P = 1,0 atm; pH2 = 0,5 atm; pCO = 0,5 atm.
B
P = 1 atm; pH2 = 0,2 atm; pCO = 0,8 atm.
C
P = 2 atm; pH2 = 1,5 atm; pCO = 0,5 atm.
D
P = 1,6 atm; pH2 = 0,4 atm; pCO = 1,2 atm.
E
P = 1,8 atm; pH2 = 0,8 atm; pCO = 1,0 atm.
e32ae7e1-d9
UEPA 2009 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Transformações Químicas

Observando a reação química abaixo:

X + NaOH R-CO2Na + R´-OH ,

qual é a espécie X e a classificação da reação?

A
X é um álcool e a reação é de decomposição.
B
X é um éster e a reação é de dupla troca.
C
X é uma base e a reação é de substituição.
D
X é um ácido e a reação é de decomposição.
E
X é um aldeído e a reação é de adição.
e3246d8c-d9
UEPA 2009 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

O processo de destilação consiste em separar substâncias que coexistem em um mesmo sistema, através dos seus diferentes pontos de ebulição característicos de cada substância.

Este método torna-se inviável quando se trata de:

A
Substância simples com substância composta.
B
Substância composta com substância composta.
C
Substância simples com substância simples.
D
Somente substância pura.
E
Uma mistura de substâncias homogêneas.
e3277ad0-d9
UEPA 2009 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas

Considerando a molécula de hidróxido de sódio e utilizando o fundamento da Lei de Avogadro sobre as quantidades de moles contidos em substâncias, podemos afirmar que, em 20 gramas de NaOH, temos:

A
0,5 mol de Na.
B
0,5 mol de OH.
C
0,5 mol de O.
D
0,5 mol de H.
E
Todas as alternativas acima estão corretas.
e3209b3f-d9
UEPA 2009 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

A reação de 2 moles de ácido acético, formando 1 mol de anidrido acético, como mostra a reação abaixo:

2 C2H4O2 ➡ C4H6O3 ,

pode ser classificada como uma reação de:

A
Oxidação.
B
Substituição.
C
Desidratação.
D
Neutralização.
E
Dupla troca.