Questõesde FUVEST sobre Substâncias e suas propriedades

1
1
1
Foram encontradas 9 questões
f745e36a-fc
FUVEST 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

Em supermercados, é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados, como frutas, legumes e carnes. Alimentos liofilizados continuam próprios para consumo após muito tempo, mesmo sem refrigeração. O termo “liofilizado”, nesses alimentos, refere‐se ao processo de congelamento e posterior desidratação por sublimação da água. Para que a sublimação da água ocorra, é necessária uma combinação de condições, como mostra o gráfico de pressão por temperatura, em que as linhas representam transições de fases.



Apesar de ser um processo que requer, industrialmente, uso de certa tecnologia, existem evidências de que os povos pré‐colombianos que viviam nas regiões mais altas dos Andes conseguiam liofilizar alimentos, possibilitando estocá‐los por mais tempo. Assinale a alternativa que explica como ocorria o processo de liofilização natural:

A
A sublimação da água ocorria devido às baixas temperaturas e à alta pressão atmosférica nas montanhas.
B
Os alimentos, após congelados naturalmente nos períodos frios, eram levados para a parte mais baixa das montanhas, onde a pressão atmosférica era menor, o que possibilitava a sublimação.
C
Os alimentos eram expostos ao sol para aumentar a temperatura, e a baixa pressão atmosférica local favorecia a solidificação.
D
As temperaturas eram baixas o suficiente nos períodos frios para congelar os alimentos, e a baixa pressão atmosférica nas altas montanhas possibilitava a sublimação.
E
Os alimentos, após congelados naturalmente, eram prensados para aumentar a pressão, de forma que a sublimação ocorresse.
f7229487-fc
FUVEST 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

Disponível em https://www.boredpanda.com/.


Em Xangai, uma loja especializada em café oferece uma opção diferente para adoçar a bebida. A chamada sweet little rain consiste em uma xícara de café sobre a qual é pendurado um algodão‐doce, material rico em sacarose, o que passa a impressão de existir uma nuvem pairando sobre o café, conforme ilustrado na imagem.


O café quente é então adicionado na xícara e, passado um tempo, gotículas começam a pingar sobre a bebida, simulando uma chuva doce e reconfortante. A adição de café quente inicia o processo descrito, pois

Note e adote:

Temperatura de fusão da sacarose à pressão ambiente = 186 °C;

Solubilidade da sacarose a 20 °C = 1,97 kg/L de água.


A
a temperatura do café é suficiente para liquefazer a sacarose do algodão‐doce, fazendo com que este goteje na forma de sacarose líquida.
B
o vapor de água que sai do café quente irá condensar na superfície do algodão‐doce, gotejando na forma de água pura.
C
a sacarose que evapora do café quente condensa na superfície do algodão‐doce e goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
D
o vapor de água encontra o algodão‐doce e solubiliza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
E
o vapor de água encontra o algodão‐doce e vaporiza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
1de96405-fd
FUVEST 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Considere as figuras pelas quais são representados diferentes sistemas contendo determinadas substâncias químicas. Nas figuras, cada círculo representa um átomo, e círculos de tamanhos diferentes representam elementos químicos diferentes.

A respeito dessas representações, é correto afirmar que os sistemas

A
3, 4 e 5 representam misturas.
B
1, 2 e 5 representam substâncias puras.
C
2 e 5 representam, respectivamente, uma substância molecular e uma mistura de gases nobres.
D
6 e 4 representam, respectivamente, uma substância molecular gasosa e uma substância simples.
E
1 e 5 representam substâncias simples puras.
1dcdbd2e-fd
FUVEST 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Uma determinada quantidade de metano (CH4) é colocada para reagir com cloro (Cl2) em excesso, a 400 °C, gerando HCl (g) e os compostos organoclorados H3CCl, H2CCl2, HCCl3, CCl4, cujas propriedades são mostradas na tabela. A mistura obtida ao final das reações químicas é então resfriada a 25 °C, e o líquido, formado por uma única fase e sem HCl, é coletado.




A melhor técnica de separação dos organoclorados presentes na fase líquida e o primeiro composto a ser separado por essa técnica são:

A
decantação; H3CCl.
B
destilação fracionada; CCl4.
C
cristalização; HCCl3
D
destilação fracionada; H2CCl2
E
decantação; CCl4.
1dd2bd45-fd
FUVEST 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

A mandioca, uma das principais fontes de carboidratos da alimentação brasileira, possui algumas variedades conhecidas popularmente como “mandioca brava”, devido a sua toxicidade. Essa toxicidade se deve à grande quantidade de cianeto de hidrogênio (HCN) liberado quando o tecido vegetal é rompido.
Após cada etapa do processamento para a produção de farinha de mandioca seca, representado pelo esquema a seguir, quantificou-se o total de HCN nas amostras, conforme mostrado no gráfico que acompanha o esquema.




 O que ocorre com o HCN nas Etapas 2 e 3?

A

Etapa 2 HCN é insolúvel em água, formando um precipitado.

Etapa 3 HCN é volatilizado durante a torração, sendo liberado no ar.

B

Etapa 2 HCN é insolúvel em água, formando uma única fase na manipueira.

Etapa 3 HCN permanece na massa torrada, não sendo afetado pela temperatura.

C

Etapa 2 HCN é solúvel em água, sendo levado na manipueira.

Etapa 3 HCN permanece na massa torrada, não sendo afetado pela temperatura.

D

Etapa 2 HCN é solúvel em água, sendo levado na manipueira.

Etapa 3 HCN é volatilizado durante a torração, sendo liberado no ar.

E

Etapa 2 HCN é insolúvel em água, formando um precipitado.

Etapa 3 A 160 °C, a ligação C≡N é quebrada, degradando as moléculas de HCN.

4ff9632f-fc
FUVEST 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

Uma postagem de humor na internet trazia como título “Provas de que gatos são líquidos” e usava, como essas provas, fotos reais de gatos, como as reproduzidas aqui.


Bored Panda. https://www.boredpanda.com. Adaptado.

O efeito de humor causado na associação do título com as fotos baseia‐se no fato de que líquido

Note e adote:
Considere temperatura e pressão ambientes.

A
metálicos, em repouso, formam uma superfície refletora de luz, como os pelos dos gatos.
B
têm volume constante e forma variável, propriedade que os gatos aparentam ter.
C
moleculares são muito viscosos, como aparentam ser os gatos em repouso.
D
são muito compressíveis, mantendo forma mas ajustando o volume ao do recipiente, como os gatos aparentam ser.
E

moleculares são voláteis, necessitando estocagem em recipientes fechados, como os gatos aparentam ser.

4fdd0d0d-fc
FUVEST 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Uma amostra sólida, sem cavidades ou poros, poderia ser constituída por um dos seguintes materiais metálicos: alumínio, bronze, chumbo, ferro ou titânio. Para identificá‐la, utilizou‐se uma balança, um recipiente de volume constante e água. Efetuaram‐se as seguintes operações: 1) pesou‐se a amostra; 2) pesou‐se o recipiente completamente cheio de água; 3) colocou‐se a amostra no recipiente vazio, completando seu volume com água e determinou‐se a massa desse conjunto. Os resultados obtidos foram os seguintes: 




Dadas as densidades da água e dos metais, pode‐se concluir que a amostra desconhecida é constituída de 

Note e adote:
Densidades (g/cm3 ):
água = 1,0; alumínio = 2,7; bronze = 8,8;
chumbo = 11,3; ferro = 7,9; titânio = 4,5.

A
alumínio.
B
bronze.
C
chumbo.
D
ferro.
E
titânio.
c73cc1a3-fc
FUVEST 2016 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Para aumentar o grau de conforto do motorista e contribuir para a segurança em dias chuvosos, alguns materiais podem ser aplicados no parabrisa do veículo, formando uma película que repele a água. Nesse tratamento, ocorre uma transformação na superfície do vidro, a qual pode ser representada pela seguinte equação química não balanceada:



Das alternativas apresentadas, a que representa o melhor material a ser aplicado ao vidro, de forma a evitar o acúmulo de água, é:

Note e adote:

R = grupo de átomos ligado ao átomo de silício.

A
CSi(CH3)2OH
B
CSi(CH3)2O(CHOH)CH2NH2
C
CSi(CH3)2O(CHOH)5CH3
D
CSi(CH3)2OCH2(CH2)2CO2H
E
CSi(CH3)2OCH2(CH2)10CH3
c7238692-fc
FUVEST 2016 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades

Na estratosfera, há um ciclo constante de criação e destruição do ozônio. A equação que representa a destruição do ozônio pela ação da luz ultravioleta solar (UV) é



O gráfico representa a energia potencial de ligação entre um dos átomos de oxigênio que constitui a molécula de O3 e os outros dois, como função da distância de separação r.



A frequência dos fótons da luz ultravioleta que corresponde à energia de quebra de uma ligação da molécula de ozônio para formar uma molécula de O2 e um átomo de oxigênio é, aproximadamente,

Note e adote:

E = hf

E é a energia do fóton.

ƒ é a frequência da luz.

Constante de Planck, h = 6 x 10-34 Jˑs

A
1 x 1015 Hz
B
2 x 1015 Hz
C
3 x 1015 Hz
D
4 x 1015 Hz
E
5 x 1015 Hz