Questõesde UNICENTRO sobre Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais.

1
1
1
Foram encontradas 11 questões
3fb68c27-07
UNICENTRO 2015 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O carbonato de sódio (Na2CO3) tem várias utilidades. É usado no controle do pH da água, em sínteses químicas, como aditivo alimentar e, entre outras, na produção de vidro. Em um experimento, 100 mL de uma solução de carbonato de sódio foram neutralizados com 150 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCℓ) 0,20 mol/L.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concentração da solução de carbonato de sódio.

A
0,30 mol/L
B
0,25 mol/L
C
0,20 mol/L
D
0,15 mol/L
E
0,10 mol/L
d815812a-ff
UNICENTRO 2018 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O soro de reidratação caseiro, que tem salvado muitas vidas,é preparado dissolvendo-se uma colher de sopa de sacarose,C12H22O11, e uma colher de chá de sal de cozinha em um copo de água de 250ml.


Em relação ao soro de reidratação e seus componentes, é correto afirmar:

A
É um sistema polifásico.
B
O sal de cozinha é uma substância pura.
C
O sabor característico que o soro apresenta é uma propriedade organoléptica.
D
A molécula de sacarose resulta da condensação de duas moléculas de glicose.
be1e50af-ff
UNICENTRO 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Considere uma solução aquosa saturada de KNO3 a 20°C, com precipitado de fundo, e os seguintes valores:

                                                                           20°C   30°C    40°C    50°C
Solubilidade do KNO3 por 100 g de água         31,6g   45,8g   63,9     85,5


De acordo com os dados acima, para diminuir o precipitado de fundo devemos:

A
Agitar vigorosamente a solução
B
Decantar a solução
C
Aquecer a solução
D
Resfriar a solução
4d27b427-ff
UNICENTRO 2019 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Um estudante de Engenharia Química pipeta 50mL de solução aquosa 0,02mol/L de ácido clorídrico e transfere para um balão volumétrico de 1000mL, ajustando-se para esse volume a solução final, usando água pura.


O pH da solução final é igual a

A
1
B
2
C
3
D
7
4d140c6f-ff
UNICENTRO 2019 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Num laboratório de Química Analítica, um graduando deseja misturar duas soluções de uma mesma base, porém de concentrações diferentes. O volume de uma solução de hidróxido de sódio 1,5M que deve ser misturado a 300mL de uma solução 2M da mesma base, a fim de torná-la solução 1,8 M, é

A
20 mL.
B
200 mL.
C
350 mL.
D
400 mL.
9151520d-ff
UNICENTRO 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Os alimentos que vão para a mesa durante as refeições passam, às vezes, por longos processos de preparação, em que há lugar para a imaginação e a criatividade peculiar aos grandes artífices dos segredos da gastronomia.

A partir dessas considerações, é correto afirmar:

A
A adição de 30,0mL de vinagre de maçã, contendo 5% de ácido acético, confere à salada de verduras um pH superior a 7.
B
A solução contendo hipoclorito de sódio, NaClO(aq), utilizada na desinfecção de hortaliças, inclui íons Na+ (aq), fortemente bactericida.
C
O alecrim, o orégano e a sálvia, ervas conhecidas por conter substâncias antioxidantes, receptoras de elétrons, são capazes de aumentar o Nox de compostos oxidantes.
D
O teor de íons de sódio, Na+ (aq), é 2,3 gramas por litro, após a adição de 5,9g de sal de cozinha, NaCl(s), a 1,0L de sopa de creme de aspargo com noz macadâmia.
f37eab6d-fe
UNICENTRO 2019 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

A fumaça é um tipo de solução coloidal caracterizada pela presença de

Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).
A
substâncias gasosas dispersas nos líquidos condensados.
B
líquidos dispersos no carbono particulado.
C
alcatrão condensado disperso na nicotina líquida.
D
hidrocarbonetos voláteis, na forma condensada, dispersos no alcatrão líquido.
E
material sólido disperso nos gases da atmosfera.
585bb34d-fd
UNICENTRO 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Atletas de várias modalidades esportivas, cada um com squeeze contendo bebida isotônica personalizada, lotaram os espaços de treinamento dias antes da abertura das competições Olímpicas da Trigésima Primeira Olimpíada, Rio-2016. A Vila Olímpica ganhava vida intensa. Simultaneamente, testes de detecção de perda de eletrólitos e de água eram realizados com objetivo de repor minerais através de isotônicos, distribuídos a cada atleta para assegurar o desempenho e a disposição durante as competições.

Considerando-se essas informações associadas aos conhecimentos das propriedades coligativas e admitindo-se que a pressão osmótica do sangue é, aproximadamente, 7,8atm, a 37° C, é correto afirmar:

A
A solução aquosa obtida, misturando-se 1,0L de solução 0,075molL−1 de NaCl com 1,0L de solução de igual concentração de KCl, é hipotônica em relação ao sangue.
B
A concentração, em molL−1 de cloreto de potássio em 1,0L de solução isotômica, é diferente da concentração de cloreto de sódio, nas mesmas condições de temperatura e pressão.
C
A perda de sódio por um atleta, no período de 3h, é reposta pela ingestão de 200,0mL de solução de NaCl 0,154molL− 1 de pressão, aproximadamente, 7,8atm.
D
A solução aquosa de KCl, preparada dissolvendo-se 0,35g desse sal em 250,0mL de água, é hipertômica em relação ao sangue.
E
A massa de cloreto de sódio existente em 1,0L de solução isotômica é, aproximadamente, 18,0g.
7def9085-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas



As curvas de solubilidade têm grande importância no estudo das soluções de sólidos em líquidos, porque a temperatura é o único fator físico perceptível que influi na solubilidade. Há certas substâncias químicas cujas curvas de solubilidade apresentam pontos de inflexão que denotam mudanças de estrutura do soluto, como é possível verificar no gráfico da solubilidade do sulfato de sódio decaidratado, Na2SO4.10H2O.


A análise desse gráfico permite corretamente afirmar: 

A
O processo de solubilidade do sulfato de sódio hidratado em água é exotérmica.
B
O resfriamento de uma solução saturada de Na2SO4(aq), de 40oC até 20oC, possibilita a formação de um precipitado de Na2SO4(s).
C
O ponto de inflexão no gráfico mostra que o coeficiente de solubilidade é igual para os solutos durante a mudança de estrutura.
D
A solução aquosa de sulfato de sódio decaidratado, cujo coeficiente de solubilidade desse sal é 50,0g por 100,0g de água a 30oC, ao ser aquecida a 65oC, se transforma em uma solução diluída.
E
Ao ser evaporado, à metade, 100,0mL de uma solução aquosa, cujo coeficiente de solubilidade do Na2SO4.10H2O é igual a 20, a nova solução obtida terá a metade do coeficiente da solubilidade dessa substância.
02efdb3d-b0
UNICENTRO 2010 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Representação das transformações químicas

A massa de KOH necessária para neutralizar totalmente 500ml de uma solução 0,02 molar de H2SO4 é
(Dados: H = 1; O = 16; K = 39 e S = 32).

A
1,12g.
B
3,20g.
C
5.17g.
D
7,09g.
E
9.56g.
02dc4d35-b0
UNICENTRO 2010 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Considerando as informações constantes na tabela, assinale a alternativa correta.

Composto Solubilidade a 18ºC (mol/L)

HCl 9,4

AgNO3 8,3

AgCl 10-5

KNO3 2,6

KCl 3,9

A
O composto mais solúvel a 18ºC é o AgCl.
B
Em dois litros, à 18ºC, é possível solubilizar totalmente 5,4 mols de KNO3.
C
À 18ºC, forma-se uma solução saturada com corpo de fundo quando dissolvem-se 4,5mol em meio litro de HCl.
D
Para solubilizar 16,6mols de AgNO3 são necessários 2 litros.
E
Sabendo que a massa molar do KCl é igual a 74,5g mol-1, em 1 litro solubilizam-se 180 gramas do composto.