Questõesde UECE sobre Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria.

b082d752-0a
UECE 2021 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

A reação abaixo representa a decomposição deum carbonato onde X é um metal.

XCO3(s) → XO(s) + CO2(g)

Quando utilizamos 1,70 g de XCO3, são produzidos0,88 g de XO. Com base nesta informação e usando cálculos aproximados, é correto dizer que o metal é

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA

magnésio.
cálcio.
estrôncio.
sódio.
277e5eec-03
UECE 2018 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

O dióxido de carbono, causador do efeito estufa, é um dos poluentes atmosférico que pode ser produzido pela reação do monóxido de carbono e o oxigênio do ar. A massa máxima de dióxido de carbono que é formada pela oxidação de 10 L de monóxido de carbono com 8,0 L de oxigênio nas CNTP é, aproximadamente,

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO

22,50 g.
19,80 g.
18,0.5 g.
17,62 g.
27401320-03

Nos aviões, o gás oxigênio para ser inalado por meio de máscaras em caso de emergência é produzido pela reação entre dois reagentes armazenados: limalha de ferro e clorato de sódio conforme a seguinte equação:

4Fe(s) + 4NaCℓO3(s) → 2Fe2O3(s) + 4NaCℓ(s) + 3O2(g) + calor.

A proporção adequada entre as massas dos dois reagentes para que a reação ocorra sem sobra de nenhum deles é

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO

11,2 g de Fe para 18,3 g de NaCℓO3.
13,5 g de Fe para 21,3 g de NaCℓO3.
13,5 g de Fe para 18,3 g de NaCℓO3.
11,2 g de Fe para 21,3 g de NaCℓO3.
68977191-b9
UECE 2014 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Química Orgânica, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Vem de uma flor, cura a dor, mas causa morte e pavor. É a aspirina, o remédio mais conhecido do mundo. Contém o ácido acetilsalicílico existente em flores do gênero Spirae, muito usadas em buquês de noivas. Além de curar a dor, esse ácido também é usado para proteger o coração de doenças, pois ele também impede a formação de coágulos, mas, se usado indiscriminadamente, pode causar a morte. Veja a estrutura de uma molécula desse ácido e assinale a afirmação verdadeira.

ELEMENTO QUÍMICO               NÚMERO ATÔMICO             MASSA  ATÔMICA

H                                              1                                           1,0

He                                             2                                           4,0

Li                                               3                                           6,9

C                                               6                                          12,0

N                                               7                                          14,0

O                                               8                                          16,0

F                                                9                                          19,0

Ne                                             10                                          20,2

Na                                             11                                           23,0

Si                                              14                                           28,1

P                                               15                                         31,0

S                                                16                                          32,0

Cl                                                17                                          35,5

K                                                19                                           39,0

Ca                                               20                                         40,0

Mn                                               25                                         55,0

Co                                                27                                         58,9

Zn                                                30                                          65,4

Ge                                                32                                          72,6

As                                                33                                           75,0

Nb                                                41                                            93,0

Pb                                                 82                                          208,0

Sua massa molar está abaixo de 180 g/mol.
Na estrutura existem dois carbonos primários, seis carbonos secundários e um carbono terciário.
Pode ser isômero de um éster que possua a seguinte fórmula química: C9H8O4.
Possui cinco ligações π (pi) e vinte ligações σ (sigma).
68691e2d-b9
UECE 2014 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas e Energia, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday., Representação das transformações químicas

O conhecimento dos conceitos de oxidação e redução é de fundamental importância no estudo da biologia molecular associado à fotossíntese e à respiração, na redução de minerais para a obtenção de metais, em cálculos estequiométricos, na prevenção da corrosão e no estudo da eletroquímica. Dada a equação não balanceada,

As2S3 +HNO3 + H2O H3AsO4 + H2SO4 +NO,

marque a única afirmação verdadeira.

ELEMENTO QUÍMICO               NÚMERO ATÔMICO             MASSA  ATÔMICA

Representa uma reação de auto-oxirredução.
Indica uma reação de oxidorredução parcial.
Dois elementos sofrem oxidação e um elemento sofre redução.
Quando balanceada, a soma de seus coeficientes é 76.
b692985c-b8
UECE 2013 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Futuramente o titânio será mais utilizado na aviação, principalmente na construção de aviões supersônicos, por oferecer grandes vantagens, no que diz respeito a sua elevada temperatura de fusão (1670 ºC), visto que o atrito do ar contra as paredes metálicas tende a elevar a temperatura de todo o corpo das aeronaves. A obtenção do titânio pode ser representada pela equação não balanceada:

TiCl4(s) + Mg(s) → Ti(s) + MgCl2(s).

O número aproximado de átomos de magnésio consumidos quando 63,3 g de tetracloreto de titânio reagem totalmente é

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA:

ELEMENTO QUÍMICO                     NÚMERO ATÔMICO                       MASSA ATÔMICA

H                                                       1                                                     1,0

C                                                       6                                                   12,0

O                                                       8                                                   16,0

F                                                       9                                                    19,0

Na                                                    11                                                    23,0

Mg                                                    12                                                    24,3

Al                                                     13                                                    27,0

Si                                                     14                                                   28,1

S                                                     16                                                   32,0

Cl                                                     17                                                   35,5

Ti                                                      22                                                  47,9

Cr                                                      24                                                  52,0

Fe                                                     26                                                  56,0

Ni                                                      28                                                  58,7

Cd                                                      48                                                 112,4

Ra                                                      88                                                   226

U                                                       92                                                   238
8,02.1023 .
6,02.1023 .
4,01.1023 .
2,01.1023 .
2ade7fb6-b8
UECE 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Geralmente, em faxinas, usa-se ácido muriático, HCl, na limpeza de pisos de mármore, pois o ácido ataca o mármore, que é formado basicamente por CaCO3, de acordo com a equação: CaCO3(s) + 2HCl(aq) → CaCl2(s) + H2O(l) + CO2(g). Sabendo-se que nas CNTP o volume molar de gás carbônico é de 22,4 L, o volume aproximado, em litros, deste gás que se formará quando ocorrer reação de 25 g de mármore será

ELEMENTO       NÚMERO       MASSA ATÔMICA

5,6.
11,2.
22,4.
006d8d1c-b8
UECE 2015 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

O brometo de hidrogênio é um gás tóxico, causador de queimaduras, pneumonia química e edema pulmonar, mas é matéria prima para a fabricação de outros brometos de larga aplicação na indústria farmacêutica. Ele é obtido industrialmente através de uma reação de brometo de sódio com ácido fosfórico. Se em uma reação forem utilizados 1.750 g de ácido, cujo grau de pureza é 30% e a massa específica é 1,20 g/ml, o volume de ácido fosfórico a ser empregado será, aproximadamente,

ELEMENTO      NÚMERO      MASSA

1,32 L.
2,64 L.
4,86 L.
c67966e0-b8
UECE 2014 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess., Representação das transformações químicas

A combustão do sulfeto de zinco produz, entre outros materiais, o óxido de zinco, um composto químico de cor branca, pouco solúvel em água e utilizado como inibidor do crescimento de fungos em pinturas, e como pomada antisséptica na medicina.

É dada a equação não balanceada:
ZnS(s) + O2(g) ZnO(s) + SO2(g) e conhecem-se os valores do calor de combustão do zinco = -108,85 kcal/mol, e dos calores de formação do ZnS = - 44,04 kcal/mol, e do SO2 = - 71,00 kcal/mol. Com essas informações, pode-se afirmar corretamente que o calor de formação do óxido de zinco será, em kcal/mol, aproximadamente

ELEMENTO QUÍMICO          NÚMERO ATÔMICO       MASSA ATÔMICA

P                                               15                                           31,0

S                                               16                                           32,0

Cl                                               17                                           35,5

K                                               19                                           39,0

Ca                                               20                                          40,0

Mn                                              25                                           55,0

Co                                               27                                           58,9

Zn                                                30                                           65,4

Ge                                               32                                           72,6

As                                                33                                          75,0

Nb                                                41                                          93,0

Pb                                                82                                          208,0

- 83,56.
- 41,78.
- 62,67.
-167,12.
c6506cd5-b8
UECE 2014 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Representação das transformações químicas

A análise química é uma ferramenta de que produtores, técnicos e pesquisadores dispõem para avaliar a fertilidade do solo e, a partir da necessidade nutricional das culturas, recomendar a correção com calcário ou adubação. O nitrogênio, em solos tropicais, está praticamente ligado à matéria orgânica. O método para converter o N em sulfato de amônio é desenvolvido através de oxidação, com uma mistura de solução ácida de sulfatos de sódio e de cobre, preparada da seguinte forma: pesam-se 180 g de Na2SO4 que devem ser dissolvidos em aproximadamente 1 litro de água contida em balão aferido de 2 litros. Adicionam-se 18 g de CuSO4.5H2O e 600 mL de H2SO4 concentrado; em seguida, deixa-se esfriar e completa-se o volume.

Com relação aos dados dessa solução, assinale a afirmação correta.

ELEMENTO QUÍMICO          NÚMERO ATÔMICO       MASSA ATÔMICA

180 g de Na2SO4 correspondem a menos de 1,2 mols deste sulfato.
Os 600 mL de H2SO4 concentrado devem ser adicionados após o balão já conter 1 litro de água, porque a reação de hidratação do ácido sulfúrico é altamente exotérmica.
Os 18 g de CuSO4.5H2O são usados porque esse sulfato está em sua forma anidra.
Após a adição completa das 3 substâncias, para a solução atingir 2 litros, deve-se adicionar mais ácido sulfúrico até alcançar o menisco do balão.
e44bb9bf-b5
UECE 2010 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

O jornal Folha de São Paulo de 22/07/2003 noticiou que o Celobar, produto usado em contrastes radiológicos e ressonância magnética, “teria feito dez vítimas fatais em Goiás”. O laboratório Enila tentou transformar o carbonato de bário, uma substância utilizada em veneno para ratos, em sulfato de bário usando ácido sulfúrico. Equacione a reação acima mencionada e, após seu balanceamento, marque a afirmação verdadeira.

DADOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS NA QUESTÃO DE QUÍMICA

Constante Universal dos Gases Perfeitos: 0,082 atm.L/mol.K

Podemos afirmar, com absoluta certeza, que ao final da reação não há a possibilidade de impurezas no sistema.
A reação tem como um dos produtos o gás carbônico que é letal quando em contato com o organismo.
Trata-se de uma reação de deslocamento ou substituição.
A reação que produz 3,6 g de água utiliza 39,4 g de carbonato de bário.
0d4fb0fa-b8
UECE 2016 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

Usado como catalisador no processo Haber, como agente de contraste em ressonância magnética e em camada protetora de aço contra ferrugem, o óxido ferroso-férrico é obtido pela reação entre o ferro metálico e o vapor d’água que produz também hidrogênio molecular. Ao fazer reagir 840 g de ferro metálico, obtém-se um volume de hidrogênio medido a 127 °C e 5 atm de pressão correspondente a

87,46 L.
131,20 L.
57,06 L.
43,73 L.
61f8c5c5-b9
UECE 2019 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Na emergência da falta de oxigênio nos aviões, usam-se máscaras que utilizam um composto de potássio que reage com o gás carbônico liberado pelo passageiro e produz o oxigênio necessário para seu organismo. A reação desse processo é a seguinte:

KO2(s) + CO2(g) → K2CO3(s) + O2(g)

Ajustando-se à equação química, é correto afirmar que a quantidade de gás oxigênio produzido quando se usa 852g de superóxido de potássio é

288g.
580g.
328g.
423g.
61dd9b40-b9

No seu romance A Ilha Misteriosa, Júlio Verne (1828-1905), através de seus personagens, trata da produção de hidrogênio combustível a partir da água. Atualmente as pesquisas visam desenvolver métodos de produção e armazenamento seguro de hidrogênio, e geradores portáteis do gás já estão disponíveis para a comercialização. Um gerador portátil obtém hidrogênio a partir da reação de hidreto de cálcio com água produzindo também hidróxido de cálcio. O volume, em litros, de hidrogênio produzido a partir de 10,4 g de hidreto de cálcio é

11,09.
10,29.
8,48.
12,38.
61e78065-b9

Em seu livro Moléculas em Exposição, John Emsley refere-se ao cloreto de sódio afirmando que cada célula do corpo humano necessita de um pouco de sódio, e o sangue e os músculos precisam de grandes quantidades. Além dessa presença no organismo humano, o sal de cozinha também serve para preparar inúmeras substâncias, dentre as quais se encontram o cloro gasoso, o sódio, o hidróxido de sódio e o carbonato de sódio. O carbonato de sódio, utilizado na fabricação de vidros, na síntese de compostos inorgânicos e em detergentes, pode ser obtido pelas seguintes reações:

NaCl(aq) + NH3(g) + CO2(g) + H2O(l) -> NaHCO3(s) + NH4Cl(aq)2 NaHCO3(s) -> Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(l)

Sendo assim, é correto dizer que a massa de carbonato de sódio produzida a partir de 23,4 g de cloreto de sódio é

17,34 g.
23,43 g.
21,20 g.
18,20 g.
9e157729-b7
UECE 2012 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Representação das transformações químicas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Os atletas que participam das provas de 100 metros livres (em torno de 10 segundos), praticamente não produzem energia aeróbica, porque não dá tempo. A energia que eles usam vem do fosfato de creatina, uma substância armazenada em seus músculos. Em segundos, a creatina se transforma em trifosfato de adenosina (ATP) e com isso o atleta chega ao ápice de sua potência muscular. É a energia anaeróbica.
Sobre essas três substâncias, assinale a opção correta.

A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares.
Existe um carbono secundário na estrutura do Fosfato de Creatina.
Visualiza-se na estrutura do ATP o anel benzênico.
A massa molar do Fosfato de Creatina é de 197,00 g.mol-1 .
9e099bca-b7
UECE 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

Preocupado com a escassez de compostos nitrogenados, essenciais para a produção de alimentos, Fritz Harber (1868 -1934) criou o processo de produção de amônia. Neste procedimento, um volume de nitrogênio reage com três volumes de hidrogênio para formar dois volumes de amônia. A reação de síntese da amônia segue rigorosamente a lei de

Boyle-Mariotte.

Dalton.
Gay-Lussac.
Avogadro.
80005daf-b7

No período de 7 a 14 de dezembro de 2009, em Copenhague, foi realizada a 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15). O objetivo principal da Conferência foi discutir o que os países poderão fazer para conter o aumento da temperatura global provocada pelos gases de efeito estufa. O gás que mais contribui para o agravamento do efeito estufa é o CO2, quando liberado na atmosfera pela queima da gasolina, que provoca de um de seus componentes a seguinte reação:

C7H16(V) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v).

Faça o ajustamento dessa equação química e determine a quantidade de gás carbônico formado, em kg, para a queima de 100 kg de heptano.

Dados que podem ser utilizados na resolução da prova de química

Elemento      Número atômico          Massa atômica
                H                         1                                   1,0
                C                         6                                 12,0
                N                         7                                 14,0
                O                         8                                 16,0
                Na                      11                                23,0
                S                        16                                32,0
                Cl                       17                                35,5
                Mn                     25                                55,0
                Pb                      82                              207,0
7ff899fc-b7
UECE 2010 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Substâncias e suas propriedades, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

O composto químico tiossulfato de sódio pentahidratado, Na2S2O3.5H2O, é usado como tonalizante de cabelos. Ele gruda nos cabelos através da formação de ligações químicas com os fios (enxofre do composto com o enxofre dos fios de cabelo). Com respeito a esse composto pode-se afirmar corretamente que

Dados que podem ser utilizados na resolução da prova de química

Elemento      Número atômico          Massa atômica
                H                         1                                   1,0
                C                         6                                 12,0
                N                         7                                 14,0
                O                         8                                 16,0
                Na                      11                                23,0
                S                        16                                32,0
                Cl                       17                                35,5
                Mn                     25                                55,0
                Pb                      82                              207,0
Cinco mols correspondem a 1200g.
A ligação química enxofre-enxofre é iônica.
O prefixo tio indica a ligação química enxofre-enxofre.
O prefixo tio indica a substituição de um oxigênio por um enxofre, no caso: SO42– para S2O32– .
2e9fd5e8-af