Questõesde UNICENTRO sobre Equilíbrio Químico

1
1
1
Foram encontradas 19 questões
3fc954be-07
UNICENTRO 2015 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

A reação de obtenção do ácido clorídrico é representada a seguir.

H2(g) + Cℓ2(g) ↔ 2HCℓ(g)

Supondo que em um recipiente fechado de 2,00 L de capacidade encontram-se 8,00 g de H2, 71,00 g de Cℓ2 e 146,00 g de HCℓ, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor da constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc).

Dados: H = 1; Cℓ = 35,5

A
0,25
B
0,50
C
1,00
D
2,00
E
4,00
d824107c-ff
UNICENTRO 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O tratamento de piscinas inclui a cloração da água que pode ser feita com a utilização de Ca(OCl)2(s), NaOCl(aq), e mesmo Cl2(g).Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre reações químicas e equilíbrio iônico em soluções aquosas, pode-se afirmar:

A
O número total de elétrons do íon OCl é 25.
B
Os cloretos são sais que liberam o íons OCl- quando dissociados em água
C
O borbulhamento de Cl2(g) na água da piscina provoca imediata redução de pH.
D
A concentração de íons OCl, em solução, aumenta coma diminuição do pH da água da piscina.
d818bd13-ff
UNICENTRO 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

A água do mar, além de outros sais dissolvidos, contém cloreto de sódio e apresenta pH aproximadamente igual a 8.Com base nessa informação, pode-se afirmar que a água do mar

A
é uma solução molecular.
B
em concentração de OH(aq) igual a 1,0.106mol/l.
C
possui o mesmo pH de uma solução de cloreto de sódio puro.
D
apresenta-se incolor, quando em contato com solução de fenolftaleína.
d81be3d5-ff
UNICENTRO 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Em determinadas cidades, os Centros de Recursos Ambientais orientam para que não sejam lançados no meio ambiente efluentes líquidos com pH inferior a 5 ou superior a 9.A tabela apresenta as concentrações de H3O+(aq) ou OH(aq)nos efluentes industriais X, Y e Z. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre equilíbrio químico, estudo dos líquidos e química e ambiente, pode-se afirmar, em relação a esses efluentes, que

A
X e Y possuem pH compatível com as determinações dos Centros de Recursos Ambientais.
B
Y e Z possuem valores iguais de pH.
C
X passa a ter pH superior a 5 e inferior a 9, após adiçãode 1,0.104 mol de OH por litro.
D
Z não necessita de tratamento prévio para ajuste de pH antes de ser lançado no meio ambiente.
be26ca2d-ff
UNICENTRO 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Indique o valor do pH de uma solução 0,01 mol/L de HCl.

A
1,0
B
0,01
C
0,1
D
2,0
8c61da46-fd
UNICENTRO 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Em um recipiente fechado de 2 L de capacidade, encontram-se 10,8 g de H2O, 12 g de H2 e 9,6 g de O2 em equilíbrio e a 300ºC. Qual o valor da constante do equilíbrio em termos de pressão (Kp) desse sistema?
(Dados: Massas molares: H2O = 18g/mol; H2 = 2g/mol e O2 = 32g/mol; constante geral dos gases (0,082atm.L/mol.K).

2H2(g) + O2(g)→ 2H2O(v)

A
0,014 atm-1
B
0,0014 atm-1
C
0,14 atm-1
D
1,4 atm-1
E
0,00014 atm-1
4d27b427-ff
UNICENTRO 2019 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Um estudante de Engenharia Química pipeta 50mL de solução aquosa 0,02mol/L de ácido clorídrico e transfere para um balão volumétrico de 1000mL, ajustando-se para esse volume a solução final, usando água pura.


O pH da solução final é igual a

A
1
B
2
C
3
D
7
4d20865a-ff
UNICENTRO 2019 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O gás nitrogênio (N2) reage com o gás oxigênio (O2), conforme a reação a seguir:


Considere que a constante de equilíbrio da reação é igual a 16 e que as concentrações de equilíbrio de N2 e O2 são, respectivamente, 02mol/L e 02mol/L.


Baseado nos conhecimentos sobre sistemas reversíveis, o valor da concentração molar de NO é igual a

A
2
B
4
C
8
D
16
915be1b1-ff
UNICENTRO 2016 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Uma amostra de determinada marca de cerveja, após análise, apresentou 5% (V/V) de etanol e pH = 4,0.
A partir desses resultados, é possível concluir:

A
A concentração de H3O+ (aq) na bebida é 4,0mol/L−1 .
B
A acidez da cerveja é decorrência da ionização do etanol na bebida.
C
A ingestão de 500,0mL de cerveja corresponde à de 5,0.10−6 mol de H3O+ (aq).
D
O volume de 250,0mL de cerveja com teor alcoólico e 5% (V/V) é preparado adicionando-se 12,5mL de etanol anidro a 250,0mL dessa bebida.
91580ada-ff
UNICENTRO 2016 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Um balão de vidro fechado contém iodeto de hidrogênio, HI(g), em equilíbrio químico com hidrogênio, H2(g), e com iodo, I2(g), em determinada temperatura, de acordo com o sistema representado pela equação química

2HI(g) ⇌ H2(g) + I2(g) ΔH° = − 53kJ

Uma análise dessas informações permite afirmar:

A
A variação da pressão total do sistema não interfere no equilíbrio químico representado.
B
O valor numérico de Kp aumenta com o aumento da temperatura do sistema em equilíbrio.
C
O valor numérico da constante de equilíbrio Kp é diferente do valor numérico da constante de equilíbrio Kc.
D
A diminuição da temperatura do sistema provoca a diminuição da pressão parcial de hidrogênio e de iodo.
58661f1e-fd
UNICENTRO 2016 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

H2O(l) ⇌ H2O(v) ∆H° = 43,7kJ/mol


Em um recipiente aberto, a água evapora até o fim, na temperatura e pressão ambiente. Entretanto, quando o recipiente é fechado, as moléculas de água são impedidas de escapar, ocorrendo, então, um equilíbrio de evaporação entre água líquida e vapor, a 25o°C e 1,0atm.
Uma análise dessas informações permite corretamente concluir:

A
A diminuição de temperatura do sistema em equilíbrio promove o aumento da velocidade de escapamento de moléculas de água para a fase de vapor.
B
O rendimento de vapor de água é alterado com modificações na concentração de água do sistema em equilíbrio.
C
A partir do aumento de pressão sobre o sistema em equilíbrio, as moléculas de água absorvem calor e retornam à fase líquida.
D
A variação de entalpia permanece constante, quando a água atinge a mudança de estado físico, no equilíbrio de evaporação.
E
As moléculas de água, na fase de vapor, possuem energias cinéticas iguais.
58698734-fd
UNICENTRO 2016 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Enquanto os valores das concentrações de H+ (aq) e de OH (aq) indicam o caráter ácido e básico de soluções aquosas expressas por potências negativas, o pH e o pOH identificam a acidez e a basicidade, de determinado meio aquoso por números positivos, de forma mais prática.
Assim, a concentração hidrogeniônica do suco de laranja é, aproximadamente, 1,0.10−4 molL−1 , e o fluido gástrico apresenta pH igual a 2,0.
Levando-se em consideração essas informações sobre os critérios de acidez e basicamente, é correto afirmar:

A
A concentração de OH (aq) no fluido gástrico é zero.
B
O pOH do suco de laranja é igual, aproximadamente, a 10−4 .
C
O pH de uma solução aquosa de ácido cresce com o aumento da acidez.
D
A ingestão de suco de laranja em jejum causa aumento de acidez e do pH do fluido gástrico.
E
O pH igual a 4 indica que o suco de laranja possui acidez menor que o do fluido gástrico.
7dfb59ff-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

CH3COOH(aq) + H2O(l CH3COO (aq) + H+ (aq)


Equilíbrio iônico é o caso particular de equilíbrio químico em que aparecem íons. Os íons estão presentes em várias soluções aquosas encontradas na natureza e nos organismos dos seres vivos. Dos equilíbrios químicos iônicos em solução aquosa, um dos mais importantes é o que ocorre na ionização de ácidos e de bases. A concentração desses íons depende, entre outros fatores, do grau de ionização, α, e do valor da constante de ionização, Ka.


Desse modo, considerando-se uma solução de ácido acético 0,02 mol L−1 , cujo grau de ionização, α, é igual a 3%, em equilíbrio químico representado pela equação química, é correto afirmar:

A
O pH da solução de ácido acético é 3,0.
B
A concentração hidrogeniônica na solução de ácido acético é 0,02 mol L−1 .
C
A constante de ionização, Ka, para esse equilíbrio químico é 1,86.10−5 mol L−1 .
D
A concentração de íons acetato na solução de ácido acético é maior que a de íons H+ (aq).
E
O valor numérico da constante de ionização, Ka, indica que a concentração de ácido acético no equilíbrio é menor que as concentrações de íons H+ (aq) e de íons CH3COO (aq).
7df786c5-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

I. FeCO3(s) + CO2(g) + H2O(l)  ⇌ Fe2+(aq) + 2HCO-3 (aq)


II. 4Fe2+(aq) + 8HCO-3 (aq) + O2(aq)  2Fe2O3(s) + 8CO2(g) + 4H2O(l)

As propriedades curativas atribuídas à água de Itaparica da Reserva Venceslau, — nome dado em homenagem a um dos primeiros ecologistas da Ilha de Itaparica, — são consequências da presença de íons Fe2+(aq) dissolvidos. Esses íons são responsáveis pela formação de depósitos de Fe2O3(s), de cor marrom, em pisos e azulejos, de acordo com o sistema em equilíbrio I e a equação química II.


A partir dessas informações e dessas equações, é correto afirmar:

A
O Fe2+(aq) é reduzido ao formar depósitos de Fe2O3(s).
B
Os depósitos de cor marrom são removidas de pisos e de azulejos, pela ação da água com detergente neutro.
C

O aumento de concentração de íons HCO-3 (aq) na água de Itaparica ajuda a dissolução de FeCO3(s) e de Fe2O3(s).

D

A presença de íons HCO-3 (aq) e de oxigênio nas águas contendo íons Fe2+(aq) dissolvidos leva à formação de depósitos de cor marrom nos pisos e nos azulejos.

E

 A água, contendo CO2(g) dissolvido, ao entrar em contato com o depósito de FeCO3(s), oxida esse mineral a íons Fe2+ e a íons  HCO-3 (aq)

7de36ead-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.


Os óxidos de nitrogênio, NO(g) e NO2(g), são poluentes ambientais responsáveis pela formação de ozônio, O3(g), na baixa atmosfera, nos grandes centros urbanos. Em um determinado experimento realizado com esses gases, em recipiente fechado, a concentração de NO2(g), em função do tempo, apresentou o comportamento mostrado no gráfico.

Uma análise dessas informações e desse gráfico permite afirmar:

A
O NO2(g) participa como reagente no experimento.
B
A constante de equilíbrio, Keq, nesse experimento, é igual a zero.
C
A concentração de oxigênio aumenta progressivamente durante a formação de ozônio.
D
O equilíbrio químico é estabelecido quando as concentrações dos reagentes e dos produtos se tornam iguais.
E
A reação que ocorre entre o NO2(g) e o oxigênio, na baixa atmosfera, é representada pela equação química NO2(g) + O2(g) → N2O4.
02e66848-b0
UNICENTRO 2010 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O leite de vaca possui um pH levemente ácido de 6,6. Em caso de mastite, inflamação da glândula mamária causada por bactérias, o pH torna-se alcalino. Portanto, qual deve ser o valor do pH do leite de um animal com mastite?

A
pH = 6,6.
B
0 < pH < 6,6.
C
pH = 7,0.
D
7,0 < pH < 14.
E
6,6 < pH < 7,0.
ccd0576f-b0
UNICENTRO 2010 - Química - Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Química Orgânica, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

   Kb = 2,0x10-12

O indol tem odor semelhante à essência floral, quando bastante diluído em etanol, e odor muito forte, quando em solução etanólica concentrada.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o indol

A
é uma base forte apolar.
B
é um hidrocarbonato aromático.
C
reage com solução diluída de NaOH(aq).
D
possui odor, que é consequência da pressão de vapor, igual a zero, à temperatura de 25º C.
E

tem ácido conjugado formado a partir da reação com a água, representado pela fórmula   

ada7f162-09
UNICENTRO 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Imagem 007.jpg

Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que, em solução aquosa, têm a propriedade de mudar de cor, na presença de íons H+ (aq) ou íon OH- (aq) e identificar se uma solução aquosa é ácida ou básica, a exemplo de fenolftaleína e de tornassol, representados na tabela.
Considerando-se as informações do texto e os dados da tabela, é correto afirmar:

A
A solução incolor de vinagre torna-se avermelhada na presença de algumas gotas de fenolftaleína.
B
O leite de magnésia é a suspensão de cor branca que tinge de vermelho o papel de tornassol.
C
A solução aquosa de “sabão em pó”, após adição de fenolftaleína, fica róseo porque o pH desse sistema é menor que 7.
D
O papel de tornassol apresenta coloração azul quando em contato com uma solução obtida a partir da dissolução de bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), na água.
E
A análise de uma amostra de um refrigerante que, com a adição de fenolftaleína, permanece incolor indica que a concentração de íons H+ (aq), nesse líquido, é inferior a 1,0.10-7 mol.L-1 .
b03c366c-09
UNICENTRO 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Imagem 011.jpg

A produção industrial de metanol envolve a reação do monóxido de carbono com o hidrogênio, em determinadas condições, de acordo com o sistema em equilíbrio representado pela equação química.
Considerando-se essas informações e a equação química que representa o sistema em equilíbrio, é correto afirmar:

A
O aumento de pressão desse sistema em equilíbrio favorece a formação de metanol.
B
A constante de equilíbrio, Kc, é calculada pela expressão Imagem 013.jpg
C
A adição de hidrogênio ao sistema aumenta a concentração de monóxido de carbono.
D
O valor da constante de equilíbrio Kc é igual ao da constante de equilíbrio Kp.
E
A redução da temperatura do sistema não altera o equilíbrio representado.