Questõesde ENEM 2012 sobre Química

1
1
1
Foram encontradas 30 questões
18f6162e-4d
ENEM 2012 - Química - Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização., Representação das transformações químicas

Ácido muriático (ou ácido clorídrico comercial) é bastante utilizado na limpeza pesada de pisos para remoção de resíduos de cimento, por exemplo. Sua aplicação em resíduos contendo quantidades apreciáveis de CaCO3 resulta na liberação de um gás. Considerando a ampla utilização desse ácido por profissionais da área de limpeza, torna-se importante conhecer os produtos formados durante seu uso.


A fórmula do gás citado no texto e um teste que pode ser realizado para confirmar sua presença são, respectivamente:

A
CO2 e borbulhá-lo em solução de K Cℓ
B
CO2 e borbulhá-lo em solução de HNO3
C
H2 e borbulhá-lo em solução de NaOH
D
H2 e borbulhá-lo em solução de H2SO4
E
CO2 e borbulhá-lo em solução Ba(OH)2
18db686b-4d
ENEM 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

Pesquisadores conseguiram produzir grafita magnética por um processo inédito em forno com atmosfera controlada e em temperaturas elevadas. No forno são colocados grafita comercial em pó e óxido metálico, tal como CuO. Nessas condições, o óxido é reduzido e ocorre a oxidação da grafita, com a introdução de pequenos defeitos, dando origem à propriedade magnética do material.

VASCONCELOS, Y. Um ímã diferente. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).


Considerando o processo descrito com um rendimento de 100%, 8 g de CuO produzirão uma massa de CO2 igual a

Dados: Massa molar em g/mol: C = 12; O = 16; Cu = 64

A
2,2 g.
B
2,8 g.
C
3,7 g.
D
4,4 g.
E
5,5 g.
18ef1189-4d
ENEM 2012 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria.

Motores a combustão interna apresentam melhor rendimento quando podem ser adotadas taxas de compressão mais altas nas suas câmaras de combustão, sem que o combustível sofra ignição espontânea. Combustíveis com maiores índices de resistência à compressão, ou seja, maior octanagem, estão associados a compostos com cadeias carbônicas menores, com maior número de ramificações e com ramificações mais afastadas das extremidades da cadeia. Adota-se como valor padrão de 100% de octanagem o isômero do octano mais resistente à compressão.


Com base nas informações do texto, qual dentre os isômeros seguintes seria esse composto?

A
n-octano.
B
2,4-dimetil-hexano.
C
2-metil-heptano.
D
2,5-dimetil-hexano.
E
2,2,4-trimetilpentano.
18ec090e-4d
ENEM 2012 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição. Para preservar tais alimentos é necessário controlar a presença desses microrganismos. Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha (NaCℓ).


Nessa situação, o uso do sal de cozinha preserva os alimentos por agir sobre os microrganismos,

A
desidratando suas células.
B
inibindo sua síntese proteica.
C
inibindo sua respiração celular.
D
bloqueando sua divisão celular.
E
desnaturando seu material genético.
18e597fd-4d
ENEM 2012 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Para preparar uma massa básica de pão, deve-se misturar apenas farinha, água, sal e fermento. Parte do trabalho deixa-se para o fungo presente no fermento: ele utiliza amido e açúcares da farinha em reações químicas que resultam na produção de alguns outros compostos importantes no processo de crescimento da massa. Antes de assar, é importante que a massa seja deixada num recipiente por algumas horas para que o processo de fermentação ocorra.


Esse período de espera é importante para que a massa cresça, pois é quando ocorre a

A
reprodução do fungo na massa.
B
formação de dióxido de carbono.
C
liberação de energia pelos fungos.
D
transformação da água líquida em vapor d'água.
E
evaporação do álcool formado na decomposição dos açúcares.
18e23660-4d
ENEM 2012 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

A grafita é uma variedade alotrópica do carbono. Trata-se de um sólido preto, macio e escorregadio, que apresenta brilho característico e boa condutibilidade elétrica.


Considerando essas propriedades, a grafita tem potencial de aplicabilidade em:

A
Lubrificantes, condutores de eletricidade e cátodos de baterias alcalinas.
B
Ferramentas para riscar ou cortar materiais, lubrificantes e condutores de eletricidade.
C
Ferramentas para amolar ou polir materiais, brocas odontológicas e condutores de eletricidade.
D
Lubrificantes, brocas odontológicas, condutores de eletricidade, captadores de radicais livres e cátodos de baterias alcalinas.
E
Ferramentas para riscar ou cortar materiais, nanoestruturas capazes de transportar drogas com efeito radioterápico e cátodos de baterias alcalinas.
18ccacf0-4d
ENEM 2012 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano

Um dos métodos de produção de biodiesel envolve a transesterificação do óleo de soja utilizando metanol em meio básico (NaOH ou KOH), que precisa ser realizada na ausência de água. A figura mostra o esquema reacional da produção de biodiesel, em que R representa as diferentes cadeias hidrocarbônicas dos ésteres de ácidos graxos.



A ausência de água no meio reacional se faz necessária para

A
manter o meio reacional no estado sólido.
B
manter a elevada concentração do meio reacional.
C
manter constante o volume de óleo no meio reacional.
D
evitar a diminuição da temperatura da mistura reacional.
E
evitar a hidrólise dos ésteres no meio reacional e a formação de sabão.
18c94e3c-4d
ENEM 2012 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A fosfatidilserina é um fosfolipídio aniônico cuja interação com cálcio livre regula processos de transdução celular e vem sendo estudada no desenvolvimento de biossensores nanométricos. A figura representa a estrutura da fosfatidilserina:




Com base nas informações do texto, a natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo

Dado: número atômico do elemento cálcio: 20 

A
iônica somente com o grupo aniônico fosfato, já que o cálcio livre é um cátion monovalente.
B
iônica com o cátion amônio, porque o cálcio livre é representado como um ânion monovalente.
C
iônica com os grupos aniônicos fosfato e carboxila, porque o cálcio em sua forma livre é um cátion divalente.
D
covalente com qualquer dos grupos não carregados da fosfatidilserina, uma vez que estes podem doar elétrons ao cálcio livre para formar a ligação.
E
covalente com qualquer grupo catiônico da fosfatidilserina, visto que o cálcio na sua forma livre poderá compartilhar seus elétrons com tais grupos.
18b976da-4d
ENEM 2012 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

A usina termelétrica a carvão é um dos tipos de unidades geradoras de energia elétrica no Brasil. Essas usinas transformam a energia contida no combustível (carvão mineral) em energia elétrica.


Em que sequência ocorrem os processos para realizar essa transformação?

A
A usina transforma diretamente toda a energia química contida no carvão em energia elétrica, usando reações de fissão em uma célula combustível.
B
A usina queima o carvão, produzindo energia térmica, que é transformada em energia elétrica por dispositivos denominados transformadores.
C
A queima do carvão produz energia térmica, que é usada para transformar água em vapor. A energia contida no vapor é transformada em energia mecânica na turbina e, então, transformada em energia elétrica no gerador.
D
A queima do carvão produz energia térmica, que é transformada em energia potencial na torre da usina. Essa energia é então transformada em energia elétrica nas células eletrolíticas.
E
A queima do carvão produz energia térmica, que é usada para aquecer água, transformando-se novamente em energia química, quando a água é decomposta em hidrogênio e oxigênio, gerando energia elétrica.
18ac4ef0-4d
ENEM 2012 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Observe atentamente a charge.



Além do risco de acidentes, como o referenciado na charge, o principal problema enfrentado pelos países que dominam a tecnologia associada às usinas termonucleares é

A
a escassez de recursos minerais destinados à produção do combustível nuclear.
B
a produção dos equipamentos relacionados às diversas etapas do ciclo nuclear.
C
o destino final dos subprodutos das fissões ocorridas no núcleo do reator.
D
a formação de recursos humanos voltados para o trabalho nas usinas.
E
o rigoroso controle da Agência Internacional de Energia Atômica.
189fb378-4d
ENEM 2012 - Química - Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Com o aumento da demanda por alimentos e a abertura de novas fronteiras agrícolas no Brasil, fazse cada vez mais necessária a correção da acidez e a fertilização do solo para determinados cultivos. No intuito de diminuir a acidez do solo de sua plantação (aumentar o pH), um fazendeiro foi a uma loja especializada para comprar conhecidos insumos agrícolas, indicados para essa correção. Ao chegar à loja, ele foi informado que esses produtos estavam em falta. Como só havia disponíveis alguns tipos de sais, o fazendeiro consultou um engenheiro agrônomo procurando saber qual comprar.


O engenheiro, após verificar as propriedades desses sais, indicou ao fazendeiro o

A
KCℓ
B
CaCO3
C
NH4Cℓ
D
Na2SO4
E
Ba(NO3)2
188f2579-4d
ENEM 2012 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Diversos estudos têm sido desenvolvidos para encontrar soluções que minimizem o impacto ambiental de eventuais vazamentos em poços de petróleo, que liberam hidrocarbonetos potencialmente contaminantes. Alguns microrganismos podem ser usados como agentes de biorremediação nesses casos.


Os microrganismos adequados a essa solução devem apresentar a capacidade de

A
excretar hidrocarbonetos solúveis.
B
estabilizar quimicamente os hidrocarbonetos.
C
utilizar hidrocarbonetos em seu metabolismo.
D
diminuir a degradação abiótica de hidrocarbonetos.
E
transferir hidrocarbonetos para niveis tróficos superiores.
188487d1-4d
ENEM 2012 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O quadro apresenta o teor de cafeína em diferentes bebidas comumente consumidas pela população.



Da análise do quadro conclui-se que o menor teor de cafeína por unidade de volume está presente no

A
café expresso.
B
café filtrado.
C
chá preto.
D
refrigerante de cola.
E
chocolate quente.
189902c9-4d
ENEM 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização., Representação das transformações químicas

O polímero PET (tereftalato de polietileno), material presente em diversas embalagens descartáveis, pode levar centenas de anos para ser degradado e seu processo de reciclagem requer um grande aporte energético. Nesse contexto, uma técnica que visa baratear o processo foi implementada recentemente. Trata-se do aquecimento de uma mistura de plásticos em um reator, a 700 °C e 34 atm, que promove a quebra das ligações químicas entre átomos de hidrogênio e carbono na cadeia do polímero, produzindo gás hidrogênio e compostos de carbono que podem ser transformados em microesferas para serem usadas em tintas, lubrificantes, pneus, dentre outros produtos.



Considerando o processo de reciclagem do PET, para tratar 1 000 g desse polímero, com rendimento de 100%, o volume de gás hidrogênio liberado, nas condições apresentadas, encontra-se no intervalo entre

Dados: Constante dos gases R = 0,082 L atm/mol K; Massa molar do monômero do PET = 192 g/mol; Equação de estado dos gases ideais: PV = nRT

A
0 e 20 litros.
B
20 e 40 litros.
C
40 e 60 litros.
D
60 e 80 litros.
E
80 e 100 litros.
187a9dc2-4d
ENEM 2012 - Química - Química Orgânica, Polímeros - Plásticos e Borrachas

O senso comum nos diz que os polímeros orgânicos (plásticos) em geral são isolantes elétricos. Entretanto, os polímeros condutores são materiais orgânicos que conduzem eletricidade. O que faz estes polímeros diferentes é a presença das ligações covalentes duplas conjugadas com ligações simples, ao longo de toda a cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Isso permite que um átomo de carbono desfaça a ligação dupla com um vizinho e refaça-a com outro. Assim, a carga elétrica desloca-se dentro do material.

FRANCISCO, R. H. P. Polímeros condutores. Revista Eletrônica de Ciências, n. 4, fev. 2002. Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).


De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?

A


B


C


D


E


18713e2b-4d
ENEM 2012 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano

A produção de biocombustíveis é resultado direto do fomento a pesquisas científicas em biotecnologia que ocorreu no Brasil nas últimas décadas. A escolha do vegetal a ser usado considera, entre outros aspectos, a produtividade da matéria-prima em termos de rendimento e custos associados. O etanol é produzido a partir da fermentação de carboidratos e quanto mais simples a molécula de glicídio, mais eficiente é o processo.

Etanol de quê? Revista Pesquisa Fapesp, 28 nov. 2007 (adaptado).


O vegetal que apresenta maior eficiência no processo da produção do etanol é

A
o milho, pois apresenta sementes com alto teor de amido.
B
a mandioca, pois apresenta raízes com alto teor de celulose.
C
a soja, pois apresenta sementes com alto teor de glicogênio.
D
o feijão, pois apresenta sementes com alto teor de quitina.
E
a cana-de-açúcar, pois apresenta colmos com alto teor de sacarose.
401d2d22-bf
ENEM 2012 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:

Imagem 047.jpg

A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida.

A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é

A
substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.
B
servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.
C
reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atacam o ozônio.
D
impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O).
E
destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage como oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.
a95fcba8-bf
ENEM 2012 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

O armazenamento de certas vitaminas no organismo apresenta grande dependência de sua solubilidade. Por exemplo, vitaminas hidrossolúveis devem ser incluídas na dieta diária, enquanto vitaminas lipossolúveis são armazenadas em quantidades suficientes para evitar doenças causadas pela sua carência. A seguir são apresentadas as estruturas químicas de cinco vitaminas necessárias ao organismo.

imagem-retificada-questao-089.jpg

Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é

A
I.
B
II.
C
III.
D
IV.
E
V.
a6c14ddc-bf
ENEM 2012 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

O boato de que os lacres das latas de alumínio teriam um alto valor comercial levou muitas pessoas a juntarem esse material na expectativa de ganhar dinheiro com sua venda. As empresas fabricantes de alumínio esclarecem que isso não passa de uma “lenda urbana”, pois ao retirar o anel da lata, dificulta-se a reciclagem do alumínio. Como a liga do qual é feito o anel contém alto teor de magnésio, se ele não estiver junto com a lata, fica mais fácil ocorrer a oxidação do alumínio no forno. A tabela apresenta as semirreações e os valores de potencial padrão de redução de alguns metais:

imagem-retificada-questao-088.jpg

Com base no texto e na tabela, que metais poderiam entrar na composição do anel das latas com a mesma função do magnésio, ou seja, proteger o alumínio da oxidação nos fornos e não deixar diminuir o rendimento da sua reciclagem?

A
Somente o lítio, pois ele possui o menor potencial de redução.
B
Somente o cobre, pois ele possui o maior potencial de redução.
C
Somente o potássio, pois ele possui potencial de redução mais próximo do magnésio.
D
Somente o cobre e o zinco, pois eles sofrem oxidação mais facilmente que o alumínio.
E
Somente o lítio e o potássio, pois seus potenciais de redução são menores do que o do alumínio.
96af6c13-bf
ENEM 2012 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Energias Químicas no Cotidiano, Transformações Químicas e Energia

imagem-retificada-questao-070.jpg

A decisão tomada pela companhia é equivocada, pois

A
o material é incapaz de acumular radiação, não se tornando radioativo por ter sido irradiado.
B
a utilização de uma embalagem é suficiente para bloquear a radiação emitida pelo material.
C
a contaminação radioativa do material não se prolifera da mesma forma que as infecções por microrganismos.
D
o material irradiado emite radiação de intensidade abaixo daquela que ofereceria risco à saúde.
E
o intervalo de tempo após a esterilização é suficiente para que o material não emita mais radiação.