Questõessobre Uso das reticências

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IF-PE 2019 - Português - Uso das reticências, Pontuação

Observe o uso das reticências no TEXTO 3 e indique o sentido que expressam.

JÚLIA. Hoje eu achei um pacotinho de rufles no chão aq da floresta da tijuca, com a validade de 19/10/1998, sendo que o pacote tava totalmente intacto... pra vcs verem né. Rio de Janeiro, 1 mar. 2019. Twitter: @darkwside. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2019. 

A
Prolongam a reflexão lançada pela autora.
B
Indicam hesitação ou dúvida.
C
Sugerem quebra de expectativa.
D
Interrompem o diálogo entre os interlocutores.
E
Apontam para uma ação que ainda não foi finalizada.
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UECE 2018 - Português - Uso das reticências, Pontuação

Segundo a gramática normativa, as reticências marcam, no texto escrito, uma pausa ou suspensão no enunciado. No trecho “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem” (linhas 16-17), o propósito do uso das reticências é

I. indicar omissão de uma ideia que não se quer revelar;
II. realçar as hesitações do enunciador;
III. deixar o sentido do enunciado em aberto, permitindo, assim, uma interpretação pessoal do leitor;
IV. mostrar a incapacidade do autor em concluir a ideia a ser expressa.

Estão corretas as complementações contidas em

 

 

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida

moderna. Disponível em:

http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luis-fernando-verissimo. Acesso: 22.06.2018.

A
I, II, III e IV.
B
III e IV apenas.
C
I, II e IV apenas.
D
I, II e III apenas.
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UEMG 2019 - Português - Uso das reticências, Pontuação

(Folha de São Paulo, Ilustrada, E9, 2 ago. 2007.)


No primeiro quadro, o uso de reticências indica

A
a criação de um efeito de suspense pela utilização de “revelador”.
B
a falta de palavras da personagem para descrever o que queria.
C
a opção do cartunista, podendo ser alterado, sem mudar o sentido.
D
a seqüência de um pensamento não concluído pela personagem.
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UDESC 2018 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Artigos, Pronomes demonstrativos, Substantivos, Análise sintática, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Coesão e coerência, Sintaxe, Pontuação, Morfologia, Morfologia - Pronomes

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Manuel Bandeira, e ao Texto 1.

I. Nos versos “Será a idade que pareces” (verso 2) e “Tivesses a que tivesses” (verso 3) a palavra destacada, em relação à morfossintaxe, classifica-se em artigo/adjunto adnominal e pronome demonstrativo/objeto direto, sequencialmente.

II. No verso “Que exíguo o teu talhe! E penso” (verso 5) se as palavras destacadas forem substituídas, respectivamente, por pequeno e porte o sentido e a coerência, no texto, são mantidos.

III. O sinal de pontuação de reticências nos versos “Dão os dois uma mancheia...” (verso 10) e “Faz cinza de desenganos...” (verso 12) é usado para reforçar o sentido dos termos assinalados.

IV. O poema é marcado por elementos linguísticos como, reticências e interrogação, ponto de exclamação, dois pontos, vocativo, para configurar a função que o autor deseja: registrar a emoção, a expressividade por meio da expressão oral.

V. Nos versos “Que idade tens, Colombina” (verso 1) e “Perdão, perdão, Colombina” (verso 33) a palavra destacada, em relação à morfologia, é substantivo próprio nos dois versos e, quanto à sintaxe, no verso 1 é vocativo e no verso 33, sujeito.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
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FAINOR 2019 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Com base no conteúdo do texto, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.

( )As reticências e as breves respostas refletem a recusa do adulto em participar da conversa, em face de um objetivo definido.
( )A personagem Ronaldo, citada por Paulinho, acredita que a Terra é redonda porque observa as evidências.
( )Há um momento na conversa em que o interlocutor adulto não interpreta corretamente a intenção da pergunta da criança.
( )Segundo Pedrinho, só quem viajou tem provas evidentes de que a Terra é redonda.

A alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo, é a:

                                                            Come, meu filho

                                        

                                            

A
V - V - F - F
B
V - F - F - V
C
V - V - V - V
D
V - F - V - V
E
V - V - F - V
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ULBRA 2011 - Português - Uso das reticências, Pontuação

Na linha 8 (em ... roupas), as reticências foram utilizadas como um recurso retórico. Qual o efeito de sentido alcançado com esse recurso?

a questão está baseada no texto Ah, como gastam, escrito por Carolina Araújo para a Folha de São Paulo, no dia 27 de julho de 2008


A
Suspense. 
B
Mudança abrupta de raciocínio.
C
Falta de sentido lógico. 
D
Certeza.
E
Insistência. 
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UEFS 2010 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Adjetivos, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Pontuação, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre os elementos linguísticos que compõem a tira, está correto o que se afirma em


A
A forma verbal “fico pensando” exemplifica uma ação hipotética.
B
O termo “que aconteceria” constitui uma marca linguística da oralidade e corresponde, na norma culta, a que teria acontecido.
C
O elemento linguístico “garboso”, na primeira ocorrência, está substantivado, enquanto, na segunda, está adjetivando um nome.
D
O uso das reticências marcam, nas falas, o corte da frase de uma personagem pela interferência da outra.
E
As falas expostas na tira não apresentam marcas linguísticas de tempo.
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Esamc 2013 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Análise sintática, Coesão e coerência, Sintaxe, Pontuação

“Se pedissem pra ele matar, ele matava roubava, trabalhava grátis, tomado dum sublime desejo de fraternidade, todos os seres juntos, todos bons...”. No trecho acima, o desejo de fraternidade do personagem 35 é amplificado pelo uso

Texto para a questão.


    No grande dia Primeiro de Maio, não eram bem seis horas e já o 35 pulara da cama, afobado. Estava bem disposto, até alegre, ele bem afirmara aos companheiros da Estação da Luz que queria celebrar e havia de celebrar.

    Os outros carregadores mais idosos meio que tinham caçoado do bobo, viesse trabalhar que era melhor, trabalho deles não tinha feriado. Mas o 35 retrucava com altivez que não carregava mala de ninguém, havia de celebrar o dia deles. E agora tinha o grande dia pela frente.

[...]

    Abriu o jornal. Havia logo um artigo muito bonito, bem pequeno, falando na nobreza do trabalho, nos operários que eram também os “operários da nação”, é isso mesmo. O 35 se orgulhou todo comovido. Se pedissem pra ele matar, ele matava roubava, trabalhava grátis, tomado dum sublime desejo de fraternidade, todos os seres juntos, todos bons... Depois vinham as notícias. Se esperavam “grandes motins” em Paris, deu uma raiva tal no 35. E ele ficou todo fremente, quase sem respirar, desejando “motins” (devia ser turumbamba) na sua desmesurada força física, ah, as ruças de algum... polícia? polícia. Pelo menos os safados dos polícias.

    Pois estava escrito em cima do jornal: em São Paulo a Polícia proibira comícios na rua e passeatas, embora se falasse vagamente em motins de tarde no Largo da Sé. Mas a polícia já tomara todas as providências, até metralhadoras, estavam em cima do jornal, nos arranha-céus, escondidas, o 35 sentiu um frio. O sol brilhante queimava, banco na sombra? Mas não tinha, que a Prefeitura, pra evitar safadez dos namorados, punha os bancos só bem no sol. E ainda por cima era aquela imensidade de guardas e polícias vigiando que nem bem a gente punha a mão no pescocinho dela, trilo. Mas a Polícia permitiria a grande reunião proletária, com discurso do ilustre Secretário do Trabalho, no magnífico pátio interno do Palácio das Indústrias, lugar fechado! A sensação foi claramente péssima. Não era medo, mas por que que a gente havia de ficar encurralado assim! é! E pra eles depois poderem cair em cima da gente, (palavrão)! Não vou! não sou besta! Quer dizer: vou sim! desaforo! (palavrão), socos, uma visão tumultuaria, rolando no chão, se machucava mas não fazia mal, saíam todos enfurecidos do Palácio das Indústrias, pegavam fogo no Palácio das Indústrias, não! a indústria é a gente, “operários da nação” pegavam fogo na igreja de São Bento mais próxima que era tão linda por “drento”, mas pra que pegar fogo em nada!

(Mário de Andrade. “Primeiro de Maio” in Contos novos)

A
das reticências (“bons...”), questionando a sinceridade e autenticidade do desejo de união com outros trabalhadores de personalidades diferentes.
B
da aliteração (“matava”, “roubava”, “trabalhava”), atribuindo à prosa um valor sentimental típico da linguagem poética.
C
da oração subordinada adverbial consecutiva (“se pedissem pra ele matar”), conferindo ao período valor formal comparável ao sentimento do personagem.
D
de ironia (“trabalhava grátis”), sugerindo que os sentimentos do personagem eram ambíguos e, por isso, mais intensos que o dos demais carregadores.
E
da gradação (“matava”, “roubava”, “trabalhava grátis”), confirmando que o personagem seria capaz de qualquer ação para alcançar o desejo almejado.
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UEFS 2010, UEFS 2010, UEFS 2010 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Adjetivos, Substantivos, Pontuação, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre os elementos linguísticos que compõem a tira, está correto o que se afirma em


BROWNE, Chris. Hagar. A Tarde, Salvador, 9 jun. 2010. Tiras, p. 8

A
A forma verbal “fico pensando” exemplifica uma ação hipotética. B) O termo “que aconteceria” constitui uma marca linguística da oralidade e corresponde, na norma culta, a que teria acontecido. C) O elemento linguístico “garboso”, na primeira ocorrência, está substantivado, enquanto, na segunda, está adjetivando um nome.
B
O termo “que aconteceria” constitui uma marca linguística da oralidade e corresponde, na norma culta, a que teria acontecido.
C
O elemento linguístico “garboso”, na primeira ocorrência, está substantivado, enquanto, na segunda, está adjetivando um nome.
D
O uso das reticências marcam, nas falas, o corte da frase de uma personagem pela interferência da outra.
E
As falas expostas na tira não apresentam marcas linguísticas de tempo.
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UFRN 2011 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Observando os elementos estilístico-formais do poema, que se configura como um soneto, é correto afirmar que


A
a terceira estrofe, por ser terminada em reticências, sugere o tom indignado do poema.
B
a construção baseada em oposições entre o corpo e a alma reflete o aspecto ambíguo do menino morto.
C
a última estrofe traz uma conclusão que permite relacionar o par corpo-coração à oposição cantinho agreste-vale ameno.
D
a grande variedade de sinais de pontuação imprime ao poema um caráter de modernidade.
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UDESC 2016 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Quarenta dias, Maria Valéria Rezende, e ao Texto 1.


A
Da leitura da estrutura “Esses já não eram propriamente caminhos, eram sucessivos buracos, frestas, rachaduras na superfície da cidade pelas quais eu ia passando de mundo em mundo” (linhas 5 a 7), infere-se uma paráfrase de a Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, cuja protagonista também viveu inusitados encontros e grandes descobertas por tocas e pequenas brechas.
B
A leitura do período “eu ia passando de mundo em mundo” (linhas 6 e 7) leva o leitor a inferir que a personagem/narradora refere-se às favelas as quais ela percorreu durante a incessante busca por Cícero Araújo.
C
Nos sintagmas “senti...” (linha 2) e “ou era vagar por mundo nenhum...” (linha 7) os sinais de pontuação de reticências são usados para transmitir sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitação, dúvida, surpresa, suspense, tristeza, ironia.
D
Gradação consiste em organizar uma sequência de palavras ou frases no sentido de intensificar progressivamente uma determinada ideia dentro de uma mesma ideia. Na gradação, a sequência de palavras pode ir se amenizando ou ir se exagerando. Assim na estrutura linguística “eram sucessivos buracos, frestas, rachaduras” (linhas 5 e 6) há gradação.
E
Embora a obra Quarenta dias esteja inserida na contemporaneidade, a fuga da realidade da personagem/narradora, buscando compreender diversos aspectos da alma humana, é narrada com uma linguagem expressiva, imprecisa e vaga, assim o romance também pontua características da escola Simbolista.
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UDESC 2017 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Análise sintática, Sintaxe, Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Analise as proposições em relação à obra Valsa nº 6, Nelson Rodrigues, e ao Texto 5.

I. Na estrutura “Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar...” (linha 1),o emprego do sinal de reticência sugere medo, apreensão, suspense.
II. Da leitura da obra, infere-se que o elemento integrador entre os dois atos da peça é a Valsa nº 6, cuja execução varia conforme o estado emocional da personagem Sônia.
III. Da leitura de “Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte” (linha 22), infere-se que a personagem Sônia, por meio da memória, busca a reconstituição dos fatos e da sua identidade.
IV. As expressões destacadas em “Meu Deus, como era mesmo o meu rosto” (linha 24) e “Minha senhora, esqueci meu rosto (linha 26) têm a função sintática de vocativo nas duas estruturas.
V. No período “Vejo restos de memória, boiando num rio” (linha 14), a palavra destacada representa, para Sônia, momentos de lucidez da sua infância.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
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ENEM 2016 - Português - Uso das reticências, Pontuação

L.J.C.

— 5 tiros?

— É.

— Brincando de pegador?

— É. O PM pensou que...

— Hoje?

— Cedinho. COELHO, M. In: FREIRE, M. (Org). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar

A
uma fala hesitante.
B
uma informação implícita.
C
uma situação incoerente.
D
a eliminação de uma ideia.
E
a interrupção de uma ação.
00a16e81-39
PUC - PR 2014 - Português - Interpretação de Textos, Uso das reticências, Intertextualidade, Tipologia Textual, Coesão e coerência, Pontuação

No texto, os parênteses contendo reticências estão indicando que um segmento foi suprimido. Analise as frases das alternativas para verificar qual delas contém o segmento que se encaixa no texto e assinale a alternativa CORRETA.

Onde começa o pensamento?
É possível “esvaziar a mente”?

R: Antes de tudo, precisamos entender que o pensamento é uma percepção do nosso consciente. Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. (...) Essa transmissão de informações consiste na atividade mental, que pode ser considerada uma manifestação física dos nossos pensamentos. Tudo acontece em um curto espaço de tempo. Estima-se que demorem 300 milissegundos antes de o pensamento se tornar consciente. “Não é possível esvaziar a mente, mas práticas como meditação podem auxiliar a concentração e o gerenciamento das nossas ideias”, diz o médico Fernando Gomes Pinto, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Isso porque, quando alguém medita, a atividade de algumas regiões do cérebro se torna mais acelerada, como: hipocampo (memória), córtex cingulado anterior (concentração), córtex pré-frontal (coordenação motora) e amídalas cerebelosas (emoções).

Fonte: Galileu, nº 276, p. 18, julho/2014.
A
O pensamento é composto por neurônios que se comunicam por sinapses elétricas ou químicas.
B
A rede neural é formada por neurônios, as células cerebrais.
C
Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam entre si por sinapses elétricas ou químicas.
D
Nessa rede, a atividade mental dos neurônios dá início ao nosso pensamento.
E
As emoções também não são tangíveis, palpáveis.
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UFT 2010 - Português - Uso das reticências, Emprego do hífen, Ortografia, Travessão, Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paraxítonas, Oxítonas e Hiatos, Pontuação

Com base no texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:

Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 03.

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A
Acentuação é o modo de proferir um som ou grupo de sons com mais relevo do que outros. Em 'pacientemente’, a sílaba '-en-‘ possui acento de intensidade menos forte que o da sílaba ‘-men-‘, e se ouve mais distintamente do que as átonas existentes na palavra. Dizemos que a sílaba '-men-‘ contém o acento principal e '-en-‘ o acento secundário da palavra.
B
As reticências presentes nas linhas 6 e 16 não denotam interrupção ou incompletude do pensamento, pois são usadas para dar realce às palavras subsequentes.
C
Por indicar uma enumeração inconclusa, as reticências podem ser substituídas por etc.
D
Os travessões utilizados nas linhas 6, 7 e 8 dão realce a uma conclusão.
E
Os hífens presentes nas linhas 13 e 25 unem pronomes átonos a verbos.
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UERJ 2012 - Português - Interpretação de Textos, Flexão verbal de pessoa (1ª, 2ª, 3ª pessoa), Uso das reticências, Morfologia - Verbos, Pontuação

Ao formular sua crítica, o personagem demonstra certo distanciamento em relação à arte moderna. Uma marca linguística que expressa esse distanciamento é o uso de:

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A
terceira pessoa
B
frase declarativa
C
reticências ao final
D
descrição do objeto