Questõesde PUC - SP 2015 sobre Português

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Foram encontradas 31 questões
c06b7bb6-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Para tratar da concepção de liberdade, Nadja Hermann retoma Stuart Mill para afirmar que



A
o livre arbítrio só não leva em conta a tolerância religiosa para exercer com legitimidade a liberdade dos indivíduos.
B
a liberdade de opinião e crença baseia-se em ideais cujo maior propósito é exercer legitimamente o poder sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra sua vontade.
C
a autonomia e a independência do indivíduo implicam renúncia a assuntos de ordem prática ou especulativa e até mesmo assuntos de natureza científica, moral ou teológica.
D
a liberdade abrange ampla e total autonomia tanto de opinião como de sentimento em assuntos das mais diversas ordens.
c0651a0b-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Indique o princípio de Stuart Mill do qual tanto Hélio Schwartsman como Nadja Hermann se valem para sustentar suas ideias.



A
Tolerância religiosa e importância do pluralismo, da liberdade de opinião e crença, com base na coerção do indivíduo.
B
A legitimidade de o Estado operar de modo ativo “para promover a coesão social, mesmo que, para isso, force o indivíduo a conformar-se ao 'statu quo'”.
C
O autoritarismo inerente a “sociedades que colocam os interesses coletivos acima dos individuais tendem a apresentar menores índices de violência interpessoal e menos desigualdade”.
D
“Sobre si mesmo, seu corpo e sua mente, o indivíduo é soberano.”
c05e8532-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Parênteses, Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Os parênteses empregados por Nadja Hermann, de acordo com a ordem em que aparecem do texto, têm a função de


A
assinalar o período em que Mill viveu e a fonte de onde foi retirada a citação.
B
discriminar a citação e a época em que o filósofo nasceu e morreu.
C
discernir quando e onde nasceu Stuart Mill.
D
indicar informações irrelevantes para um texto acadêmico.
c05236ca-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No último parágrafo do texto Da soberania do indivíduo, o autor emprega a expressão corrente “trocando em miúdos”, cujo significado é


A
confrontar detalhadamente.
B
explicar minuciosamente.
C
limitar rapidamente.
D
trocar ligeiramente.
c05a5879-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto


Em relação aos dois textos, é correto afirmar que


A
o texto de Hélio Schwartsman e o de Nadja Hermann circulam em situações comunicativas idênticas, por isso os leitores de ambos são exatamente os mesmos.
B
ambos circulam em contextos diferentes, mas têm o mesmo propósito comunicativo por serem textos de entretenimento.
C
ambos são artigos, mas apresentam diferenças em função do contexto de produção: o primeiro é artigo de opinião; o segundo, artigo científico.
D
o texto de Schwartsman cita Stuart Mill para referendar o que defende, e o de Hermann faz uma citação direta também de Mill para contestar a soberania do indivíduo sobre si mesmo.
c035e594-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Uso das aspas, Pontuação

No texto de Hélio Schwartsman, as aspas sinalizam, respectivamente,


A
palavra estrangeira e dito popular.
B
expressão latina e citação direta de autor.
C
palavra em latim e conceito de uma regra social.
D
palavra em sentido figurado e provérbio.
c03b62e8-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considere a ordem em que são empregados os pronomes demonstrativos evidenciados no texto de Hélio Schwartsman e aponte a que se referem.


A
conjunto de leis sobre costumes de um Estado moderno que tem de ser constantemente guiado pela inspiração liberal; legitimidade de o Estado operar de forma ativa em prol da coesão social.
B
composição de leis que deliberam sobre práticas do Estado moderno; visão conservadora que considera ilegítima a forma de promover a coesão social.
C
legislação sobre comportamento de um Estado moderno cujas bases são conservadoras; visão liberal que considera legítimo o Estado trabalhar ativamente para a coesão social.
D
rol de leis de natureza liberal que o Estado moderno pretende promover para contestar a inspiração conservadora; legitimidade de o Estado trabalhar ativamente para promover a coesão social.
c021e8fd-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No primeiro parágrafo do texto de Hélio Schwartsman, as duas visões de mundo às quais o autor se refere são


A
a progressista e a liberal.
B
a qualitativa e a quantitativa.
C
a dos missivistas e a dos progressistas.
D
a liberal e a conservadora.
c02d1aa1-1c
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Conjunções: Relação de causa e consequência, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Ainda no primeiro parágrafo, ao justificar seu ponto de vista sobre as diferenças das visões de mundo, o autor estabelece uma relação de


A
concessão.
B
causa.
C
inclusão.
D
dúvida.
3e2d14ec-34
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Os ombros suportam o mundo

Chega um tempo em que não se diz mais: meu
Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
Mas na sombra teus olhos resplandecem
enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
E ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos
edifícios
Provam apenas que a vida prossegue
E nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
Prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

O poema acima integra a obra Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Considerando-o como um todo, NÃO é correto afirmar que é um poema

A
político e existencial de grande intensidade, representante da poesia social de Drummond.
B
isento de ênfases negativas, visto que reconhece a necessidade de perceber que a vida é uma ordem, sem mistificação.
C
questionador da relação conflituosa entre o indivíduo e o mundo, numa perspectiva antirromântica, chamando a vida que há por se fazer.
D
com linguagem coloquial e imagens diretas altamente expressivas, o que carrega ainda mais o poema de grande tensão poética.
E
que mostra a vida sem ilusões vãs, com sobriedade, clareza e desencanto irônico, amargo, embora não resignado.
3e27a870-34
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Vidas Secas, novela de Graciliano Ramos, apesar de ser uma obra sobre a natureza inóspita e a miséria do nordeste, apresenta um texto marcadamente estético e lírico, que alcança os limites da poesia. Assim, indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta trecho com linguagem cuja função é dominantemente poética.

A
Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.
B
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.
C
Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo para cima, olhando as estrelas, que vinham nascendo. O poente cobria-se de cirros – e uma alegria doida enchia o coração de Fabiano.
D
Deu-se aquilo porque Sinha Vitória não conversou um instante com o menino mais velho. Ele nunca tinha ouvido falar em inferno. Estranhando a linguagem de Sinha Terta, pediu informações. Sinha Vitória, distraída, aludiu vagamente a certo lugar ruim demais e, como o filho exigisse uma descrição, encolheu os ombros.
E
– Fabiano, meu filho, tem coragem. Tem vergonha, Fabiano. Mata o soldado amarelo. Os soldados amarelos são uns desgraçados que precisam morrer. Mata o soldado amarelo e os que mandam nele.
3e2252f5-34
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Rolos de chamas envoltas em denso bulcão de fumo
subiam aos ares.
A casa das Palmas e suas dependências, vistas de
longe, pareciam submersas em um turbilhão de fogo,
que surgia das entranhas da terra, e convolvia-se pelo
negrume do espaço.
Açoitada pelo vento, a labareda estorcendo-se e
rabiando, rugia de sanha; ou sufocada um instante
pelas abóbodas de fumaça e pelas camadas de
palhiço, troava como um canhão, arrojando-se às
nuvens.
De instante a instante ouvia-se uma descarga de
fuzilaria, correndo ao longo daquela faixa incendiada
que figurava a ala de um exército em renhida batalha.
Eram os gomos das canas, que estalavam ao intenso
calor do fogo.
Com os sibilos da labareda enroscada no ar,
confundiam-se os silvos das cascavéis e jararacas
que, surpreendidas pelo incêndio, arremessavam-se
furiosas contra o fogo e rompiam estortegando pelo
campo abrasado.
As aves noturnas deslumbradas com o súbito clarão,
fugiam soltando guinchos de terror, enquanto as feras,
insufladas pelo instinto da desolação, uivavam no
fundo da floresta e trotavam ligeiras para arrebatarem
a presa ao incêndio e se abeberarem de sangue.
Medonho espetáculo!
O incêndio crescia com tal velocidade, que parecia
uma catarata de fogo, a inundar o espaço, ameaçando
comunicar-se à floresta, e submergir a terra em um
pélago de chamas.
Do seio daquele surdo rumor produzido pelo ressolho
da labareda, se desprendeu e reboou ao longe um
grito soturno; mugir da turba espavorida ante as
tremendas convulsões da natureza.

O texto acima integra a obra Til, de José de Alencar. Das alternativas abaixo, indique a que contém informação que NÃO corresponde às características do trecho citado.

A
É dominantemente descritivo e pinta com palavras a cena noturna de um incêndio, medonho espetáculo.
B
Apresenta-se com forte densidade imagética e com grande poder sugestivo de nuanças e sons.
C
Revela grande força poética e marca-se pelo uso de comparações e de metáforas.
D
Emprega primoroso uso do paradoxo e de sugestiva antítese que emprestam a ele significativo efeito de vivacidade.
E
É um texto narrativo, marcado pela força de verbos de ação que revelam o embate do fogo com os agentes da natureza.
3e0888b6-34
PUC - SP 2015 - Português - Sintaxe

Qual dos trechos abaixo apresenta relação de causa e consequência?


A
“Existem causas mais merecedoras de ajuda que outras? E será que é realmente correto aceitar um emprego só pelo dinheiro?”
B
“O setor financeiro também pode melhorar a vida das pessoas comuns, ajudando-as a poupar dinheiro para a faculdade de seus filhos, oferecendo seguros para pequenos produtores agrícolas ou possibilitando às pessoas conseguir financiamentos imobiliários com prestações viáveis.”
C
“Existem outras maneiras de alcançar metas semelhantes; uma delas é o chamado 'investimento de impacto', a prática de usar o capital 'para produzir um bem ou fornecer um serviço que cause impacto social positivo, ao mesmo tempo em que gera algum nível de retorno financeiro'”.
D
“Um advogado que ajuda a redigir contratos precisos pode beneficiar o bom funcionamento do comércio; desse modo, gera riqueza.”
E
“Espero que eles percebam que têm o potencial de fazer o bem, e não apenas de ganhar dinheiro”.
3e0e9cfb-34
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos

Qual efeito de sentido decorre do uso do verbo sugerir nesta passagem?


“Tudo isso sugere que Wage talvez salve mais vidas com suas doações do que salvaria se tivesse se tornado funcionário de uma ONG." 


A
Certeza.
B
Possibilidade.
C
Exemplificação.
D
Negação.
E
Condição.
3dfd46ad-34
PUC - SP 2015 - Português - Uso das aspas, Pontuação

Assinale as funções das aspas nas ocorrências destacadas no texto.


A
Evidenciar nova forma de nomear; assinalar sigla; delimitar discurso direto.
B
Ironizar nova expressão; esclarecer sigla; demarcar fala de alguém.
C
Denunciar modo inadequado de expressar opinião; abreviar palavra extensa; esclarecer onde começa e onde termina o dizer de alguém.
D
Expressar juízo de valor sobre algo; indicar abreviatura de palavra; delimitar forma genuína de expressão.
E
Apresentar forma com que se expressa o colunista do jornal; assinalar uso de palavra estrangeira; estabelecer os limites do discurso direto.
3df5b199-34
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos

Segundo o texto, “altruísmo eficaz” é


A
um movimento de pessoas engajadas em ações beneficentes sem fins lucrativos.
B
um conjunto de ações de um grupo de pessoas mobilizadas pelo mesmo fim de gerar riquezas em prol de suas próprias empresas.
C
um movimento que visa a um retorno financeiro significativo e ao bem-estar da sociedade.
D
uma forma de envolvimento com o setor de investimento de impacto, de modo a obter ganhos rentáveis.
E
um movimento que busca receitas de como gerar riquezas e fazer o bem a todos os cidadãos.
3e02c9ae-34
PUC - SP 2015 - Português - Uso dos dois-pontos, Pontuação

No quarto parágrafo, os dois-pontos servem para anunciar


A
o que pensam os adeptos de Wage em relação às doações que ele rotineiramente vem realizando.
B
o pensamento de Wage sobre as possibilidades de melhorar a vida de outros, caso ele mesmo seja mais bem remunerado.
C
o raciocínio de Kristof sobre a forma com que a Against Malaria Foundation salva inúmeras vidas.
D
o pensamento de Kristof, registrado por escrito na coluna do “NYT”, sobre a melhor forma de salvar vidas.
E
o raciocínio do mercado de capitais sobre a natureza filantrópica das doações que as ONG recebem.
cfd0f1db-ab
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Na obra Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade, há uma variedade de temas voltados para a análise do contexto social e político e da condição humana. Assim, indique a alternativa que contém poema que trata dominantemente da questão da liberdade e da opressão.

A
Dentaduras Duplas que também desenvolve o tema do envelhecer e a investigação irônica da passagem do tempo e de seus efeitos no indivíduo
B
Lembrança do mundo antigo que também metaforiza o tempo e o espaço como elementos simbólicos de uma felicidade perdida.
C
Bolero de Ravel, que se constrói em ritmo de dança, envolvendo a alma e o corpo em espiral de desejo e melancolia.
D
A noite dissolve os homens , que apresenta internamente uma oposição temática e estrutural
E
Confidência do Itabirano em que se revela a poesia da terra natal e as lembranças registradas em fotografias.
ce83991a-ab
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos, Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre

– Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.

Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.

Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando:

– Você é um bicho, Fabiano.


Do trecho acima, de Vidas Secas , obra de Graciliano Ramos, pode-se admitir que

A
é delimitado pelo discurso direto e pelo vocativo, sem apresentar antagonismo na nomeação do personagem.
B
se marca pelo discurso descritivo que se faz presente na caracterização do personagem e de seu contexto.
C
tem no discurso narrativo a base do texto, inexistindo qualquer outro tipo de caracterização.
D
revela oposição entre homem e bicho, circunscrita apenas no uso do discurso indireto livre.
E
apresenta um narrador de terceira pessoa que impede o uso do monólogo interior e submete o personagem ao seu controle onisciente.
cd2f7ae2-ab
PUC - SP 2015 - Português - Interpretação de Textos

Luiz Galvão é personagem do romance Til, de José de Alencar.Dele NÃO é correto afirmar que

A
tinha um segredo em sua vida, talvez uma falta e o ocultava de todos, mas especialmente da mulher
B
era pai de Berta, nascida de Besita, uma ex- namorada abandonada por ele por ser pobre, a quem acaba covardemente violentando.
C
torna-se assassino de Ribeiro, um desafeto que o perseguia e que tinha capangas contratados para matá-lo.
D
casa-se com uma mulher rica e feia e, com o dote recebido, torna-se respeitável fazendeiro na zona rural de São Paulo.
E
é objeto de vingança de Ribeiro que trama desaparecer com ele e tomar o seu lugar, como outrora Galvão fizera com ele.