Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade
de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo
realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir
sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo
expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados,
com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de
atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos
concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações
sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos,
indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere
uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a
castidade).
(Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do
drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)
Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados,
a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto
pelo e.
(Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004,
p. 110.)
Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que
abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando
Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é
Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade
de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo
realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir
sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo
expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados,
com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de
atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos
concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações
sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos,
indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere
uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a
castidade).
(Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do
drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)
Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados,
a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto
pelo e.
(Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004,
p. 110.)
Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que
abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando
Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é
A
expressionista, dadas a ausência de ações dramáticas
e a presença de sugestões alegóricas como, por
exemplo, o canto do galo.
B
simbolista, uma vez que os elementos que compõem a
cena dramática sugerem alguns significados de
natureza filosófica.
C
realista, porque as imagens da noite, do luar e do
alvorecer indicam precisamente a passagem do tempo.
D
pós-modernista, tendo em vista que os objetos
descritos criam uma atmosfera mágica, na qual a
ilusão não se distingue da realidade.