Questõessobre Modernismo: Concretismo

1
1
Foram encontradas 22 questões
af64a8b8-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Modernismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, e ao Texto – SUJEITO INDIRETO.


I. A leitura do poema evidencia uma metalinguagem com duplicidade irônica, pois apresenta uma contestação aos elementos da construção gramatical, e, em consequência desta contestação, desvela um eu poético desiludido.

II. A obra de Leminsky está entre a oralidade e o rigor da construção formal, pois utiliza vários recursos estilísticos, provérbios, humor, trocadilhos da cultura popular, recursos visuais de publicidade, entre outros. No entanto, o poeta também valoriza recursos do poema tradicional – as rimas, essência para a estrutura rítmica dos seus poemas.

III. O poeta faz um jogo de palavras em relação ao título e à inversão do título, no verso 12, como forma de recuperar o sentido mais amplo que o poeta tenciona dar ao poema – uma tentativa de resgatar a essência do poema – a poesia.

IV. Da leitura dos versos “Quem dera eu visse o outro lado, / o lado de lá, lado meio” deduz-se que o poeta está se referindo a um enigma, ou seja, a incógnita que a vida representa.

V. A repetição da estrutura “Quem dera”, nos versos um, cinco e nove, reflete o probabilismo de contestação e o descontentamento do eu-poético no mundo atual, razão pela qual o poeta usa o verbo no pretérito mais que perfeito.


Assinale a alternativa correta.


A
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
af60fffe-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Modernismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, ao Texto – SUJEITO INDIRETO, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O poeta Leminski desenvolveu apurada sensibilidade para o haicai – poema de origem japonesa, demarcado pela concisão e objetividade; a obra Melhores poemas também está pinçada por este tipo de poema.

( ) Na obra de Leminsky também se identificam características da poesia brasileira da segunda fase do Modernismo, a exemplo, o discurso poético com versos livres ou metrificação em oposição à sintaxe normativa.

( ) O poeta Leminsky, poeta de vanguarda, criou poemas dentro dos princípios que norteiam o Concretismo – movimento poético brasileiro da década de 50; pois sua produção poética é marcada apenas pelo apelo à comunicação não-verbal.

( ) Da leitura do poema, depreende-se a ironia do poeta em relação à gramática, pois ele questiona a funcionalidade do conhecimento da gramática e a aplicabilidade dela, em especial, quanto às nomenclaturas.

( ) O poema comprova que o poeta está dividido entre a subjetividade e a objetividade, no momento em que leva o eu poético à reflexão da própria existência, baseando-se em termos gramaticais e matemáticos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A
V – V – F – F – V
B
V – F – V – F – V
C
F – F – V – V – F
D
V – F – V – V – F
E
V – V – F – V – F
48a54971-f9
Univille 2017 - Literatura - Barroco, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias, Romantismo

Assinale a alternativa correta em relação à caracterização do autor.

A
O escritor “Visconde Taunay ficou conhecido sobretudo pela obra Inocência, romance em que narra a história de um amor impossível, tendo como cenário a exuberante natureza do Brasil Central, os costumes regionais e, sobretudo, peculiaridades da fala do nosso sertanejo”.
B
Sobre o estilo de João Guimarães Rosa, a crítica aponta como características fundamentais a clareza, a transparência e a correção. Em suas obras emprega regionalismos gauchescos, diferenciando-se assim dos escritores nordestinos.
C
A obra satírica de Gregório de Matos Guerra é complexa como o tempo em que ele viveu, assim como a visão cultural do período Romântico. O riso que seus romances provocam não diminui a força dos ataques às figuras corruptas da corte, no Rio de Janeiro.
D
Mário de Andrade, autor do livro de contos Brás, Bexiga e Barra Funda (1927), é também autor do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que propunha, basicamente, a “devoração” da cultura estrangeira e sua elaboração com autonomia.
4209e3e0-ea
ULBRA 2012 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Leia o poema Terra, de Décio Pignatari, disponível no site: http://educaterra.terra.com.br/literatura/ litcont/2003/04/22/001.htm e marque a alternativa em desacordo com o poema.



ra terra ter
rat erra ter
rate rra ter
rater ra ter
raterr a ter
raterra terr
araterra ter
raraterra te
rraraterra t
erraraterra
terraraterra

A
A aliteração do “r” estabelece um jogo sonoro com as assonâncias alternadas em “a” e “e”, que sugerem abertura.
B
O poema mostra dois triângulos que se encaixam perfeitamente, com uma fenda entre ambos, representando cisão.
C
O Verbo “ter” forma um retângulo no lado direito, isolado, demonstrando a posse da terra.
D
Os espaços entre as linhas formam sulcos; representam a visão aérea de uma cidade.
E
A repetição “terra/ter” sugere a ideia de posse.
ead3f82a-d5
CESMAC 2019 - Literatura - Barroco, Parnasianismo, Realismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias, Romantismo

As criações literárias, como todo produto da linguagem, são contextualizadas. Assim, essas criações transparecem marcas de seu tempo e da cultura dos grupos que representam. Podem ser, desse modo, indícios do que viveram os povos, em diferentes momentos de sua história. Não é por acaso, portanto, que:

É uma tendência substancialmente poética, situada na segunda metade do século XIX. Embora seja simultaneamente contemporânea do Realismo e do Naturalismo, não compartilha dos ideais desses movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim, um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”, suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.

O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
A
o Barroco é representativo dos conflitos da época, os quais revelavam as tensões entre os valores mundanos e aqueles espirituais. Sua expressão linguística é, em geral, marcada por antíteses e oposições.
B
o Romantismo é testemunha de um movimento nacionalista, com a pretensão de exaltar a natureza e a autonomia do homem brasileiro. Gonçalves Dias é um dos romancistas de maior destaque na exaltação do indianismo.
C
o Realismo é favorável à produção de romances cheios de idealizações da mulher e do homem nativo, representado pelos povos indígenas.
D
a poesia do Parnasianismo, produzida no início do século XIX, tem como inspiração a literatura clássica, mas cultua o sentimentalismo e a liberdade da forma peculiares ao Romantismo.
E
o Modernismo convive com uma tendência de libertação dos ideais estéticos europeus, embora ainda aborde o amor platônico, a religiosidade, o individualismo, e a supremacia do português de Portugal.
e830d0ff-c2
PUC - Campinas 2016 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

A geometria das formas, em princípio uma possibilidade das artes plásticas, não deixou de ter relevância na constituição de poemas brasileiros de vanguarda, que chegaram a incorporar efeitos gráficos, design industrial e manipulação do espaço físico da página. É o que se observa na arte de poetas como

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo para responder a questão.




A
Manuel Bandeira e Cecília Meireles.
B
Dante Milano e Olavo Bilac.
C
Lêdo Ivo e Augusto dos Anjos.
D
Oswald de Andrade e Alphonsus de Guimaraens.
E
Décio Pignatari e Augusto de Campos.
3a097fa9-c2
PUC - Campinas 2016 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

São versos do poeta Ferreira Gullar, no poema “Cantada”:


Você é mais bonita que uma bola prateada

de papel de cigarro.

Você é mais bonita que uma poça d’água

límpida

num lugar escondido

            (...)

Olha,

você é tão bonita quanto o Rio de Janeiro

em maio

e quase tão bonita

quanto a Revolução Cubana


Atente para as seguintes afirmações sobre esses versos:


I. O esquema métrico e o rímico atestam que se trata de um poeta representativo da geração de 1945.

II. Há um efeito de humor, resultante da comparação entre contextos a princípio incomparáveis.

III. Depreende-se a posição política do autor diante da revolução ocorrida em Cuba.


Está correto o que se afirma em 

 Considere o texto abaixo.


    A década de 1960 também representou um período de grande renovação no âmbito da literatura latino-americana. Foram os chamados anos do boom, quando uma safra de escritores ganhou projeção internacional, especialmente em virtude de obras que exploram o gênero do realismo mágico (...) A Revolução Cubana, sobretudo em seus primeiros tempos, irradiou ideais e conquistou simpatias (...)


(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 192; 194) 

A
I, II e III.
B
I e II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
II, apenas.
c0d6ca7b-b0
UENP 2016 - Literatura - Modernismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

A partir da leitura do poema e da obra como um todo, considere as afirmativas a seguir.


I. O poema nega os elementos essenciais do movimento concretista e, portanto, destoa do clima geral do livro.

II. O poema apresenta o elemento metalinguístico como forma de reforçar a realidade psíquica do eu lírico.

III. O poema reforça a importância da página em branco enquanto parte integrante da significação poética.

IV. Orientalismo, concretismo e tropicalismo estão entre as principais referências formais da produção poética do escritor.



Assinale a alternativa correta.

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Plena Pausa


Lugar onde se faz                                        Nenhuma página

o que já foi feito,                                          jamais foi limpa.

branco da página,                                       Mesmo a mais Saara,

soma de todos os textos,                            ártica, significa.

foi-se o tempo                                             Nunca houve isso,

quando, escrevendo,                                 uma página em branco.

era preciso                                                 No fundo, todas gritam,

uma folha isenta.                                       pálidas de tanto.



(LEMINSKI, P. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p.185.)


A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
9b566c26-b0
PUC-MINAS 2013 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias


(CAMPOS, Augusto. Pós-tudo. 1984. Disponível em: http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm. Acesso: 19 ago. 2013).


O poema de Augusto de Campos pertence à poesia concreta. Constitui uma característica desse movimento:

A
a busca por novas formas de expressão do sentimento.
B
a negação dos valores estéticos do modernismo.
C
a valorização dos elementos gráficos do poema.
D
o envolvimento com os problemas políticos do país.
1d8f4f34-b9
UFRGS 2019 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Considere as seguintes afirmações sobre a peça Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.


I - Jasão é autor do samba que dá título à peça, e o sucesso do samba deve-se unicamente ao talento e originalidade de Jasão.

II - Joana renega sua origem popular e almeja deixar o conjunto habitacional onde reside.

III- A traição conjugal está associada à traição de classe, já que Jasão abandona Joana para casar-se com Alma, filha do proprietário do conjunto habitacional.


Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
1a210ff6-4b
ENEM 2014 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

            Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os
homens presentes,
a vida presente.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012

Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico

A
considera que em sua época o mais importante é a independência dos indivíduos.
B
desvaloriza a importância dos planos pessoais na vida em sociedade.
C
reconhece a tendência à autodestruição em uma sociedade oprimida.
D
escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética.
E
critica o individualismo comum aos românticos e aos excêntricos.
227e2ddb-30
PUC - Campinas 2016 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

A geometria das formas, em princípio uma possibilidade das artes plásticas, não deixou de ter relevância na constituição de poemas brasileiros de vanguarda, que chegaram a incorporar efeitos gráficos, design industrial e manipulação do espaço físico da página. É o que se observa na arte de poetas como

A
Manuel Bandeira e Cecília Meireles.
B
Dante Milano e Olavo Bilac.
C
Lêdo Ivo e Augusto dos Anjos.
D
Oswald de Andrade e Alphonsus de Guimaraens.
E
Décio Pignatari e Augusto de Campos.
818ba434-31
PUC - Campinas 2015 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

O anseio pela renovação da linguagem poética ao longo da década de 50, presente tanto na poesia de Ferreira Gullar como na dos poetas concretos, manifestou-se sobretudo como um empenho em

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      A década de 1950 foi marcada pelo anseio de modernização do país, cujos reflexos se fazem sentir também no plano da cultura. É de se notar o amadurecimento da poesia de João Cabral, poeta que se rebelou contra o que considerava nosso sentimentalismo, nosso “tradicional lirismo lusitano”, bem como o surgimento de novas tendências experimentalistas, observáveis na linguagem renovadora de Ferreira Gullar e na radicalização dos poetas do Concretismo. As linhas geométricas da arquitetura de Brasília e o apego ao construtivismo que marca a criação poética parecem, de fato, tendências próximas e interligadas.

                                                                                             (MOUTINHO, Felipe, inédito) 

A
reforçar o aspecto discursivo do verso, por meio da valorização dos nexos sintáticos.
B
espacializar as palavras, reconhecendo em cada uma a autonomia de um signo.
C
dotar os versos da musicalidade expressiva dos modernos simbolistas europeus.
D
engajar as palavras num discurso de denúncia e de combate político.
E
experimentar novas formas fixas de poema, combatendo assim a livre discursividade.
817c537d-31
PUC - Campinas 2015 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Ao lado de Jorge Amado, outros escritores incumbiram-se de retratar aspectos marcantes da historia e da cultura da região em que nasceram. Entre eles, destaca-se o nome de José Lins do Rego,

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção brasileira, enquadramentos como estes:

I. romances de tensão mínima: as personagens não se destacam visceralmente da estrutura social e da paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.

II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e resiste agonicamente às pressões da natureza e da exploração social. Exemplos, os romances de Graciliano Ramos.

III. romances de tensão transfigurada: o herói procura ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente pela transmutação mítica ou metafísica da realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

                         (Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970) 

A
cuja obra-prima, o conjunto das novelas de Corpo de baile, retrata a aliança entre jagunços e trabalhadores rurais no Centro-Oeste brasileiro.
B
cujo romance maior, Fogo morto, espelha as personalidades de três protagonistas que vivem diferentes experiências nas terras marcadas pela economia açucareira. 
C
cuja obra recupera a saga de poderosas famílias gaúchas, envolvidas em permanentes conflitos e disputas pelo poder político local.
D
cujas caraterísticas como escritor aproximam-no do experimentalismo romanesco cultivado por Oswald de Andrade, em Memórias sentimentais de João Miramar.
E
cuja obra, apesar do cenário tosco e primitivo das pequenas vilas mineiras, afirma-se como profunda análise psicológica de seus angustiados protagonistas.
c2076215-c2
UNESPAR 2016 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Leia atentamente o poema a seguir, de Paulo Leminski, para assinalar a ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA.
[...]
“Meiodia três cores
Eu disse vento
E caíram todas as flores.”
(LEMINSKI. Paulo. Toda Poesia. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013. p. 135)

A
O poema faz, assim como no haicai tradicional, alusão a uma estação do ano;
B
A referência à natureza, constante no haicai, está presente nos três versos que nos remetem ao céu, ao clima e à flora;
C
A disposição das palavras na página faz do poema um representante da poesia concreta brasileira, que tem como um de seus principais pressupostos o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
D
“Kigo” é a palavra em japonês que designa, no haicai, a estação do ano representada. Nesse poema, o outono é o “kigo”;
E
O haicai ocidental contemporâneo tende a fazer algumas alterações na forma tradicional, embora mantenha os três versos, como no poema selecionado.
426d512e-be
ENEM 2016 - Literatura - Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

O poema de Adélia Prado, que segue a proposta moderna de tematização de fatos cotidianos, apresenta a prosaica ação de limpar peixes na qual a voz lírica reconhece uma

                                        Casamento

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como “este foi difícil”

“prateou no ar dando rabanadas” e

faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

                            PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991

A
expectativa do marido em relação à esposa.
B
imposição dos afazeres conjugais.
C
disposição para realizar tarefas masculinas.
D
dissonância entre as vozes masculina e feminina.
E
forma de consagração da cumplicidade no casamento.
753c7fc3-06
UniCEUB 2014 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Modernismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Sobre o Modernismo brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

A
O Modernismo brasileiro teve como ponto culminante a Semana de Arte Moderna, entretanto, as ideias modernistas já rondavam o país antes da Semana de Arte Moderna de 1922.
B
O conhecimento das correntes de vanguarda e o desejo de concretizar uma arte brasileira que valorizasse o nacional e acabasse com as imitações europeias, possibilitaram o início do Modernismo no Brasil.
C
A princípio, os modernistas eram contrários a tudo o que estava instituído. A Semana de Arte Moderna sintetizou muito bem essa característica da 1ª fase, ao apresentar originalidade, polêmica e deboche.
D
Não interessava aos modernistas romper com os paradigmas (modelos) do tradicionalismo cultural.
E
As artes plásticas tiveram uma participação de grande importância no Modernismo, contando com nomes como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
f4ce2631-08
UniCEUB 2014, UFCG 2009 - Literatura - Naturalismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias, Romantismo

Relacione as obras abaixo às respectivas escolas literárias e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) CASA DE PENSÃO


    O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando a ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e comida de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com o seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera às vezes de castiçal. Num dos cantos amontoava-se roupa suja; em outro repousava uma máquina de fazer café, ao lado de uma garrafa de espírito de vinho. Nas cabeceiras das três camas e ao comprido das paredes, sobre jornais velhos e desbotados, dependuravam-se calças e fraques de casimira: em uma das ombreiras da janela havia umas lunetas de ouro, cuidadosamente suspensas de um prego. Por aqui e por ali pontas esmagadas de cigarro e cuspilhadas ressequidas. No meio do soalho, com o gargalo decepado, luzia uma garrafa.

( ) MEU ANJO

Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos;
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pelo sedoso dos arminhos.

...

( ) BEBA COCA COLA

beba coca cola
babe       cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola

            c l o a c a
1 - Romantismo
2 - Naturalismo
3 - Concretismo



A
2, 3, 1
B
1, 2, 3
C
3, 1, 2
D
2, 1, 3
E
3, 2, 1
460fee97-0f
UFT 2011 - Literatura - Parnasianismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias, Romantismo

Imagem 007.jpg


Considerando os poemas e seus autores, marque a alternativa CORRETA que indica os movimentos literários a que pertencem, respectivamente:

A
Romantismo, Parnasianismo e Concretismo.
B
Parnasianismo, Concretismo e primeira fase da poesia moderna.
C
Primeira fase da poesia moderna, segunda fase da poesia moderna e Concretismo.
D
Segunda fase da poesia moderna, primeira fase da poesia moderna e Concretismo.
E
Concretismo, segunda fase da poesia moderna e primeira fase da poesia moderna.
63749ba1-64
UNEAL 2013 - Literatura - Barroco, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias, Romantismo

“Podemos até, antecipando-nos à leitura do soneto, anunciar o princípio de construção de que se serviu "o autor" no texto que vamos estudar: a extensão sintagmática das frases do poema, o léxico escolhido, o tom e sonoridades têm a medida – exata! – da profundidade da emoção experimentada pelo eu-lírico, numa estreita e regular correspondência (perdoem-nos mais uma vez o uso da palavra suspeita). Esse é, não percamos de vista, o fundamento que subjaz à organização do poema” (Roberto Sarmento Lima – O círculo e a palavra constantes do poema lírico).


Soneto IV de Via-Láctea

Como a floresta secular, sombria,

Virgem do passo humano e do machado,

Onde apenas, horrendo, ecoa o brado

Do tigre, cuja agreste ramaria.

Não atravessa nunca a luz do dia,

Assim também, da luz do amor privado,

Tinhas o coração ermo e fechado,

Como a floresta secular, sombria...

Hoje, entre os ramos, a canção sonora

Soltam festivamente os passarinhos.

Tinge o cimo das árvores a aurora...

Palpitam flores, estremecem ninhos...

E o sol do amor, que não entrava outrora,

Entra dourando a areia dos caminhos.



Pelas características apresentadas no texto e pelas encontradas no poema acima (rimas raras, preferência pelo rigor formal do soneto, medição das ideias, dentre outras), podemos afirmar que Roberto Sarmento Lima refere-se ao poeta ____________, ligado ao movimento denominado _______________, respectivamente.

A
Cruz e Sousa – Simbolismo
B
Castro Alves – Romantismo
C
Olavo Bilac – Parnasianismo
D
Gregório de Matos – Barroco
E
Décio Pignatari – Concretismo