Questõessobre Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

1
1
Foram encontradas 20 questões
6c05532f-75
UECE 2021 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

A segunda metade do século XIX foi marcada por uma série de mudanças econômicas, políticas e culturais na Europa Ocidental. No que diz respeito a essas mudanças, assinale a afirmação verdadeira. 

A
O Darwinismo social foi uma corrente de pensamento que aplicava, de forma literal, as ideias de Charles Darwin à sociedade.
B
A ascensão da burguesia, enquanto classe, ao comando do poder político possibilitou uma maior democratização das relações, principalmente no seio da família.
C
A Revolução microbiana, ocorrida na segunda metade do século XIX, levou à elaboração das normas de higiene como as conhecemos hoje.
D
Apesar de a tecnologia ser muito utilizada na segunda revolução industrial, esse recurso não modificou os níveis de analfabetismo da classe trabalhadora.
f48b1cd4-e9
ULBRA 2011 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

A eleição de John Kennedy nos Estados Unidos em 1961 estimulou o surgimento de um novo cenário em tempos de Guerra Fria. A elegância e o glamour circunscritos à figura do presidente encobriam a preocupação da elite política com o alinhamento político soviético, principalmente porque o programa da campanha propunha o seguinte:

I – Ampliação de programas de saúde para pobres e idosos.
II – Investimento federal em moradia e educação.
III – Redefinição dos benefícios de previdência e seguro desemprego.

A
Apenas a proposição I está correta.
B
Apenas as proposições I e II estão corretas.
C
Apenas as proposições I e III estão corretas.
D
Apenas as proposições II e III estão corretas.
E
As proposições I, II e III estão corretas.
ba7e2023-d9
UEM 2011 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Revolução Industrial, Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975)

A produção em larga escala, principal motivador da revolução industrial, tinha como objetivo primordial satisfazer as necessidades básicas de alimentação e de vestuário da população inglesa.

Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
C
Certo
E
Errado
ba774e61-d9
UEM 2011 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975)

A chamada segunda revolução industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi marcada pela expansão ferroviária, pela descoberta da eletricidade e pela invenção do motor a explosão, com a utilização do petróleo como combustível.

Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
C
Certo
E
Errado
a311a855-d7
UEM 2010 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Revolução Chinesa, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975), Queda do Socialismo Real

No século XXI, com a derrocada do bloco socialista e a extinção da União Soviética, a China rompe com o regime comunista e com a economia planificada, adere ao capitalismo de estado e se transforma na maior potência econômica do planeta.

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.
C
Certo
E
Errado
a30dd2a8-d7
UEM 2010 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975)

Na segunda metade do século XX, a ordem mundial passou a ser bipolar, marcada por disputas entre duas superpotências (Estados Unidos e União Soviética) e pela oposição entre capitalismo e socialismo.

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.
C
Certo
E
Errado
791d5af2-b4
UPE 2017 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Em junho de 1972, cinco homens foram detidos por invadirem a sede do Comitê do Partido Democrata no Edifício Watergate, em Washington. O grupo pretendia instalar um grampo telefônico e usar as informações obtidas para ajudar a reeleger o Republicano Richard Nixon.
Fonte: http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/caso-watergate/sobre.htm/Adaptado.

Entre as principais características políticas desse evento relatado, tem-se

A
o assassinato do presidente dos EUA e a convocação de novas eleições gerais.
B
a construção de um acordo nacional e a formação de um governo de coalizão.
C
o cancelamento das eleições e a intervenção indireta do senado norte-americano.
D
a impugnação da candidatura do Partido Republicano envolvido em fraudes eleitorais.
E
a renúncia do presidente norte-americano num dos maiores escândalos de corrupção do país.
7910f616-b4
UPE 2017 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Observe a imagem a seguir:

Fonte: KIRBY, Jack. Capitão América. 1941.


O herói das histórias em quadrinho, na capa da primeira edição de 1941, representou o imaginário sociopolítico norte-americano do período. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

A
As cores e o uniforme utilizados por esse personagem demonstram seu caráter antinacionalista.
B
Steve Rogers, nome original desse personagem, foi representado como anti-herói, pois não agia em nome do governo norte-americano para derrotar os nazistas.
C
Esse personagem foi criado para representar o imperialismo norte-americano e demonstrar que era possível uma aliança com os nazistas num plano macro político.
D
O herói em questão apresentava todas as virtudes defendidas pelos americanos, tais como patriotismo, coragem, liderança e honestidade, sendo o representante do ideal capitalista.
E
O sentinela da liberdade, outro nome dado ao herói da imagem, tornou públicos todos os problemas do mundo capitalista, sendo um crítico ao modelo de vida norte-americano.
a71ac922-cd
SEBRAE - SP 2019 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975)

Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:

    “No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente.
    Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política.
    O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).

O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

A
Nazismo e Fascismo.
B
Nazismo e Stalinismo.
C
Capitalismo e Socialismo.
D
Socialismo e Capitalismo.
E
Salazarismo e Cartismo.
a3d8636b-bb
UNEB 2018 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Caro leitor, de início, é preciso esclarecer o seguinte: a expressão “o ano de 1968” encerra muito mais coisas, fatos e transformações do que podemos imaginar à primeira vista. Ela tornou-se uma espécie de referência (algo emblemático mesmo) para acontecimentos realmente revolucionários, que ocorreram a partir da segunda metade dos anos 60 até o início dos anos 70 [século XX]. No plano político, por exemplo, a chamada “guerra fria” acirrava ainda mais a luta político-ideológica entre a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos. Mais do que uma disputa bélica, que para o bem da humanidade não chegou a se concretizar, estava por trás desse conflito o jogo político de supremacia do capitalismo sobre o comunismo ou vice-versa. (CARO LEITOR... 2018).

A década de 60 ficou conhecida como Os Anos Rebeldes e, especialmente o ano de 1968, como A Grande Recusa, período que foi caracterizado

A
pelo estabelecimento do Ato Institucional No 5, no Brasil, que eliminou a ameaça comunista, consolidou o regime autoritário e possibilitou o início do processo de abertura política e democrática.
B
pela adoção da política de Coexistência Pacífica entre os Estados Unidos e a União Soviética, eliminando os conflitos bélicos diretos relacionados à Guerra Fria durante esse período.
C
pela Primavera de Praga, movimento duramente reprimido pelo Pacto de Varsóvia, com o objetivo de impedir a restauração do capitalismo no Leste Europeu, patrocinado pelos Estados Unidos.
D
pela revolta estudantil de maio de 1968, na França, na qual estudantes pequenos burgueses, alienados politicamente, adotam uma postura conhecida como os rebeldes sem causa.
E
pelo crescimento do movimento hippie, que criticava a sociedade consumista capitalista e o burocratismo e autoritarismo do socialismo stalinista, buscando uma sociedade alternativa.
723b1f95-b4
UESPI 2011 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Com o fim da 2ª. Guerra Mundial, houve mudanças na política internacional, que redefiniram poderes e trouxeram transformações para a organização econômica da época. O mundo passou por intenso processo de globalização, o qual ainda perdura. A globalização:

A
firmou o poder dos Estados Unidos que não têm enfrentado problemas com os países europeus e continua seguro na ordem internacional.
B
aproximou países com perspectivas culturais diferentes, evitando conflitos e divulgando a importância da democracia para a sociedade humana.
C
fortaleceu a atuação da ONU e dos seus órgãos, que continuam sendo respeitados pela grande eficiência na formulação de novas políticas.
D
favoreceu as grandes potências, não modificando as relações sociais nas regiões mais pobres, preocupado, apenas, com a economia.
E
ajudou na massificação da sociedade, criando eventos culturais milionários e condições propícias para a atuação marcante dos meios de comunicação.
2a637265-b0
UNICENTRO 2010 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975)

A partir da análise do texto, é correto afirmar:

O processo de industrialização e urbanização ocorrido na Europa ocidental, na primeira metade do século XIX, estruturou as duas classes fundamentais da moderna sociedade capitalista — a burguesia e o proletariado; ao mesmo tempo, condicionou o surgimento de duas novas formas de pensamento econômica e social — o liberalismo e o socialismo.
(MELLO; COSTA, 1993, p.161).
A
O socialismo utópico preconizava uma revolução radical na sociedade, sem alterar a correlação de forças existentes entre patrões e empregados.
B
O pensamento liberal organizava e legitimava os interesses econômicos, políticos e sociais da burguesia industrial.
C
O liberalismo econômico, aceito pela maioria dos países da Europa mercantilista, aprofundou as políticas protecionistas dos mercados coloniais.
D
O socialismo científico indicava como principal motor das transformações sociais a capacidade de negociação entre a burguesia e o proletariado.
E
A Revolução Francesa, segundo o pensamento marxista, se constitui como um exemplo clássico de vitória da classe operária contra a opressão feudal.
6b458e4f-b0
UEL 2010 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideologia e o sistema econômico alternativos ao capitalismo que, no século passado, configuraram o mundo bipolar:

A
Democracia pluripartidária e economia de mercado liberal.

B
Estado autocrático e belicoso com economia escravagista.
C
Estado do Bem-Estar social com intervenção na economia.

D
Anarquismo, extinção do Estado e economia de trocas.
E
Ditadura do proletariado e economia planificada socialista.
412e54ca-b2
UFU-MG 2016 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento.
HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 78 (Adaptado).

A vitória do ideário liberal, após a queda do Muro de Berlim e da URSS, foi saudada por alguns estudiosos, entre eles o norte-americano Francis Fukuyama, como o "fim da história", pois 

A
representava, nos planos político, econômico e ideológico, a consolidação da aliança entre EUA e China, impossibilitando o surgimento de novos centros de poder.
B
simbolizava a retomada da hegemonia da Rússia, agora capitalista, o que se traduzia na retomada da corrida armamentista e das disputas territoriais, especialmente no Oriente Médio.
C
traduzia o princípio da liberdade plena de circulação de capitais, plenamente adotada por países como a China, cujo baixo intervencionismo estatal está na origem de sua escalada econômica.
D
o liberalismo, ao lado da democracia e da economia de mercado, significava o ápice do desenvolvimento humano e a realização da natureza do homem.
598ff3ad-42
UFAL 2013 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo

No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”.

Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 09/12/2013 (adaptado).  
A
aumentar o número de empresas que fornecem produtos e serviços aos governos.
B
focar suas forças na ampliação da rede de relações comerciais entre países.
C
se concentrar na oferta do bem-estar social sem o auxílio das instituições oficiais.
D
buscar a não intervenção do Estado na economia e a privatização de estatais.
E
deixar a escolha das regras econômicas por conta dos consumidores.
492d4cca-a4
UNESP 2015 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

      A divisão capitalista do trabalho – caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith – foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um papel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operários, obtém um produto mercante.

                                    (Stephen Marglin. In: André Gorz (org.). Crítica da divisão do trabalho, 1980.)

Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca


A
o maior equilíbrio social provocado pelas melhorias nos salários e nas condições de trabalho.
B
o melhor aproveitamento do tempo de trabalho e a autogestão da empresa pelos trabalhadores.
C
o desenvolvimento tecnológico como fator determinante para o aumento da capacidade produtiva.
D
a ampliação da capacidade produtiva como justificativa para a supressão de cargos diretivos na organização do trabalho.
E
a importância do parcelamento de tarefas e o estabelecimento de uma hierarquia no processo produtivo.
d4c1283f-96
CEDERJ 2013 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Assinale a alternativa que caracteriza adequadamente a cultura burguesa do século XX:

                                                            

A
ser uma experiência cultural do século XIX, sobrepujada pela consolidação de novos valores sociais, oriundos dos partidos verdes, ao contrário do que comumente é veiculado pela mídia.
B
estar apoiada no desejo de sua superação e no objetivo de uma maior socialização dos meios de produção e de distribuição das riquezas produzidas pelos setores mais favorecidos.
C
expressar-se em valores materiais, marcados pelo consumismo das classes médias, em detrimento de uma repartição mais equitativa das mercadorias produzidas pelo capitalismo.
D
representar, exclusivamente, os valores culturais dos setores médios da sociedade capitalista na era do imperialismo, que foram superados com a emergência dos países socialistas a partir de 1917.
ceea7018-36
PUC - RS 2014 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

Com a ordem internacional marcada pela Guerra Fria, o presidente estadunidense John Kennedy (1961-1963) orientou sua política externa, denominada Nova Fronteira, no sentido de conter a URSS por meio do aumento do potencial militar norte-americano e do fortalecimento dos laços com os países aliados, particularmente com o Terceiro Mundo, para onde seriam enviados recursos técnicos e econômicos com o objetivo de fortalecer o anticomunismo.


Um exemplo desse aspecto da política norte-americana no período foi __________, voltado(a) para __________, visando, fundamentalmente, __________.

A
o Plano Marshall – o Oriente Médio – à defesa externa
B
o fair deal – a África Ocidental – à questão sanitária
C
a Doutrina Truman – o sudeste asiático – à infraestrutura urbana
D
a Aliança para o Progresso – a América Latina – ao desenvolvimento econômico
E
a Unidade pela Democracia – o extremo oriente – à descolonização
bd3f9215-2d
UNIFAL-MG 2008 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

O final do século XX foi caracterizado por uma sucessão de acontecimentos que mudaram substancialmente os rumos da história humana. Assinale a alternativa correta sobre esse processo de mudanças.

A
Entre os acontecimentos políticos mais importantes do final do século XX, merecem destaque a queda do Muro de Berlim e o fim dos regimes comunistas instalados na União Soviética, na China continental, na Coréia do Norte, no Irã e na Europa Central.
B
As últimas décadas do século XX foram marcadas pelo recrudescimento das práticas protecionistas e pelo aumento da intervenção do Estado na economia dos países capitalistas avançados, o que contribuiu de forma decisiva para reduzir o volume do comércio internacional.
C
A significativa redução dos fluxos migratórios de africanos pobres para os países ricos da Europa no final do século XX foi um resultado direto do processo de descolonização da África. Com raras exceções, a conquista da independência garantiu a estabilidade política e esta favoreceu o desenvolvimento econômico dos novos Estados africanos.
D
O final do século XX foi marcado pelo prestígio das idéias neoliberais, o que se materializou na redução da participação do Estado na economia, na desregulamentação da atividade econômico- financeira e na redução das barreiras tarifárias. Essa liberalização contribuiu para um extraordinário incremento do comércio e dos fluxos de capitais entre as nações, inaugurando a chamada era da globalização.
E
Um dos efeitos da globalização e do fim da Guerra Fria foi a suspensão do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba.
540c1161-5c
UFRN 2012 - História - História Geral, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)

A imagem abaixo reproduz um cartaz do Festival Woodstock de Música e Arte, ocorrido nos EUA, o qual se tornou símbolo da agitada década de 1960. O festival mobilizou cerca de 500 mil pessoas e vários expoentes da cultura pop.


Imagem 011.jpg


Esse episódio está inserido em um contexto de variados e distintos movimentos sociais e culturais, que, em conjunto, expressavam

A
as reivindicações dos jovens por maior participação na política partidária.
B
a contestação da juventude aos valores dominantes na sociedade de consumo de massa.
C
a rebeldia da juventude contrária à participação dos EUA na Guerra da Coreia.
D
as mobilizações estudantis de jovens defensores das práticas culturais do stalinismo.