Questõesde IF-TO sobre História

1
1
Foram encontradas 69 questões
c78786eb-d8
IF-TO 2016 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

As grandes navegações marcam a descoberta de novos mundos (continentes) para os europeus, e também o estabelecimento das relações entre colônia e metrópole.

Marque a alternativa que apresenta uma colônia e sua metrópole, respectivamente

A
Brasil – Inglaterra.
B
Brasil – Portugal.
C
Estados Unidos da América – Portugal.
D
Canadá – Portugal.
E
Brasil – Estados Unidos da América.
c76d9cde-d8
IF-TO 2016 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História da América Latina

Sobre a descoberta e a colonização das Américas, identifique a afirmação correta:

A
O saque do ouro das civilizações ameríndias fez da Espanha a mais poderosa nação comercial, passo seguido por Portugal, após a descoberta de ouro nas Minas Gerais.
B
Tanto na América espanhola quanto portuguesa, a formação das populações foi constituída de densa mestiçagem de grande diversidade de povos, que tiveram acesso aos vários postos da administração colonial.
C
O vice-reino do Prata, que compreendia a região mais rica – ouro de Cuzco e prata de Potosí –, tinha como porto principal Buenos Aires, na foz da bacia do Rio da Prata.
D
Os sistemas coloniais português e espanhol guardam similaridade: ambos permaneceram, nos dois primeiros séculos, apenas ocupando o litoral; usaram larga força escrava indígena, africana; e ambos construíram universidades precocemente.
E
A descoberta do continente Americano foi um evento que marcou a modernidade e dinamizou o mercantilismo.
c7823679-d8
IF-TO 2016 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Sobre o período da Ditadura Civil Militar (1964-1985) e o processo de abertura política do Brasil, identifique a afirmação incorreta:

A
A política pós 1964 passou a ser exercida pelo poder puro da força policial, mas com encenação bipartidária: Arena e PDT.
B
Na década de 1970, a ocupação das bordas da Amazônia legal produziu um ótimo desempenho na economia nacional.
C
Milagre Econômico Brasileiro foi um fenômeno de grande crescimento do PIB por vários anos da década de 1970.
D
Abertura política ocorreu de modo controlado, lento e gradual, iniciando com a Anistia e terminando com a eleição indireta para presidente em 1984.
E
Diretas Já foi um grande fenômeno popular em que a população pedia eleição direta para presidente.
c77e1b03-d8
IF-TO 2016 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Sobre a República Brasileira de 1930 a 1964, identifique a afirmação incorreta:

A
O populismo é um fenômeno latino-americano em que o elemento principal é um grande líder popular numa sociedade muito desigual. Getúlio Vargas foi o primeiro populista brasileiro.
B
O Estado Novo foi a ditadura imposta por Getúlio Vargas, que durou de 1937 a 1945.
C
A Revolução de 1930 encerrou o pacto entre as oligarquias, e impôs uma nova constituição ao país.
D
A Democracia de 1946 a 1964 foi uma breve, mas de densa participação popular, diversos partidos políticos, sociedade dinâmica e vida artísticocultural marcantes.
E
Com a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart assumiu, propôs uma série de reformas de base, mas seu governo foi interrompido pelo golpe de 1964.
c778a01b-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Sobre o mundo pós Segunda Guerra Mundial, identifique a afirmação incorreta:

A
Na segunda metade do século XX, a América Latina foi conduzida, em grande medida, pelos interesses geopolíticos e das grandes corporações dos EUA. Dinâmica que persiste no século XXI.
B
O processo de descolonização Afro-asiática foi possível com o fim da Segunda Guerra Mundial, mas gerando um longo processo conflituoso por décadas.
C
A descolonização Afro-asiática resultou num conjunto muito heterogêneo de novas nações, que ficaram conhecidas como Terceiro Mundo.
D
A Crise do Socialismo, no final da década de 1970, também foi seguida do processo de estagflação nos EUA, eventos que apressaram as negociações para o fim da Guerra Fria.
E
O Plano Marshall foi uma estratégia dos EUA para submeter a Europa à OTAN.
c7730ae0-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

Sobre eventos da primeira metade do século XX, identifique a afirmação incorreta:

A
A URSS fez grande progresso econômico, em especial, após os planos quinquenais, quando todo o controle do Estado se concentrou nas mãos de Stálin, ditador da nação.
B
Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes impôs duras sanções à Alemanha, resultando em grande crise na década de 1920.
C
A Revolução Russa, em 1917, destruiu a monarquia Czarista, isolou-a nas relações internacionais e elaborou uma economia de guerra que evoluiu em planejamento permanente.
D
O Congresso de Haia foi um evento diplomático na primeira década do século, cuja finalidade era definir os limites coloniais dos impérios.
E
A ascensão do partido nazista na Alemanha foi seguida do golpe de Estado liderado por Hitler, que concentrou todos os esforços da nação para a produção de poderosa máquina de guerra, derrotada na Segunda Guerra Mundial.
ad0748cf-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

Sobre o imperialismo dos séculos XIX e XX, identifique a afirmação incorreta:

A
O imperialismo do século XIX foi uma ação de um pequeno conjunto de países que, juntos, dominaram quase todo o território global.
B
Os Estados Unidos foram o primeiro grande país a sair na corrida imperialista, colonizando a América Central e o Caribe.
C
A era dos impérios, que nasceu no século XIX, termina na Segunda Guerra Mundial, quando as potências europeias estavam arrasadas.
D
Como dominação adicional, o imperialismo reelaborou o racismo eurocêntrico, recurso que permitiu a dominação de africanos e asiáticos, em especial.
E
A corrida imperialista e a disputa colonial fizeram os maiores conflitos do século XX: a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
ad040899-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Revolução Industrial

Sobre as revoluções Industrial e Burguesa, identifique a afirmação incorreta:

A
A Revolução Francesa, iniciada em 1789 com a tomada da Bastilha, começou antes, com a revolta dos nobres, em 1787, isolando e fragilizando a monarquia. 
B
A Revolução Industrial inglesa do século XVIII só foi possível após a Revolução Gloriosa, que substituiu o absolutismo por uma monarquia parlamentarista.
C
O Antigo Regime pode ser definido como o período anterior à Revolução Francesa, em que as características centrais são estruturas medievais: clero, aristocracia e monarquia.
D
A Revolução Industrial francesa do século XVIII só foi possível após a Revolução Burguesa, suplantando o antigo regime e dando espaço para a burguesia.
E
 A crise econômica do Estado francês, as secas, a fome, a opulência da realeza e as ideias iluministas podem ser listadas como fatores que conduziram à Revolução Francesa. 
acff47b6-d8
IF-TO 2016 - História - História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

A emancipação política do Brasil está diretamente relacionada com a ruptura do sistema colonial. Indique a alternativa que demonstre uma das causas da queda do sistema colonial.

A
Em decorrência da influência de comunidades quilombolas localizadas próximas das maiores províncias.
B
Devido à falta de mão de obra especializada para o manuseio de máquinas.
C
Devido aos conflitos gerados no nordeste brasileiro.
D
Devidos à chegada de vários jesuítas para catequizar os índios.
E
A colônia perdeu espaço devido às transformações ocorridas nos países dominantes da Europa, principalmente a Inglaterra, que se fortaleceu com o advento da Revolução Industrial.
acfaa753-d8
IF-TO 2016 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

Sobre a Antiguidade e a Idade Média, identifique a afirmação correta .

A
O escravismo, como sistema econômico, esteve no centro das sociedades romana e grega.
B
Renascimento comercial e Pestes são eventos intimamente ligados. O primeiro só foi possível com a vitória cristã nas cruzadas.
C
O feudalismo foi um sistema social e econômico europeu existente durante toda a Idade Média.
D
O sistema de servidão substituiu a escravidão romana, e foi substituído, na Alta Idade Média, pelo sistema de corveia.
E
O período da Alta Idade Média inicia-se com as invasões bárbaras e tem como limite o século XV.
dddef660-d8
IF-TO 2016 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Sobre os processos e eventos político-econômicos pós-1964 e a abertura da década de 1980, no Brasil, identifique a afirmação incorreta:

A
Entre os beneficiados com o golpe de 1964, estavam os latifundiários, o grande capital nacional e estrangeiro, o clero e as camadas médias da população.
B
No período ditatorial, o bipartidarismo apenas encenava liberdade política. Dentro desse regime de exceção, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) produziu institucionalidade quando os advogados exigiam os ritos previstos na condução legal de seus clientes, invariavelmente presos políticos.
C
A violência na Ditadura Civil Militar não era uma ação individual ou um descontrole dos setores subalternos da repressão, mas, ao contrário, sistematizada, coordenada e ensinada, como atesta a Escola de Tortura na cidade de Manaus, implantada sob a consultoria internacional do general francês Paul Aussaresses. A tortura era uma política de Estado.
D
O arrocho salarial no final dos anos 1970 fez surgir as greves de metalúrgicos, operários do segmento mais intensivo de capital, as montadoras. Para negociar, as multinacionais poderiam agir em desobediência civil, abalando a aliança com os militares.
E
A abertura política ocorreu de modo lento, gradual e controlado, quando líderes políticos regionais comprometidos com a ditadura conduziram o processo de transição.
ddd4a72e-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Sobre o mundo pós-Segunda Guerra Mundial (Terceiro Mundo, descolonização afroasiática, Guerra Fria e relação entre Estados Unidos e América Latina), identifique a afirmação incorreta:

A
Quando ocorreu a descolonização da África e Ásia, um grande conjunto de países heterogêneos, o Terceiro Mundo, continuou com alto nível de dependência às suas ex-metrópoles, fenômeno conhecido como Neocolonialismo.
B
O continente africano definiu seus países obedecendo aos limites territoriais estabelecidos pelos colonizadores imperialistas da Conferência de Berlim (1886), resultando às populações autóctones inadequações e conflitos.
C
A Guerra Fria foi um conflito diplomático entre EUA e URSS, em que os confrontos militares foram travados fora de seus territórios. O resultado: imenso acúmulo tecnológico, enormes orçamentos militares e a inusável bomba atômica.
D
No pós-Segunda Guerra Mundial, os EUA estenderam seu raio de ação, antes mais presente na América Central e no Caribe, para a América do Sul, a exemplo dos diversos golpes militares, dos contragolpes e das ditaduras militares.
E
A Conferência de Bandung expressou pretensões de independência para os países de Terceiro Mundo, criando a Terceira Via, que seria acompanhar o modelo das economias planificadas.
dddba785-d8
IF-TO 2016 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Sobre o período republicano brasileiro varguista (1930 a 1945), identifique a afirmação incorreta:

A
Em 1934, além de uma nova Constituição, houve a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a criação do Ministério do Trabalho. Ou seja, estava sendo organizada a previsibilidade do insumo básico da economia, o trabalho.
B
A Marcha para Oeste foi uma grande narrativa de redefinição da nacionalidade em forma de programa de colonização do centro do país, expansão da fronteira e unificação dos mercados regionais.
C
Na Revolução de 1930, Getúlio Vargas chegou ao poder, e, para conseguir apoio, repatriou os tenentes da Coluna Prestes e neutralizou os integralistas.
D
A industrialização na Era Vargas passou a ser conduzida pelo Estado, não mais pelo fluxo oscilante do espontaneísmo paulista. As bases foram a siderurgia, a mineração e o petróleo.
E
No Estado Novo (1937-1945), o culto à imagem de Getúlio Vargas se aproximou à propaganda fascista, instrumento que contribuiu para sua construção como maior expressão populista da República brasileira.
ddc7b3ee-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

A Companhia de Jesus, cujos membros eram chamados jesuítas, foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534. Era uma organização religiosa inspirada em moldes militares, disposta a não medir esforços para deter o avanço do protestantismo, e espalhar pelo mundo os princípios de obediência à Igreja Católica.


De acordo com os preceitos do catolicismo, marque a afirmativa que explica o papel dos jesuítas.

A
Tinham o papel de aprisionar os índios e tornálos escravos.
B
Tinham o papel de soldados da religião, e empenhavam-se em conquistar os índios e os colonos, convertendo-os ao catolicismo.
C
Expandir seus negócios em terras brasileiras.
D
Vender metais preciosos.
E
Proporcionar aos bandeirantes uma melhor comunicação com os povos indígenas.
36118bb1-b4
IF-TO 2017 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A imagem abaixo é uma fotografia de um monumento construído na Praça dos Girassóis, em Palmas/TO.



O movimento ao qual ele se refere é:

A
A campanha pelas “Diretas Já”, que reivindicava o fim da ditadura militar e a realização de eleições diretas;
B
A luta pela emancipação do norte goiano, ainda durante o século XIX, liderada por Segurado;
C
O tenentismo, movimento nacionalista que questionava a estrutura política da República Velha;
D
A Guerrilha do Araguaia, movimento de oposição à ditadura militar, que possuía foco de resistência no Tocantins;
E
A resistência armada organizada pelas tropas federais devido à criação do Estado do Tocantins em 1988.
361ac169-b4
IF-TO 2017 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Considere o documento histórico abaixo:


"Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia, Amigo.



Eu, o Príncipe-Regente, vos envio muito saudar, como àquele que amo. Atendendo à representação que fizestes subir à minha Real presença, sobre se achar interrompido e suspenso o comércio desta Capitania, com grave prejuízo de meus vassalos e da minha Real Fazenda, em razão das críticas e públicas circunstâncias da Europa; e querendo dar sobre este importante objeto alguma providência pronta e capaz de melhorar o progresso de tais danos: sou servido ordenar interina e provisoriamente, enquanto não consolido um sistema geral, que efetivamente regule semelhantes matérias, o seguinte: Primo: Que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias, transportadas ou em navios estrangeiros das potências que se conservam em paz e harmonia com a minha Real Coroa, ou em navios dos meus vassalos, pagando por entrada 24 por cento; a saber, 20 de direitos grosso, e 4 do donativo já estabelecido, regulando-se a cobrança destes direitos pelas pautas ou aforamentos, por que até o presente se regulam cada uma das ditas Alfândegas, ficando os vinhos, águas ardentes e azeites doces, que se denominam molhados, pagando o dobro dos direitos que até agora nela se satisfaziam. Secundo: Que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros, possam exportar para os portos que bem lhe parecer, a benefício do comércio e agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais, à exceção do pau-brasil ou outros notoriamente estancados, pagando por saída os mesmos direitos já estabelecidos nas respectivas Capitanias, ficando entretanto como em suspenso e sem vigor todas as leis, cartas-régias ou outras ordens, que até aqui proibiam neste Estado do Brasil o recíproco comércio e navegação entre os meus vassalos e estrangeiros. O que tudo assim fareis executar com o zelo e atividade que de vós espero.

"Escrita na Bahia, aos 28 de janeiro de 1808. Príncipe."


Fonte:

http://www.historiadobrasil.net/documentos/abertura_dos_portos.htm (acesso em 12/05/2017)




A leitura do documento permite inferir que a Abertura dos Portos às Nações Amigas representou:


A
O início do processo de emancipação política do Brasil;
B
A ruptura de relações diplomáticas com a Inglaterra.
C
O fim da parceria comercial com os holandeses.
D
O começo da rivalidade econômica com a Espanha.
E
O término do domínio português sobre o Brasil.
36220a41-b4
IF-TO 2017 - História - Construção de Estados e o Absolutismo, História Geral

A reorganização do Estado, sob os pressupostos do Absolutismo Monárquico, favoreceu a consolidação do liberalismo econômico. Abaixo são apresentados alguns autores que se constituem em marcos teóricos fundamentais do pensamento liberal e um exemplo de suas respectivas ideias, exceto:

A
Adam Smith – defesa das “leis naturais da economia” (a lei da oferta/procura, por exemplo) e da liberdade contratual entre patrões e empregados;
B
David Ricardo – defesa da “lei férrea dos salários”, segundo a qual o trabalhador deveria receber o mínimo necessário para a sua subsistência e de sua família;
C
Nicolau Maquiavel – defesa de um Estado mínimo, que atuasse como uma “mão invisível” responsável apenas por assegurar a segurança nacional;
D
Vincent de Gournay – afirmava que a indústria deveria gozar de liberdade para favorecer a acumulação de capital e defendia a queda das barreiras alfandegárias;
E
Thomas Malthus – afirmava que a pobreza e a miséria são inevitáveis, pois a produção dos meios de subsistência não acompanha o ritmo de crescimento demográfico.
362c7c9d-b4
IF-TO 2017 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917

Acerca da Revolução Russa (1917), considere as afirmações abaixo:


I – O quadro histórico anterior ao movimento revolucionário é composto por um contexto marcado pela industrialização tardia, dependência do capital externo e burguesia local fraca.

II – Existem 2 fases distintas, a saber: Revolução Menchevique (caráter liberal burguês) e Revolução Bolchevique (caráter socialista).

III – Uma das medidas do governo de Lênin foi a implantação da NEP (Nova Política Econômica), conjunto de medidas que previam uma abertura para a economia de mercado.

IV – Com a ascensão de Stálin ao poder, foi criada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que se estabeleceu como potência socialista e reuniu as diversas regiões do Antigo Império Russo.


É correto o que se afirma apenas em:

A
I e IV.
B
I, II e III.
C
I, III e IV.
D
I, II e IV.
E
II e III.
36067672-b4
IF-TO 2017 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

Considerando o contexto de expansão territorial norte-americano durante o século XIX e as relações estabelecidas entre os Estados Unidos e os demais países americanos, é correto afirmar que:

A
Em 1898, os Estados Unidos anexaram o Havaí marcando, assim, posição no Oceano Pacífico;
B
A atuação dos marines (fuzileiros navais norteamericanos), contribuiu com a independência do Brasil;
C
Na Guerra dos Sete Anos, contra a França, os EUA obtiveram o controle sobre as Filipinas e o Haiti;
D
Os EUA forneceram apoio militar a Cuba na luta pela independência contra a Inglaterra e construíram bases aéreas na ilha;
E
O governo norte-americado apoiou o movimento de independência do Panamá em relação à Espanha, estabelecendo controle militar no Caribe.
122eb530-b3
IF-TO 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em 1850, foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil em 1822, a estabelecer normas para o direito agrário brasileiro. Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.


I - O principal objetivo da Lei de Terras brasileira foi promover a Reforma Agrária.

II – Um dos objetivos da Lei de Terras foi estabelecer a compra como única forma de obtenção de terras públicas.

III – A Lei de Terras foi uma estratégia política da elite agrária brasileira para impedir o monopólio da terra nas mãos de ricos fazendeiros.

IV – A Lei de Terras dificultou o acesso à terra por pessoas de baixa renda. Muitas dessas pessoas perderam suas terras e sua fonte de subsistência, o que ocasionou maior oferta de mão de obra nas grandes propriedades rurais.

V – A Lei de Terras favoreceu a elite agrária brasileira e a expansão da economia cafeeira.


Com base nas afirmativas, marque a alternativa correta.

A
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
B
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
C
As afirmativas I e III estão corretas.

D
As afirmativas II e IV estão corretas.
E
As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.