Questõessobre Conflitos na antiga Europa do Leste

1
1
Foram encontradas 13 questões
22085c1f-65
UNESP 2021 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral

Essas notícias têm em comum conflitos que envolvem questões

Quinta-feira, 14 de novembro de 1991


Para checheno, russos impõem “terror real”

    O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campanha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de deputados para a negociação.


Segunda-feira, 18 de novembro de 1991

Sérvios derrotam croatas em Vukovar

Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo,

que a sitiava há 86 dias


    A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia.


Segunda-feira, 16 de maio de 1994

Combate se intensifica na Bósnia

Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo;

denunciadas novas atrocidades


    Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os combates na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dispostos a aceitar os apelos internacionais por novas conversações.

(https://acervo.folha.com.br. Adaptado.)

A
imperialistas, relacionadas ao controle do Estado, decorrentes da adoção de medidas baseadas em diferenças culturais entre adversários políticos.
B
geopolíticas, relacionadas à dissolução do Pacto de Varsóvia, que tinha como objetivo a formação de uma aliança militar entre os países do Leste Europeu.
C
territoriais, relacionadas ao estabelecimento de novas fronteiras, cujos limites refletem a conjuntura multilateral de formação de blocos econômicos.
D
supranacionais, relacionadas ao esfacelamento do bloco socialista, cujo esgotamento econômico deveu-se à estrutura centralizadora da Rússia.
E
étnico-nacionalistas, relacionadas à constituição de novos Estados, devido a hostilidades que remontam às expansões dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro.
cbe2445e-f8
PUC - RJ 2019 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral

Fonte: Worldatlas. Endereço eletrônico: https://www.worldatlas.com. Acesso: 21 jul. 2019. Adaptado.


A República da Tchecoslováquia esteve ao lado Leste da Cortina de Ferro, durante a Guerra Fria. Todavia, em 1989, no auge da crise da URSS, ocorreu, no país, uma revolução social pacífica que trouxe, lentamente, a democracia do voto para a realidade político-institucional dessas sociedades. Tal revolução pacífica é nomeada, na história contemporânea do final da Guerra Fria, de:

A
Balfour.
B
Eslava.
C
Veludo.
D
Trianon.
E
Viena.
88097ead-f8
PUC - RJ 2019 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

1 = República Checa / 2 = Eslováquia

Fonte: Worldatlas. Endereço eletrônico: https://www.worldatlas.com.
Acesso: 21 jul. 2019. Adaptado.


A República da Tchecoslováquia esteve ao lado Leste da Cortina de Ferro, durante a Guerra Fria. Todavia, em 1989, no auge da crise da URSS, ocorreu, no país, uma revolução social pacífica que trouxe, lentamente, a democracia do voto para a realidade político-institucional dessas sociedades. Tal revolução pacífica é nomeada, na história contemporânea do final da Guerra Fria, de:

A
Balfour.
B
Eslava.
C
Veludo.
D
Trianon.
E
Viena.
f4e62c2e-d9
FAMERP 2019 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, celebraram o 30º aniversário do fim da Cortina de Ferro. Convidada por Orbán, Merkel viajou até a cidade fronteiriça de Sopron, na Hungria. Lá, em 19 de agosto de 1989, mais de 600 alemães da parte oriental aproveitaram a abertura de um posto de fronteira com a Áustria, por ocasião de um “piquenique pan-europeu”, para fugir para o lado ocidental. O evento foi uma fissura crucial na Cortina de Ferro. “Eu não poderia ser uma política e não poderia ser chanceler de uma Alemanha reunificada se esses eventos não tivessem acontecido”, declarou Merkel.

(“Na Hungria, Merkel e Orbán celebram fim da Cortina de Ferro e defendem Europa ‘unida’”. https://internacional.estadao.com.br, 19.08.2019. Adaptado.)


A comemoração citada no excerto faz referência

A
à adoção da livre circulação como estratégia para tornar os produtos europeus homogêneos e mais competitivos mundialmente.
B
à construção de vias de acesso sobre acidentes geográficos, que deram início à União Europeia.
C
ao fim das investidas neocolonialistas dos Estados Unidos, que mantinham a Europa fragmentada.
D
ao fim das zonas econômicas especiais, que estabeleciam espaços socioeconômicos segregacionistas.
E
ao fim da divisão física e ideológica entre a Europa Ocidental e o Leste Europeu durante a Guerra Fria.
e00ab63d-e3
UCPEL 2014 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin (...) falou diante de milhares de pessoas ontem, durante a sua primeira viagem à península do Mar Negro desde a anexação pela Rússia. A bordo de um barco, Putin passou por uma linha de navios russos da Frota do Mar Negro ancorados na baía de Sabastopol e cumprimentou as suas tripulações antes de assistir a um sobrevoo de 70 aviões militares.” Fonte: Diário Popular, 10/05/2014, p. 12.

Destaque para territórios da extinta URSS com crise separatista


A notícia se refere a acontecimentos recentes, envolvendo a definição de fronteiras e territórios de áreas que integravam a extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1991. O território de uma república autônoma, objeto da atual crise separatista de que trata a notícia citada, foi anexado à Federação Russa em março de 2014, fato contestado pela OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte), pelos EUA (Estados Unidos da América) e pela maioria dos países integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), principalmente os da Europa.
O território referido na disputa acima é o da

A
Chechênia, parte do Daguestão.
B
Ossétia, parte da Geórgia.
C
Crimeia, parte da Ucrânia.
D
Bósnia, parte do Cazaquistão.
E
Croácia, parte da Herzegovina.
f74897e7-dd
UEM 2011 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

O fim dos regimes socialistas foi marcado pelo surgimento de um novo mapa político da Europa e pela ocorrência de violentos conflitos étnicos. A região dos Bálcãs, onde se localiza a República da Iugoslávia, foi a única que escapou à fragmentação política e à violência étnica.

Sobre a história e a geografia política da Idade Contemporânea, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
11d265fc-d6
EBMSP 2018 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral



Iugoslávia significa "países dos eslavos do Sul". Em 1991, as transformações geopolíticas que ocorreram na Europa possibilitaram o desmembramento do território e o fim da Iugoslávia.

Como consequência desse fato, pode-se citar

A
A ocorrência de uma "limpeza étnica" na Croácia, o que resultou em guerra civil no país.
B
A expulsão dos muçulmanos dos países que faziam parte da antiga Iugoslávia.
C
A Croácia, após o conflito, passou a ser um protetorado sob a supervisão da ONU.
D
A intervenção da OTAN, sob a liderança norte-americana, em Kosovo e Montenegro, pôs fim ao conflito com os sérvios.
E
Os países da ex-Iugoslávia, após sua independência, alcançaram o nível de desenvolvimento dos países nórdicos.
b6579dc2-c4
UEG 2019 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral

Leia o texto a seguir.

A primavera se assume como uma metáfora de um despertar social, da travessia para o “jardim democrático”. Entretanto, como a própria metáfora, ela é uma ilusão: para que se chegue à estação da primavera é preciso enfrentar as intempéries do inverno; e depois cultivar boas sementes para que floresçam na primavera.
MATOS, Pedro. Da primavera ao inferno árabe. 9 abr. 2015. Disponível em: www.pordentrodaafrica.com/noticias/da-primavera-ao-infernoarabe-por-pedro-matos. Acesso em: 02 ago. 2019.

O texto citado analisa o uso metafórico das flores da primavera na caracterização dos eventos políticos. Um desses eventos que defendia um socialismo humanizado, estimulando a criatividade científica e artística, foi reprimido pelos tanques soviéticos. Esse movimento foi a

A
Revolução dos Cravos, um movimento social que encerrou o período ditatorial em Portugal.
B
Primavera de Praga, movimento popular que almejava maior liberdade na Tchecoslováquia.
C
Primavera Árabe, movimento popular que defendia maior democracia nos países islâmicos.
D
Primavera dos Povos, que pretendia unir os trabalhadores para uma revolução socialista na Europa.
E
Revolução das Rosas, um movimento pacífico ocorrido na Georgia, que retirou o presidente do poder.
87454524-b4
UEFS 2011 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral

Em 1, ocorreu, na década de 90 do século XX, grande conflito político, ideológico e étnico, do qual resultou o desmembramento da antiga Iugoslávia e a redistribuição das fronteiras dos países do leste europeu.

As raízes desse conflito estão relacionadas aos tratados de paz impostos pelos vencedores da Primeira Grande Guerra (1914 – 1918), quando


Relacione essa questão com as áreas indicadas no mapa com 1, 2, 3, 4 e 5.

A
a política de unificação na Itália e na Alemanha dividiu a região entre italianos e alemães, aumentando seus territórios e lhes conferindo maior poder militar.
B
o Império Turco-Otomano (Turquia) recuperou a dominação sobre a região, fato que se iniciara desde a expansão árabe muçulmana no século XVII.
C
a União Soviética, governada por Josef Stalin, estendeu seu domínio sobre a região, submetendo a Iugoslávia ao Pacto de Varsóvia.
D
povos de culturas e condições econômicas diferentes foram reunidos num novo país — a Iugoslávia — que congregava sob as mesmas fronteiras as antigas Bósnia-Herzegovina, Croácia, Sérvia, Eslovênia, Montenegro e Macedônia.
E
foi iniciada, por alemães e russos, a perseguição que levaria, na década de 30 do século passado, ao extermínio dos judeus.
36d01120-b0
UFPR 2011, UFPR 2011, UFPR 2011, UFPR 2011, UFPR 2011 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

O fim do comunismo na Europa Oriental e na União Soviética, entre 1989 e 1991, foi um fato inesperado para a maioria da comunidade acadêmica e política, pois ele não apresentava sinais aparentes de deterioração. O historiador Mark Mazower declarou: “A liberdade foi a consequência; o desejo de liberdade não foi necessariamente a causa”. Segundo essa afirmação e os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:

A
O comunismo terminou com a queda do Muro de Berlim e a reunificação alemã, depois que os comunistas reconheceram a legitimidade do sindicato Solidariedade, cujo líder era Lech Walesa, levando a economia dos países a se modernizar.
B
Nesse processo, predominaram os interesses do capital privado ocidental, que desejava acabar com o comunismo para implantar o liberalismo no leste, com o desmonte do Estado de Bem-Estar sem uma base alternativa para sustentar as economias daqueles países.
C
O que fez o comunismo sucumbir foi a dissolução da União Soviética, após a assinatura dos tratados de desarmamento nuclear com os Estados Unidos, dando fim à Guerra Fria e, por consequência, à necessidade de manter a cortina de ferro.
D
O fator preponderante foi a desistência da União Soviética em manter seu império, pois se tornara uma política dispendiosa e que levava à instabilidade político-militar dos países satélites.
E
O fim do comunismo foi resultado de muitos fatores, nos quais as lutas populares só tiveram peso decisivo no final (com exceção da Polônia): crise da indústria pesada, aliada a desabastecimentos e aumento de preços, conduzidos por um partido único em lento declínio, após décadas de ditadura e de repressão à oposição.
61e63216-b0
PUC - RS 2010 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

Em dezembro de 1991, era criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI), o que determinava a extinção da União Soviética. No interior da crise econômica e institucional, que mostrava efeitos havia pelo menos uma década, um elemento decisivo para a criação da CEI foi

A
a pressão diplomática do governo J. Carter.
B
o fortalecimento do Pacto de Varsóvia.
C
o nacionalismo das repúblicas bálticas.
D
o embargo militar decretado pela OTAN.
E
o apoio irrestrito do Partido Comunista russo.
82a352d8-6d
UEG 2010 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

Imagem 026.jpg

Com relação ao fim do socialismo no Leste Europeu, é CORRETO afirmar:

A
após a queda da URSS, também outros países como Cuba, China e Coreia do Norte aderiram à economia de mercado, rompendo com as bases socialistas.
B
as economias do Leste Europeu, ao adotarem o capitalismo, sanaram ou minimizaram seus problemas de desemprego, inflação elevada e alto custo de vida.
C
os países do Leste Europeu são chamados de economia de transição em virtude da introdução de mecanismos capitalistas em suas economias.
D
separadas pela rivalidade da Guerra Fria, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte assinaram tratado de paz rompendo o isolamento e o regime ditatorial.
472fe158-be
ENEM 2006 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Revolução Chinesa

Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram

Imagem 025.jpg
A
do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional.
B
da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim.
C
da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial.
D
do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental.
E
da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.