Questõesde IF-TO sobre História e Geografia de Estados e Municípios

1
1
Foram encontradas 3 questões
ddcc825a-d8
IF-TO 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado da Bahia

No final do século XIX, surgiu, no Brasil, especificamente na região Nordeste, conflitos sociais que expressavam as limitações da república recém-fundada. Além de haver um interesse em manter uma manifestação religiosa independente das instituições econômicas. E, assim, surgiu o messianismo, movimento que se caracteriza como um movimento social e coletivo, cujo líder representa a figura de um salvador, tendo como objetivo amenizar as dores e o sofrimento da população.

Entre os vários movimentos surgidos, um se destaca pela sua amplitude e repercussão, em 1893, na Bahia. Aponte a afirmativa correta:

A
Arraial de Canudos, fundado por Antonio Conselheiro.
B
Farroupilha, Rio Grande do Sul.
C
Cabanagem, Pará.
D
Revolução dos Padres.
E
Revolução praieira.
365024ad-b4
IF-TO 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Tocantins

Sem dúvida, as vantagens proporcionadas (por meio de modais de transporte de cargas) que o Tocantins alcança gradualmente serão fundamentais para escoar a produção dos Polos de Produção. Localizado estrategicamente na região central do país, o Estado do Tocantins conta atualmente com dois grandes tipos de modais em operação, sendo que um deles está em operação apenas na parte centro-norte do estado. Esses modais são

A
rodoviário e hidroviário
B
ferroviário e aeroviário
C
rodoviário e ferroviário
D
ferroviário e hidroviário
E
rodoviário e marítimo.
363e6a14-b4
IF-TO 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Tocantins

“Tocantins registra aumento de 209% nos conflitos agrários em 2016, aponta Comissão Pastoral da Terra”


Com três assassinatos no campo e 105 ocorrências de conflitos agrários, 2016 foi um dos anos mais violentos no Tocantins, segundo registros da publicação Conflitos no Campo Brasil 2016, da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Os dados levam em consideração situações de disputa por terra (99 casos), por água (2 casos) e trabalho escravo (4 casos).

Em comparação a 2015, quando foram registradas 34 ocorrências, o número de conflitos cresceu 209% no estado. “Um dos motivos desse aumento se deu pela identificação de conflitos já existentes em comunidades quilombolas. São comunidades da região Sul/Sudeste do Tocantins que lutam há anos pela demarcação de seus territórios”.


Fonte: http://conexaoto.com.br/2017/05/09/tocantinsregistra-aumento-de-209-nos-conflitos-agrarios-em2016-aponta-pastoral-da-terra




O texto, quando retrata as comunidades quilombolas da região Sul/Sudeste do Tocantins, remete-nos a cidades como:


A
Gurupi e Formoso do Araguaia
B
Araguaína e Tocantinópolis
C
Palmas e Miracema do Tocantins
D
Arraias e Paranã
E
Esperantina e Axixá.