Questõessobre História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

1
1
Foram encontradas 18 questões
ee0ab4ba-df
UFRN 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no Rio Grande do Norte, elevando o estado à condição de maior produtor desse minério no Brasil. A Região do Seridó era o principal pólo de produção.

A respeito da produção da scheelita no Rio Grande do Norte, é correto afirmar:

A
A crise na comercialização desse minério no mercado externo forçou o redirecionamento da produção para atender às demandas do mercado interno, assegurando a manutenção da atividade na Região do Seridó.
B
A exploração desse minério na Região do Seridó registrou crescimento durante a II Guerra Mundial, por ser esse minério um componente importante na fabricação de armamentos.
C
A exploração desse minério na Região do Seridó foi ampliada a partir da concorrência com a produção chinesa, que praticava preços mais elevados no mercado internacional.
D
A crise na produção desse minério durante a II Guerra Mundial decorreu da necessidade de investimentos em tecnologias, em um contexto de diminuição das reservas minerais da Região do Seridó.
edfae654-df
UFRN 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

Os censos demográficos de 1991 e 2000 (IBGE) demonstram alterações na dinâmica da população do Rio Grande do Norte.

Sobre essa dinâmica no território potiguar, é correto afirmar:

A
A Região do Seridó apresenta um acelerado crescimento da população, devido ao desenvolvimento do setor turístico e à revitalização da atividade industrial têxtil.
B
A Região de Mossoró configura-se como a área de maior atração e concentração populacional, por ser o principal centro de comercialização de produtos agrícolas, destacando-se a fruticultura.
C
A Região Metropolitana de Natal é a área de maior atração e concentração populacional, por ser o principal pólo de indústrias e serviços e das atividades públicas administrativas do estado.
D
A Região da Chapada do Apodi registra um acelerado crescimento da população, em decorrência do desenvolvimento do segmento fruticultor e da atividade pesqueira.
eddb85d0-df
UFRN 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

No dia 10 de fevereiro de 1944, uma crônica publicada no jornal O Diário retratou aspectos do cotidiano da cidade de Natal, nos seguintes termos:

“Meio displicente o cronista entrou no café.

[...] tipos de uma outra raça, a que a uniformidade das fardas cáquis emprestava um tom militar, enchiam as mesas. [...] A algaravia que se falava era estranha. [...] Sobre a fala de alguns quepes, o brasão de Suas Majestades Britânicas, ou as iniciais simbólicas da RAF canadense. A maioria, porém, era de gente da América [...].

O cronista olhou para os lados, curioso. Brasileiro, ele apenas. Sim, também as pequenas garçonnettes [...].

No entanto, aquele era um simples e muito nortista ‘café’ da rua Dr. Barata, por mais que a paisagem humana se mesclasse de exemplares de terras diferentes...”

Apud PEDREIRA, Flávia de Sá. Chiclete eu misturo com banana: carnaval e cotidiano de guerra em Natal. Natal: EDUFRN, 2005. p. 217.

Considerando-se o fragmento textual acima e as informações históricas sobre o período a que ele se refere, é correto afirmar:

A
Pela proximidade com a África e por ter sediado importantes bases militares dos Estados Unidos, Natal foi alvo de esporádicos ataques das tropas da Alemanha.
B
Os natalenses passaram a rejeitar, paulatinamente, os hábitos dos estrangeiros, como os estilos musicais norte-americanos, o uso de roupas informais e de palavras da língua inglesa.
C
O início da guerra e a ameaça de bombardeios aéreos mudaram o clima de festa em que Natal vivia e acirraram, ainda mais, as rivalidades entre brasileiros e norte-americanos.
D
A presença de um grande contingente de militares de outros países e a circulação de moeda estrangeira agitaram, de forma significativa, a vida da outrora pacata Natal
edd78b5b-df
UFRN 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

Ao se referir ao domínio holandês sobre a capitania do Rio Grande, no século XVII, Câmara Cascudo afirmou:

“A conservação do Rio Grande foi uma questão vital, indiscutida, e todas as fontes holandesas são unânimes [...]. ‘Em 1635 os Conselheiros Políticos exaltaram a conquista final desta Capitania, como um benefício inestimável da fortuna’.”

CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Natal: RN Econômico, 1999. p. 66.

Um dos motivos pelos quais os flamengos exaltaram a conquista da capitania do Rio Grande foi o seguinte:

A
sem o amplo controle do rebanho bovino dessa capitania, a alimentação da crescente população holandesa em Pernambuco seria algo muito difícil.
B
para os holandeses, o essencial era o domínio da região açucareira do Engenho Cunhaú, cuja produção rivalizava com as dos maiores centros produtores do Nordeste.
C
à época, o expressivo processo de urbanização de Natal tornava o domínio dessa capitania imprescindível para a instalação da estrutura administrativa dos holandeses.
D
com a derrota holandesa na Batalha dos Guararapes, Maurício de Nassau foi forçado a deslocar suas tropas de Recife para a chamada Nova Amsterdam.
fcfc41a2-e8
UFRN 2007 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

No período de 1970 a 2000, o padrão de comportamento da população do Rio Grande do Norte relaciona-se com a dinâmica econômica, que interfere na relação campo – cidade.

O gráfico a seguir evidencia a dinâmica populacional no período focalizado.

Dinâmica Populacional do Rio Grande do Norte – 1970/2000

FELIPE, José Lacerda Alves; CARVALHO. Edílson Alves de; ROCHA, Aristotelina P. Barreto. Atlas, Rio Grande do Norte: espaço geo-histórico e cultural. João Pessoa: Grafset, 2006. Adaptado.

Considerando-se o gráfico, pode-se afirmar que, de 1970 a 2000,

A
a população rural estabilizou-se, enquanto a população urbana declinou devido à estagnação da economia citadina.
B
a população urbana apresentou a mesma tendência de crescimento da população rural a partir da revitalização da economia do campo.
C
a população urbana apresentou tendência a crescimento em virtude da migração campo – cidade e da reestruturação da base produtiva do estado.
D
a população rural cresceu em decorrência da migração cidade – campo e da desaceleração do processo de urbanização.
fcf2bf33-e8
UFRN 2007 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

Os recursos minerais estão diretamente relacionados ao tipo de formação geológica em que são encontrados.


Observe o mapa a seguir:


Rio Grande do Norte – Área Produtora de Petróleo – 2005



FELIPE, José Lacerda Alves; CARVALHO, Edílson Alves de. Atlas escolar: Rio Grande do Norte. 2. ed. João Pessoa: Grafset, 2006. Escala 1:2.500.000. Adaptado.

No Rio Grande do Norte, a estrutura geológica da área produtora de petróleo corresponde a

A

terrenos sedimentares de formação antiga.

B
formação cristalina de tempos recentes.
C
formação cristalina de tempos antigos.
D
terrenos sedimentares de formação recente.
fcf5d385-e8
UFRN 2007 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

Nas últimas décadas do século XX, um conjunto de atividades assumiu importância na economia do Rio Grande do Norte. Porém, a exploração indiscriminada dessas atividades vem contribuindo para agravar problemas ambientais. A respeito disso, é correto afirmar:

A
A fruticultura irrigada, concentrada no Litoral Sul, está contribuindo para a devastação da Mata Atlântica.
B
A produção de cerâmica, concentrada na região do Alto Oeste, tem ampliado a poluição dos rios.
C
A carcinicultura, desenvolvida nos estuários, vem provocando a destruição dos manguezais.
D
A apicultura, desenvolvida na caatinga, tem acentuado a devastação da cobertura vegetal.
fce0fbb8-e8
UFRN 2007 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

O incremento da produção de açúcar e de algodão no Rio Grande do Norte, nas décadas de 1850 e 1860, favoreceu o crescimento de muitos povoados, que passaram a contar com administrações próprias. Entre as cidades que ganharam maior expressão nessa fase de crescimento econômico, destaca-se

A
Nova Cruz, que, favorecida pelos investimentos das oligarquias locais, recebeu as primeiras usinas de beneficiamento do algodão.
B
Parnamirim, que, em virtude de sua localização privilegiada, perto da capital, passou a abrigar os armazéns de algodão e açúcar.
C
Açu, que, situada num vale muito fértil, tornou-se um dos principais produtores nordestinos de algodão e cana-de-açúcar.
D
Mossoró, que, em razão da decadência do porto de Aracati, no Ceará, tornou-se um importante centro comercial exportador de algodão.
fcddeef0-e8
UFRN 2007 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

A formação do território do atual estado do Rio Grande do Norte está relacionada à

A
fixação da população de origem européia no litoral, dedicada à exploração do paubrasil, e a ocupação do sertão visando à extração do sal marinho.
B
consolidação do domínio português, após a expulsão dos holandeses do litoral, e às expedições que penetraram no interior à procura de metais preciosos.
C
ocupação da faixa litorânea pela lavoura da cana-de-açúcar, e da zona do interior, na qual, inicialmente, era praticada a criação do gado.
D
expulsão dos índios do litoral pelos donatários da capitania, na “Guerra dos Bárbaros”, e à indústria açucareira nos vales do Apodi – Mossoró e do Piranhas – Açu.
4b123b53-df
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte apresenta a maior parte do seu território inserido na sub -região do Sertão, onde predomina o clima Tropical Semiárido, que se caracteriza por elevadas temperaturas e baixos índices pluviométricos. No entanto, nessa mesma sub -região, há ocorrência do clima Tropical Sub-úmido, conforme pode ser observado no mapa a seguir.



Na área destacada por um círculo no mapa, as temperaturas amenas ocorrem devido à influência

A
do relevo de altitudes mais baixas.
B
da localização geográfica em zona de baixa latitude.
C
do relevo de altitudes mais elevadas.
D
da localização geográfica em zona de alta latitude.
4b03ada7-df
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte possui, aproximadamente, 80% do seu território com predomínio do clima Semiárido, sendo essa área susceptível à ocorrência de estiagens cíclicas, que tem um impacto sobre sua rede hidrográfica. Considerando esses aspectos, foi implementada uma política que visa assegurar o abastecimento de água para a população por meio da construção de adutoras.


O mapa a seguir apresenta informações sobre a distribuição das adutoras no Rio Grande do Norte.



A bacia hidrográfica que abastece o maior número de adutoras do Sertão do Rio Grande de Norte é a

A
Bacia do Apodi-Mossoró.
B
Bacia do Curimataú.
C
Bacia do Trairi.
D
Bacia do Piranhas-Açu.
34296f5c-dc
UFRN 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

A imagem em foco destaca uma cena do espetáculo Chuva de bala no país de Mossoró, que trata de um evento ocorrido nessa cidade, na primeira metade do século XX.



O espetáculo é uma representação de acontecimentos históricos que se relacionam a

A
um grupo de rebeldes do sertão nordestino, que reagiam à marginalidade social.
B
um agrupamento de jagunços aliado à administração municipal, durante o governo Vargas.
C
um bando urbano politizado, que praticava a justiça com as próprias mãos.
D
uma facção armada que combatia as oligarquias, reivindicando a reforma agrária.
72025934-b0
CEDERJ 2019, CEDERJ 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

Observe a imagem a seguir:



Disponível em: https://mapasblog.blogspot.com/2011/12/mapas-do-rio-grande-do-norte.html. Acesso em: 09 out.2019.


Na imagem, indica-se, em vermelho, a unidade federativa responsável pela maior produção nacional do seguinte produto:

A
Sal
B
Café
C
Soja
D
Milho
6529d753-5c
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

A produção de banana no Vale do Açu é uma atividade relevante para a economia do Rio Grande do Norte, sendo uma referência para entender aspectos relacionados à estruturação das relações entre o local e o global.


No âmbito da economia capitalista e globalizada, uma das características da produção de banana no Vale do Açu é

A
a articulação espacial, que relativiza o tempo e as distâncias, entre os locais de produção e os de consumo de mercadorias.
B
o estabelecimento de fluxos de exportação para mercados de países pobres, contribuindo para os programas de segurança alimentar.
C
o desenvolvimento dos meios de transportes, elevando os custos de produção, o que seleciona os mercados consumidores.
D
a produção em larga escala, que prioriza o mercado local em detrimento do global, visando ao barateamento dos custos.
66e27c8e-5c
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte possui, aproximadamente, 80% do seu território com predomínio do clima Semiárido, sendo essa área susceptível à ocorrência de estiagens cíclicas, que tem um impacto sobre sua rede hidrográfica. Considerando esses aspectos, foi implementada uma política que visa assegurar o abastecimento de água para a população por meio da construção de adutoras.


O mapa a seguir apresenta informações sobre a distribuição das adutoras no Rio Grande do Norte.

Imagem 020.jpg


A bacia hidrográfica que abastece o maior número de adutoras do Sertão do Rio Grande de Norte é a

A
Bacia do Apodi-Mossoró.
B
Bacia do Curimataú.
C
Bacia do Trairi.
D
Bacia do Piranhas-Açu.
6dbd06fd-5c
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte apresenta a maior parte do seu território inserido na sub -região do Sertão, onde predomina o clima Tropical Semiárido, que se caracteriza por elevadas temperaturas e baixos índices pluviométricos. No entanto, nessa mesma sub -região, há ocorrência do clima Tropical Sub-úmido, conforme pode ser observado no mapa a seguir.


Imagem 022.jpg


Na área destacada por um círculo no mapa, as temperaturas amenas ocorrem devido à influência

A
do relevo de altitudes mais baixas.
B
da localização geográfica em zona de baixa latitude.
C
do relevo de altitudes mais elevadas.
D
da localização geográfica em zona de alta latitude.
5c9e4eec-5c
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

A imagem e o fragmento textual a seguir fazem parte do material utilizado na Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, promovida pela Prefeitura Municipal da Cidade do Natal, no período de 1961 a 1964, sob a administração de Djalma Maranhão.


Imagem 015.jpg


Considerando as ideias expressas nos documentos, é correto afirmar que essa campanha de alfabetização foi

A
uma estratégia educacional que evidencia as diferenças ideológicas entre o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Natal e uma experiência realizada no sertão.
B
uma proposta inovadora no campo educacional, desativada por falta de pessoal qualificado para a sua execução.
C
uma estratégia política de transformação social, reprimida pelos setores conservadores da sociedade, uma vez que objetivava a conscientização popular.
D
uma proposta de escolarização que, utilizando-se de práticas populistas, manipulava as classes trabalhadoras em proveito das elites locais.
5ae41cde-5c
UFRN 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte

No quadro da colonização, os portugueses consideravam-se legalmente proprietários das terras americanas definidas pelo Tratado de Tordesilhas. Partindo de Pernambuco, eles procuraram expandir a área conquistada. Na capitania do Rio Grande, construíram a fortaleza dos Reis Magos e, depois, fundaram Natal em 1599.


Sobre esse período histórico da Capitania do Rio Grande, é correto afirmar:

A
A sociedade fundamentada na cultura canavieira possibilitava a ascensão social dos grupos que não eram proprietários de terras, uma vez que lhes permitia participarem das Câmaras municipais.
B
A legitimidade da ocupação territorial foi questionada, interna e externamente, o que ficou evidente nas reações indígenas e nas incursões estrangeiras à costa potiguar.
C
O senhor de engenho tinha o controle da terra e da produção açucareira, mas subordinava -se ao poder dos "coronéis" da Guarda Nacional, controlada pelo poder central.

D
A ocupação das terras do interior ocorreu sem conflitos, uma vez que as tribos indígenas concentravam-se no litoral, onde se implantou a agroindústria açucareira.