Questõessobre História e Geografia do Estado do Pará

1
1
Foram encontradas 3 questões
8d0cfa3a-f8
UEG 2015 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Pará

A atividade de mineração no Brasil acabou por contribuir para a instalação de um sistema de infraestrutura na área de transporte e geração de energia. Nesse sentido, para a instalação de um grande projeto de extração de minério de ferro pela Vale do Rio Doce no estado do Pará no início da década de 1980, foi necessária a construção da

A
Ferrovia do Aço e Porto de Santos.
B
Rodovia Belém-Brasília e Hidrelétrica de Belo Monte.
C
Estrada de Ferro Carajás e Usina Hidrelétrica de Tucurui.
D
Rodovia Transamazônica e Usina Hidrelétrica de Balbina.
7f776efc-e7
UEAP 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Pará

O processo de urbanização do espaço amazônico ocorreu a partir da construção de fortificações e núcleos de povoamento. Sobre o contexto em que se insere o processo de fundação de vilas na Costa Setentrional do Grão-Pará, na segunda metade do século XVIII, só não podemos afirmar que:

A
As vilas da Costa Setentrional do Grão-Pará foram fundadas por constituir um atrativo para o Estado português. Possuíam, além de terras em abundância para serem distribuídas aos colonos, campos férteis para desenvolver a agricultura e criação de gado, estavam estrategicamente localizadas no caminho do rio das Amazonas.
B
O território das vilas de Macapá, Mazagão e Vila Vistosa Madre de Deus, localizadas na faixa da Costa Setentrional do Grão-Pará, era uma área cobiçada por outras nações; a exemplo da França, Espanha e Holanda. Por isso, era vital para a Coroa portuguesa assegurar a posse e manter a dominação desse território.
C
As vilas de Macapá e Mazagão, formadas em meados do século XVIII no Grão-Pará possuíam embriões nos aldeamentos organizados pelas missões religiosas que detinham controle sobre a mão-de-obra indígena.
D
A vila de Mazagão foi planejada pelo Estado português. No planejamento dessa vila estava a preocupação com o esquadrinhamento social do espaço urbano e a construção de vários prédios como a Igreja – para atender aos anseios religiosos dos moradores - e a fazenda real - responsável pelo armazenamento e controle dos gêneros enviados da cidade de Belém.
E
A vila de São José de Macapá foi o núcleo populacional que atendeu a um dos projetos da Coroa lusitana, relativo à defesa territorial com a construção da Fortaleza, concernente a estratégia geopolítica e exploração econômica.
e78b6829-d9
UFTM 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Pará

A partir de 2012, acredita-se que, nos próximos cinco anos, o estado do Pará poderá se tornar o maior exportador de minérios do País, ultrapassando Minas Gerais. As exportações de minérios do Pará representaram cerca de 44% do saldo comercial obtido pelo Brasil em 2011. O mapa mostra o destino de um dos minérios exportados pelo estado do Pará.

Os principais compradores do minério paraense em US$ bilhões


(Folha de S.Paulo, 06.05.2012.)

A respeito das exportações do Pará, é correto afirmar que

A
a demanda da hematita de baixa qualidade e menor preço explica as exportações para os maiores países siderúrgicos mundiais.
B
superaram as do estado de Minas Gerais, principalmente com o aumento das exportações de bauxita para os países asiáticos.
C
o Canadá é o maior importador do manganês da Serra dos Carajás.
D
o aumento da exploração de ouro no Vale do Trombetas, em Oriximiná, explica o destaque do Pará.
E
a exportação do minério de ferro, da Serra dos Carajás, tem a China como principal destino.