Questão 7f776efc-e7
Prova:UEAP 2009
Disciplina:História e Geografia de Estados e Municípios
Assunto:História e Geografia do Estado do Pará

O processo de urbanização do espaço amazônico ocorreu a partir da construção de fortificações e núcleos de povoamento. Sobre o contexto em que se insere o processo de fundação de vilas na Costa Setentrional do Grão-Pará, na segunda metade do século XVIII, só não podemos afirmar que:

A
As vilas da Costa Setentrional do Grão-Pará foram fundadas por constituir um atrativo para o Estado português. Possuíam, além de terras em abundância para serem distribuídas aos colonos, campos férteis para desenvolver a agricultura e criação de gado, estavam estrategicamente localizadas no caminho do rio das Amazonas.
B
O território das vilas de Macapá, Mazagão e Vila Vistosa Madre de Deus, localizadas na faixa da Costa Setentrional do Grão-Pará, era uma área cobiçada por outras nações; a exemplo da França, Espanha e Holanda. Por isso, era vital para a Coroa portuguesa assegurar a posse e manter a dominação desse território.
C
As vilas de Macapá e Mazagão, formadas em meados do século XVIII no Grão-Pará possuíam embriões nos aldeamentos organizados pelas missões religiosas que detinham controle sobre a mão-de-obra indígena.
D
A vila de Mazagão foi planejada pelo Estado português. No planejamento dessa vila estava a preocupação com o esquadrinhamento social do espaço urbano e a construção de vários prédios como a Igreja – para atender aos anseios religiosos dos moradores - e a fazenda real - responsável pelo armazenamento e controle dos gêneros enviados da cidade de Belém.
E
A vila de São José de Macapá foi o núcleo populacional que atendeu a um dos projetos da Coroa lusitana, relativo à defesa territorial com a construção da Fortaleza, concernente a estratégia geopolítica e exploração econômica.

Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo