Questõessobre História e Geografia do Estado de Minas Gerais

1
1
Foram encontradas 12 questões
ba619ec9-02
UNC 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

A Revolta de Vila Rica no século XVIII mostrou os abusos que as autoridades portuguesas cometiam com os mineradores e a população de Minas Gerais.


No contexto dessa revolta é correto afirmar, exceto:

A
O movimento reivindicava a redução dos preços dos alimentos e o cancelamento da medida que proibia a circulação de ouro em pó.
B
Foi um dos nomes dados à Inconfidência Mineira, que entre seus participantes teve Joaquim José da Silva Xavier.
C
Os altos impostos e o rígido controle sobre a exploração do ouro também contribuíram para o levante de Vila Rica.
D
Um dos líderes da revolta foi enforcado e teve seu corpo esquartejado e exposto em praça pública.
fa30e76e-00
UEMG 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

As ações de revitalização do centro de Belo Horizonte mudaram o cenário da região, que já convivia há alguns anos com imóveis vazios e com a atuação dos vendedores ambulantes. O centro voltou a ser atrativo, tanto para o comerciante, quanto para o consumidor, graças aos investimentos feitos na melhoria da região.

(http://goo.gl/36kCn. Acesso: 25/07/2012. Adaptado.)


Projetos de revitalização, como o de Belo Horizonte, mostram que a cidade é alvo de políticas urbanas que visam

A
controlar a vida nas cidades.
B
destruir prédios vazios antigos.
C
manter a ocupação urbana.
D
requalificar a fisionomia urbana.
0ae946c4-f5
UFC 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

A construção das igrejas barrocas, em Minas Gerais, está ligada ao período:

A
das bandeiras, quando os bandeirantes construíram igrejas nas cidades por eles fundadas
B
do apogeu dos engenhos, quando as Igrejas eram construídas pelos grandes senhores em suas propriedades.
C
da mineração, ocorrida no século XVIII, quando os mineradores expressavam seu status por meio de luxuosas construções.
D
do café, quando os grandes proprietários buscaram embelezar as cidades mineiras para se equipararem às do Rio de Janeiro.
E
da invasão holandesa, quando o Estado incentivou os jesuítas a construírem mais igrejas para se opor ao crescimento dos protestantes.
3a6b2a80-b2
FATEC 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

Observe a imagem. A imagem retrata a festa em homenagem à santa padroeira da irmandade religiosa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Minas Gerais, no século XVIII. Segundo o historiador Caio Boch, “as irmandades foram a mais viva expressão social das Minas Gerais do século XVIII”. De modo geral, as irmandades são definidas como associações constituídas por religiosos leigos e fiéis de diferentes classes sociais que se dedicavam ao culto de um padroeiro.

Na região das Minas Gerais, no século XVIII, essas associações se caracterizavam pela


Johann Moritz Rugendas. Festa de Nossa Senhora do Rosário, Patrona dos Negros, c.1835.

<https://tinyurl.com/ybj66a52> Acesso em: 20/10/2018. Original colorido

A
organização da vida social, construção de igrejas e de cemitérios, organização de festas, cuidados com os necessitados e formação profissional com o ensino dos ofícios mecânicos e das artes.
B
organização da vida econômica, construção e manutenção de estradas, criação dos órgãos de fiscalização e cobrança de impostos, e administração dos seminários coloniais, responsáveis pela formação de novos padres.
C
organização da vida política, construção de hospitais e de escolas de educação básica, administração do patrimônio do Vaticano no Brasil e organização de bazares e feiras para arrecadação de donativos para os necessitados.
D
criação e fiscalização do cumprimento das leis referentes à moral e aos costumes dos moradores de Minas Gerais, celebração semanal do rito da missa e administração de sacramentos, como o batismo, o casamento e a extrema unção.
E
criação dos órgãos de controle metropolitano sobre a população de escravos e libertos, regulamentação das práticas do Candomblé, construção de casas para os irmãos de baixa renda e desenvolvimento de sistemas de ensino religioso ecumênico.
f4cf3745-d9
FAMERP 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

A camada intermediária abrangia, nas Minas, indivíduos entregues a uma gama variada de atividades profissionais. Creio ser possível arriscar a hipótese de que poucos viviam com certo conforto e despreocupação, a grande maioria sendo constituída pelos que tinham de lutar diariamente pela subsistência, numa capitania inteiramente voltada para a faina aurífera e para a mineração de diamantes.

(Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)


Entre os membros do grupo social apresentado no texto, viviam nas Minas Gerais do século XVIII:

A
pecuaristas, alfaiates e escravos.
B
vendeiros, bandeirantes e grandes produtores rurais.
C
pintores, altos dignitários da Igreja e prostitutas.
D
tropeiros, contratadores de diamante e romeiros.
E
carpinteiros, padres e faiscadores.
29f38cf4-e6
Unimontes - MG 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

Acerca da formação social das Minas Gerais no século XVIII, pode-se afirmar que:

A
Verifica-se a existência de uma camada superior que era bem extensa, formada por muitos homens ricos e poderosos que se dedicavam à extração do ouro e aos grandes negócios que giravam em torno da mineração.
B
Em função da elevada taxa de monetarização e da grande mobilidade da sociedade mineradora setecentista, existia uma pequena camada de escravos na região já que as alforrias foram uma constante, principalmente nas primeiras décadas do século XVIII.
C
Existia uma ampla camada da população que era formada por pessoas livres, constituída em sua maioria por gente pobre, mas cuja composição abarcava também pequenos empreendedores e comerciantes, além de pequenos funcionários.
D
Entre a numerosa classe proprietária e a pequena parcela da população livre pobre, existia uma grande camada intermediária formada por artesãos, artistas e outros profissionais que viviam sem nenhuma dificuldade.
72e775f7-e0
UEPB 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

“Uma das patranhas da nossa história, tal como se conta nas escolas, é a da pretendida riqueza e até opulência das minas Gerais na época da abundância do ouro. Em boa e pura verdade nunca houve a tão propalada riqueza a não ser na fantasia amplificadora de escritores inclinados às hipérboles românticas.” (Laura de Melo in Freitas Neto e Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. SP. HARBRA. 2006. p. 318)


Sobre a sociedade mineira do século XVIII é correto afirmar:

A
a maioria da população era formada por homens livres pobres que sobreviviam como faiscadores, pequenos roceiros, biscateiros e garimpeiros.
B
eram privilegiados os elementos que tivessem o maior número de escravos.
C
a concentração fundiária era pequena, apesar da maioria da população ser elite agrária.
D
grande era o número de empreendedores com alto poder aquisitivo e forte descentralização de poder; ausência de advogados, artesãos e intelectuais.
E
devido ao grande número de alforrias não havia escravos de ganho.
cef6ad80-dc
UEFS 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

O norte do Estado de Minas Gerais apresenta características socioeconômicas e naturais (clima, solo e vegetação) semelhantes às de uma das regiões do Nordeste. Essa região corresponde

A
à Zona da Mata.
B
ao Sertão
C
ao Agreste.
D
ao Meio-Norte.
E
ao Litoral.
79c7c016-c4
UNIOESTE 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

Observe o desenho a seguir.



DUKE, 16 nov. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/tragedia-de-bento-rodrigues-e-retratada-em-charges-1.1174565 Acesso em: 15 jul. 2019.


A charge acima aponta uma leitura feita sobre a relação produzida entre a empresa mineradora e as comunidades atingidas em Mariana-MG, em 2015. Naquele momento, houve o rompimento da barragem Fundão e a lama de rejeitos atingiu o Rio Doce, atravessando várias cidades e, posteriormente, chegando ao mar.



Sobre a ocupação histórica em Minas Gerais e o papel expressivo da atividade mineradora na região é CORRETO afirmar que:

A
Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, foi considerado um dos principais defensores de trabalhadores livres e escravizados no auge da mineração no século XVIII. Por essa razão, foi condenado e morto como mártir da revolta colonial.
B
historicamente, a exploração de minérios foi vista como uma atividade econômica desinteressante. A baixa ocupação dessa região já no século XVIII aponta esse desestímulo, uma vez que não foi lucrativo nem para a coroa portuguesa nem para os que investiram nas minas e viviam dessa atividade.
C
podemos destacar que a presença de exploração de minérios pelo território brasileiro é realizada em constante diálogo com os interesses da população que vive na região onde se propõe a barragem — ribeirinhos, comunidades indígenas etc.
D
a exploração de minérios exige avaliação de riscos e danos à população e ao meio ambiente. Entretanto, parte das análises produzidas posteriormente às tragédias de Mariana e Brumadinho apontaram a necessidade de rever o uso e, inclusive, desativar barragens de minério em atividade.
E
os desastres com barragens de minérios desaceleraram o interesse pela exploração dessa atividade no país. No momento, o intuito é expandir o uso dos recursos naturais para as comunidades nativas, além da expansão da produção agroecológica e familiar.
af5b367d-b6
UFVJM-MG 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

Observe os dados do IBGE para os três maiores municípios do Vale do Jequitinhonha



Comparando os dados dos três municípios, é CORRETO afirmar que:

A
o município de Diamantina é o de maior área.
B
Diamantina tem a pior renda entre os trabalhadores com carteira assinada.
C
Araçuaí tem o maior rendimento nominal mensal per capita entre as três cidades.
D
Almenara é a cidade que menos cresceu na comparação entre o censo de 2010 e a estimativa para 2016.
7cce3855-b3
IF Sul - MG 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

As mesorregiões do Brasil formam uma regionalização do território em regiões que congregam diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais nos estados brasileiros. O estado de Minas Gerais é dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em doze mesorregiões.



Sobre as mesorregiões identificadas no mapa acima, marque somente a alternativa INCORRETA:

A
A região 1 corresponde ao Norte de Minas, que possui a maior área territorial do estado mineiro.
B
A região 2 corresponde ao Sul e Sudoeste de Minas, tendo Poços de Caldas como a cidade mais populosa dessa Região.
C
A região 3 refere-se ao Jequitinhonha, área mineira com o menor produto interno bruto (PIB)
D
As regiões 4 e 5 referem-se, respectivamente, à área Metropolitana de Belo Horizonte e à Zona da Mata Mineira, que possuem as maiores densidades demográficas do estado.
d8748408-b4
UEFS 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Minas Gerais

O norte do Estado de Minas Gerais apresenta características socioeconômicas e naturais (clima, solo e vegetação) semelhantes às de uma das regiões do Nordeste. Essa região corresponde

A
à Zona da Mata.
B
ao Sertão.
C
ao Agreste.
D
ao Meio-Norte.
E
ao Litoral.