Questão 26138204-7a
Prova:ENEM 2022
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Vegetação

TEXTO I


            O uso do Cerrado pelas populações indígenas estava ligado a um caráter conservacionista e sagrado. A caça e a pesca eram realizadas apenas para a subsistência. A coleta recolhia apenas o que o Cerrado oferecia. A agricultura com a produção de milho e tubérculos abria apenas alguns clarões nas áreas de florestas decíduas. O Cerrado era o fundamento central da existência dessas tribos. Isso significa a sacralização dos elementos deste bioma pelos grupos indígenas.

SILVA, E. B. D.; BORGES, J. A. Dos usos e reocupações do Cerrado goiano:

agroecologia como alternativa. XI EREGEO, Jataí-GO, 2009 (adaptado).


TEXTO II

        O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

COMISSÃO das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum [Relatório Brundtland]. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.



Qual característica presente no Texto II amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I?

A
Mercantilização da natureza.
B
Valorização cultural da paisagem.
C
Organização da produção familiar.
D
Manutenção da cobertura vegetal.
E
Preocupação com os descendentes.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre a correta interpretação dos textos buscamos a opção correta.

A) Ocorre quando parte dos componentes naturais do espaço são incluídos em processos produtivos de grande porte e tornam-se mercadorias negociáveis. Não é a situação descrita em nenhum dos textos.
B) Não há no texto referências as características visuais mais notáveis dos espaços citados para falarmos em paisagem e não há menção a características culturais também nos textos.
C) nenhum dos dois texto aborda a produção em pequenas e médias propriedades, com mão de obra familiar voltada para o abastecimento do mercado interno.
D) Apenas o primeiro texto faz referência a manutenção da vegetação. Já o segundo aborda a possibilidade de produzir sem esgotar recursos o que não necessariamente envolve não desmatar.
E) O primeiro texto aborda um sistema de produção de alimentos de baixo impacto ambiental que satisfaz as necessidades da população sem prejudicar a natureza, enquanto o segundo fala de desenvolvimento sustentável que é o modelo baseado na ideia de satisfazer as necessidades do presente sem esgotar os recursos para o futuro. Ambos os textos, aborda de certa forma a sustentabilidade e desmontaram preocupação com gerações futuras. 

GABARITO DO PROFESSOR: E



Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo