Questõesde UNESP 2010 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 20 questões
055e5bdb-8d
UNESP 2010 - Geografia - Geologia

Estão corretas as afirmações:

As extinções em massa que marcaram a história da Terra aconteceram em diferentes períodos geológicos.
Analise o texto e o quadro para responder a questão.
                                                                     
                                                                            Texto

O sumiço de espécies é um fato da vida. Além das Big Five, como são conhecidas as cinco grandes extinções em massa do passado, nos dias de hoje é anunciada a Sexta Extinção, porque tem tudo para atingir dimensões comparáveis às das outras cinco grandes extinções em massa da história da Terra. Propício atentar a este problema, pois é o Ano Internacional da Biodiversidade.
                                                                   As cinco primeiras

                                   

 (Reinaldo José Lopes. Unespciência, ano 1, n.º 7, abril de 2010.Texto e quadro adaptados.)

A partir do texto e do quadro, analise as afirmações.

I. Nas Big Five, os fatores que desencadearam a extinção em massa foram fenômenos astronômicos, geológicos com intensas erupções vulcânicas e a deriva dos continentes, associados a flutuações no nível do mar e mudanças climáticas.

II. Na Sexta Extinção, como é conhecido o atual momento, o principal fator que desencadeia este fenômeno é o aumento do número de terremotos e da atividade vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico.

III. Nas Big Five, as extinções em massa parecem não terem sido desencadeadas pela ação de seres vivos, principalmente por uma única espécie – o homem.

IV. A capacidade de recuperação da biodiversidade planetária é imensa. As Big Five ocorreram pela intervenção humana associada a eventos de impactos de meteoritos e intenso vulcanismo.
                                
A
I, II e III, apenas.
B
I e III, apenas.
C
I, II, III e IV.
D
I, III e IV, apenas.
E
I e II, apenas.
05592442-8d
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica

 

                                           (Candido Portinari. Café, 1934.)

O quadro de Portinari representa um ciclo econômico que, em fins de 1929, entra em crise. Tem início no Rio de Janeiro, principalmente nas regiões mais elevadas, onde o arbusto encontrou características ideais para cultivo, como solo e clima.

No início do século XIX, essa lavoura foi expandida para o oeste do Rio de Janeiro, quando entra na região do:

A
vale do rio Tietê. Com mão de obra de emigrantes, capital vindo do exterior e mercado interno consumidor, o café, no ano de 1805, vem a ocupar o primeiro lugar na pauta de exportação brasileira.
B
vale do rio São Francisco. Com mão de obra escrava, capital provindo da mineração e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o quarto lugar na pauta de exportação brasileira.
C
vale do rio Paraíba do Sul, regiões fluminense e paulista. Com mão de obra escrava, capital e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o terceiro lugar na pauta de exportação brasileira.
D
vale do rio Paraná. Com mão de obra escrava de difícil acesso, capital em declínio e redução do mercado consumidor, o café, na década de 1890, perde lugar no espaço agrícola para o cultivo do algodão e da borracha.
E
vale do rio Grande, pelas encostas da serra da Mantiqueira. Com mão de obra mineira, empréstimo de capital local e mercado consumidor, o café se expande para a região de Ribeirão Preto, o que possibilitou um grande desenvolvimento para o oeste do estado de São Paulo.
05536bd2-8d
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos.

A descrição refere-se:

Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região.
                                         
                                    Esboço geológico


(Euclides da Cunha, 1866 – 1909. Os Sertõescópia de Alfredo Aquino, 1979. Adaptado.)
A
à Depressão Sertaneja e Sanfranciscana na região nordestina, no estado da Bahia, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco, de clima nordestino – semiárido.
B
ao Planalto Arenítico-Basáltico na região Sul, no estado de Santa Catarina, da vegetação de campos, da bacia hidrográfica do rio Paraná, de clima de altitude – tropical de altitude.
C
ao Planalto das Guianas na região Nordeste, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco e bacias secundárias, de clima equatorial.
D
ao Planalto Atlântico na região Sudeste, da mata atlântica, da bacia hidrográfica do rio Paraná e bacias secundárias, de clima árido.
E
ao Planalto Central Brasileiro na região Norte, da bacia hidrográfica do rio Tocantins, da vegetação de campos, de clima de altitude – tropical de altitude.
054db249-8d
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica

A partir das informações do mapa, pode-se afirmar que a expansão geoeconômica do território brasileiro, no período assinalado, anos 1890, mostrou que nesse século,

Analise o mapa.

        

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil - disparidades e dinâmica do território, 2005. Adaptado.

A
havia uma importante corrente migratória para o norte, o que impulsionou o seu desenvolvimento. Os vários focos econômicos, embora distantes entre si, tinham o centro de maior influência no estado de Mato Grosso.
B
havia vários focos econômicos distantes entre si, mas que o centro de maior influência econômica estava centrado na atual região Norte.
C
havia vários focos econômicos interligados por malhas viárias, o que facilitava o desenvolvimento do país.
D
o foco econômico de maior importância era localizado na região Nordeste.
E
havia vários focos econômicos distantes entre si, mas o maior centro estava localizado na atual região Sudeste.
05481647-8d
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Os termos e as afirmações estão corretamente associados em:

As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.

a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.

b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.

c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.

d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.

                                                                                                   (Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)
A
1d, 2b, 3a, 4c.
B
1b, 2a, 3c, 4d.
C
1c, 2d, 3b, 4a.
D
1a, 2c, 3d, 4b.
E
1d, 2b, 3c, 4a.
0542623a-8d
UNESP 2010 - Geografia - Escalas, Cartografia

A escala da planta é:

Esse é um recorte de parte da planta da cidade de São Paulo, onde foi traçado um segmento de reta  , com 0,11 m. A distância real entre esses dois pontos é de 1 760 m.
 
                         (Regina Vasconcellos; Ailton P. Alves Filho.
   Atlas Geográfico ilustrado e comentado, 1999. Adaptado.)

Partindo dessas informações, calcule a escala da planta utilizando a fórmula  , onde:  escala ou razão escolhida, sendo e = 1;
U = unidades medidas no terreno;
u = unidades que devem ser colocadas no papel para representar U.
A
1 : 16 000.
B
1 : 10 500.
C
1 : 15 000.
D
1 : 25 000.
E
1 : 5 000.
052da895-8d
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

 O declínio do mar de Aral



Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover

A
a indústria pesada.
B
o setor terciário.
C
a irrigação de lavouras.
D
a zona urbana.
E
o complexo industrial.
05273458-8d
UNESP 2010 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália?

Analise o mapa dos fusos horários.


 

(Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)


Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem.

A
Dia 20 às 18h00.
B
Dia 20 às 10h00.
C
Dia 18 às 11h00.
D
Dia 19 às 21h00.
E
Dia 19 às 11h00.
107ff4ea-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica

Observe o mapa.



Após a observação dos fluxos comerciais mundiais, representados no mapa, aponte as características que explicam a dinâmica do comércio mundial.


I. Os fluxos de mercadorias se repartem igualmente em todo o mundo, os fluxos concentram-se entre as áreas do Norte com o Sul (EUA, UE, Japão).


II. Os principais fluxos comerciais são realizados entre os EUA (América do Norte) e Ásia; entre EUA (América do Norte) e Europa Ocidental e entre Europa Ocidental e Ásia.


III. As áreas em desenvolvimento e subdesenvolvidas (Sul) têm expressiva participação no comércio mundial, portanto, não são consideradas marginalizadas.


IV. Na Europa, a maior parcela do comércio é no interior da zona econômica, enquanto nos EUA (América do Norte) o comércio está voltado para outras regiões do mundo.


V. Os países do Golfo Pérsico têm predomínio de exportações para fora da região, devido às exportações do petróleo.


Estão corretas apenas as afirmações

A
I, II e IV.
B
I, III e V.
C
I, II, III e V.
D
II, IV e V.
E
III e IV.
107ad624-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Política

Observe o mapa.



A ocupação desse território pelos argentinos foi durante o período de 1820 a 1833. Essa disputa de posse vem desde 1833, quando os britânicos tomaram posse e demarcaram como sendo terras britânicas. Hoje, esse território extraeuropeu pertencente ao Reino Unido é reivindicado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como parte do território argentino.


O texto refere-se às ilhas

A
Falkland.
B
Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
C
Santa Helena.
D
Pitcairn.
E
Falkland e Sandwich do Sul.
106a0b4c-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política

As duas guerras mundiais cortaram boa parte dos vínculos econômicos entre os países. Depois de 1945, a economia capitalista recuperou, pouco a pouco, seu alcance mundial, num processo conduzido, principalmente, pelas empresas multinacionais. A partir do final da década de 1980, o cenário econômico mundial passou por profundas transformações. Dentre elas, a ascensão ao poder, nos dois países mais importantes do mundo capitalista, do presidente norte-americano Ronald Reagan e da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Suas ações políticas atacaram os direitos trabalhistas e os benefícios sociais, em prejuízo da maioria da população. O objetivo era aumentar a parcela da riqueza nacional em mãos dos capitalistas. A desigualdade social se acentuou. As empresas estatais foram quase todas privatizadas e o controle do Estado sobre as companhias particulares foi reduzido ao mínimo.

Outra mudança importante neste período foi o fim do comunismo soviético, numa sequência de eventos que têm como marco a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Guerra Fria terminou, com a vitória indiscutível do capitalismo.

(Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.)


O texto enfatiza a ascensão ao poder de líderes políticos partidários

A
do socialismo
B
do neoliberalismo.
C
do comunismo.
D
do fascismo.
E
da social-democracia.
1063fef2-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica

É possível reconhecer que o novo ciclo de expansão mundial do capitalismo abala radicalmente os projetos econômicos nacionais. Criam-se estruturas mundiais de poder, dada a sua influência não só na economia, mas também na política e cultura. Surgem mecanismos econômicos que atuam além das fronteiras do país de origem. Sua característica mais importante alicerça-se na abrangência global de seu funcionamento, pois atua na economia numa escala internacional, portanto, além das fronteiras nacionais. Elas interferem no processo produtivo – criando a produção dos componentes de um determinado produto, por exemplo, um aparelho eletrônico, como resultante da fabricação e montagem em fábricas que poderão estar situadas nos mais diversos países, ou mesmo continentes. Seus centros de decisões financeiros situam-se no país sede, embora tenham instalações espalhadas pelo mundo.


(Octavio Ianni. Capitalismo, violência e terrorismo, 2004. Adaptado.)



O texto refere-se:

A
à indústria pesada.
B
à indústria de processamento e beneficiamento.
C
a um tecnopolo.
D
às empresas nacionais.
E
às empresas transnacionais.
105f5302-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica

Observe a charge.


(Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.)


A partir da observação da charge, analise as afirmações a seguir:


I. A China ocupará um lugar de destaque no mapa geopolítico do século XXI.


II. A ascensão chinesa, a longo prazo, não incomoda especialmente os EUA.


III. As economias chinesa e americana não são dependentes uma da outra.


IV. Os chineses não se sentem ameaçados pelos americanos, em seus direitos históricos sobre a ilha de Taiwan.


V. Os EUA temem que a expansão econômica da China acabe produzindo um aumento da capacidade militar chinesa.


Estão corretas apenas as afirmações:

A
I e IV.
B
I e III.
C
IV e V.
D
I e V.
E
II e IV.
105a58f0-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Analise o mapa.

Distribuição Geográfica das placas tectônicas da Terra


Os números representam as velocidades em cm/ano entre as placas, e as setas, os sentidos dos movimentos.

(Wilson Teixeira. Decifrando a Terra, 2008. Adaptado.)



Os terremotos que abalaram o Haiti, em janeiro e o Chile, em fevereiro, atingiram, respectivamente, 7,0 e 8,8 graus na escala Richter. A explicação para esses terremotos é o fato de que ambos os países

A
estão posicionados no centro das placas tectônicas.
B
estão localizados em áreas que raramente sofrem abalos sísmicos, o que torna esses eventos catastróficos.
C
estão situados nos limites convergentes entre placas tectônicas.
D
têm todo o território situado em arquipélagos formados por cadeias de montanhas vulcânicas submarinas.
E
estão em áreas de movimento de placas tectônicas divergentes.
10551ca1-36
UNESP 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

A 15.ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), que aconteceu no mês de dezembro em Copenhague – Dinamarca, foi considerada um fracasso em termos ambientais. “Com a grande expectativa e a presença de muitos chefes de Estado, a COP – 15 foi a perda de uma excelente oportunidade de se tomar decisões realmente incisivas para combater as mudanças climáticas”, afirmou Carlos Rittl – coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia da World Wildlife Fund – WWF no Brasil.

(O Estado de S.Paulo, 29.01.2010. Adaptado.)


A alternativa que melhor exprime a expectativa que se frustrou na realização da COP-15 é:

A
propor ações para minimizar as mudanças climáticas através do aumento do uso de fontes não renováveis.
B
buscar a contenção da produção de energias de fontes renováveis para preservação do meio ambiente.
C
abrir espaço para discutir o maior uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e energia nuclear).
D
incrementar os índices da emissão de gases de efeito estufa.
E
traçar metas para um novo tratado que substituiria o Protocolo de Quioto.
10502082-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens.


(O Estado de S.Paulo, 24.01.2010. Adaptado.)


A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.


I. Despejo desordenado do lixo urbano.


II. Impermeabilização do solo urbano.


III. Ampliação de áreas verdes.


IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.


V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.


Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI.

A
I, IV e V.
B
II, III, IV e V.
C
I, II, IV e V.
D
II, III e IV.
E
I, III e V.
104ab79d-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O Canadá foi sede das Olimpíadas de Inverno 2010. O Parque Nacional de Banff foi cenário para a realização dos jogos de inverno. Assinale a alternativa que nomeia a cadeia de montanhas onde se insere esse parque nacional.

A
Cordilheira dos Andes.
B
Cadeia do Atlas.
C
Cordilheira do Himalaia.
D
Montanhas Rochosas.
E
Montes Apalaches.
10440b56-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Política

No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

A
prevaleceu durante toda a história independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sulafricanos.
B
foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos.
C
vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.
D
foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas institui- ções políticas.
E
determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações interraciais no país.
103ef4c9-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Econômica

Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar

A
o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da dívida externa.
B
o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.
C
o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.
D
o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.
E
o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o crédito.
1039c4ae-36
UNESP 2010 - Geografia - Geografia Política

Cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana. O Islã, no entanto, está longe de ser uma fé monolítica. (...) Ainda que não disponhamos de estatísticas confiáveis, um cálculo crível aponta que 65% dos muçulmanos do Oriente Médio são sunitas e uns 30%, xiitas.


(Dan Smith. O Atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008.)


Maior grupo religioso (dados por país, 2005)


Em relação aos conflitos religiosos do Oriente Médio, é possível afirmar que

A
a disputa religiosa entre judeus e muçulmanos nunca atrapalhou o amplo intercâmbio comercial na região.
B
os muçulmanos se mantêm politicamente unidos e xiitas e sunitas jamais se opuseram ou se enfrentaram.
C
islamismo, judaísmo e cristianismo nasceram na região, mas só os muçulmanos conservaram seus lugares santos.
D
os judeus reivindicam o controle territorial completo do Oriente Médio, pois são maioria em todos os países da região.
E
a maior população muçulmana não impediu a formação de um Estado judeu, nem proporcionou a criação de um Estado palestino.