Questõesde UEPB 2011 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 52 questões
f70db0d5-e2
UEPB 2011 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira, Hierarquia urbana

Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.


( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país. Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.

( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.

( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.

( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.

( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.



A alternativa que apresenta a sequência correta é:

A
V V V F V
B
V V F V V
C
F F F V V
D
V F V F V
E
F V F V V
f70230a8-e2
UEPB 2011 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:


I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.


III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.


Estão corretas:

A
Apenas as proposições I e IV
B
Apenas as proposições I II e III
C
Apenas as proposições II, III e IV
D
Apenas as proposições II e III
E
Todas as proposições
f70674e3-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geologia

A mídia nacional destacou com muita evidência a descoberta de reservas petrolíferas nas rochas da camada Pré-Sal. As proposições abaixo tratam de características dessas reservas petrolíferas. Analise-as e identifique a resposta correta.


I - Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral atlântico brasileiro. A camada pré-sal é um grande reservatório de petróleo e gás natural localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina).

II - Segundo o Governo Federal, a exploração de petróleo nessas áreas vai proporcionar segurança energética para o Brasil e com isso “blindar” o país contra eventuais crises de energia mundiais.

III - A abundância do petróleo na camada do pré-sal vai contribuir para aumentar a importância econômica e um destaque na geopolítica do Brasil no espaço mundial. Ao mesmo tempo vai gerar empregos a agregar valores à produção por meio de exportação.


Está(ão) correta(s):

A
Todas as proposições
B
Apenas as proposições I e II
C
Apenas as proposições I e III
D
Apenas a proposição I
E
Apenas a proposição III
f6f5f985-e2
UEPB 2011 - Geografia - População, Migrações



De acordo com os fragmentos da composição podemos afirmar:


I - As regiões abordadas na composição são o Agreste e a Zona da Mata Nordestina, onde a ocorrência das chuvas são de outono/inverno, predominantes entre os meses de março e agosto.

II - A seca é um fenômeno natural, suas consequências sobre a população camponesa pobre é de cunho puramente socioeconômico. Enquanto os pobres são duramente penalizados com as secas, os ricos, donos de terras, até chegam a ser favorecidos com a estiagem.

III - O migrante nordestino, além das questões econômicas e sociais, também sofre problemas de ordem afetiva e psicológica com o choque cultural, o preconceito do qual é vítima, a baixa autoestima, a perda de referenciais de identidade e a necessidade de adaptação a um outro estilo de vida.


Está(ão) correta(s) :

A
Todas as proposições
B
Apenas as proposições II e III
C
Apenas as proposições I e II
D
Apenas a proposição I
E
Apenas as proposições I e III
f6fdc14c-e2
UEPB 2011 - Geografia - Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos, Urbanização brasileira

A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:




I - Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.

II - Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.

III - Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.



Está(ão) correta(s):

A
Apenas as proposições I e III
B
Apenas as proposições I e II
C
Apenas as proposições II e III
D
Todas as proposições
E
Apenas a proposição I
f6f2e7bf-e2
UEPB 2011 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

“Algumas cidades nascidas e crescidas em função da força e da importância de suas feiras e de seu multivariado comércio têm adquirido uma admirável conjuntura urbana. Cidades como Campina Grande, Feira de Santana, Mossoró, Caruaru, Crato, Sobral,Garanhuns, entre outras, possuem uma expressão regional consolidada pelo número e pela qualificação de suas funções”.

AB’SÄBER, Aziz.Os domínios de natureza no Brasil : potencialidades paisagísticas. São Paulo : Ateliê Editorial, 2003. p.93



Pode-se afirmar que, das cidades citadas no texto:


I - Estão todas localizadas na zona do agreste e tiveram em suas feiras de gado e de cereais a base inicial da formação dos seus núcleos e de suas economias.

II - Todas ocupam na hierarquia urbana dos seus respectivos estados o papel de verdadeiras “capitais regionais”, pela oferta de bens e serviços que prestam às regiões por elas polarizadas.

III - Campina Grande, que teve na feira de cereais e de gado a base inicial de sua economia, transformou-se posteriormente em importante empório comercial, voltando-se hoje para a prestação de serviços médico-hospitalares e educacionais, além da produção tecnológica que a configura como “Oasis high tech” do Nordeste Brasileiro.

IV - Campina Grande, Caruaru e Feira de Santana guardam semelhanças de localização e de processo histórico de formação. Todas estrategicamente localizadas na “boca do sertão” dos seus respectivos estados, transformaram-se em caminhos obrigatórios e pouso de gado dos que se dirigiam para a Zona da Mata, mas também para tropeiros e mascates.


Estão corretas:

A
Apenas as proposições I e II
B
Apenas as proposições II, III e IV
C
Apenas as proposições II e IV
D
Apenas as proposições III e IV
E
Todas as proposições
f6f97eab-e2
UEPB 2011 - Geografia - Modernização Agrícola, Agricultura brasileira, Agropecuária

Escreva F ou V para as proposições que tratam da soja nos cerrados brasileiros, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras.


( ) A atual mobilidade geográfica no território brasileiro é fortemente influenciada pelos novos fronts agrícolas, que caracterizam regiões altamente modernizadas e especializadas, produtoras principalmente de commodities de soja.

( ) A ocupação de novas áreas nos cerrados do Centro-Oeste, Rondônia, sul da Maranhão e Piauí e oeste da Bahia, além de mobilizar tanto um aparato tecnológico para a produção da soja na área, tem provocado uma profunda transformação na organização do território, sobretudo em termos de transportes e comunicações.

( ) A localização das novas regiões distantes dos portos e das áreas de maior densidade de transportes no país tem mobilizado o poder público e grandes empresas para a modernização e implantações de grandes sistemas de engenharia voltados ao escoamento da produção.

( ) Os interesses particulares de produtores de commodities vêm sendo atendidos através de políticas de investimentos em corredores de transportes. Esses eixos modais, na verdade, não integram as regiões brasileiras entre si, mas as regiões produtoras de commodities aos mercados internacionais, beneficiando, em primeiro lugar, as grandes empresas do setor.



A alternativa que apresenta a sequência correta é:

A
V V V F
B
F F F V
C
V F V F
D
F V F V
E
V V V V
f6ebd795-e2
UEPB 2011 - Geografia - População brasileira, Pirâmide etária, População

A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. Logo, a tendência dos grupos etários representados no gráfico nos leva à reflexão de que:




I - Em 1980, 38% da população tinham entre 0 a 14 anos de idade, em 2000 esse percentual cai para 29%, e, de acordo com as projeções do IBGE, em 2020 as crianças e jovens menores de 14 anos serão apenas 23% da população do país.

II - A participação relativa de idosos na população total vem aumentando significativamente. Em 1980, as pessoas com mais de 60 anos de idade representavam apenas 6%; em 2000 já perfaziam 7% e em 2020 totalizarão 13%.

III - As estatísticas oficiais afirmam que em 2006, 97% das população entre 7 a 14 anos frequentavam a escola. Como a população, nessa faixa etária, tende a diminuir em termos relativos e a permanecer estável em termos absolutos, não será necessário ampliar o número de vagas já existentes nas escolas fundamentais e sim melhorar a universalização do ensino médio e a qualidade das escolas, em todos os níveis.

IV - A projeção nos mostra que nas próximas décadas haverá um acelerado crescimento da população de idosos, resultante do aumento da expectativa de vida. Essas alterações no padrão demográfico brasileiro agravam a crise estrutural do sistema de previdência social no Brasil, mas, por outro lado, aumentam de maneira significativa a importância dos idosos no mercado de consumo (casas de repouso, atividades recreativas, educação continuada na área de informática, ensino de línguas estrangeiras e uma boa pedida para a indústria do turismo.


Estão corretas:

A
Apenas as proposições II e III
B
Apenas as proposições I e II
C
Todas as proposições
D
Apenas as proposições II e IV
E
Apenas as proposições I e IV
f6e7c9f5-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta. Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar:




I - A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada.

II - A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações.

III - Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema.

IV - As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflitos.


Estão corretas apenas as proposições:

A
II, III e IV
B
I, II e III
C
I, II e IV
D
I, III e IV
E
II e III
f6dfc155-e2
UEPB 2011 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Lixão da Muribeca Há quase 25 anos ele está lá, [...] o Recife despeja 1.900 toneladas de dejetos no lugar (Disponível em: Acesso em 08/mar./2010.)

A análise mais ampla sobre a problemática em foco nos leva a afirmar:





I - Para ser resolvida a problemática dos resíduos sólidos nas grandes cidades do mundo é preciso apenas uma política ambiental voltada para a reciclagem do lixo e da criação de aterros sanitários, ao lado de uma política social que crie cooperativas para empregar os catadores.

II - A sociedade de consumo tal como está estruturada hoje é insustentável para a natureza e tem ao lado do consumismo desenfreado (com a produção crescente dos supérfluos e dos descartáveis) a geração de um exército de excluídos que sobrevivem dos restos que as camadas sociais de maior poder aquisitivo jogam fora.

III - A globalização tem aumentado o abismo social entre ricos e pobres; o mercado cada vez mais competitivo gera o desemprego, o consumismo e a impossibilidade de inserção dos miseráveis. A imagem de degradação humana, embora seja da região metropolitana do Recife, é comum a todas as grandes cidades do terceiro mundo.

IV - A problemática ambiental de dilapidação da natureza bem como as graves questões sociais, tais como a fome, o desemprego, a mortalidade infantil etc., têm relação direta como o nosso modelo de civilização. Não há como resolver a crise ambiental e social do planeta sem que haja mudanças profundas na forma de pensar e de agir da sociedade global.



Estão corretas apenas as proposições

A
III e IV
B
I e IV
C
II e III
D
II, III e IV
E
I, II e IV
f6e374f7-e2
UEPB 2011 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas

Associe os fenômenos climáticos citados na coluna 1 às suas respectivas características descritas na coluna 2.


Coluna 1


(1) El Niño
(2) Circulação geral da atmosfera
(3) Monções
(4) Alísios
(5) Contra-alísios


Coluna 2


( ) Ventos que se deslocam das áreas de alta pressão localizadas nos trópicos para as zonas de baixa pressão do Equador. Tais ventos são de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul; na sua zona de convergência são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do planeta.

( ) Mecanismo global proveniente do aquecimento desigual da superfície terrestre através do qual o calor é distribuído pelo planeta e possibilita a formação das grandes zonas climática.

( ) Ventos secos que perderam umidade e se aqueceram na zona equatorial, de onde retornam aos trópicos, latitude na qual contribuem para a formação da maioria dos grandes desertos do planeta.

( ) Aquecimento das águas do Pacífico Sul, de causas ainda não conhecidas, com consequências globais ao provocar seca em algumas regiões do planeta e precipitações excessivas em outras.

( ) Ventos sazonais que mudam de direção em função da alternância entre as áreas de alta e de baixa pressão atmosférica (continental e oceânica) e definem uma estaçã seca e outra chuvosa em grandes regiões tropicais e subtropicais do planeta.


A sequência correta da enumeração é

A
4 2 5 1 3
B
3 2 1 5 4
C
2 1 3 5 4
D
5 2 4 1 3
E
1 3 2 4 5
f6dbf660-e2
UEPB 2011 - Geografia - Globalização

Observe as fotos abaixo, elas são respectivamente: 1) do Muro de Berlim, na Alemanha; 2) da fronteira dos Estados Unidos com o México; 3) da cidade eslovaca de Ostrovany, para separar os moradores de uma comunidade de ciganos e 4) do muro na favela Dona Marta, construído pela prefeitura do Rio de Janeiro. Com base nas imagens, assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas.




( ) A queda do Muro da Vergonha, como era designado o muro de Berlim, significou o fim das intolerâncias ideológicas, o que estimulou o grande fluxo migratório em todo o mundo agora globalizado, interdependente e sem fronteiras.

( ) O fim da Guerra Fria teve como maior símbolo a derrubada do muro de Berlim, porém outros “muros da Vergonha” passaram a ser erguidos, agora não mais ideológicos, mas étnicos, políticos, econômicos e sociais.

( ) A globalização eliminou as fronteiras para o capital e criou uma integração econômica entre as nações do mundo, mas aprofundou as desigualdades entre ricos e pobres com a criação de barreiras que não são apenas simbólicas, são cada vez mais, também físicas, entre territórios nacionais e dentro dos territórios de uma mesma nação.

( ) Os muros que se erguem em quase todas as partes do mundo mostram o crescimento dos radicalismos, das intolerâncias e da xenofobia que alimenta as políticas demográficas de extrema direita nos países do primeiro mundo e provoca a morte de muitos que tentam escalar tais muros.


Assinale a sequência correta das assertivas.

A
V V V F
B
F V V V
C
V V V V
D
F F V V
E
V V F F
f6d8e058-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A paisagem da foto mostra um dos biomas caracterizados pela presença de uma fauna de grande porte quase que dizimada pela caça esportiva praticada por milionários do primeiro mundo. Hoje, embora a matança de animais selvagens não seja mais permitida, a caça ilegal ainda é praticada na clandestinidade. Diante da postura preservacionista que se difunde por todo o mundo, este bioma se volta na atualidade para o turismo ecológico com os safáris organizados para observar os animais em seus habitats naturais.



Com base no texto e na ilustração é possível afirmar que esse bioma é:

A
A Taiga siberiana
B
A Floresta amazônica
C
A Caatinga nordestina
D
A Savana africana
E
As Pradarias canadenses
f6d4c3fe-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geologia



O cartograma ao lado mostra as principais áreas petrolíferas do mundo e as regiões favoráveis à produção de petróleo. Tais regiões correspondem às

A
áreas de maior industrialização localizadas nos países mais ricos e portanto detentores de maior conhecimento geológico e tecnicamente mais bem equipados para realizar prospecção, extração e refino do petróleo.
B
cadeias montanhosas de formação recente, onde a ação tectônica deu origem às altas elevações, nas quais, as curvaturas da crosta permitiram a acumulação do petróleo.
C
estruturas mais antigas da crosta terrestre, denominadas de escudos cristalinos, onde a transformação do magma em rochas metamórficas deu origem ao petróleo.
D
depressões em clima frio, onde se formaram grandes e rasos lagos de águas paradas em torno dos quais surgiram florestas que, após serem soterradas sem a ação bacteriana, transformaram-se em petróleo.
E
bacias sedimentares onde a presença de dobramentos anticlinais permitiram não só a formação, mas também o aprisionamento de petróleo, formado da putrefação incompleta do plâncton.
f6d17b70-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Econômica

Observe a charge ao lado. A sua leitura nos mostra a crítica que o cartunista francês Plantum faz em relação



A
à recessão que atingiu as economias dos Estados Unidos, Japão e União Européia com forte repercussão em toda a economia global.
B
ao aquecimento global provocado pelos países industrializados, que se recusam a diminuir a emissão de gases para a atmosfera.
C
à divisão internacional do trabalho entre Norte e Sul, que se processa com base nas relações desiguais de troca, visto que os produtos comercializados pelo terceiro mundo têm pouco valor agregado.
D
ao primeiro choque do petróleo ocorrido em 1973, quando os países produtores do Oriente Médio reduziram sua produção, elevaram o preço do barril e embargaram as vendas para os EUA e a Europa.
E
à Revolução Verde, que disseminou novas sementes e práticas agrícolas para aumentar a produção em países subdesenvolvidos durante as décadas de 1960/70, mas criou a dependência tecnológica em tais nações agrícolas.
f6caee2c-e2
UEPB 2011 - Geografia - Produção e consumo mundial, Energia

Observe a área destacada pelas hachuras no mapa ao lado. Ela representa uma região de grande importância geopolítica pela sua localização na confluência entre Europa, Ásia e África; por ser o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo e por ser detentora das maiores reservas de petróleo do mundo.



Esta conflituosa região é denominada de

A
Leste Europeu.
B
Oriente Médio.
C
Extremo Oriente.
D
Bálcãs.
E
Cáucaso.
dcb4ccda-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Manoel Correia de Andrade, ao se referir a algumas áreas diferenciadas que estão presentes no semiárido nordestino, afirma que são “cristas com altitudes superiores a 700 metros e que resultam da ação conjunta de dois fatores: a altitude e a exposição dos ventos úmidos do sudeste. A altitude, amenizando a temperatura, diminui a intensidade da evaporação e provoca à noite a condensação do vapor d’água transportado pelo vento”. (ANDRADE, Manoel Correia de. 5. ed. A Terra e o Homem do Nordeste: contribuição ao estudo da queda agrária no nordeste: São Paulo, Atlas, 1986. p. 34.)


Tais áreas correspondem

A
às de dissecação comandadas pelos rios Paraíba e Curimataú, que formam trechos rebaixados sobre o planalto da Borborema, cuja altitude vai de 400 a 600 metros.
B
aos brejos de altitude e exposição, a exemplo dos brejos paraibanos.
C
ao agreste da Borborema, onde, nas porções soerguidas, a presença de uma mata (que perde suas folhas na estação seca) deu lugar a uma agricultura comercial.
D
aos vales úmidos dos rios temporários do sertão que possibilitaram a formação dos chamados brejos ciliares.
E
aos brejos de pé de serra, tal como ocorre no cariri cearense, cuja abundância de água depende da permeabilidade da chapada do Araripe.
dcb09f16-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima

Estabeleça a correlação entre as características dos conceitos estabelecidos na coluna I.


(1) Ilha de calor
(2) Inversão térmica
(3) Chuva ácida
(4) Zona de convergência intertropical



( ) É um fenômeno meteorológico que provoca grandes danos à saúde da população urbana, em decorrência dos poluentes que ficam retidos nas camadas baixas da atmosfera.

( ) É um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam nos trópicos. Ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera.

( ) Corresponde ao aumento da produção de calor na área urbana. É resultante da vegetação escassa, do excesso de concreto e asfalto.

( ) Produzida por gotas de água carregadas de ácidos, resultantes dos resíduos poluentes depositados na atmosfera pelas indústrias, automóveis etc. Esses resídios entram em reação química com água formando o ácido sulfúrico, os quais se precipitam em forma de chuva.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

A
2 4 1 3
B
4 2 1 3
C
1 3 2 4
D
4 1 2 3
E
3 1 2 4
dca0042d-e0
UEPB 2011 - Geografia - População brasileira, População

As proposições fazem uma análise e um balanço das formas de ocupação do espaço brasileiro. Logo:


I - As transformações ocorridas na estrutura produtiva do país nas últimas décadas levaram a um redirecionamento do perfil demográfico brasileiro. A modernização da economia alterou, direta e indiretamente, a dinâmica populacional, reduzindo a taxa de fecundidade e a mortalidade infantil, e deu enfase à transição demográfica.

II - A industrialização rapidamente alterou a proporção entre a população rural e a urbana, e o processo de modernização do campo contribuiu para a expulsão de grandes contingentes populacionais para as cidades.

III - As transformações econômicas vinculadas à globalização da economia contribuíram para mudanças no perfil da estrutura urbana, impondo mudanças no modo de vida das pessoas nas cidades.

IV - A pobreza existente no país é fruto do excesso populacional que eleva a distribuição de renda.


Estão corretas

A
Todas as proposições
B
Apenas as proposições I e II
C
Apenas as proposições I e III
D
Apenas as preposições II e III
E
Apenas as proposições I, II e III
dca3faa0-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros




Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta


I - O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.

II - O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas.

III - O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita.

IV - O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta amazônica e o cerrado.


Estão corretas

A
Apenas as proposições I e III
B
Apenas as proposições I, II e III
C
Apenas as proposições I e V
D
Apenas as proposições II e IV
E
Todas as proposições