Questõesde UEAP sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 12 questões
7f4ee294-e7
UEAP 2009 - Geografia - Geografia Econômica

“Do ponto de vista histórico, a constituição do capitalismo pode ser considerada como a conjugação de dois processos gerais: a concentração de meios de produção e a centralização de capitais” (adaptado Antonio Carlos Robert Moraes e Wanderley Messias da Costa. A valorização do espaço, 1984). Em uma análise, da afirmação acima se conclui que:


I. A concentração de meios de produção decorreu da tendência de crescimento da produtividade do trabalho humano aliado ao progresso técnico-científico, o que resultou na ampliação do volume de produção no capitalismo.

II. A centralização de capitais tem na privatização das riquezas o seu ponto de partida, consequentemente, levou a constituição de uma classe de capitalistas industriais que cresce de forma acelerada e se concentrou nos países desenvolvidos.

III. Com o progresso técnico-científico os meios de produção relativisam a importância intrínseca dos lugares, inseridos na dinâmica capitalista segundo a possibilidade de acesso aos recursos.


Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s)

A
Apenas I, II e III
B
Apenas I e II
C
Apenas I e III
D
Apenas II
E
Apenas I
7f4a7aea-e7
UEAP 2009 - Geografia - Globalização

Leia e analise o fragmento abaixo.


“O conhecimento do planeta, assegurado pelo uso das técnicas de detecção e de medida, permite uma descoberta ‘global’ dos lugares e sua avaliação, para usos escolhidos pelos portadores de ações... O mundo hoje é o cenário do chamado tempo real, em que a informação se pode transmitir, instantaneamente... A partir das características atuais dos sistemas técnicos, torna-se possível uma ação unificada no nível do planeta, permite a atores presentes em diversos lugares a possibilidade de agir” (Adaptado, SANTOS, 1996).


De acordo com o texto e com os seus conhecimentos sobre pensamento geográfico no mundo atual, atribua (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as assertivas falsas:



1. ( ) O espaço mundial da era da informação caracteriza-se, em certo sentido, pela supressão da distância entre os lugares;


2. ( ) Os mercados financeiros passam a funcionar de modo integrado, transferindo capital entre vários lugares do planeta, praticamente em tempo real;


3. ( ) O espaço geográfico do meio técnico-científico-informacional se diferencia menos em função de suas características naturais que das condições técnicas organizacionais presente em cada lugar;


4. ( ) O espaço geográfico abrange os complexos sistemas de fluxos de pessoas, capitais e informações onde as cidades desempenham a função de nós de bifurcação desses sistemas de fluxos.


Sobre as assertivas acima, assinale a alternativa correta:

A
1-F, 2-V, 3-F, 4-V
B
1-V, 2-F, 3-V, 4-F
C
1-V, 2-V, 3-V, 4-V
D
1-F, 2-F, 3-V, 4-V
E
1-F, 2-F, 3-F, 4-F
7f56d763-e7
UEAP 2009 - Geografia - Geografia Econômica

Leia o fragmento de texto abaixo.

“Em agosto de 2000, em Brasília, com o patrocínio do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, do CAF –Corporação Andina de Fomento, e FONPLATA– Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata e a presença de representantes dos 12 países sul-americanos, foi lançada a IIRSA –, Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana. Essa iniciativa propõe recortar o continente sul-americano em dez faixas prioritárias para investimentos em infraestrutura, tendo em vista o potencial exportador de cada uma delas. É preciso lembrar que os setores de infra-estrutura definem o modelo produtivo que vai prevalecer sobre os territórios” (Adaptado http://www.integracionsur.com/americalatina/NovoaGarzonIIrsaFuturo.htm).”


De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre desenvolvimento regional sulamericano, sobre o IIRSA, é incorreto afirmar:

A
Grandes projetos energéticos e de transportes servem para fortalecer ainda mais os grupos econômicos nacionais e internacionais, baixando seus custos e aumentando sua escala de produção e escoamento.
B
Configura-se pelo disciplinamento de territórios através de novos espaços institucionais, novas lealdades e consensos de novo tipo. Por isso mesmo, multinacionais, mineradoras, empresas pecuaristas e monocultoras de soja, celulose e cana serão as beneficiárias diretas desses projetos.
C
A IIRSA representa um marco lógico orientador da integração subalterna do continente sul-americano aos mercados mundiais com participação ativa dos Estados nacionais já profundamente reformulados por medidas de ajuste e por reformas institucionais e administrativas correspondentes.
D
Os setores econômicos que sobrevivem aos processos de reestruturação são absolutamente dependentes dos mercados internacionais como supridores, intermediários ou distribuidores, em nome da competitividade e do crescimento.
E
Fortalece o tripé desenvolvimentista dos anos 1960/1970 (Estado, capital nacional e capital estrangeiro), com restauração de um processo decisório público, que operacionaliza e naturaliza a lógica do capital financeiro e dos setores estatais como a Petrobrás.
7f537c71-e7
UEAP 2009 - Geografia - Modernização Agrícola, Agricultura tradicional, Agropecuária

“De todas as atividades humanas, a agricultura é a que ocupa as maiores áreas terrestres e uma das que mais provocam modificações no meio ambiente. Quando considerada em seu sentido mais amplo, ou seja, englobados os cultivos agrícolas, as criações de animais e a silvicultura, ela é responsável direta pela alteração de mais de um terço da superfície terrestre do planeta, atingindo quase todos os biomas. A relação entre a agricultura e a natureza é de duplo sentido, pois, ao mesmo tempo que a agricultura afeta enormemente a natureza, é também afetada por ela e dela dependente”. (Adaptado Antonio Vitor Rosa. Agricultura e meio ambiente. 1998).

Com base no texto e sobre a relação agricultura e natureza, pode-se afirmar que:


I - Os principais ciclos biogeoquímicos que ocorrem no meio ambiente são dependentes diretos do desenvolvimento agrícola que realiza a reciclagem de nutrientes entre os seres vivos e o meio abiótico, procedimento indispensável para a realização dos ciclos.

II - A ocupação de vastas regiões com culturas de mesma variedade, provocou a destruição de ecossistemas que abrigavam as variedades tradicionais e silvestres de culturas importantes, provocando, assim, a chamada “erosão genética”, ou seja, a extinção das variedades ou raças de uma dada espécie vegetal ou animal.

III - As intensas aplicações de agroquímicos e a uniformização de extensos campos de cultivos estão diminuindo a população de pragas super-resistentes aos agrotóxicos e provocando a eliminação de insetos benéficos. Os pesticidas, por eliminarem os insetos predadores, podem causar explosões populacionais de presas dos referidos insetos.

IV - A modernização agrícola provocou desequilíbrio ambiental: os fertilizantes utilizados na agricultura liberam o óxido nítrico na atmosférica, gás mais potente que o dióxido de carbono que provoca o efeito estufa. Em alguns casos, os agroquímicos alcançam os lençóis freáticos provocando contaminação das águas.


Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.

A
Apenas I, II e III estão corretas.
B
Apenas I e II estão corretas.
C
Apenas III, IV estão corretas.
D
Apenas II e IV estão corretas.
E
Apenas I e III estão corretas.
b958aa86-db
UEAP 2009, UEAP 2009 - Geografia - Amazônia

Assinale os itens que contêm conseqüências sociais e ambientais do modelo de ocupação efetiva da Amazônia nestas três últimas décadas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I- Aumento da produção de energia hidrelétrica.

II- Resgate da identidade cultural da população indígena.

III- Concentração da propriedade rural.

IV- Parte considerável da floresta amazônica foi devastada

A
Apenas I e III estão corretos.
B
Apenas I e II estão corretos.
C
Apenas I e IV estão corretos.
D
Apenas III e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos
b94e539f-db
UEAP 2009, UEAP 2009 - Geografia - Industrialização, Indústria mundial contemporânea

Dentre as características do mundo globalizado encontram-se os padrões tecnológicos avançados de organização da produção de bens e a formação de blocos econômicos.


Fonte:Revista Veja. Edição 2017, 18 de julho. 2007. (Com adaptações).

Com base nas informações sobre o assunto retratado no texto e na figura, analise os itens abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.

I- As peças que compõem o Boeing são consideradas de alta tecnologia, por isso, são produzidas em nações industrializadas e com amplo domínio tecnológico.

II- Os países que participam da produção do Boeing investem somas elevadas em ciências e tecnologias e constituem os principais pólos tecnológicos mundiais.

III- Os países que fazem parte da produção do Boeing, com o objetivo de fortalecer as relações econômicas internacionais, integram o Bloco Econômico Europeu.

IV- A produção do Boeing é realizada por vários países, porém há monopólio do produto final pelo país responsável pela comercialização do Boeing.

A
Apenas I e III estão corretos.
B
Apenas II e III estão corretos.
C
Apenas II e IV estão corretos.
D
Apenas I, II e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos.
b9518092-db
UEAP 2009, UEAP 2009 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Os domínios morfoclimáticos brasileiros são conjuntos espaciais de grandes dimensões que apresentam características interativas próprias de relevo, solos, condições climáticas, vegetação e recursos hídricos.

Com esse enfoque, analise os itens abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I- O domínio amazônico representa extensas áreas florestais contínuas e importante reserva de biodiversidade do mundo.

II- O domínio do cerrado, caracterizado por savana tropical, predomina nos planaltos e chapadões do Brasil Central, ocorrendo também em pequenas áreas isoladas no domínio Amazônico.

III- Entre os domínios morfoclimáticos ocorrem extensas faixas de transição denominadas de mares de morros.

IV- O domínio da caatinga ocorre no semi-árido nordestino e tem sido comumente descrito como pobre em espécies.

A
Apenas I e II estão corretos.
B
Apenas I, II e III estão corretos.
C
Apenas I, II e IV estão corretos.
D
Apenas I, III e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos.
b954af37-db
UEAP 2009, UEAP 2009 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Sobre o processo de urbanização no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- As cidades funcionam como sistemas de fluxos de serviços, bens, pessoas, informações e capitais.

II- As populações brasileiras residentes nas sedes de municípios e distritos são consideradas urbanas.

III- A repulsão da força de trabalho do campo e a atração da força de trabalho para as cidades constituem fatores que aceleraram o processo de urbanização.

IV- O processo de urbanização brasileiro iniciou-se logo após a Primeira Guerra Mundial, juntamente com a industrialização.

A
Apenas I, II e IV estão corretos.
B
Apenas I, II e III estão corretos.
C
Apenas II, III e IV estão corretos.
D
Apenas I, III e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos.
9e7aae93-b6
UEAP 2010 - Geografia - Industrialização, Indústria mundial contemporânea

Dentre as características do mundo globalizado encontram-se os padrões tecnológicos avançados de organização da produção de bens e a formação de blocos econômicos.


A figura abaixo indica os países que participam da fabricação das partes que
compõem um Boeing.




Com base nas informações sobre o assunto retratado no texto e na figura, analise os itens abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.


I- As peças que compõem o Boeing são consideradas de alta tecnologia, por isso, são produzidas em nações industrializadas e com amplo domínio tecnológico.

II- Os países que participam da produção do Boeing investem somas elevadas em ciências e tecnologias e constituem os principais pólos tecnológicos mundiais.

III- Os países que fazem parte da produção do Boeing, com o objetivo de fortalecer as relações econômicas internacionais, integram o Bloco Econômico Europeu.

IV- A produção do Boeing é realizada por vários países, porém há monopólio do produto final pelo país responsável pela comercialização do Boeing.

A
Apenas I e III estão corretos.
B
Apenas II e III estão corretos.
C
Apenas II e IV estão corretos.
D
Apenas I, II e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos.
9e86108f-b6
UEAP 2010 - Geografia - Amazônia

Assinale os itens que contêm conseqüências sociais e ambientais do modelo de ocupação efetiva da Amazônia nestas três últimas décadas e, a seguir, assinale a alternativa correta.


I- Aumento da produção de energia hidrelétrica.
II- Resgate da identidade cultural da população indígena.
III- Concentração da propriedade rural.
IV- Parte considerável da floresta amazônica foi devastada.

A
Apenas I e III estão corretos.
B
Apenas I e II estão corretos.
C
Apenas I e IV estão corretos.
D
Apenas III e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos
9e828418-b6
UEAP 2010 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Sobre o processo de urbanização no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa correta.


I- As cidades funcionam como sistemas de fluxos de serviços, bens, pessoas, informações e capitais.

II- As populações brasileiras residentes nas sedes de municípios e distritos são consideradas urbanas.

III- A repulsão da força de trabalho do campo e a atração da força de trabalho para as cidades constituem fatores que aceleraram o processo de urbanização.

IV- O processo de urbanização brasileiro iniciou-se logo após a Primeira Guerra Mundial, juntamente com a industrialização.

A
Apenas I, II e IV estão corretos.
B
Apenas I, II e III estão corretos.
C
Apenas II, III e IV estão corretos.
D
Apenas I, III e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos.
9e7e769b-b6
UEAP 2010 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Os domínios morfoclimáticos brasileiros são conjuntos espaciais de grandes dimensões que apresentam características interativas próprias de relevo, solos, condições climáticas, vegetação e recursos hídricos.

Com esse enfoque, analise os itens abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.


I- O domínio amazônico representa extensas áreas florestais contínuas e importante reserva de biodiversidade do mundo.

II- O domínio do cerrado, caracterizado por savana tropical, predomina nos planaltos e chapadões do Brasil Central, ocorrendo também em pequenas áreas isoladas no domínio Amazônico.

III- Entre os domínios morfoclimáticos ocorrem extensas faixas de transição denominadas de mares de morros.

IV- O domínio da caatinga ocorre no semi-árido nordestino e tem sido comumente descrito como pobre em espécies.

A
Apenas I e II estão corretos.
B
Apenas I, II e III estão corretos.
C
Apenas I, II e IV estão corretos.
D
Apenas I, III e IV estão corretos.
E
Todos os itens estão corretos.