Questõesde UERJ sobre Geografia Econômica

1
1
1
Foram encontradas 54 questões
6b430fd1-e9
UERJ 2021 - Geografia - Geografia Econômica

A partir da observação das imagens e da leitura do texto, pode-se apontar a seguinte contradição do desenvolvimento capitalista:

Parasita, filme do sul-coreano Bong Joon-ho estreou no Brasil em novembro de 2019 e foi ganhador do Oscar de 2020. Sucesso de bilheteria onde foi exibido, a trama se passa na Coreia do Sul, na atualidade, e aborda a relação entre duas famílias, os Kim, que são pobres e vivem num porão, e os Park, abastados e habitantes de uma mansão luxuosa. Os primeiros irão se “infiltrar” um a um na vida da família rica, empregando-se em diferentes funções de seu cotidiano. Parasita é uma história sobre o capitalismo, segundo declara o próprio diretor, tal qual são outros de seus filmes. É a distopia na qual vive a Coreia do Sul e o mundo. “Antes de ser um grande termo sociológico, o capitalismo é apenas a nossa vida”, diz Bong.  
Adaptado de nexojornal.com.br, 16/11/2019.


Casa da família Kim

brasil.elpais.com


Casa da família Park

casa.abril.com.br 
A
relativização de liberdades democráticas
B
separação de categorias profissionais
C
espacialização das hierarquias sociais
D
ascensão de classes populares
6b2d1594-e9
UERJ 2021 - Geografia - Geografia Econômica

Entre as diferentes caracterizações de capitalismo feitas no último século e meio, escolheremos uma fórmula mínima que enfatiza a exigência de acumulação ilimitada de capital por meios formalmente pacíficos. Trata-se de repor perpetuamente em jogo o capital no circuito econômico com o objetivo de extrair lucro, ou seja, aumentar o capital que será, novamente, reinvestido, sendo esta a principal marca do capitalismo. O acúmulo de capital não consiste num amontoamento de riquezas, de objetos desejados por seu valor de uso, por sua função ostentatória ou como símbolos de poder.
Adaptado de BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

No sentido apresentado no texto, o objeto mobilizado como capital, na maioria das vezes em que é utilizado por seu proprietário, é:

A


diecastlegends.com

B


tcheinverno.com.br

C


compertratores.com.br

D


brastemp.com.br

dbb75285-ba
UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política


Adaptado de SENE, Eustáquio e MOREIRA, João C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo. Scipione, 2010.

Há trinta anos, a República Popular da China iniciou uma política de reformas da economia planificada implantada por Mao Tsé Tung.

A partir da análise dos dados das tabelas, duas transformações socioeconômicas resultantes dessa política reformista são:

A
liderança tecnológica − redução dos lucros empresariais
B
estatização da produção − ampliação de leis previdenciárias
C
diversificação industrial − restrição dos direitos trabalhistas
D
concentração de capital − aumento das desigualdades sociais
dbaf7b7c-ba
UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica


Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias. Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:

A
intervenção estatal
B
integração territorial
C
distribuição da riqueza
D
mobilidade ocupacional
c99d83e1-ba
UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica

Quando os auditores do Ministério do Trabalho entraram na casa de paredes descascadas num bairro residencial da capital paulista, parecia improvável que dali sairiam peças costuradas para uma das maiores redes de varejo do país. Não fossem as etiquetas da loja coladas aos casacos, seria difícil acreditar que, através de uma empresa terceirizada, a rede pagava 20 centavos por peça a imigrantes bolivianos que costuravam das 8 da manhã às 10 da noite. Os 16 trabalhadores suavam em dois cômodos sem janelas de 6 metros quadrados cada um. Costurando casacos da marca da rede, havia dois menores de idade e dois jovens que completaram 18 anos na oficina. Adaptado de Época, 04/04/2011 A comparação entre modelos produtivos permite compreender a organização do modo de produção capitalista a cada momento de sua história. Contudo, é comum verificar a coexistência de características de modelos produtivos de épocas diferentes. Na situação descrita na reportagem, identifica-se o seguinte par de características de modelos distintos do capitalismo:Quando os auditores do Ministério do Trabalho entraram na casa de paredes descascadas num bairro residencial da capital paulista, parecia improvável que dali sairiam peças costuradas para uma das maiores redes de varejo do país. Não fossem as etiquetas da loja coladas aos casacos, seria difícil acreditar que, através de uma empresa terceirizada, a rede pagava 20 centavos por peça a imigrantes bolivianos que costuravam das 8 da manhã às 10 da noite. Os 16 trabalhadores suavam em dois cômodos sem janelas de 6 metros quadrados cada um. Costurando casacos da marca da rede, havia dois menores de idade e dois jovens que completaram 18 anos na oficina.

Adaptado de Época, 04/04/2011

A comparação entre modelos produtivos permite compreender a organização do modo de produção capitalista a cada momento de sua história. Contudo, é comum verificar a coexistência de características de modelos produtivos de épocas diferentes.

Na situação descrita na reportagem, identifica-se o seguinte par de características de modelos distintos do capitalismo:

A
organização fabril do taylorismo – legislação social fordista
B
nível de tecnologia do neofordismo – perfil artesanal manchesteriano
C
estratégia empresarial do toyotismo – relação de trabalho pré-fordista
D
regulação estatal do pós-fordismo – padrão técnico sistêmico-flexível
f21a7197-bc
UERJ 2017 - Geografia - Geografia Econômica

A integração da União Europeia começou oficialmente em 1957 e durante décadas houve um movimento contínuo de ampliação das liberdades de circulação de riquezas. A imagem abaixo aponta um fato importante desse período: a entrada em vigor do Acordo Schengen. Nos últimos anos, no entanto, o bloco vem enfrentando dificuldades que sinalizam a possibilidade de retrocessos.



2016

A Alemanha e outros países da União Europeia estenderam por mais três meses o controle em suas fronteiras. Além da Alemanha, também Áustria, Dinamarca, Suécia e Noruega (que não faz parte da UE) vão continuar com o controle temporário de suas fronteiras, após o aval do Conselho Europeu. Todos esses países fazem parte da zona de livre-circulação prevista no Acordo Schengen.

Adaptado de g1.globo.com.


Considerando os eventos ocorridos nesse continente nos últimos cinco anos, a explicação para a mudança exposta na notícia é a necessidade de controle dos fluxos de:

A
capitais
B
serviços
C
pessoas
D
mercadorias
a32c8202-b9
UERJ 2015 - Geografia - Geografia Econômica

Portos com maior movimentação de contêineres em 2012

Os contêineres são grandes caixas metálicas utilizadas para o transporte de mercadorias. O fluxo de contêineres dos portos mais movimentados do mundo, observado no mapa, é explicado por uma tendência da economia mundial nas últimas décadas.

Essa tendência está apresentada em:

A
ampliação da rede de telecomunicações
B
redução do comércio de matérias-primas
C
concentração do consumo de mercadorias
D
terceirização da produção de bens industriais
a31629f8-b9
UERJ 2015 - Geografia - Geografia Econômica

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.


Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:

A
erradicação do analfabetismo – elevação do PIB
B
desaceleração do desemprego – incremento da industrialização
C
decréscimo da natalidade – crescimento da qualificação profissional
D
diminuição da mortalidade infantil – aumento da expectativa de vida
9d6494a4-ba
UERJ 2012 - Geografia - Geografia Econômica

O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.

Adaptado de SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2010.



A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:

A
implantação dos sistemas de crédito – moderno
B
estruturação dos impérios coloniais – corporativista
C
organização das redes produtivas globais – autocrático
D
formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social
9d3de8a6-ba
UERJ 2012 - Geografia - Geografia Econômica




As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.

Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:

A
intervenção estatal
B
integração territorial
C
distribuição da riqueza
D
mobilidade ocupacional
9d364abd-ba
UERJ 2012 - Geografia - Geografia Econômica

O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico.

Observe o anúncio publicitário:



Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é:


A
concentração de capital, viabilizando a automação fabril
B
terceirização da produção, massificando o consumo de bens
C
flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda
D
formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas
9d287d15-ba
UERJ 2012 - Geografia - Geografia Econômica




Os Investimentos Estrangeiros Diretos nos países incluem todo tipo de capital investido, à exceção daqueles para fins especulativos no setor financeiro.

No atual momento do capitalismo, a posição ocupada pelos países emergentes indicados no gráfico reflete, principalmente, a seguinte característica de suas economias:

A
crescimento potencial do mercado consumidor
B
perspectiva de produção agrícola de exportação
C
industrialização tardia baseada em energia limpa
D
desenvolvimento expressivo de bens de alta tecnologia
e150b359-b9
UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica

Quando os auditores do Ministério do Trabalho entraram na casa de paredes descascadas num bairro residencial da capital paulista, parecia improvável que dali sairiam peças costuradas para uma das maiores redes de varejo do país. Não fossem as etiquetas da loja coladas aos casacos, seria difícil acreditar que, através de uma empresa terceirizada, a rede pagava 20 centavos por peça a imigrantes bolivianos que costuravam das 8 da manhã às 10 da noite. Os 16 trabalhadores suavam em dois cômodos sem janelas de 6 metros quadrados cada um. Costurando casacos da marca da rede, havia dois menores de idade e dois jovens que completaram 18 anos na oficina.

Adaptado de Época, 04/04/2011


A comparação entre modelos produtivos permite compreender a organização do modo de produção capitalista a cada momento de sua história. Contudo, é comum verificar a coexistência de características de modelos produtivos de épocas diferentes.

Na situação descrita na reportagem, identifica-se o seguinte par de características de modelos distintos do capitalismo:

A
organização fabril do taylorismo – legislação social fordista
B
nível de tecnologia do neofordismo – perfil artesanal manchesteriano
C
estratégia empresarial do toyotismo – relação de trabalho pré-fordista
D
regulação estatal do pós-fordismo – padrão técnico sistêmico-flexível
dba6dd2b-ba
UERJ 2011, UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica

O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:


Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é:

A
concentração de capital, viabilizando a automação fabril
B
terceirização da produção, massificando o consumo de bens
C
flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda
D
formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas
e37d6705-b9
UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica

Número de empresas entre as 500 maiores do mundo

Posição/país              1993               2008

1º EUA                       159                  140

2º Japão                    135                    68

3º França                    26                    40

4º Alemanha               32                    39

5º China                       0                     37

6º Reino Unido           41                    26


Distribuição de renda na China (percentual sobre o total da renda nacional)

Ano         20% mais pobres         60% intermediários         20% mais ricos         10% mais ricos

1992          6,2                                     49,9                              43,9                             26,8

2005          5,7                                     46,5                              47,8                             31,4


Adaptado de SENE, Eustáquio e MOREIRA, João C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo. Scipione, 2010.


Há trinta anos, a República Popular da China iniciou uma política de reformas da economia planificada implantada por Mao Tsé Tung.

A partir da análise dos dados das tabelas, duas transformações socioeconômicas resultantes dessa política reformista são:

A
liderança tecnológica − redução dos lucros empresariais
B
estatização da produção − ampliação de leis previdenciárias
C
diversificação industrial − restrição dos direitos trabalhistas
D
concentração de capital − aumento das desigualdades sociais
e3755df5-b9
UERJ 2011 - Geografia - Geografia Econômica

Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.


Importantes invenções dos séculos XIX e XX

Invenções                 Ano                             Inventores

telefone                 1876        Alexander Graham Bell  (escocês, residente no Canadá e nos E.U.A.)

carro                      1886        Gottlieb Daimler (alemão)

rádio                      1896        Guglielmo Marconi (italiano)

avião                     1903         Irmãos Wright (norte-americanos): “Flyer 1”

                              1906        Alberto Santos Dumont (brasileiro): “14 Bis”

computador           1945        Marinha dos E.U.A. e Universidade de Harvard: “Harvard Mark 1”

satélite                  1957        Comunidade científica da U.R.S.S.: “Sputnik”

internet                 1969         Comunidade científica dos E.U.A.: “Arpanet”

Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010


As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.

Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:

A
intervenção estatal
B
integração territorial
C
distribuição da riqueza
D
mobilidade ocupacional
ed65e415-b9
UERJ 2016 - Geografia - Geografia Econômica

A CABEÇA E A ILHA André Dahmer

Adaptado de O Globo, 06/01/2016.


A situação apresentada na tirinha remete ao seguinte processo característico do modo de produção capitalista:

A
formação de cartel
B
fragmentação industrial
C
massificação do consumo
D
concentração empresarial
ac650ad1-f9
UERJ 2019 - Geografia - Geografia Econômica

Considere o perfil histórico e socioeconômico do Brasil retratado no texto a seguir.


Em 1974, final do governo Médici, o Brasil crescia como poucos países, e o salário mínimo valia muito pouco. O ministro da fazenda da época, Delfim Netto, pedia para o povo ficar calmo: “Temos que esperar o bolo crescer para depois distribuir os pedaços.” O bolo ficou enorme, e o povo não deu nem uma mordida! Chico Buarque, usando o pseudônimo de Julinho de Adelaide, compôs a música “Milagre brasileiro”:

Cadê o meu?

Cadê o meu, ó meu?

Dizem que você se defendeu.

É o milagre brasileiro.

Adaptado de DINIZ, A.; CUNHA, D. A República cantada: do choro ao funk, a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.


O gráfico que expressa, para o ano de 1989, a distribuição social da riqueza resultante da política econômica implementada ao longo do período histórico abordado no texto é:

A


B


C


D


ac554c11-f9
UERJ 2019 - Geografia - Geografia Econômica

CERCO DE TRUMP DÁ FORMA À ARTE NA BIENAL DE HAVANA



Um peso que pesa outro peso, e este outro, e assim por diante, até chegar a seis balanças romanas encadeadas, que se sustentam entre si de um modo inverossímil – metáfora de como funciona atualmente a economia cubana, sempre em um precário equilíbrio que se mantém enquanto uma força não interferir. Trata-se de uma instalação do artista Marco Castillo, chamada “Gabriel”. Feita de aço e chumbo, mede quase cinco metros de altura e é parte de Intercessões, uma das muitas exposições inauguradas na 13ª Bienal de Havana, sob o título “A construção do possível”, em cujo programa figuram mais de 300 criadores de 50 países.

Adaptado de brasil.elpais.com, 24/04/2019.


Na 13ª Bienal de Havana, muitas obras dialogavam com aspectos atuais das condições de vida em Cuba, indicando transformações econômicas ocorridas recentemente.

Um fator determinante para esse novo cenário econômico é:

A
modernização agrícola
B
dinamização do comércio
C
regulamentação trabalhista
D
ampliação da informalidade
db76346a-8c
UERJ 2019 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política, Geografia Cultural

PUTIN INAUGURA PONTE ENTRE RÚSSIA E CRIMEIA



O presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou em maio de 2018 o trecho rodoviário de nova ponte que liga a Rússia continental à Península da Crimeia, anexada à Russia em 2014. A Crimeia, uma ex-república autônoma que integrava a Ucrânia, foi anexada pela Rússia durante uma grave crise que culminou num conflito entre forças leais ao governo ucraniano e milícias separatistas apoiadas por Moscou. A Ucrânia denunciou a construção como uma flagrante violação das leis internacionais. Putin dirigiu um enorme caminhão Kamaz, de fabricação russa, pelos 19 quilômetros da ponte sobre o estreito de Kerch. Em discurso, o presidente exaltou a construção da ponte de 3,6 bilhões de dólares como um feito histórico e prometeu novas obras de infraestrutura na península.

Adaptado de dw.com.


A ponte mencionada indica mudanças no processo de anexação da Crimeia à jurisdição do governo russo, na atualidade.

Tendo como base o mapa da Crimeia e as informações da reportagem, observa-se que a construção da ponte se insere em um projeto russo para promoção de: 

A
homogeneização política
B
modernização financeira
C
centralização cultural
D
integração territorial