Questõesde ENEM 2010 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 50 questões
4be2def4-7a
ENEM 2010 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

  Ciência Hoje. v. 5, n° 27, dez. 1986. Encarte


Os quadrinhos mostram, por meio da projeção da sombra da árvore e do menino, a sequência de períodos do dia: matutino, meio-dia e vespertino, que é determinada

A
pela posição vertical da árvore e do menino.
B
pela posição do menino em relação à árvore.
C
pelo movimento aparente do Sol em torno da Terra.
D
pelo fuso horário específico de cada ponto da superfície da Terra.
E
pela estação do ano, sendo que no inverno os dias são mais curtos que no verão.
4bae28e6-7a
ENEM 2010 - Geografia - Globalização

No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de universalização em vários campos, por exemplo, na globalização da economia, no armamentismo nuclear, na manipulação genética, entre outros.

HABERMAS, J. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001 (adaptado).

Os impactos e efeitos dessa universalização, conforme descritos no texto, podem ser analisados do ponto de vista moral, o que leva à defesa da criação de normas universais que estejam de acordo com

A
os valores culturais praticados pelos diferentes povos em suas tradições e costumes locais.
B
os pactos assinados pelos grandes líderes políticos, os quais dispõem de condições para tomar decisões.
C
os sentimentos de respeito e fé no cumprimento de valores religiosos relativos à justiça divina.
D
os sistemas políticos e seus processos consensuais e democráticos de formação de normas gerais.
E
os imperativos técnico-científicos, que determinam com exatidão o grau de justiça das normas.
4bab015a-7a
ENEM 2010 - Geografia - Globalização

Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com seu avô
Rodovia, hidrovia, ferrovia
E agora chegando a infovia
Para alegria de todo o interior

GIL, G. Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br. Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento).

O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de

A
evolução da tecnologia da informação.
B
expansão das empresas transnacionais.
C
ampliação dos protecionismos alfandegários.
D
expansão das áreas urbanas do interior.
E
evolução dos fluxos populacionais.
4b71815d-7a
ENEM 2010 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve como objetivo melhorar a vida da população de 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os países das Nações Unidas, um tratado internacional para garantir mais direitos a esse público.
Entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência acreditam que, para o Brasil, a ratificação do tratado pode significar avanços na implementação de leis no país.
Disponível em: http//www.bbc.co.uk. Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado).

No Brasil, as políticas públicas de inclusão social apontam para o discurso, tanto da parte do governo quanto da iniciativa privada, sobre a efetivação da cidadania. Nesse sentido, a temática da inclusão social de pessoas com deficiência

A
vem sendo combatida por diversos grupos sociais, em virtude dos elevados custos para a adaptação e manutenção de prédios e equipamentos públicos.
B
está assumindo o status de política pública bem como representa um diferencial positivo de marketing institucional.
C
reflete prática que viabiliza políticas compensatórias voltadas somente para as pessoas desse grupo que estão socialmente organizadas.
D
associa-se a uma estratégia de mercado que objetiva atrair consumidores com algum tipo de deficiência, embora esteja descolada das metas da globalização.
E
representa preocupação isolada, visto que o Estado ainda as discrimina e não lhes possibilita meios de integração à sociedade sob a ótica econômica.
4b6dd0a1-7a
ENEM 2010 - Geografia - Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Clima



Disponível em: http://img15.imageshack.us (adaptado).

A maior frequência na ocorrência do fenômeno atmosférico apresentado na figura relaciona-se a

A
concentrações urbano-industriais.
B
episódios de queimadas florestais.
C
atividades de extrativismo vegetal.
D
índices de pobreza elevados.
E
climas quentes e muito úmidos.
4b69ca0a-7a
ENEM 2010 - Geografia - Geografia Econômica

O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente.

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a “confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a "necessidade da mobilização permanente", trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que

A
a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
B
a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
C
a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
D
o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
E
a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
4b66a0f2-7a
ENEM 2010 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Responda sem pestanejar: que país ocupa a liderança mundial no mercado de etanol? Para alguns, a resposta óbvia é o Brasil. Afinal, o país tem o menor preço de produção do mercado, além de vastas áreas disponíveis para o plantio de matéria-prima. Outros dirão que são os EUA, donos da maior produção anual. Nos próximos anos, essa pergunta não deve gerar mais dúvida, pois a disputa não se dará em plantações de cana-de-açúcar ou nas usinas, mas nos laboratórios altamente sofisticados.

TERRA, L. Conexões: estudos de geografia geral. São Paulo: Moderna, 2009 (adaptado).

A biotecnologia propicia, entre outras coisas, a produção dos biocombustíveis, que vêm se configurando em importantes formas de energias alternativas. Que impacto possíveis pesquisas em laboratórios podem provocar na produção de etanol no Brasil e nos EUA?

A
Aumento na utilização de novos tipos de matérias-primas para a produção do etanol, elevando a produtividade.
B
Crescimento da produção desse combustível, causando, porém, danos graves ao meio ambiente pelo excesso de plantações de cana-de-açúcar.
C
Estagnação no processo produtivo do etanol brasileiro, já que o país deixou de investir nesse tipo de tecnologia.
D
Elevação nas exportações de etanol para os EUA, já que a produção interna brasileira é maior que a procura, e o produto tem qualidade superior.
E
Aumento da fome em ambos os países, em virtude da produção de cana-de-açucar prejudicar a produção de alimentos.
4b636489-7a
ENEM 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a

A
introdução de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres.
B
tecnificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural.
C
construção de uma infraestrutura científica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade.
D
aquisição de máquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação à cidade.
E
incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo.
4b605497-7a
ENEM 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Que transformação ocorrida na agricultura brasileira, nas últimas décadas, justifica as variações apresentadas no gráfico?

A partir do gráfico a seguir, responda a questão.


RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E ÁREA PLANTADA NO BRASIL 1980-2008



A
O aumento do número de trabalhadores e menor necessidade de investimentos.
B
O progressivo direcionamento da produção de grãos para o mercado interno.
C
A introdução de novas técnicas e insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes geneticamente modificadas.
D
A introdução de métodos de plantio orgânico, altamente produtivos, voltados para a exportação em larga escala.
E
O aumento no crédito rural voltado para a produção de grãos por camponeses da agricultura extensiva.
4b5cb866-7a
ENEM 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

O gráfico mostra a relação da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas com a área plantada no Brasil, no período de 1980 a 2008. Verifica-se uma grande variação da produção em comparação à área plantada, o que caracteriza o crescimento da

A partir do gráfico a seguir, responda a questão.


RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E ÁREA PLANTADA NO BRASIL 1980-2008



A
economia.
B
área plantada.
C
produtividade.
D
sustentabilidade.
E
racionalização.
4b5962b3-7a
ENEM 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

SOJA: EVOLUÇÃO DA ÁREA PLANTADA 1990-2006



Disponível em: http://www4.fct.unesp.br. Acesso em: 20 abr. 2010.

A interpretação do mapa indica que, entre 1990 e 2006, a expansão territorial da produção brasileira de soja ocorreu da região

A
Sul em direção às regiões Centro-Oeste e Nordeste.
B
Sudeste em direção às regiões Sul e Centro-Oeste.
C
Centro-Oeste em direção às regiões Sudeste e Nordeste.
D
Norte em direção às regiões Sul e Nordeste.
E
Nordeste em direção às regiões Norte e Centro-Oeste.
4b5627bc-7a
ENEM 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.

O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada

A
pela exigência de abastecimento das populações urbanas, que trabalham majoritariamente no setor primário da economia.
B
pela imposição de governos que criam políticas econômicas para o favorecimento do crédito agrícola.
C
pela incorporação homogênea dos agricultores às técnicas de modernização, sobretudo na relação latifúndio-minifúndio.
D
pela dinamização econômica desse setor e utilização de novas técnicas e equipamentos de produção pelos agricultores.
E
pelo acesso às novas tecnologias, o que fez com que áreas em altas latitudes, acima de 66°, passassem a ser grandes produtoras agrícolas.
4b52e170-7a
ENEM 2010 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.

SAINT-HILAIRE, A. Viagem às nascentes do rio S. Francisco [1847].
Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975 (adaptado).

No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses

A
evitaram emitir juízo de valor sobre a prática da queimada.
B
consideraram que a queimada era necessária em certas circunstâncias.
C
concordaram quanto à queimada ter sido uma prática agrícola insuficiente.
D
entenderam que a queimada era uma prática necessária no início do séc. XIX.
E
relacionaram a queimada ao descaso dos agricultores da época com a terra.
4b4f5b86-7a
ENEM 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

O mapa mostra a distribuição de bovinos no bioma amazônico, cuja ocupação foi responsável pelo desmatamento de significativas extensões de terra na região. Verifica-se que existem municípios com grande contingente de bovinos, nas áreas mais escuras do mapa, entre 750 001 e 1 500 000 cabeças de bovinos.

Produção de Bovinos - Efetivos de Cabeças em 2004 no Bioma Amazônico segundo municípios



Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 05 jul. 2008.

A análise do mapa permite concluir que

A
os estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia detêm a maior parte de bovinos em relação ao bioma amazônico.
B
os municípios de maior extensão são responsáveis pela maior produção de bovinos, segundo mostra a legenda.
C
a criação de bovinos é a atividade econômica principal nos municípios mostrados no mapa.
D
o efetivo de cabeças de bovinos se distribui amplamente pelo bioma amazônico.
E
as terras florestadas são as áreas mais favoráveis ao desenvolvimento da criação de bovinos.
4b4c43af-7a
ENEM 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

O volume de matéria-prima recuperado pela reciclagem do lixo está muito abaixo das necessidades da indústria. No entanto, mais que uma forma de responder ao aumento da demanda industrial por matérias-primas e energia, a reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial.

SCARLATO, F. C.; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo . São Paulo: Atual, 1992 (adaptado).

A prática abordada no texto corresponde, no contexto global, a uma situação de sustentabilidade que

A
reduz o buraco na camada de ozônio nos distritos industriais.
B
ameniza os efeitos das chuvas ácidas nos polos petroquímicos.
C
diminui os efeitos da poluição atmosférica das indústrias siderúrgicas.
D
diminui a possibilidade de formação das ilhas de calor nas áreas urbanas.
E
reduz a utilização de matérias-primas nas indústrias de bens de consumo.
4b47d89d-7a
ENEM 2010 - Geografia - População, Crescimento

O crescimento rápido das cidades nem sempre é acompanhado, no mesmo ritmo, pelo atendimento de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida. A deficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, de galerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas verdes, de núcleos de formação educacional e profissional, de núcleos de atendimento médico-sanitário é comum nessas cidades.

ROSS, J. L. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2009 (adaptado).

Sabendo que o acelerado crescimento populacional urbano está articulado com a escassez de recursos financeiros e a dificuldade de implementação de leis de proteção ao meio ambiente, pode-se estabelecer o estímulo a uma relação sustentável entre conservação e produção a partir

A
do aumento do consumo, pela população mais pobre, de produtos industrializados para o equilibrio da capacidade de consumo entre as classes.
B
da seleção e recuperação do lixo urbano, que já é uma prática rotineira nos grandes centros urbanos dos países em desenvolvimento.
C
da diminuição acelerada do uso de recursos naturais, ainda que isso represente perda da qualidade de vida de milhões de pessoas.
D
da fabricação de produtos reutilizáveis e biodegradáveis, evitando-se substituições e descartes, como medidas para a redução da degradação ambiental.
E
da transferência dos aterros sanitários para as partes mais periféricas das grandes cidades, visando-se à preservação dos ambientes naturais.
f31e598b-c1
ENEM 2010 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Imagem 013.jpg

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

A
ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
B
à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
C
à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
D
ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
E
ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.
e32e8a63-c1
ENEM 2010 - Geografia - Geografia Física, Solo

O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?

Imagem 005.jpg

A
Plantio direto.
B
Associação de culturas.
C
Implantação de curvas de nível.
D
Aração do solo, do topo ao vale.
E
Terraceamento na propriedade.
e52d4a36-c1
ENEM 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima, Solo

Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é

Imagem 005.jpg

A
a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
B
a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.
C
o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
D
a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.
E
o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.
e694abb7-c1
ENEM 2010 - Geografia - Coordenadas Geográficas, Cartografia

Imagem 006.jpg

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

A
a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
B
o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
C
a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
D
a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
E
a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.