Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é
Gabarito comentado
A alternativa (A) está correta. Assoreamento significa a obstrução de rios, lagos, canais, etc., seja por componentes naturais, como areia, seja por componentes artificiais, como detritos de qualquer natureza. Dessa forma, quando há assoreamento de um rio, ele passa a comportar menos água do que comportaria sem a obstrução. A consequência disso é a maior ocorrência de enchentes, já que os rios transbordarão mais facilmente quando estiverem assoreados.
A alternativa (B) está incorreta, pois os rios são compostos de matéria orgânica que, normalmente, não geram a contaminação da população. Problemas podem acontecer quando há matéria inorgânica nos rios, como os metais pesados advindos de dejeto industrial. Nesses casos, é mais comum que haja contaminação da população.
A alternativa (C) está incorreta, pois, diante do crescente processo de erosão das encostas, verifica-se o aumento do escoamento superficial pluvial nessas regiões, e não a diminuição. Com o processo de erosão, a terra absorve menos a água da chuva, que passa a escoar em maior quantidade e força na superfície.
A alternativa (D) está incorreta, pois não há maior facilidade para captar água potável como consequência de processos erosivos em encostas ou em áreas de baixadas. Esse seria um efeito positivo e a erosão está, geralmente, associada a efeitos negativos para o meio ambiente e para a sociedade.
A alternativa (E) está incorreta porque, no topo das encostas, normalmente a água é limpa. No processo de escoamento por lugares poluídos ou não cuidados, a água se torna imprópria para utilização.