Questão 4b69ca0a-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica

O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente.

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a “confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a "necessidade da mobilização permanente", trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que

A
a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
B
a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
C
a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
D
o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
E
a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Questão transdisciplinar entre Geografia da Indústria e História contemporânea. O texto de apoio aborda os primórdios da organização trabalhista em função das revoluções Francesa e Industrial. O enunciado questiona qual a necessidade de organização permanente trazida pela Revolução Industrial. 
Análise das alternativas:

A) Na primeira revolução industrial a qualificação ainda não era imprescindível ao trabalhador como foi se tornando a medida que os processos produtivos foram se modernizando.
B) A Revolução Industrial significou para os operários a alienação de seu papel na produção. Isto significa que perderam a capacidade de produzir algo para se limitar a um papel repetitivo numa linha de produção. Desta forma ocorreu na prática um aumento da exploração no sentido em que a substituição de um operário se tornou mais fácil para seu empregador. Assim os movimentos operários por várias partes do mundo perceberam que a redefinição do capitalismo com a desconcentração dos meios de produção seria o caminho para a redução da opressão. Alternativa correta. 
C)  A introdução de máquinas no processo produtivo aumentou o ganho para seus proprietários os empresários. Para os operários não ocorreram significativas mudanças em sua remuneração que era baixa e continuou baixa. 
D) O Movimento operário percebeu em pouco tempo que a Revolução Industrial traria exatamente o efeito contrário de aumentar a concentração de riquezas para os proprietários dos meios de produção industrial.
E) Isso ocorreu de fato mas posteriormente aos primórdios da Revolução Industrial quando trabalhadores conquistaram a duras penas seus direitos trabalhistas a partir de greves, boicotes, piquetes entre outras estratégias de luta contra os grandes proprietários.   




Gabarito do professor: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo