Questõesde EBMSP sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 14 questões
561e455a-d7
EBMSP 2018 - Geografia - Geologia

A vida existe no Planeta Terra há mais de 3,5 bilhões de anos. Umas poucas ligações primitivas deram origem a organismos superiores. A natureza produziu uma complexa rede de relações e uma multiplicidade de animais, plantas e fungos. A história da evolução é uma epopeia de adaptação, extinção e reinvenção.

GILGES, Susanne; HARF, Rainer; LAAKER, Torsten. A explosão das espécies. GEOBRASIL. São Paulo: escala, n. 19, p. 23.


Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre o Planeta Terra e sua evolução, pode-se afirmar que, no período terciário,

A
ocorreram grandes dobramentos na crosta terrestre, resultando na formação das cordilheiras do Himalaia e dos Andes.
B
os mamíferos de sangue quente desapareceram e as aves proliferaram.
C
surgiram os dinossauros com estrutura física dinâmica, as coníferas e os répteis voadores.
D
as diversas placas tectônicas se separaram em função da ocorrência de intensos processos exógenos.
E
os continentes passaram a ser povoados pelo homem, e a agricultura começou a ser praticada.
56224413-d7
EBMSP 2018 - Geografia - Geologia

A geologia e a paisagem influenciaram profundamente a sociedade, a civilização e a diversidade cultural de nosso Planeta, mas, até poucos anos atrás, não havia o reconhecimento internacional do patrimônio geológico de importância nacional ou regional e não havia, especificamente, uma convenção internacional sobre o patrimônio geológico. A iniciativa da Unesco de apoiar a criação de geoparques responde à forte demanda expressa por muitos países, por meio de uma rede global, no sentido de aumentar o valor do patrimônio da Terra, suas paisagens e suas formações geológicas, que também são testemunhas-chave da história da vida.

NASCIMENTO, Marco Antonio Leite do. Você sabe o que é um geoparque? Conhecimento prático GEOGRAFIA. São Paulo: escala, n. 55, p. 44.

Os Geoparques foram criados objetivando, sobretudo,

A
aumentar a renda dos países do Terceiro Mundo, que os criaram, utilizando o geoturismo de exploração.
B
impedir qualquer atividade antrópica no sítio geológico
C
criar novas formas de utilização do solo para aumentar a atividade agrícola.
D
estimular estudos científicos que possibilitem maior interação entre os países centrais e os periféricos
E
proteger o patrimônio geológico para as futuras gerações, estimulando a atividade socioeconômica.
f23c799c-d7
EBMSP 2018 - Geografia - Geografia Física, Vegetação


A análise do mapa e os conhecimentos sobre o Brasil, permitem concluir:

A
No sentido longitudinal, o Brasil é o maior e o mais insular dos países constantes do mapa.
B
O território brasileiro está totalmente localizado na zona intertropical, fato que explica as grandes amplitudes térmicas registradas no solstício de verão.
C
A extensão territorial e a posição latitudinal são responsáveis pelo fenômeno da friagem que ocorre no nordeste brasileiro, na primavera, e na porção meridional do Brasil, em todas as estações.
D
Dos domínios morfoclimáticos existentes no Brasil o menor e o mais diversificado é a caatinga, devido à variedade litológica.
E
O Domínio dos Mares de Morro localizado na porção oriental perdeu grande parte da cobertura vegetal original e nele predomina o relevo de planaltos.
f240b066-d7
EBMSP 2018 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

O desenvolvimento urbano sustentável, compreendido como um ideal de gestão e planejamento das cidades capaz de aliar o crescimento econômico à inclusão social e à proteção e preservação do meio ambiente, natural e construído, de modo a atender as necessidades das gerações presentes, sem comprometer os interesses e as necessidades das gerações futuras, tem influenciado a elaboração, a execução e o controle de planos urbanísticos em todo o mundo, a partir dos parâmetros fixados pela Agenda 21, elaborada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento em 1992, e pela Agenda Habitat, firmada na Conferência da ONU para os Assentamentos Humanos em Istambul no ano de 1996.

SOTTO, Debora. Cidades do futuro. Geografia/conhecimento prático. São Paulo: Escala, p. 30- 32, e. 55.

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre cidades, pode-se afirmar:

A
No Brasil, as cidades mais sustentáveis estão localizadas na Região Centro-Oeste, porque elas se originaram espontaneamente.
B
A cidade sustentável é gerida por padrões de governança eficiente com participação da sociedade.
C
Devido à autossuficiência, as cidades globais mais importantes estão localizadas no Hemisfério Sul.
D
As cidades sustentáveis se caracterizam pela homogeneidade e, por isso, não apresentam variações de natureza demográfica, histórica, política ou cultural.
E
O status de “cidade global” só é conseguido quando há grandes intervenções urbanísticas e quando o IDH da população é 1.
f230f8ef-d7
EBMSP 2018 - Geografia - Industrialização, Histórico

Um estudo publicado em novembro pela consultoria americana McKinsey avalia que em torno de 50% das atividades tidas como repetitivas serão automatizadas na próxima década. Nesse período, no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação. Em outras palavras, caso seu emprego não exija muito de criatividade ou de habilidades lúdicas, é enorme a probabilidade de que venha a ser ocupado por alguma máquina. Em todo o mundo, o legado da mecanização avançada será de até 800 milhões de pessoas à procura de oportunidades de trabalho. Desse total, boa parte terá de se readaptar, mas 375 milhões deverão aprender competências inteiramente novas para não cair no desemprego.

LOPES, André. Elas vão substituir você. VEJA. São Paulo: Abril, e. 2567, a. 51, n.5, 31 jan. 2018, p. 80-83.


Ao longo da história da humanidade, mudanças nas técnicas e nas relações de produção estiveram associadas

A
à sedentarização de povos pastores e agricultores no final do período neolítico, levando à descoberta de processos de irrigação, semeadura e colheita praticados igualmente por aqueles povos.
B
ao acúmulo de vadios e desocupados nas grandes cidades do Império Romano, no período do seu apogeu, em razão da crise do escravismo, que libertou a massa de trabalhadores escravos para substituí-los por trabalhadores livres recrutados entre os bárbaros germanos.
C
à generalização do trabalho infantil, reconhecido oficialmente nas cidades medievais, onde as manufaturas concentravam os trabalhadores menores de idade nas fábricas que funcionavam em bairros específicos dos burgos europeus.
D
ao temor da perda dos seus empregos pelos trabalhadores e de generalização da pobreza, em face da implantação das máquinas na produção industrial, levando ao movimento de destruição de máquinas em algumas fábricas, conhecido, na Inglaterra, como movimento ludista.
E
à histórica crise do desemprego vivida pelo Brasil nos dias atuais, provocada pelo uso crescente e indiscriminado de tecnologias digitais nas áreas do lazer, dos serviços e do empreendedorismo.
f235a4b5-d7
EBMSP 2018 - Geografia - Geografia Política

    Nacionalismo e separatismo são dois conceitos que, em muitas culturas, estão intimamente ligados. O separatismo consiste na intenção e reivindicação da independência política e econômica de um determinado povo ou nação. No século XX, surgiram vários conflitos que tiveram origem no nacionalismo de alguns grupos separatistas. Alguns dos casos mais conhecidos são os conflitos ocorridos na África, Iugoslávia, Chechênia, Caxemira, Timor Leste, Irlanda do Norte entre outros.


Disponível em: <https://www.significados.com.br>. Acesso em: abr. 2018. Adaptado.


Considerando-se os conceitos expressos no texto, pode ser considerado um movimento simultaneamente nacionalista e separatista

A
a Conjuração Baiana de 1798, porque propunha à administração portuguesa a libertação dos escravos e a extinção de todos os preconceitos de cor e de religião, transformando-os em cidadãos portugueses.
B
a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro, em 1905, porque os revoltados acusavam o governo de preferir as doses estrangeiras da vacina contra a febre amarela em detrimento das doses fabricadas no Brasil por Oswaldo Cruz.
C
o Movimento de Libertação Basco, por afirmar a existência de uma cultura secularmente específica que os distinguem do resto da Espanha e por exigir o reconhecimento de um estado autônomo, separado política e economicamente.
D
a “Primavera Árabe” nos anos 2010, que reivindicava o reconhecimento da supremacia dos países árabes no mundo e seu domínio nos países do continente africano situados no extremo sul desse continente.
E
o “Estado Islâmico”, por defender a união de todo o mundo árabe e por reunir facções antagônicas a exemplo dos sunitas, dos xiitas, dos coptas egípcios e dos curdos turcos, criando uma grande unidade transnacional.
dbd78ce9-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Globalização

O Fórum Econômico Mundial de 2018 mostra que, de 2012 a 2016, quase metade dos 103 países analisados tiveram aumento da desigualdade entre ricos e pobres. Países como China e Índia, que tiraram muitas pessoas da pobreza, tornaramse sociedades mais desiguais nas últimas décadas. O Brasil, embora seja um dos campeões em desigualdade, foi um dos que conseguiram reduzir a concentração de renda.
CAUTI, Carlo. Em defesa da globalização. Exame. São Paulo: Abril, e.1154, n. 2, a. 52, 7 fev. 2018, p.76-83. Adaptado.

Considerando-se essa informação e com base nos conhecimentos sobre a globalização e suas consequências, pode-se afirmar:

A
A redução da concentração de renda no Brasil é decorrente, sobretudo, da expansão do agronegócio nas regiões periféricas do País.
B
O aumento do número de bilionários na China e na Índia é devido a uma maior participação de alguns países emergentes em cadeias globais, antes privilégio dos países centrais.
C
A eliminação do protecionismo nos países centrais justifica a prosperidade de alguns países periféricos.
D
A globalização é excludente pois o único segmento da economia que obteve sucesso foi o da exploração mineral.
E
O surgimento dos movimentos contrários à globalização, na última década, aconteceu em virtude dos países periféricos estarem superando os países centrais, impedindo-os de conquistarem novos mercados.
db9700e1-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

A poluição dos rios brasileiros está cada vez mais generalizada e, quase sempre, o índice de qualidade das águas fica comprometido. Nesse contexto, os órgãos responsáveis pelo levantamento dos recursos hídricos, como o INEMA, estabeleceram cinco parâmetros de qualidade da água: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. O monitoramento dos recursos ambientais e hídricos confirma que a situação dos rios é preocupante. Além da poluição por resíduos industriais, esgotos residenciais e agrotóxicos há, ainda, o assoreamento.

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre os rios brasileiros e sua atuação no relevo, pode-se afirmar:

A
A poluição dos rios só ocorre nos grandes centros urbanos devido à explosão demográfica ocorrida na última década e ao aumento do êxodo rural.
B
A ausência de aquíferos na Bahia e a construção de poços artesianos tornam o estado o mais vulnerável do País em relação às questões hídricas.
C
O Rio Joanes, principal rio da cidade de Salvador, corta a cidade de norte a sul e apresenta elevado índice de piscosidade, devido à classificação da água como de qualidade ótima.
D
A Bacia do Cobre, localizada na Região Sudeste, é a mais poluída do país em função da ocupação desordenada do solo.
E
Como elemento modelador, a hidrografia e o clima são agentes importantes na modificação do relevo.
db81b608-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

A existência de inúmeras sociedades espalhadas por quase todo o planeta Terra é uma das provas da imensa capacidade de adaptação do homem aos vários tipos de meio ambiente. Devido a essa ampla distribuição, que se estende desde as baixas latitudes até as mais altas, em ambos os hemisférios, o homem é afetado das mais diversas formas pelas variações do tempo.

CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Atual, 1998, p. 24.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a importância do clima na vida do homem, pode-se concluir:

A
As populações que vivem entre 0° e 30° de latitude conhecem as turbulências derivadas da instabilidade atmosférica.
B
As oscilações da ZCIT dificultam o ciclo das colheitas, pois elas não são previsíveis nem favorecem as chuvas.
C
A permanência de grandes células de alta pressão, denominadas doldrums, nas latitudes equatoriais, estimulam a movimentação do ar, fator que favorece a navegação e a ocupação do solo.
D
A zona térmica que mais favorece a ocupação humana é a tropical devido à ausência de desertos e de solos inadequados às atividades agrárias
E
Na faixa em torno de 30° de latitude, nos hemisférios norte e sul, situam-se os solos mais férteis da Terra e, por isso, essa região é mais densamente populosa e povoada.
db0d6c70-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

As cidades mais antigas teriam surgido há cerca de seis mil anos, ao logo dos vales dos rios Tigre e Eufrates, Nilo e Indo. Nessa época, as cidades já possuíam certa importância política, econômica e social, porém, só a partir do século XVIII o processo de urbanização tem início no Ocidente.
O processo de urbanização está diretamente relacionado ao aumento da população urbana em relação à população rural. Portanto, quando a população de um determinado lugar supera os 50% do total de habitantes, dizemos que esse espaço é urbanizado.
Por volta de 1800, apenas 3% da população europeia encontravam-se na área urbana. Mas, a partir da 1ª Revolução Industrial, o deslocamento da população do campo para as cidades em busca de emprego aumentou.
Disponível em:<http://educacao.globo.com> . Acesso em: abr. de 2018. Adaptado.

O fenômeno da urbanização apresentou, ao longo da história, diferentes características como pode ser visto

A
na Idade Média europeia, quando se concentravam nas cidades as classes desprivilegiadas de servos da gleba, escravos e artesãos, enquanto os homens livres e as classes superiores distribuíam-se no campo.
B
no deslocamento da população urbana europeia do século XIX das cidades para o campo (zona rural), por exigência da produção de matéria-prima para a indústria, na Revolução Industrial, para atender à crescente demanda do mercado urbano.
C
no período colonial brasileiro, quando a necessidade de defesa contra ataques de indígenas e de estrangeiros resultou na concentração da população nas cidades, levando ao abandono das áreas rurais.
D
na erradicação, desde o século XIX, da febre amarela, da varíola, da malária e da dengue – moléstias tropicais essencialmente urbanas – nas regiões brasileiras, pelo programa de salubridade estabelecido por D. Pedro II logo que subiu ao trono.
E
na precedência da população rural sobre a população urbana que caracterizou o perfil da distribuição populacional do Brasil até metade do século XX, modificado, a partir daí, com o processo de industrialização e a adoção, pelo governo, da política desenvolvimentista.
db3e0d42-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Globalização

    O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do Globo, inclusive nos países desenvolvidos. Esse fenômeno originou os movimentos antiglobalização, formados por distintas organizações da sociedade civil como Organizações Não–Governamentais, ONG, sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas, entre outros.

Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/> . Acesso em: abr. 2018.


Nas discussões históricas sobre globalização e antiglobalização, é possível afirmar: 

A
A globalização promovida pela expansão marítima europeia do século XV teve como principais opositores os membros do clero católico, preocupados com a difusão dos costumes de povos pagãos alcançados pelos navegadores europeus.
B
A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais promoveu a expansão mundial do mercado do açúcar nos séculos XV e XVI, monopolizando a produção e distribuição do produto na Europa, na América e na Ásia, podendo ser comparada às atuais empresas transnacionais.
C
As ONG são financiadas por grandes empresas nacionalistas dos diversos países desenvolvidos, como forma de barrar o avanço das multinacionais e deter a concorrência que essas empresas impõem ao mercado internacional.
D
As empresas transnacionais são acusadas, pelos opositores da globalização, de concentrarem tanto poder que estão conduzindo o mundo de acordo com seus interesses econômicos, o que intensifica as disparidades socioeconômicas entre países e cidadãos.
E
A força da campanha antiglobalização no Brasil tem contribuído para a retração do mercado digital, causando grande prejuízo nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para os grandes mercados da Rússia e China.
11db9faa-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Durante o século passado, a agropecuária comercial moderna se expandiu pelo espaço geográfico, modificou as práticas agrícolas, os ecossistemas e os hábitos da população. Embora a agricultura de subsistência ainda seja praticada em algumas regiões, a monocultura ocupa cada vez mais espaços.

Considerando-se essa temática, no contexto mundial, pode-se afirmar:

A
O modelo agrário adotado tem provocado a exaustão do solo e a proliferação de pragas.
B
O trabalho do agricultor passou a ser assalariado e permanente, fato que explica o aumento do IDH no espaço rural, principalmente, na Região Nordeste do Brasil.
C
A biota do solo aumentou, consideravelmente, causando grande proliferação dos micro-organismos.
D
O uso da tecnologia de ponta, como a sucção da água da chuva no solo associada ao escoamento superficial, impede que os cursos d’ água sejam contaminados por agrotóxicos.
E
A agricultura itinerante comercial foi a solução encontrada pelos países centrais para não contaminar o solo nem os recursos hídricos.
11d809d3-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Geologia



O drama de um grupo de crianças, membros de um time de futebol, presas em uma caverna na Tailândia, junto com seu técnico, provocou comoção internacional.

Sobre o ambiente das cavernas, pode-se afirmar:

A
As cavernas são formadas quando a água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolvem formando espaços “ocos”.
B
Nos países com clima temperado, como a Tailândia, as cavernas são sempre de origem vulcânica e, por isso, profundas.
C
A elevada umidade das cavernas possibilita a abundância de animais vertebrados e de aracnídeos.
D
Os estados brasileiros que possuem o maior número de cavernas estão localizados na Região Nordeste.
E
A estrutura geológica e os fatores climáticos justificam porque na Região Sudeste do Brasil não existem cavernas.
11bb67f9-d6
EBMSP 2018 - Geografia - Geografia Cultural

• A diversidade cultural são diferenças que existem entre os seres humanos, tais como: linguagem, dança, vestuário, religião e outras manifestação populares. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo.
• A desigualdade social, no mundo contemporâneo, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo terrestre, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, pela má distribuição de renda – em uma população na qual se concentra a maioria dos recursos em mãos de uma minoria abastada da sociedade – e falta de investimentos na área social, como educação e saúde.

A relação entre os conceitos de diversidade cultural e desigualdade social se expressa, no Brasil, em uma situação social específica representada

A
por afrodescendentes, cuja precária situação socioeconômica relaciona-se, em grande parte, com o preconceito e a discriminação que sofrem em decorrência de suas origens culturais e do papel que representaram na sociedade brasileira até o fim do século XIX.
B
por portadores de deficiência física e mental, tratados desigualmente quando pleiteiam o acesso a setores sociais específicos, a exemplo da educação e do emprego.
C
por grupos identificados como LGBT, obrigados a se refugiarem em áreas periféricas dos centros urbanos, acusados de transmitirem, por suas opções sexuais, doenças incuráveis e contagiosas às diferentes classes sociais.
D
por grupos religiosos evangélicos que, por adotarem moda, alimentação e estruturas familiares consideradas bizarras, são facilmente reconhecidos e preteridos no acesso ao mercado de trabalho.
E
pelos imigrantes asiáticos e seus descendentes, por formarem grupos fechados que resistem à integração na cultura brasileira, apesar de alcançarem altos índices de prosperidade econômica no Brasil