Questõessobre Desenvolvimento

1
1
Foram encontradas 139 questões
6b9210e7-01
MACKENZIE 2019 - Geografia - Desenvolvimento

Desenvolvimento Humano e IDH

A abordagem de desenvolvimento humano olha para as oportunidades e capacidades das pessoas.

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam ser.

Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html (último acesso – 20/09/2019)


Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito do IDH, assinale a alternativa INCORRETA

A
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma forma de calcular o fornecimento de condições básicas para a plenitude da vida e do trabalho de uma população. Ele é calculado com base em três pilares: educação, expectativa de vida e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita.
B
Por muito tempo o desenvolvimento humano de uma nação era medido com base em seus indicadores econômicos, como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Porém, esse indicador não revela a distribuição real de riquezas de uma nação.
C
As dimensões do desenvolvimento humano são: a ampliação direta das habilidades humanas (vida longa e saudável, conhecimento e padrões de vida dignos) e a criação de condições para o desenvolvimento humano (participação na vida política e social, sustentabilidade ambiental, segurança e direitos humanos e igualdade de gêneros.
D
No quesito educação, o IDH leva em consideração os índices de pessoas alfabetizadas em um país. Ou seja, aquelas que sabem, minimamente, escrever o seu próprio nome.
E
A análise matemática de todos os aspectos resulta em um valor que varia de 0 a 1. 0 (zero) é o menor grau de desenvolvimento humano encontrado; 1, o maior.
4d993d23-fd
ESPM 2018 - Geografia - Desenvolvimento

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.


Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: http://www.br.undp. org/content/brazil/pt/home/idh0.html.


Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:

A
Ásia.
B
América do Norte.
C
Europa.
D
Oceania.
E
América Latina
7c16b997-f6
UNINOVE 2015 - Geografia - Desenvolvimento

Correlação entre a Pegada Ecológica (2010) e o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (2013)


Considerando o gráfico, as variáveis que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD) e a Pegada Ecológica, é correto assinalar que

A
o baixo IDHAD garante o uso sustentável dos recursos naturais.
B
os países com IDHAD alto não possuem perspectiva de alcançar o desenvolvimento sustentável.
C
os países com IDHAD muito alto são aqueles mais próximos de alcançar o desenvolvimento sustentável.
D
os países com maior IDHAD apresentam uma maior Pegada Ecológica.
E
a elevada Pegada Ecológica é sinônimo de baixo grau de IDHAD.
e5b4c485-6e
UPE 2021 - Geografia - Desenvolvimento

Observe o mapa a seguir:



Com relação aos países enumerados, é CORRETO afirmar que

A
o país 1 vem investindo em centros de formação e reeducação para o trabalho, capacitando livremente a população, segundo as diferentes etnias e grupos culturais, o que evita desemprego, precarização do trabalho e fome. Essa mão de obra é absorvida e dignamente remunerada por fábricas de produtos e marcas conhecidas mundialmente, nas áreas de tecnologia.
B
o país 2 é republicano, de constituição monárquica, e apresenta a maior taxa de imigração per capta do mundo. Essa condição está vinculada ao elevado nível de desenvolvimento econômico, segurança e oferta de emprego, derivada de sua economia estável.
C
o modelo especializado da economia industrial do país 3, nas últimas décadas, permitiu ampliar o valor agregado na sua economia e gerar condições de emprego, postos e salários competitivos no nível de grandes economias mundiais. Muito dessa condição se deve às “maquilas” montadoras de bens importados da Ásia para vender nos Estados Unidos.
D
as condições climáticas e edáficas predominantes no país 4 favoreceram o desenvolvimento de um sistema agrícola intensivo, eficiente e que abastece boa parte da região.
E
no país 5, constata-se um elevado número de trabalhadores, com fluência em inglês, empregados na área de informática, realização de telesserviços em redes internacionais, bem como produção de softwares. Por outro lado, cerca de 2/3 da população desse país encontram-se ocupados no setor agrícola, com baixo desempenho econômico.
e5bf1b5a-6e
UPE 2021 - Geografia - Desenvolvimento

O desenvolvimento tem conotações muito mais amplas que crescimento econômico; isso implica o aumento físico da produção ou rendimento em uma economia. Quando se instala o processo de desenvolvimento, mudanças estruturais por ele provocadas surgem, dentre elas as seguintes, EXCETO:

A
Modificação na estrutura da participação do uso da força de trabalho do setor primário da economia para os outros setores.
B
Diminuição da diferença de produtividade do trabalho entre os vários setores da economia.
C
Aumento da participação relativa do setor agrícola do total da renda gerada no país, em face da Reforma Agrária que se verifica com frequência.
D
Aumento da produtividade do trabalho.
E
Modificações na estrutura etária, taxas de natalidade e de mortalidade da população.
fb286bb5-6b
ENEM 2020 - Geografia - Geografia Econômica, Globalização, Desenvolvimento

Ao mesmo tempo que as novas tecnologias inseridas no universo do trabalho estão provocando profundas transformações nos modos de produção, tornam cada vez mais plausível a possibilidade de liberação do homem do trabalho mecânico e repetitivo.


JORGE, M. T. S. Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias? Educação e Sociedade, v. 19, n. 65, dez. 1998 (adaptado).


O paradoxo da relação entre as novas tecnologias e o mundo do trabalho, demonstrado no texto, pode ser exemplificado pelo(a)

A
utilização das redes sociais como ferramenta de recrutamento e seleção.
B
transferência de fábricas para locais onde estas desfrutem de benefícios fiscais.
C
necessidade de trabalhadores flexíveis para se adequarem ao mercado de trabalho.
D
fenômeno do desemprego que aflige milhões de pessoas no mundo contemporâneo.
E
conflito entre trabalhadores e empresários por conta da exigência de qualificação profissional.
e622ee43-01
UNICENTRO 2018 - Geografia - Desenvolvimento

Há milhões de anos, existia apenas um continente, Pangea. Ao longo dos anos, as porções de terra ou placas tectônicas foram se separando, e, da divisão desse espaço terrestre, surgiram os seis continentes do planeta Terra.


Com base nos conhecimentos acerca dos aspectos físicos, humanos e econômicos dos continentes, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) Na parte oriental do continente africano, localiza-se o Vale do Rift, a maior fossa tectônica do mundo.


(    ) O clima tropical monçônico centraliza suas ações entre  a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o anticiclone subtropical, o que justifica sua ocorrência no sudeste asiático.


( ) A nova versão do NAFTA, em vigor desde 1997 entre os países da América anglo-saxônica, Estados Unidos, Canadá e México, foi negociada por exigência do atual presidente mexicano, que considerou o acordo original desvantajoso para seu país.


( ) O Brasil difere da maioria dos países latino-americanos, uma vez que não concluiu efetivamente a reforma agrária em todo o território nacional, concentrando, assim, um percentual relativamente elevado, em torno de 50% da população economicamente ativa, no setor primário, resultando na sua hipertrofia.


( ) Nações menos desenvolvidas do Leste Europeu passaram a absorver imigrantes, devido, entre outros, ao aumento das desigualdades entre países centrais e periféricos.



A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F F F V
B
V V F F V
C
F V V V F
D
F F V V F
c7a75826-fd
ENCCEJA 2019 - Geografia - Desenvolvimento


O mapa apresenta uma divisão do mundo que prevaleceu durante boa parte do século XX e que considerava o aspecto

A
socioeconômico, feito com base no nível de desenvolvimento dos países.
B
natural, considerando o aspecto físico que divide o Norte e o Sul.
C
político-administrativo, mostrando a divisão em continentes.
D
demográfico, caracterizando a distribuição das populações ricas e pobres de cada país.
245c3637-00
UEMG 2019 - Geografia - Desenvolvimento

Informações do relatório do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP, na sigla em inglês) revelam que o mundo está mais ecologicamente correto do que nunca. Em 2008, de acordo com esse relatório, foram investidos US$ 155 bilhões em energia limpa – quatro vezes mais do que o registrado em 2004. O Brasil tem lugar de destaque no documento, bem como a China e outros países que foram apontados como nações que mais investiram em energias limpas e renováveis em 2008.


A partir dessas informações,conclui-se que os países

A
desenvolvidos não possuem tecnologias para a criação de energias limpas.
B
desenvolvidos se isentaram da resolução dos problemas do aquecimento global.
C
emergentes buscam alternativas energéticas para promover o desenvolvimento econômico.
D
emergentes investem na produção de energias renováveis, pois não têm reservas de petróleo.
4c1bfbd1-fe
ENCCEJA 2018 - Geografia - Desenvolvimento

Amartya Sen, 78 anos, cresceu em uma Índia imersa na ruína econômica. Filho de um professor universitário, conviveu com a miséria extrema, a sangrenta guerra separatista do Paquistão, o desmonte do Império Britânico e viu a fome matar pelo menos 3 milhões de pessoas em Bengala. Em 1998, ele recebeu o Nobel de Economia por sua formulação original sobre o desenvolvimento, processo que passou a ser visto como uma extensão das liberdades para trabalhar, consumir, dispor de saúde e educação de qualidade e expressar livremente os pensamentos. Graças a Sen, um dos criadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o avanço dos países não é mais medido apenas pelo crescimento da economia.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 10 set. 2014 (adaptado).


Uma consequência dessa nova abordagem sobre o desenvolvimento é a

A
exploração das riquezas naturais.
B
incorporação de novas tecnologias.
C
formação de blocos supranacionais.
D
reestruturação das políticas públicas.
20f61628-00
UNICENTRO 2017 - Geografia - Desenvolvimento

Embora as organizações internacionais não usem mais a denominação “países subdesenvolvidos”, as mazelas que caracterizam quase todos esses países continuam as mesmas e traduzem as dificuldades dessas nações para suprir as necessidades básicas de abastecimento de água, segurança alimentar, moradias adequadas, atendimento de saúde, acesso à educação, trabalho e saneamento básico. Tudo isso agravado pela pobreza de grande parte da população. Assinale a alternativa correta.

A
O Capitalismo fez com que as desigualdades das relações diplomáticas entre os países criassem condições para que as riquezas se concentrassem especialmente nos países em desenvolvimento.
B
Os novos problemas surgiram com governos ditatoriais, que promoveram desigualdades raciais, conflitos e corrupção, agravando a situação da pobreza.
C
Os problemas que esses países enfrentam atualmente tiveram origem em uma conjuntura que se iniciou nos tempos coloniais e estendeu-se pelo caminho dessas nações como países independentes.
D
Este problema atingiu seu auge no período armamentista, quando capitalistas e socialistas lutavam pela hegemonia mundial.
c78d82d1-d8
IF-TO 2016 - Geografia - Desenvolvimento

O Brasil entrou no século XXI com uma mudança de postura para uma política externa e ativa independente, embora não totalmente, procurando se afirmar como líder na América do Sul. Essa postura rendeu ao Brasil a classificação de país:

A
Em moratória econômica.
B
Desenvolvido.
C
Periférico deprimido.
D
Emergente.
E
Comunista.
50a6b054-fe
UNICENTRO 2019 - Geografia - Desenvolvimento

A partir dos conhecimentos sobre espaço, produção e tecnologia, no mundo atual, é correto afirmar:

A
Os países desenvolvidos, sobretudo as grandes potências mundiais, levam nítida vantagem na atual divisão internacional do trabalho, pois neles não existem populações e lugares excluídos.
B
Os países latino-americanos foram os primeiros a utilizar a biotecnologia na produção de transgênicos e, desde então, o Canadá e a Holanda passaram a desenvolver novas técnicas, a exemplo da clonagem.
C
A revolução técnico-científica, ao tempo em que gera riqueza e amplia os lucros, responde pelo desemprego estrutural, já que reduz, nitidamente, os postos de trabalho e exclui a mão de obra menos especializada.
D
As novas técnicas se difundem, igualmente, pelo espaço geográfico, a exemplo da Internet, que, com seu rápido crescimento, atinge toda humanidade.
E
A adoção de políticas neoliberais visa facilitar os fluxos de capitais e de mercadorias sob o comando do Estado, a fim de conter a competitividade e assegurar os lucros.
53c1212c-fc
ENCCEJA 2018 - Geografia - Desenvolvimento


O mapa apresenta uma divisão do mundo que prevaleceu durante boa parte do século XX e que considerava o aspecto

A
socioeconômico, feito com base no nível de desenvolvimento dos países.
B
natural, considerando o aspecto físico que divide o Norte e o Sul.
C
político-administrativo, mostrando a divisão em continentes.
D
demográfico, caracterizando a distribuição das populações ricas e pobres de cada país.
ad190a4e-d8
IF-TO 2016 - Geografia - Desenvolvimento

Com o fim da Guerra Fria, o espaço mundial passou por uma nova regionalização, associada às mudanças da organização socioeconômica do mundo. É correto afirmar, em relação à organização do espaço mundial na atualidade, que:

A
Ocorre o avanço do socialismo e o fim das políticas neoliberais, e podemos falar em hegemonia cubana.
B
Os países estão classificados na divisão de Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
C
A divisão do mundo é bipolar, considerando o leste socialismo e o oeste capitalismo.
D
Observamos tanto a divisão em “norte” e “sul”, “centro” e “periferia”, quanto a divisão por grandes áreas econômicas.
E
A divisão “centro” e “periferia” considera, sobretudo, o alto avanço da ciência e da tecnologia produzidas nesses países.
ad145a02-d8
IF-TO 2016 - Geografia - Desenvolvimento

Analise a charge a seguir:


Disponível em: lyneportgeog.blogspot.com.br. Acesso em: 3 nov. 2016.


Alternativas: A charge reporta as diferenças socioeconômicas na regionalização do espaço mundial. É correto afirmar que a regionalização, representada na charge, refere-se:

A
À periferia e ao sul subdesenvolvido.
B
Ao socialismo e ao capitalismo.
C
À bipolaridade e à multipolaridade.
D
Ao liberalismo econômico e ao neoliberalismo.
E
Ao desenvolvimento e ao subdesenvolvimento.
de2ca914-b8
UECE 2013 - Geografia - Desenvolvimento

“A sociedade desloca-se e desloca as mercadorias que ela mesma produz, desloca, portanto, o espaço real - mercadorias - e o espaço simbólico.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção e consumo do e no
espaço, problemática ambiental urbana. Editora Hucitec,
1998. p.62.

Analisando o excerto acima, percebe-se que o deslocamento de mercadorias produzidas pela sociedade também pode provocar a desigualdade. Portanto, pode-se concluir acertadamente que

A
as desigualdades sociais relacionam-se com a sociedade e com o espaço produzido.
B
as desigualdades relacionam-se apenas com o espaço e nunca com a sociedade.
C
não há relação entre desigualdade, espaço e sociedade, mas sim com a renda.
D
a desigualdade social relaciona-se apenas com o consumo nos países capitalistas subdesenvolvidos.
1a073b38-e6
UFCG 2009 - Geografia - Desenvolvimento

Eixo Temático: Região e Regionalização: a heterogeneidade do espaço geográfico e as (re) significações da espacidalidade

Na atual regionalização do espaço geográfico mundial – Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido – alguns países do Sul passaram a ser classificados, por alguns autores, como “potências emergentes” ou “potências intermediárias”. Nesse conjunto de países estão incluídos: China, Índia, Brasil, África do Sul, Indonésia etc.
Sobre esses países e suas posições na nova ordem geopolítica e na economia globais é INCORRETO afirmar que

A
figuram entre os países pioneiros, berço ou vanguardas da revolução técnico-científica em curso, baseada na microeletrônica – informática, eletrônica, robótica, biotecnologia, química fina, novos materiais etc. Por isso, superaram suas condições históricas de subdesenvolvimento (dependência econômica e financeira em relação aos países centrais do capitalismo).
B
exercem hegemonia geopolítica e geoeconômica nas regiões onde se localizam. A China e a Índia já são atores importantes nos campos militar, industrial e tecnológico. A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. A África do Sul atua como potência regional no continente africano. O Brasil se revela como potência regional na América Latina.
C
correspondem a um conjunto de situações econômicas, sociais, políticas, culturais, espaciais etc. muito diverso. Dentre eles, a China se destaca pelo grande e contínuo crescimento da sua economia e como um ator decisivo da economia mundial, capaz de condicionar os mercados globais de matérias-primas, o comércio mundial em geral etc.
D
jogam suas “cartas” para consolidar suas influências geopolíticas na nova ordem mundial, seja por meio da reivindicação de cargos decisivos nos organismos internacionais (a exemplo da ONU), seja pela capacidade de dissuasão nuclear ou de persuasão ideológica.
E
enfrentam o grande desafio geopolítico de dar respostas urgentes aos direitos e às aspirações de partes majoritárias de suas populações. Nestes países, os desequilíbrios socioeconômico e espacial são profundos e dilacerantes. Nesse sentido, o subdesenvolvimento representa a principal questão em relação ao futuro do crescimento, da democracia e da justiça
bef07f1e-e1
UCPEL 2009 - Geografia - Desenvolvimento

Desde 1993, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem utilizado uma medida comparativa entre países que permite uma avaliação mais complexa das características de cada um. Trata-se do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano em seus relatórios.

O IDH de cada país é calculado com base nas seguintes variáveis:

A
saúde, educação e trabalho.
B
educação,produto interno bruto e taxa de mortalidade.
C
renda per capita, emprego e saúde.
D
longevidade, educação e renda.
E
expectativa de vida, educação e taxa de mortalidade infantil.
c7b26b95-de
UFAC 2009, UFAC 2009 - Geografia - Desenvolvimento

A obesidade significa um excesso de gordura corpórea, situação na qual a pessoa esta acima do seu peso ideal. Só recentemente a obesidade foi considerada como um importante problema demográfico mundial pelas organizações internacionais. Neste sentido, podemos afirmar:

A
A África subsaariana, a Ásia (menos o Japão e os Tigres Asiáticos) e a América Latina possuem significativo número de pessoas obesas, devido ao consumo excessivo de alimentos.
B
Em média a expectativa de vida de uma pessoa obesa é bem maior do que a de um indivíduo que está no seu peso ideal.
C
Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão a proporção de pessoas obesas não ultrapassa 15% da população total.
D
A OMS – Organização Mundial da Saúde – criou o termo globesidade, uma espécie de epidemia de obesidade. A população mundial passa por uma “transição alimentar”, impulsionada pelo consumo cada vez maior de gorduras saturadas, o que é percebido tanto em países ricos como em países pobres.
E
Em algumas regiões do mundo, principalmente entre as pessoas mais pobres, o consumo reduzido de alimentos conduz a baixos índices de mortalidade.