Questõessobre Categorias de Análise da Geografia

1
1
Foram encontradas 30 questões
6b9081fe-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia

Leia atentamente o seguinte excerto:


“O foguetório, que durou até o começo da madrugada, chamou a atenção dos moradores e pôde ser observado de comunidades circunvizinhas, como os bairros Manoel Sátiro e Novo Mondubim. [...]. A reportagem apurou que a comemoração teria sido promovida por uma facção de origem carioca que atua em Fortaleza e Região Metropolitana. Com o disparo dos rojões, o grupo quis sinalizar para os moradores do Parque São José que assumiu o controle definitivo da área, cujo domínio pertenceria a uma facção inimiga proveniente de São Paulo”.

Facção faz queima de fogos para comemorar.

O Povo, 23 de out. de 2021.


O conceito geográfico que adequadamente expressa as disputas de poder no espaço urbano é denominado 

A
território.
B
domínio.
C
espaço vital.
D
área.
6ba113c2-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Leia atentamente a seguinte descrição de um conceito geográfico:


“É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou sociedade e espaço. Dotada de aspectos naturais e culturais do mundo, revela os aspectos perceptíveis do espaço geográfico possíveis de serem percebidos, contemplados e conhecidos a partir dos órgãos dos sentidos”.


O enunciado acima descreve o conceito geográfico de

A
lugar.
B
meio.
C
território.
D
paisagem.
6b9d7f2f-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Os sistemas técnicos de comunicações e transportes de pessoas e mercadorias, bem como as velhas e novas articulações urbanas, tratam-se de um sistema de fixos conectados por meio de fluxos, numa economia de mercado, e que podem ser hierárquicos ou, contemporaneamente, heterárquicos, em função das transversalidades do meio técnico, científico e informacional e das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Os mais conhecidos exemplos são os sistemas de cidades e a telemática. O conceito geográfico que adequadamente sintetiza essa explanação é o conceito de 

A
território.
B
zona.
C
área.
D
rede.
6b96990a-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Relacione, corretamente, os conceitos geográficos de espaço, região e lugar, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:


1. Espaço;

2. Lugar;

3. Região


( ) De acordo com a corrente da Geografia Humana, é considerada uma entidade concreta, resultado de múltiplas determinações que agem sobre um quadro territorial previamente ocupado, caracterizado por uma natureza transformada e heranças culturais, materiais, econômicas e, portanto, sociais.

( ) Em uma definição dada pelo geógrafo Milton Santos, é constituído por um conjunto indissociável, solidário e, ao mesmo tempo, contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, os quais não podem ser considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história e o tempo se manifestam.

( ) Sua definição está relacionada à identidade, à vida cotidiana, ao nível do indivíduo e do seu sentimento de pertencimento e em função das suas práticas espaciais cotidianas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
2, 1, 3.
B
3, 2, 1.
C
1, 3, 2.
D
3, 1, 2.
e47f2850-0b
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Considerando-se a ação estatal, as políticas de planejamento territorial e a projeção geográfica do poder político no espaço nacional, é correto afirmar que o conceito geográfico que evoca a dimensão dessa ação e dessas políticas é o de

A
região.
B
rede.
C
território.
D
espaço.
e48b9871-0b
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Considerando alguns conceitos da ciência geográfica, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. paisagem;
2. região;
3. lugar;
4. espaço;
5. território;
6. rede.

( ) Relaciona-se com a identidade, a vida cotidiana, o espaço de vida do indivíduo, bem como com seu sentimento de pertencimento e suas práticas espaciais cotidianas.
( ) É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou homem e espaço. Trata-se apenas da porção da configuração territorial que é possível abarcar, contemplar e conhecer a partir dos órgãos dos sentidos.
( ) Define-se e delimita-se por e partir de relações de poder, projetadas no espaço, por meio das quais alguém exerce poder e influência sobre outrem. Pode relacionar-se com o poder legítimo do Estado ou com o poder paralelo do crime organizado.
( ) De acordo com a corrente da Geografia Crítica, considera-se uma entidade concreta, resultante de múltiplas determinações que agem sobre um quadro territorial previamente ocupado, caracterizado por uma natureza transformada e heranças culturais, materiais e, portanto, sociais.
( ) Diz respeito a um sistema de fixos conectados por meio de fluxos, numa economia de mercado, que pode ser hierárquico ou não hierárquico. O melhor exemplo é o sistema de cidades.
( ) Em uma definição muito conhecida, constitui-se por um conjunto indissociável, solidário e, ao mesmo tempo, contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, os quais não podem ser considerados isoladamente, mas sim como um quadro único em que a história e o tempo se manifestam.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
4, 2, 5, 1, 6. 3.
B
5, 3, 6, 4, 2, 1.
C
3, 1, 5, 2, 6, 4.
D
4, 6, 1, 5, 2, 3.
408140fa-6a
URCA 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

A casa dos meus avós tinha um cheiro de jasmim. Esta lembrança é tão marcante que, onde quer eu esteja, o cheiro dessa flor me enche de imagens familiares. Vejo a cozinha da casa com seu forno a lenha, a grande sala de várias portas, os quartos à meia parede, o corredor largo que dá acesso a muitos lugares, a portinhola da entrada como duas grandes asas, os jasmineiros no jardim cercado pelo muro baixo e o pequeno portão de ferro que abre para a praça de uma infância repleta de janeiros maravilhosos. (SOUSA NETO, M. F. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2 ed. Campina Grande: Bagagem, 2008, p. 67)

Considerando o texto acima, podemos afirmar corretamente que o autor utiliza qual conceito geográfico?

A
Paisagem, uma vez que o autor consegue captar, por meio da percepção visual as transformações na casa dos avós.
B
Lugar geográfico, conceito utilizado pelo autor, é retrato pela apropriação da afetividade e do sentimento ao relembrar a casa dos seus avós.
C
Território, já que o espaço destacado é marcado por uma relação de poder.
D
Região, ao uniformizar as áreas da casa com suas respectivas características comuns
E
Espaço geográfico, ao retratar as transformações do mesmo a partir da relação sociedade-meio.
6d48b1bd-ff
UECE 2019 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

A ciência geográfica costuma estudar

A
a diferenciação de áreas com base no uso avançado de geotecnologias.
B
a influência que as condições geológicas exercem sobre o homem.
C
a morfologia, na paisagem, de diferentes fatores, em especial os climáticos e os ecológicos.
D
as relações próprias da natureza, as relações próprias da sociedade e, de forma integrada, as relações entre a sociedade e a natureza.
d3fcfb45-02
UECE 2018 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Sobre a ciência geográfica, é correto afirmar que

A
se trata de uma técnica importante para cartografar a paisagem, sobretudo depois das descobertas associadas ao geoprocessamento, que revolucionou a tecnologia de informação da representação espacial.
B
estuda o conjunto de elementos naturais e culturais que o olhar pode alcançar, ou seja, a parte visível da superfície terrestre onde se dá a relação entre sociedade e meio ambiente.
C
estuda a natureza ainda não alterada pela ação humana, abordando a articulação entre os sistemas geológicos, climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e botânicos, através da síntese da paisagem.
D
defende que dinâmicas naturais, práticas políticas, modos de vida e atividades econômicas têm uma dimensão espacial que requer organização do território e relação com o meio ambiente.
140ed672-ff
UNICENTRO 2017 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

O conhecimento geográfico não é exclusivo de geógrafos, cientistas e técnicos de planejamento. Ele envolve conhecimentos e impressões que vamos construindo e adquirindo à medida que nos relacionamos com os lugares que compõem o espaço que nos rodeia. O lugar onde vivemos não é uma realidade isolada. Ele faz parte de um conjunto de lugares, marcados por diferentes aspectos naturais e sociais, que passam por vários processos históricos e que fazem parte de uma realidade ampla. As relações entre os diferentes lugares do espaço geográfico acontecem por meio de...

A
Espaço Geográfico.
B
Paisagens culturais.
C
Sistemas e redes.
D
Fluxos de redes.
24f8dd0f-e9
UFTM 2013 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia

O homem também vai impondo à natureza suas próprias formas, a que podemos chamar de formas ou objetos culturais, artificiais, históricos. Estas formas históricas não são as mesmas através dos tempos; aqueles acréscimos dos tempos primitivos são diferentes dos atuais. Hoje, as formas impostas à natureza são muito mais complexas, resultado também de uma série de heranças. A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna-se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada. [...]. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.

(Milton Santos. Metamorfoses do espaço habitado, 1997.)


De acordo com o autor, é correto afirmar que

A
o homem e a natureza constituem elementos opostos e dissociados, já que mantêm poucas relações entre si, evoluindo, do ponto de vista da organização e funcionamento, paralelamente.
B
a natureza, hoje, subordina o homem às suas “leis” e “regras”, restando às sociedades adaptar suas atividades econômicas e culturais aos ritmos e condicionamentos impostos pelos fenômenos naturais.
C
as transformações do espaço geográfico realizadas pelo homem produziram uma “nova natureza”, caracterizada, cada vez mais, pela presença de formas e objetos artificiais e culturais.
D
os objetos artificiais instalados no espaço geográfico pelo homem caracterizam-se, hoje, pela sua baixa sofisticação, diferentemente daqueles acréscimos dos tempos primitivos, caracterizados pela alta complexidade.
E
a natureza, através dos tempos, mantém-se como um obstáculo intransponível a todo tipo de ação transformadora do espaço geográfico intentada pelo homem.
c99b3c5e-fb
UNB 2019 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia

A respeito das categorias de análise do espaço geográfico, julgue o próximo item.


A delimitação da paisagem se dá unicamente por meio das relações de poder.

C
Certo
E
Errado
c99861c2-fb
UNB 2019 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia

A respeito das categorias de análise do espaço geográfico, julgue o próximo item.

As categorias de análise compreendem conceitos básicos que orientam o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado.

C
Certo
E
Errado
e1b1c659-b4
Unimontes - MG 2018 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Observe a figura abaixo.

Fonte: CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas (SP): Papirus, 2008, p. 51.

A figura acima retrata a sistematização de uma categoria geográfica cujo termo deverá completar o retângulo que está em branco na parte superior da figura. Trata-se da categoria:

A
Paisagem.
B
Território.
C
Lugar.
D
Região.
0c5ff001-e7
UEFS 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia



Relacionando-se o poema aos conceitos de lugar, paisagem, espaço e território tratados pela geografia, é correto afirmar:


( ) Brejo da Cruz pode se caracterizar como um lugar, uma vez que sua identidade socioespacial é explicitada na letra do poema.

( ) Diante da falta de infraestrutura, serviços gerais e do predomínio de população excluída, não existe paisagem em Brejo da Cruz.

( ) Como não se consegue imaginar a paisagem, fica impossível relacionar o poema ao conceito de espaço.

( ) O conceito de território não se aplica a Brejo da Cruz, pois, devido à organização espacial precária, não vigoram leis institucionais e normas marginais.

A
V F F F
B
F V V F
C
F V F V
D
V F F V
E
V V V V
d57f9224-e0
UEPB 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

A China tem chamado a atenção mundial, não apenas por sediar as olimpíadas de 2008, mas principalmente por ser um país que surpreende pelo ritmo de desenvolvimento econômico, pela rápida transição para a economia de mercado, por apresentar uma rica cultura milenar, bem como pelas fortes contradições presentes no seu espaço. Assinale na coluna 2 as categorias geográficas que explicam as respectivas abordagens, sobre a China, descritas na coluna 1.


Coluna 1


(1) O rápido crescimento industrial que vem ocorrendo na China fez surgir no país duas zonas bem distintas: uma costeira, que se volta para a economia de mercado e que recebe enormes investimentos de capitais estrangeiros, e outra interiorana, que abrange a maior parte do país e apresenta um baixo crescimento econômico.

(2) Para mostrar uma face moderna, a China investiu milhões de dólares na construção de moderníssimos estádios e alojamentos, em novas linhas de metrô, nas reformas do aeroporto de Pequim, ampliação de avenidas e até cursos para recepção de turistas. Esse esforço em infra-estrutura, entretanto, não serviu para eliminar a pesada poluição atmosférica da capital chinesa.

(3) A causa do povo tibetano ganha a simpatia mundial, o que fica provado nas manifestações a favor da independência do Tibet que acompanharam a tocha olímpica em seu percurso por diversos países, causa que se tornou para a China (que quer se mostrar ao mundo como moderna e vigorosa) um verdadeiro calcanhar-de-Aquiles.

(4) O país sede das Olimpíadas 2008 também destaca-se pelo imenso potencial turístico em cenários naturais e monumentos culturais, grande parte dos quais são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a exemplo da Grande Muralha, da Cidade Proibida, do Monte Taishan, do Exército de Terracota, entre outros.


Coluna 2

( ) Território / territorialidade

( ) Produção e reprodução espacial

( ) Paisagem

( ) Região / regionalização


Assinale a seqüência correta da coluna 2

A
3 2 1 4
B
4 1 2 3
C
3 2 4 1
D
1 2 4 3
E
2 3 4 1
d575b4ff-e0
UEPB 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

“A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”. (SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84)


A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:

A
A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
B
Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
C
A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
D
Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
E
A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.
1a59ee68-e6
UFCG 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

“As histórias que ouvimos referem-se, do início ao fim, a velhos lugares, inseparáveis dos eventos neles ocorridos. A casa, o bairro, algumas ruas, em geral o trajeto para a escola e o centro da cidade são descritos de um modo dispersivo nas lembranças várias, mas com alguns focos: o Viaduto do Chá, a Catedral, a rua Direita, o Museu do Ipiranga (...), a Avenida Paulista... Esses lugares são descritos sob vários pontos de vista”.

“Em cada bairro se fazia um campeonato, juntavam dez ou vinte clubes... A gente dizia: Em que parque vamos jogar? Não tinham estádio, era campo livre, ninguém pagava para ver (...) Quando foi morrendo o jogo da várzea e o futebol de bairro, começou a se concentrar o público nos estádios”.

(BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 447 e 449)

O fragmento textual de Eclea Bosi integra um importante estudo sobre a velhice, baseando-se em depoimento de idosos acerca de suas trajetórias de vida e das transformações que eles viram ocorrer em São Paulo, cidade onde moravam.

Baseando-se no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a temática, é INCORRETO afirmar que os testemunhos dos idosos:

A
Dimensionam a importância da memória dos mais velhos na reconstituição da história e da geografia dos lugares, a exemplo da cidade de São Paulo.
B
Celebram a emergência dos novos artefatos urbanos advindos com a globalização, tornando os antigos espaços de sociabilidade paulista objetos do passado.
C
Elaboram as formas de produção do espaço urbano, marcado pela arquitetura e pelos diversos lugares de sociabilidade.
D
Desenham um mapa afetivo da cidade de São Paulo, identificando lugares que fizeram parte de sua história, como o Viaduto do Chá e a Catedral.
E
Narram a transformação da fisionomia urbana, ao mostrar que as formas de jogar e de brincar dos tempos da juventude foram alteradas pela emergência de novos ícones da modernidade.
1a1e3246-e6
UFCG 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Eixo Temático: espaço, cultura e poder


Existem, para a Biogeografia, espaços vitais, ilhas de vida etc., e segundo ela, o Estado dos homens é, ele também, uma forma de propagação da vida na superfície terrestre.


(Ratzel, apud . HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 64).


Considerando o fragmento textual acima e os seus conhecimentos sobre o conceito clássico de território, é INCORRETO afirmar que para Ratzel:

A
As leis particulares de propagação da vida humana sobre a terra determinam igualmente a emergência de seus Estados.
B
Os “espaços vitais” da Biogeografia são transladados para a realidade territorial do Estado.
C
O elo indissociável entre uma dimensão natural, física, e uma dimensão política do espaço contribui para a definição do território.
D
A “ligação espiritual” com a terra faz do território estatal muito mais do que uma entidade material.
E
A natureza, embora não se expresse através dos homens, em sua criação artística, consegue ser representada mediante os “espaços vitais” da Biogeografia.
f5e912cb-e1
UCPEL 2006 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia

O conjunto de lugares, marcados por diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denominase de

A
ecossistema.
B
bioma.
C
espaço geográfico.
D
nicho geográfico.
E
cornubação urbana.