Questõesde FMP 2013

1
1
Foram encontradas 60 questões
e371cd9b-e5
FMP 2013 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Baseando-se no texto e na Figura acima, verifica-se que

Uma pesquisa recente revelou a evolução de uma proteína muito importante para a ação de hormônios: o receptor de hormônios esteroides. Os pesquisadores descobriram que a alteração de apenas alguns aminoácidos causou mudanças significativas no modo como essa proteína funciona. Sem que essas mutações tivessem acontecido, nosso organismo hoje teria de possuir mecanismos diferentes para regular a gravidez, as respostas ao estresse, a função renal, a inflamação e a diferenciação sexual de homens e mulheres. Os pesquisadores fabricaram as proteínas ancestrais artificialmente e estudaram as suas atividades. Antes das mutações, os receptores somente respondiam a estrogênio, e não eram capazes de responder a outros hormônios sexuais, como a testosterona ou ainda mineralocorticoides (como a aldosterona) ou corticosteroides (como o cortisol). Com essas modificações, que causaram mudanças estruturais importantes, surgiram os receptores capazes de responder a esses outros esteroides. A Figura a seguir mostra uma árvore evolutiva desses receptores, onde os círculos com a letra M denotam mutações que foram mapeadas no estudo.

imagem-016.jpg
A
o receptor de mineralocorticoide surgiu há pelo menos 550 milhões de anos
B
o receptor ancestral comum a todos os receptores respondia apenas ao estrogênio
.
C
a separação entre receptores de androgênio e progesterona ocorreu há 600 milhões de anos.
D
as mutações mais recentes ocasionaram o aparecimento de receptores de androgênio.
E
as mutações que originaram o receptor de glicocorticoides ocorreram há cerca de 550 milhões de anos
e4b2a31a-e5
FMP 2013 - Biologia - Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos

Observando-se o gráfico, notam-se diferenças na resposta entre a primeira e a segunda infecções.

A principal diferença entre as duas infecções e a sua justificativa correspondente são, respectivamente,

O gráfico a seguir ilustra a resposta imunológica de um indivíduo frente a duas exposições a um agente infeccioso, em relação à produção de anticorpos.

imagem-017.jpg
A
a resposta imunológica à segunda infecção ocorreu mais rápida e intensamente, pois a primeira infecção gerou uma memória imunológica.
B
a resposta primária não alcançou o nível de anticorpos capaz de reagir com o antígeno, pois somente no segundo contato as células de memória produziram os anticorpos.
C
a resposta secundária foi muito maior, pois a carga do antígeno se acumulou ao longo das duas infecções.
D
o pico de produção de anticorpos ocorreu mais cedo na primeira infecção, pois houve a adaptação do sistema imune.
E
uma maior produção de anticorpos ocorreu na primeira infecção, pois acarretou a ativação de células de memória.
e0f01041-e5
FMP 2013 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

O mexilhão dourado constitui uma grande ameaça ambiental.

São, respectivamente, a razão para seu crescimento populacional tão rápido e uma possível consequência nega- tiva iminente de sua invasão:

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está fazendo uma espécie de vaquinha na internet para arrecadar verba suficiente para conseguir sequenciar o genoma do mexilhão dourado (Limnoperna fortunei). [...] Vindo da China em água de lastro de navio, ele entrou pela Argentina em 1991 e em 2001 já estava em Itaipu (PR), na Lagoa dos Patos (RS), nos Rios Paraná, Paraguai e Tietê. [...] Eles se multiplicam sem parar e, em um ano, podem passar de 5 mexilhões por metro quadrado para 150 mil/m2 . Esses mexilhões não são comestíveis por humanos, e nem pelos peixes, pois são difíceis de digerir.

A Figura a seguir mostra o trajeto (linhas pretas) do mexilhão dourado pelos rios do sul do Brasil, desde a sua entrada pela Argentina.

imagem-014.jpg
A
riqueza do solo; entupimento das tubulações de hidrelétricas
B
oxigenação da água; invasão da Mata Atlântica
C
falta de predadores naturais; chegada à bacia amazônica
D
excesso de microalgas; conquista da Caatinga
E
não servem de alimento; alcance da bacia do rio Paraguai
e5f56d9b-e5
FMP 2013 - Química - Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.

I - Para Lewis, uma base caracteriza-se por ser capaz de receber um par de elétrons.

II - Segundo a de? nição de base por Brønsted-Lowry, o propranolol comporta-se como base por receber um H+.

III - No conceito de Arrhenius, um ácido é aquela substância que libera íons H+ em solução aquosa.

É correto APENAS o que se afirma em:

O propranolol é um fármaco inibidor da ação da noradrenalina em receptores β-adrenérgicos, e, por isso, tem uma ação de diminuir a pressão arterial. Quimicamente, é semelhante à própria noradrenalina e caracteriza-se por ter uma fração ionizada em solução aquosa, conforme a Figura a seguir

imagem-018.jpg
A
I
B
II
C
III
D
I e II
E
II e III
dfb035fa-e5
FMP 2013 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

Considerando-se o peso molecular do NaCl como 54g/mol, para facilitar o cálculo, e tendo-se obtido os 10 mL de solução 5M de NaCl, qual volume, em mL, ele poderá preparar da solução final de 0,9%?

Um estagiário de um laboratório de análises clínicas deve preparar uma solução de cloreto de sódio a 0,9%, o soro fisiológico. Como não deseja pesar o pó, decide usar uma solução estoque de NaCl 5M. Ele obtém 10 mL dessa solução 5 M, conforme a Figura a seguir;

imagem-013.jpg
A
300
B
150
C
100
D
60
E
30
e73807be-e5
FMP 2013 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas.

A acne comum, que chamamos de espinhas, é causada por infecções das glândulas sebáceas. As bactérias Propionibacterium acnes normalmente habitam a nossa pele, mas quando a produção do sebo aumenta na adolescência, elas se multiplicam mais rápido. Ao crescerem em número, seus subprodutos de metabolismo, a lesão celular que causam e pedaços de bactérias mortas acabam causando uma inflamação e possibilitando a infecção por outras bactérias, como a Staphylococcus aureus.

O nome da Propionibacterium acnes vem da sua capacidade de produzir um ácido carboxílico, o ácido propanoico (também chamado de propiônico), como subproduto de seu metabolismo. Não se conhece o papel desse ácido, se houver, na patologia da acne.

Suponha que um adolescente que sofre de acne resolve passar etanol no rosto e que esse álcool reagirá com o ácido propanoico produzido pelas bactérias. Sobre essa reação de condensação, considere as afirmativas abaixo.

I – Um dos produtos da reação terá uma ligação éster
II – Na reação haverá formação de água.
III – O produto maior terá cinco carbonos.
IV – A reação formará propanoato de etila.

Está correto o que se afirma em:

A
I e II, apenas
B
I e III, apenas
C
II e III, apenas
D
I, II e III, apenas
E
I, II, III e IV
e2329fbe-e5
FMP 2013 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Considere que os indivíduos da terceira geração do heredograma se recusam a fazer o teste, e ainda não têm idade para ter manifestado a doença, se for o caso.

As chances de as mulheres I, II e III terem a mutação são de, respectivamente

No ano de 2013, a atriz Angelina Jolie chocou o mundo ao anunciar que havia feito uma dupla mastectomia preventiva, por possuir mutação no gene BRCA1. O gene BRCA1 codifica uma proteína supressora de tumores, que impede a proliferação anormal de células e facilita a morte de células defeituosas. Assim, pessoas com mutações nesse gene têm 85% de chance de desenvolver, principalmente, câncer de mama ou de ovário, sendo esses muito agressivos. Essa mutação tem característica autossômica dominante, porém homens com essa mutação têm bem menos chance de desenvolver câncer de mama. A Figura a seguir ilustra o heredograma de uma família hipotética que possui tal mutação, sendo os indivíduos acometidos de câncer marcados em preto, e os portadores, em cinza. Os indivíduos brancos até a segunda geração foram testados geneticamente e não possuem a mutação.

imagem-015.jpg
A
100%, 25% e 50%
B
50%, 100% e 50%
C
50%, 0% e 50%
D
50%, 0% e 25%
E
0%, 50% e 75%
de6da10d-e5
FMP 2013 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Sabendo-se, então, as principais diferenças entre esses eucariotos e procariotos, exemplificam e justificam serem os tipos celulares I e II, respectivamente, o que se apresenta em:

Considere as Figuras I e II, que ilustram duas células típicas: uma eucariótica e outra procariótica. Os traços indicam diferentes estruturas subcelulares.

imagem-012.jpg
A
(I) cianofícea: tem plasmídeo / (II) plaqueta: tem ribossomos
B
( I) vírus: tem DNA circular / (II) ameba: tem mitocôndrias
C
(I) espermatozoide: tem flagelo/ (II) bactéria: tem membrana plasmática
D
( I) bactéria: tem DNA no citoplasma/ (II) leucócito: tem envoltório nuclear
E
(I) bactéria: tem pili/ (II) vírus: tem núcleo
d808b14a-e5
FMP 2013 - Geografia - Industrialização, População, Migrações

Com o processo de industrialização, as mais numerosas migrações inter-regionais aconteceram em direção às cidades do Centro-Sul, devido ao apelo representado pela dinâmica da economia desse complexo regional. A partir da década de 1970, unidades da federação de outras regiões começaram a receber migrantes de outras partes do país, ajudando a incrementar os índices de crescimento demográfico.

Essas regiões receptoras de migrantes são, notadamente,

A
Sudeste e Amazônia
B
Centro-Oeste e Nordeste
C
Nordeste e Sul
D
Sul e Centro-Oeste
E
Amazônia e Centro-Oeste
d5a07884-e5
FMP 2013 - Geografia - Geografia Econômica

Autoridades governamentais e de organismos financeiros internacionais, agentes financeiros, representantes de agronegócio, acadêmicos, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não governamentais têm atribuído o aumento dos preços dos alimentos a diversas causas.

Sobre o aumento dos preços dos alimentos no mundo entre 2007 e 2008, uma das causas levantadas pelo autor do texto acima relaciona-se a acordos de livre-comércio e políticas que desmantelaram a capacidade de alguns países produzirem seu próprio alimento, enquanto promoviam a agricultura de exportação e o crescimento das transnacionais.

No contexto apontado, essa seria uma causa de ordem econômica, especialmente relacionada.

A
à demanda, devido ao declínio do número de consumidores.
B
aos elementos conjunturais, devido ao aumento da inflação.
C
aos elementos estruturais, devido à opção pela política neoliberal.
D
aos elementos socioespaciais, devido à intensificação do processo de urbanização
dbf39772-e5
FMP 2013 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Em 2012, cientistas criaram condições em laboratório para que bactérias produzissem ouro de 24 quilates. As bactérias extremófilas Cupriavidus metallidurans crescidas na presença de cloreto de ouro, que seria tóxico para a maioria dos seres vivos, sobrevivem porque convertem essa substância em ouro metálico.

Sabendo-se que a fórmula do cloreto de ouro é AuCl3 ou Au2 Cl6 , conclui-se que o número de oxidação do ouro nessa molécula é

A
+ 6
B
+ 3
C
+1
D
- 1
E
- 3
dd2fa070-e5
FMP 2013 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

O carbonato de cálcio é um agente muito usado como antiácido e como suplemento de cálcio ao organismo. Como fontes desse sólido, temos as conchas de moluscos e o esqueleto de corais, por exemplo, além de ser encontrado no giz usado em sala de aula. Se aquecido a altas temperaturas, o carbonato de cálcio se decompõe, ou sofre um processo de calcinação, produzindo cal virgem.

O(s) produto(s) da reação de decomposição térmica do carbonato de cálcio é(são).

A
CaCO3
B
Ca(HCO3 ) 2
C
CaO + CO2(g)
D
Ca(OH)2+ CO2
E
CaCl2(aq) + CO2(g) + H2 O(l)
d6c6a8db-e5
FMP 2013 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

O governo [...] promoveu uma ampla atividade do Estado tanto no setor de infraestrutura como no incentivo direto à industrialização. Mas assumiu também a necessidade de atrair capitais estrangeiros, concedendo-lhes inclusive grandes facilidades. Desse modo a ideologia nacionalista perdia terreno para o desenvolvimentismo. [...] A legislação facilitou os investimentos estrangeiros em áreas consideradas prioritárias pelo governo: indústria automobilística, transportes aéreos e estradas de ferro, eletricidade e aço.”

Os elementos apresentados no texto acima, sobre um recorte temporal do processo de industrialização brasileiro, marcam:

A
a era Mauá
B
o primeiro governo de Vargas
C
as metas do governo JK
D
os efeitos da crise de 1929
E
os anos do milagre econômico
d949f86a-e5
FMP 2013 - Geografia - Geografia Política

A situação de 1947 é totalmente diversa da que o mundo esperava em 1945. Como e por que se produziu essa reviravolta, mais depressa do que depois da Primeira Guerra Mundial?

Uma característica do segundo pós-guerra que responde à pergunta do texto é o(a):

A
antagonismo ideológico entre os países vencedores da 2ª Guerra Mundial.
B
declínio acentuado do comércio internacional na década de 1950.
C
declínio generalizado dos partidos comunistas na Europa Oriental libertada.
D
permanência da maior parte das tropas dos EUA no continente europeu.
E
potência militar conquistada pela França após derrotar o exército alemão
dab6f9ca-e5
FMP 2013 - Geografia - Geografia Política

Em 1921 o país estava em ruínas. No inverno de 1921-1922, houve uma grande fome que, com as epidemias, matou cerca de cinco milhões de pessoas. As revoltas locais, as greves, a insurreição revolucionária do Kronstadt configuravam um quadro de descontentamento generalizado.

A situação socioeconômica da Rússia no início da década de 1920, resumida no texto, foi causada, dentre outros motivos, pelo;

A
extermínio dos kulaks
B
conflito militar contra Hitler
C
isolamento internacional do país
D
aperfeiçoamento do regime czarista
E
fim das restrições ao comércio externo
d31c7168-e5
FMP 2013 - História - História Geral

[...] o traço mais evidente [dos cem anos entre 1814 e 1914] é a frequência de choques revolucionários. Esse século, por direito, pode ser chamado o século das revoluções [...]. Contudo, todos esses movimentos revolucionários não se reduzem — talvez nenhum se reduza de modo total — a sequelas da Revolução de 1789. À medida que o século se aproxima do fim, outras características se afirmam, passando pouco a pouco à frente da herança da Revolução Francesa.

De acordo com o texto, novas caraterísticas da realidade histórica europeia entre 1814 e 1914 resultaram num “novo tipo de revolução”.

Uma ideologia política que inspirou tais movimentos revolucionários e difundiu-se com intensidade inédita nessa nova conjuntura foi o:

A
absolutismo
B
anarquismo
C
dadaísmo
D
getulismo
E
guevarismo
d45bc37c-e5
FMP 2013 - História - História Geral

Em uma viagem pelo tempo até a ditadura, a principal missão é resgatar o amigo das mãos militares e fazer a democracia voltar ao país com a ajuda das “urnas mágicas”. A ficção dá o tom fantasioso à aventura vivida pelo personagem Zamba, mas o roteiro do desenho animado La Asombrosa Excursión de Zamba (A Surpreendente Excursão de Zamba) tem um contexto amargo do passado argentino: o regime militar que vigorou entre 1976 e 1983.

O declínio da ditadura e a transição para a democracia, na Argentina da década de 1980, relacionam-se tanto a fatores internos – como aquele ilustrado pelas “urnas mágicas” ficcionais mencionadas no texto – quanto a eventos ocorridos fora de seu território continental, a exemplo da(o):

A
Deposição de Alfredo Stroessner, no Paraguai
B
Eleição de Tancredo Neves, no Brasil
C
Guerra Irã-Iraque, no Oriente Médio
D
Guerra das Malvinas, no Atlântico Sul
E
Massacre da Praça da Paz Celestial, na China
d1dad809-e5
FMP 2013 - História - História do Brasil

Em meados do século XVIII, o [...] Marquês de Pombal elaborou uma série de medidas visando a integrar as populações indígenas da América à sociedade colonial portuguesa, buscando não apenas o fim das discriminações sobre esses, mas a extinção das diferenças entre índios e brancos. [...] Como um dos elementos viabilizadores deste futuro, em que não seria possível distinguir brancos de índios, [...] enfatizava a necessidade da realização de casamentos mistos, assim como ordenava que os filhos gerados nestas uniões fossem considerados mais capacitados que os colonos brancos para ocupar cargos administrativos nas antigas aldeias indígenas transformadas em vilas e lugares portugueses.

O projeto pombalino de integrar os índios da América Portuguesa à sociedade colonial promoveu mudanças profundas no relacionamento entre as populações indígenas e a Coroa lusa.

Na região amazônica, por exemplo, tratar os indígenas como súditos do Império Português era uma das estratégias adotadas pelo Estado lusitano com o intuito de:

A
garantir a posse do território.
B
estimular a escravização dos índios
C
promover a colaboração com os jesuítas.
D
deslocar a população nativa para o Nordeste.
E
recrutar efetivos militares para a guerra na fronteira oeste.
ce185f9f-e5
FMP 2013 - Física - Ótica, Refração

A Figura acima ilustra um raio monocromático que se pro- paga no ar e incide sobre uma lâmina de faces paralelas, delgada e de espessura d com ângulo de incidência igual a 60°. O raio sofre refração, se propaga no interior da lâmina e, em seguida, volta a se propagar no ar.

Se o índice de refração do ar é 1, então o índice de refração do material da lâmina é:

imagem-010.jpg
A
√6
3
B
√6
2
C
√2
2
D
√6
E
√3
cf580ac5-e5
FMP 2013 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

É importante relacionar o consumo de água no planeta ao aumento populacional, ao aumento da demanda nos setores produtivos e ao padrão de consumo segundo a renda dos países. Considerando-se alguns desses fatores, segundo o paradigma norte-americano de desenvolvimento, identifica-se que:

A
quanto maior o nível de renda da população, maior o gasto de água.
B
quanto maior o poder de consumo da população, menor o gasto de água.
C
nos países de baixa renda, o consumo de água é maior para uso industrial.
D
nos países de média renda, o consumo de água é maior para uso doméstico
E
nos países de alta renda, o consumo de água é maior para uso agrícola.