Questõesde CÁSPER LÍBERO 2013

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Foram encontradas 44 questões
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Matemática - Aritmética e Problemas, Porcentagem

“O relatório compilou dados do IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor) e preços das tarifas de ônibus de nove capitais brasileiras. Enquanto o IPCA teve alta de 125% no período de janeiro 2000 a dezembro 2012, as tarifas dos ônibus aumentaram 192%, 67 pontos percentuais acima da inflação.”
Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/04/de-2000-a-2012-tarifas-de-onibus-sobem67-pontos-acima-inflacao-diz-ipea.htm


Considerando a cidade de São Paulo, onde a tarifa de ônibus foi de R$ 1,40 para R$ 3,00 no período citado, esse aumento foi de:

Leia o texto abaixo, extraído de uma notícia de um site da internet, em 4 de julho de 2013:


“No período de 2000 a 2012, o preço das tarifas do transporte público urbano subiu mais do que a inflação que o preço dos combustíveis e dos automóveis, segundo nota técnica divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na manhã desta quinta-feira (4), em Brasília.”
A
114%, estando abaixo da divulgada no relatório.
B
92%, estando abaixo da divulgada no relatório.
C
214%, estando acima da divulgada no relatório.
D
192%, exatamente a divulgada no relatório.
E
150%, estando abaixo da divulgada no relatório.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Matemática - Análise de Tabelas e Gráficos

Em 2014 os transgênicos completam 10 anos na agricultura e na mesa dos brasileiros. Enquanto os hectares de lavouras transgênicas seguiam aumentando, foram surgindo muitas controvérsias sobre os riscos sociais, políticos, ambientais, econômicos e à saúde humana.
Segundo dados da Monsanto, indústria multinacional de agricultura e biotecnologia, em 2008, os agricultores brasileiros cultivaram 15,8 milhões de hectares de lavouras transgênicas, de acordo com levantamento da ISAAA (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications). O país foi responsável por pouco mais de 12% dos hectares de culturas transgênicas plantadas no mundo, ocupando a terceira posição entre as nações que usam sementes geneticamente modificadas, atrás dos Estados Unidos e da Argentina.



Para se ter uma ideia desta área, lembrando que o Estado de São Paulo tem 25 milhões de hectares, apenas as lavouras de soja ocupam uma área equivalente

A
a dois Estados inteiros
B
a um terço de todo o Estado.
C
a pouco menos da metade do Estado inteiro.
D
ao Estado inteiro.
E
a pouco mais da metade do Estado inteiro.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Matemática - Probabilidade

Em tempos de Copa do Mundo, é muito comum estabelecimentos comerciais oferecerem prêmios àqueles clientes que acertarem os três ganhadores do campeonato, levando em consideração a sua colocação, ou seja: a aposta 1º Brasil, 2º Espanha e 3º Itália é diferente da aposta 1º Espanha, 2º Brasil e 3º Itália, por exemplo. Lembrando que estão na competição 32 times, e considerando que todos os inscritos têm o mesmo potencial de vitória, a chance de acertar uma aposta dessas é de:

A
1 em 4960.
B
1 em 9920.
C
1 em 10, aproximadamente.
D
1 em 29760.
E
1 em 32.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Matemática - Análise de Tabelas e Gráficos

Observe o gráfico:




“Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na última semana os dados sobre desemprego de janeiro a junho deste ano.”

Fonte: Blog do Planalto em 29 de julho de 2013 A partir do gráfico, fica evidente que o período em que houve a mais acentuada diminuição na taxa de desemprego foi de

A
2008 a 2009.
B
2003 a 2004.
C
2004 a 2005.
D
2009 a 2010.
E
2005 a 2006.
d021bb6d-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

The ad on the left, produced by the Agency DDB, Paris, was considered one of the best print ads 2012-2013 and has earned it a Gold Lion. Read it and choose the alternative that best shows its main idea.




(Source: http://www.adweek.com/news-gallery/advertising-branding/ worlds-best-print-ads-2012-13-150758#gold-lion-anlci-1-of-6-42)

A
The ad was designed to get users to be concerned about safety when buying a new car and they should make it a national fight.
B
The ad was created to call readers to join a national campaign and convince people to write more and sign a petition for it.
C
It is considered so good because it draws the lectors’ attention to the fact that the best products do not need a brand to be advertised.
D
It was produced to make readers realize that many people cannot read in France and to ask them to write a petition to tackle that issue.
E
It was made to support a National Agency to fight against literary illegal copying in France and to ask readers to sign a petition.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Based on the book review, it is correct to affirm about Chico Buarque that

Read the following text to answer question


Spilt Milk by Chico Buarque: review
A mishmash of influences gives rise to a vivid portrait of Brazil


Chico Buarque, bossanovista and novelist, whose latest book is ‘Spilt Milk’ Photo: Sipa Press / Rex Features


By Ian Thomson


Back in the Sixties, Brazil thrilled to a new dance beat called bossa nova. With its languid jazz tones, the music had a hushed intensity and underlying air of sadness. Chico Buarque, a leading bossanovistasongwriter and novelist, is revered in Brazil as a political hero. In 1968, he was imprisoned by the military for “counter-culture activities”.
Spilt Milk, Buarque’s fourth novel, displays a typically Brazilian mishmash of influences ranging from memoir to adventure to political diatribe. A crotchety old man, Eulálio d’Assumpção, lies moribund in a Rio de Janeiro hospital, musing on his life while lashing out at stenographers and “spiteful” orderlies. The food, we learn, reeks unpleasantly of garlic (“Wait till my mother finds out”).
Aged 150, he has come down in the world wretchedly. In pages of rambling monologue, the improbably old narrator describes the decline of his family over generations of Brazilian history. Amid sagas of political tribalism and grievous dictatorship, plantation-owning forebears have squandered fortunes on drink, drugs and armament deals. A souring smell of “spilt milk” hangs over the narrative as it twists round half-remembered family feuds and hatreds.
Along the way, Buarque paints an exceptionally vivid picture of Brazilian high society in the 1890s, with its German governesses, imported French clothes and Chopin waltzes. Though bedbound and drugged, Eulálio recalls the love of his life, Matilde, whose cinnamon-coloured skin and “Moorish eyes” had worked a fatal charm on him years ago. Where is she now? At first glance, Spilt Milk appears to be in narrative disarray, as the book wanders backwards and forwards in time. Eventually, though, the inchoate strands cohere into an absorbing, if bitter, meditation on Brazil.
Just as bossa nova had borrowed from samba and West Coast jazz, so Buarque borrows from Samuel Beckett, Gabriel García Marquez and others. In a now-famous book of 1928, Manifesto Antropófago, Brazil’s leading modernist poet Oswald de Andrade had defined Brazilian literature as anthropophagic, or cannibalistic, “eating” other forms of European and African writing. Spilt Milk, brocaded with a range of literary influences, conforms to the ideal beautifully.
Source: http://www.telegraph.co.uk/culture/books/fictionreviews/9573627/Spilt-Milk-by-Chico-Buarque-review.html

A
he has been writing books and songs for more than three decades and although Spilt Milk is his fourth novel it is the first one in which he blends both his songwriting and political activity
B
bossa nova, Gabriel García Márquez and other writers inspired him to write Spilt Milk main characters and to define their inner values.
C
his previous political activities were paramount in endorsing him to collect his own recall and backing the main structure of the book.
D
he is infamous worldwide for his counter-culture anti-military service activities and is therefore accounted as a hero.
E
he has shown in his fourth novel a literary influence by writers such as Gabriel García Márquez and others.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

The word ideal in the last sentence of the book review refers to

Read the following text to answer question


Spilt Milk by Chico Buarque: review
A mishmash of influences gives rise to a vivid portrait of Brazil


Chico Buarque, bossanovista and novelist, whose latest book is ‘Spilt Milk’ Photo: Sipa Press / Rex Features


By Ian Thomson


Back in the Sixties, Brazil thrilled to a new dance beat called bossa nova. With its languid jazz tones, the music had a hushed intensity and underlying air of sadness. Chico Buarque, a leading bossanovistasongwriter and novelist, is revered in Brazil as a political hero. In 1968, he was imprisoned by the military for “counter-culture activities”.
Spilt Milk, Buarque’s fourth novel, displays a typically Brazilian mishmash of influences ranging from memoir to adventure to political diatribe. A crotchety old man, Eulálio d’Assumpção, lies moribund in a Rio de Janeiro hospital, musing on his life while lashing out at stenographers and “spiteful” orderlies. The food, we learn, reeks unpleasantly of garlic (“Wait till my mother finds out”).
Aged 150, he has come down in the world wretchedly. In pages of rambling monologue, the improbably old narrator describes the decline of his family over generations of Brazilian history. Amid sagas of political tribalism and grievous dictatorship, plantation-owning forebears have squandered fortunes on drink, drugs and armament deals. A souring smell of “spilt milk” hangs over the narrative as it twists round half-remembered family feuds and hatreds.
Along the way, Buarque paints an exceptionally vivid picture of Brazilian high society in the 1890s, with its German governesses, imported French clothes and Chopin waltzes. Though bedbound and drugged, Eulálio recalls the love of his life, Matilde, whose cinnamon-coloured skin and “Moorish eyes” had worked a fatal charm on him years ago. Where is she now? At first glance, Spilt Milk appears to be in narrative disarray, as the book wanders backwards and forwards in time. Eventually, though, the inchoate strands cohere into an absorbing, if bitter, meditation on Brazil.
Just as bossa nova had borrowed from samba and West Coast jazz, so Buarque borrows from Samuel Beckett, Gabriel García Marquez and others. In a now-famous book of 1928, Manifesto Antropófago, Brazil’s leading modernist poet Oswald de Andrade had defined Brazilian literature as anthropophagic, or cannibalistic, “eating” other forms of European and African writing. Spilt Milk, brocaded with a range of literary influences, conforms to the ideal beautifully.
Source: http://www.telegraph.co.uk/culture/books/fictionreviews/9573627/Spilt-Milk-by-Chico-Buarque-review.html

A
the definition of Brazilian literature in Manifesto Antropófago.
B
bossa nova relation to West Coast jazz.
C
the European and African writing.
D
Brazilian literature and the origin of bossa nova.
E
Samuel Beckett and Gabriel García Márquez’s major work.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Choose the statement that is true about the book review.

Read the following text to answer question


Spilt Milk by Chico Buarque: review
A mishmash of influences gives rise to a vivid portrait of Brazil


Chico Buarque, bossanovista and novelist, whose latest book is ‘Spilt Milk’ Photo: Sipa Press / Rex Features


By Ian Thomson


Back in the Sixties, Brazil thrilled to a new dance beat called bossa nova. With its languid jazz tones, the music had a hushed intensity and underlying air of sadness. Chico Buarque, a leading bossanovistasongwriter and novelist, is revered in Brazil as a political hero. In 1968, he was imprisoned by the military for “counter-culture activities”.
Spilt Milk, Buarque’s fourth novel, displays a typically Brazilian mishmash of influences ranging from memoir to adventure to political diatribe. A crotchety old man, Eulálio d’Assumpção, lies moribund in a Rio de Janeiro hospital, musing on his life while lashing out at stenographers and “spiteful” orderlies. The food, we learn, reeks unpleasantly of garlic (“Wait till my mother finds out”).
Aged 150, he has come down in the world wretchedly. In pages of rambling monologue, the improbably old narrator describes the decline of his family over generations of Brazilian history. Amid sagas of political tribalism and grievous dictatorship, plantation-owning forebears have squandered fortunes on drink, drugs and armament deals. A souring smell of “spilt milk” hangs over the narrative as it twists round half-remembered family feuds and hatreds.
Along the way, Buarque paints an exceptionally vivid picture of Brazilian high society in the 1890s, with its German governesses, imported French clothes and Chopin waltzes. Though bedbound and drugged, Eulálio recalls the love of his life, Matilde, whose cinnamon-coloured skin and “Moorish eyes” had worked a fatal charm on him years ago. Where is she now? At first glance, Spilt Milk appears to be in narrative disarray, as the book wanders backwards and forwards in time. Eventually, though, the inchoate strands cohere into an absorbing, if bitter, meditation on Brazil.
Just as bossa nova had borrowed from samba and West Coast jazz, so Buarque borrows from Samuel Beckett, Gabriel García Marquez and others. In a now-famous book of 1928, Manifesto Antropófago, Brazil’s leading modernist poet Oswald de Andrade had defined Brazilian literature as anthropophagic, or cannibalistic, “eating” other forms of European and African writing. Spilt Milk, brocaded with a range of literary influences, conforms to the ideal beautifully.
Source: http://www.telegraph.co.uk/culture/books/fictionreviews/9573627/Spilt-Milk-by-Chico-Buarque-review.html

A
Spilt Milk narration is a blend of images and scents that portrays bossa nova borrowed influence from samba and West Coast jazz as well as its anthropophagic literature.
B
The backwards and forwards in time narrative helps the reader to paint an exceptionally vivid picture of Brazilian high society in 1890s.
C
It is Ian Thomson’s opinion that Spilt Milk originally seems to be a confusing narration and afterwards an engrossing meditation on Brazil.
D
The main character narrates his saga to a range of plantation-owning forebears, German governesses, Matilde and other family feuds and hatreds.
E
The book Spilt Milk displays cannibalistic forms of European and African writing together with a bitter meditation on Brazil through the bed-bound, drugged and fatal charm struck love.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História do Brasil, República de 1954 a 1964

No dia 5 de dezembro de 2012, o arquiteto Oscar Niemeyer morre no Rio de Janeiro aos 104 anos. Maior arquiteto brasileiro, ele ficou conhecido mundialmente por conferir a sua obra, caráter político. Comunista, viveu exilado no período da ditadura militar brasileira. Projetou, junto com o urbanista Lúcio Costa, a cidade de Brasília.


A relação entre a arquitetura de Brasília e o projeto político e econômico de JK pode ser assim compreendida:

A
Brasília imprime na sua arquitetura as ideias comunistas de JK.
B
A arquitetura de Brasília não está associada ao projeto de país de JK.
C
Brasília imprime em sua arquitetura o ensejo de JK em modernizar o Brasil.
D
A cidade foi projetada para abrigar os candangos, projeto social de JK.
E
Criar uma nova capital federal foi um projeto sem finalidade política.
cffaa3f2-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Na segunda metade do século XX, o cenário político internacional favoreceu a independência das colônias africanas. Enfraquecidas após a II Guerra Mundial (1939- 1945), as potências europeias tinham dificuldade para fazer valer seu domínio na África. Após a independência, os países africanos herdaram as fronteiras impostas pelas potências coloniais, o que trouxe como consequência a:
Fonte: Guia do Estudante. Atualidades. Dossiê África, o continente redescoberto. 1º semestre de 2010. Editora Abril. Adaptado

A
ampliação dos conflitos étnicos.
B
globalização do continente.
C
autonomia financeira.
D
divisão territorial equilibrada.
E
submissão aos colonizadores.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

A imagem ao lado, uma cartilha produzida em 1940, na Era Vargas, fazia parte dos instrumentos utilizados pelo Estado na divulgação de seus valores. O rádio, como instrumento de propaganda, também foi amplamente utilizado; a censura à produção artística, uma constante, era realizada pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).



Fonte da imagem: http://www.flickr.com/ photos/28742271@N06/2680067492/sizes/z/ in/photostream/ Acessado em 25-09-2013


Com base em seus conhecimentos a respeito do Estado Novo e na análise da imagem, podemos concluir que o governo, nesse período, assumia um caráter

A
tolerante do ponto de vista ideológico, permitindo manifestações divergentes ao governo.
B
indiferente, já que o governo era despreocupado com a imagem autoritária na ditadura.
C
democrático, liberando a população para escolher eventos culturais para sua apreciação.
D
protecionista, censurando o rádio para evitar o consumo de lixo cultural pela população.
E
paternalista, apoiando-se na popularidade possibilitada pela criação da legislação trabalhista.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

Os dados da tabela a seguir, que retratam informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referem ao Censo 2010:



Fonte: http://www.valor.com.br/sites/default/files/images/fecundidade.jpg Acessado em 21-09-2013 A



respeito dos dados expressos na tabela, conclui-se que:

A
O ritmo de crescimento da população aumentou nas últimas décadas.
B
A tendência do Brasil é manter, em médio prazo, seu status de país jovem.
C
O decréscimo da fecundidade demonstrado na tabela é constante.
D
A taxa de fecundidade caiu, o que afeta o crescimento populacional.
E
Na média, a década de 90 teve o mais baixo índice de fecundidade.
cfe2f1e9-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Em 1984, no dia 25 de abril, o Congresso Nacional Brasileiro votou a Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Nem mesmo a pressão popular, traduzida por movimentos urbanos, foi suficiente para que a lei fosse aprovada. Henfil, cartunista brasileiro e militante político, traduziu em diversas imagens esse descontentamento popular, como na charge a seguir, cuja análise nos leva a concluir que a emenda Dante de Oliveira tinha por objetivo:





A
Acabar com a Ditadura Militar, que já durava mais de duas décadas.
B
Restabelecer o voto direto no Brasil para a presidência da República.
C
Obter a anistia a todos os presos políticos e perseguidos pelo regime militar.
D
Promover a volta de artistas e intelectuais que se encontravam exilados
E
Instigar a mobilização urbana de estudantes contra o regime.
cfe5df34-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

“O Palácio do Planalto anunciou na tarde desta terça-feira, 17, que está cancelada a visita de Estado que a presidenta Dilma Rousseff faria aos Estados Unidos a partir de 23 de outubro. A crise atual teve início com a denúncia, feita pelo jornalista Glenn Greenwald, segundo a qual a Agência de Segurança Nacional (a NSA) dos EUA espionou cidadãos, empresas e integrantes do governo brasileiro. A decisão pode provocar alguma turbulência doméstica, mas o governo brasileiro escolheu a melhor alternativa possível diante do impasse que produziu ao exigir um pedido de desculpas formal por parte de Washington”.
Fonte: LIMA, José Antonio. Carta Capital. Adaptado. http://www.cartacapital.com.br/internacional/desfeita-aos-euaera-a-melhor-opcao-de-dilma-9604.html Publicado em 17-09-2013. Acessado em 19-09-2013.


Com base no texto lido, pode-se afirmar que a reação do governo brasileiro frente às denúncias de espionagem

A
pode ser considerada uma desculpa em razão do desinteresse brasileiro em manter relações diplomáticas com os EUA.
B
é justificada pelo fato de os EUA atuarem como guardiães da democracia e protegerem a economia da América Latina.
C
põe em discussão o interesse norte-americano em estabelecer relações de poder que ferem nosso princípio de soberania.
D
foi desmedida frente a uma banalidade diplomática que se justifica pela superioridade bélica dos EUA.
E
mostra a submissão do governo brasileiro frente aos interesses políticos e econômicos norteamericanos.
cfe8ca7b-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precário e foco de doenças como febre amarela, varíola, tuberculose e peste. Ao assumir a presidência da República, Rodrigues Alves instituiu como meta governamental o saneamento e reurbanização da capital da República. O Rio de Janeiro passou a sofrer profundas mudanças com a derrubada de casarões e cortiços (e o consequente despejo de seus moradores). A população apelidou o movimento de o “bota-abaixo”.
Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/ revolta/revolta.html Adaptado. Acessado em 20-09-2013



Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/link_artigos. asp Acessado em 20-09-2013


Foi nesse contexto de reurbanização e saneamento básico que ocorreu o movimento denominado Revolta da Vacina, como parte das políticas públicas, implantadas no início da República Velha. Com base em seus conhecimentos sobre o período e o conteúdo da charge à esquerda, podese concluir que a relação do Estado com as massas populares era



A
autoritária, já que a vacina era obrigatória e não ocorreram esclarecimentos a respeito de seus benefícios.
B
paternalista, já que o Estado focava a infraestrutura como moradia, transporte público e saúde dos trabalhadores.
C
cooperativa, já que o Estado passou a investir na construção de casas populares para favorecer o eleitorado pobre.
D
negligente, já que inexistiam políticas públicas de saúde e saneamento básico que melhorassem a cidade.
E
amistosa, já que a população reconhecia os benefícios da vacina e a preocupação do governo com suas necessidades.
cfdfcb94-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Eugênio Neves é um ilustrador brasileiro, gaúcho de Porto Alegre. Sua obra é marcada por críticas sociais contundentes. É dele a charge a seguir:



Fonte:http://poavive.files.wordpress.com/2011/01/charge_ eugenio_catador.jpg Acessado em 14-09-2013


A análise da imagem permite concluir que, para Eugênio Neves:

A
As motivações que demandam a remoção das populações para obras da Copa são social e economicamente justificadas por um princípio de justiça social.
B
As obras realizadas em função da Copa são uma excelente oportunidade de modernização da paisagem, o que beneficiaria todos os segmentos sociais urbanos.
C
A realização de obras para a Copa desconsidera aspectos sociais importantes, como os problemas decorrentes da remoção da população de suas moradias.
D
A modernização das cidades, financiada com recursos da Copa, possibilita benefícios sociais, como a melhoria de moradias, particularmente das classes populares.
E
A adequação das cidades, em razão das demandas da Copa, traz novas oportunidades de obtenção de renda que compensam sacrifícios, como a perda de moradia.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Assinale a opção em cuja frase a forma destacada tenha o mesmo sentido de “espoliar”, conforme empregado em “Desinstitucionalizar tal possibilidade de escolha seria permitir e legitimar a pior de todas as espoliações econômicas”:

Leia o texto a seguir e responda à questão:


Muitas regras, poucos direitos

Há um princípio político que nos leva a acreditar que as lutas políticas caminham necessariamente para a institucionalização de direitos adquiridos. Assim, lutamos para ter direitos reconhecidos pelo ordenamento jurídico. Como resultado desse princípio, cada vez mais a vida social fica institucionalizada e regulada por cláusulas que visam dar voz ao direito dos grupos, até então, profundamente vulneráveis.
Esse princípio funcionou para a ampliação de direitos em relação às minorias étnicas, religiosas e sexuais. Ou seja, nestes casos, eram demandas direcionadas ao Estado como ator capaz de garantir a universalização real das condições de liberdade exigidas por seus cidadãos. É inegável que tal processo foi e ainda é importante, mas ele poderia ser radicalizado. No entanto, tal radicalização não passa por um aprofundamento dos mecanismos de institucionalização. Ela passa, ao contrário, por uma profunda desinstitucionalização.
Quando alguém levanta tal ideia, alguns acabam por ver nela uma forma insidiosa de liberalismo. Ou seja, tudo se passa como se estivéssemos diante de uma aplicação do velho mantra: quanto menos Estado melhor. Nesse sentido, desinstitucionalizar significaria deixar a sociedade livre para criar formas de vida, fechando os olhos para experiências de opressão e de vulnerabilidade. Dessa forma, liberais radicais defendem, por exemplo, o direito de uma mulher alugar seu útero, procedimento conhecido como “barriga de aluguel”. Eles afirmam que o Estado não deveria intervir no conteúdo do que sujeitos decidem colocar em relações de contrato, especialmente se ele passa pelo corpo próprio.
Um contraargumento lembraria que a experiência concreta de alugar o útero é feita, normalmente, por mulheres em extrema pobreza e que praticamente ninguém passa por tal experiência se não estiver em grande vulnerabilidade econômica. Desinstitucionalizar tal “possibilidade de escolha” seria permitir e legitimar a pior de todas as espoliações econômicas.
O argumento é válido. Por isso, poderíamos pensar uma versão de políticas de desinstitucionalização distinta de sua versão liberal. Ela passa pelo retraimento das legislações sobre costumes, família e autodeterminação, e pelo fortalecimento da sensibilidade jurídica contra processos de espoliação. Em outras ocasiões, sugeri dois exemplos. Um ligado à desinstitucionalização do casamento.
Processo no interior do qual o Estado deixa de legislar sobre a forma do matrimônio, guardando-se para legislar única e exclusivamente sobre as relações econômicas entre casais ou outras formas de “agrupamentos afetivos”. Esta seria uma maneira de radicalizar o princípio de abertura do casamento a modelos não ligados à família heterossexual burguesa. Em vez de ampliar a lei para casos que ela não contemplava (como os homossexuais), deveríamos simplesmente eliminar a lei, conservando apenas os dispositivos ligados a problemas econômicos (pensão, obrigações financeiras) e guarda de filhos.
Outro exemplo concerne às legislações sobre porte de signos religiosos, como burcas e véus. Em vez de entrar no guarda-roupa de seus cidadãos e decidir o que eles não devem vestir, o Estado deveria simplesmente garantir a liberdade de ninguém, a partir de certa idade, portar o que não quer (o que leva em conta até mesmo uniformes escolares impostos a adolescentes). Ou seja, no lugar de institucionalizar hábitos, como as vestimentas, por meio do discurso de que há roupas mais opressivas que outras, o Estado simplesmente sai, por exemplo, das discussões surreais sobre o significado de uma burca e contenta-se em garantir um quadro formal de liberdade.
Esses processos de desinstitucionalização permitem às sociedades caminharem paulatinamente para um estado de indiferença em relação a questões culturais e de costumes. Pois questões culturais sempre serão espaços de afirmação da multiplicidade de identidades. Mas a política deve, no horizonte, se descolar dessa afirmação. Por mais que isso possa parecer contraintuitivo, a verdadeira política está sempre para além da afirmação das identidades. O que pode soar estranho para alguns, mas parece-me uma proposição necessária. (Vladimir Safatle, Carta Capital n. 768, ano XIX, 2/10/2013, p. 39).  
A
O desonesto funcionário despoja o povo de seus bens.
B
À volta do morto, a família inteira disputava os bens que haviam sido deixados.
C
Antigamente, o latim aterrorizava muitos estudantes.
D
O domínio inimigo oprimia a população.
E
Antonio Conselheiro dominava os fanáticos de Canudos.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

O conflito na Síria continua causando sofrimento humano e destruição imensuráveis. Dados compilados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) indicam que 100 mil pessoas foram mortas desde março de 2011, quando começou o levante contra o presidente Bashar al-Assad.A estimativa é que 6,8 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente – incluindo 3,1 milhões de crianças. Desse total, 4,25 milhões são deslocados internos. Até 9 de setembro, já havia mais de 2 milhões de refugiados sírios nos países vizinhos e Norte da África.
Fonte: http://www.onu.org.br/siria/ Acessado em 14-09-2013


Os conflitos na Síria promovem debates internacionais e divergências a respeito do posicionamento mundial diante da crise. No entanto, para a ONU, esse tipo de situação

A
ocorre em razão de características culturais locais, devendo ser respeitadas as escolhas sírias.
B
implica decisões dos políticos locais, não cabendo ao restante do mundo interferências de caráter ideológico.
C
deve ser gerenciada pelo alto comando do governo sírio, responsável por prover alimentos e saúde à população.
D
fere os direitos humanos mais básicos, expondo a população local a condições de insalubridade e violência.
E
pode ser solucionada com a interferência dos Estados Unidos, historicamente precursores da paz mundial.
cfd65c0a-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - Português - Uso dos conectivos, Análise sintática, Sintaxe

Em “Por mais que isso possa parecer contraintuitivo, a verdadeira política está sempre para além da afirmação das identidades”, a expressão “por mais que” tem valor de:

Leia o texto a seguir e responda à questão:


Muitas regras, poucos direitos

Há um princípio político que nos leva a acreditar que as lutas políticas caminham necessariamente para a institucionalização de direitos adquiridos. Assim, lutamos para ter direitos reconhecidos pelo ordenamento jurídico. Como resultado desse princípio, cada vez mais a vida social fica institucionalizada e regulada por cláusulas que visam dar voz ao direito dos grupos, até então, profundamente vulneráveis.
Esse princípio funcionou para a ampliação de direitos em relação às minorias étnicas, religiosas e sexuais. Ou seja, nestes casos, eram demandas direcionadas ao Estado como ator capaz de garantir a universalização real das condições de liberdade exigidas por seus cidadãos. É inegável que tal processo foi e ainda é importante, mas ele poderia ser radicalizado. No entanto, tal radicalização não passa por um aprofundamento dos mecanismos de institucionalização. Ela passa, ao contrário, por uma profunda desinstitucionalização.
Quando alguém levanta tal ideia, alguns acabam por ver nela uma forma insidiosa de liberalismo. Ou seja, tudo se passa como se estivéssemos diante de uma aplicação do velho mantra: quanto menos Estado melhor. Nesse sentido, desinstitucionalizar significaria deixar a sociedade livre para criar formas de vida, fechando os olhos para experiências de opressão e de vulnerabilidade. Dessa forma, liberais radicais defendem, por exemplo, o direito de uma mulher alugar seu útero, procedimento conhecido como “barriga de aluguel”. Eles afirmam que o Estado não deveria intervir no conteúdo do que sujeitos decidem colocar em relações de contrato, especialmente se ele passa pelo corpo próprio.
Um contraargumento lembraria que a experiência concreta de alugar o útero é feita, normalmente, por mulheres em extrema pobreza e que praticamente ninguém passa por tal experiência se não estiver em grande vulnerabilidade econômica. Desinstitucionalizar tal “possibilidade de escolha” seria permitir e legitimar a pior de todas as espoliações econômicas.
O argumento é válido. Por isso, poderíamos pensar uma versão de políticas de desinstitucionalização distinta de sua versão liberal. Ela passa pelo retraimento das legislações sobre costumes, família e autodeterminação, e pelo fortalecimento da sensibilidade jurídica contra processos de espoliação. Em outras ocasiões, sugeri dois exemplos. Um ligado à desinstitucionalização do casamento.
Processo no interior do qual o Estado deixa de legislar sobre a forma do matrimônio, guardando-se para legislar única e exclusivamente sobre as relações econômicas entre casais ou outras formas de “agrupamentos afetivos”. Esta seria uma maneira de radicalizar o princípio de abertura do casamento a modelos não ligados à família heterossexual burguesa. Em vez de ampliar a lei para casos que ela não contemplava (como os homossexuais), deveríamos simplesmente eliminar a lei, conservando apenas os dispositivos ligados a problemas econômicos (pensão, obrigações financeiras) e guarda de filhos.
Outro exemplo concerne às legislações sobre porte de signos religiosos, como burcas e véus. Em vez de entrar no guarda-roupa de seus cidadãos e decidir o que eles não devem vestir, o Estado deveria simplesmente garantir a liberdade de ninguém, a partir de certa idade, portar o que não quer (o que leva em conta até mesmo uniformes escolares impostos a adolescentes). Ou seja, no lugar de institucionalizar hábitos, como as vestimentas, por meio do discurso de que há roupas mais opressivas que outras, o Estado simplesmente sai, por exemplo, das discussões surreais sobre o significado de uma burca e contenta-se em garantir um quadro formal de liberdade.
Esses processos de desinstitucionalização permitem às sociedades caminharem paulatinamente para um estado de indiferença em relação a questões culturais e de costumes. Pois questões culturais sempre serão espaços de afirmação da multiplicidade de identidades. Mas a política deve, no horizonte, se descolar dessa afirmação. Por mais que isso possa parecer contraintuitivo, a verdadeira política está sempre para além da afirmação das identidades. O que pode soar estranho para alguns, mas parece-me uma proposição necessária. (Vladimir Safatle, Carta Capital n. 768, ano XIX, 2/10/2013, p. 39).  
A
Finalidade.
B
Comparação.
C
Condição.
D
Consequência.
E
Concessão.
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CÁSPER LÍBERO 2013 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Assinale a opção que apresenta corretamente o significado da palavra “insidiosa”, conforme ela é empregada na frase: “Quando alguém levanta tal ideia, alguns acabam por ver nela uma forma insidiosa de liberalismo.”:

Leia o texto a seguir e responda à questão:


Muitas regras, poucos direitos

Há um princípio político que nos leva a acreditar que as lutas políticas caminham necessariamente para a institucionalização de direitos adquiridos. Assim, lutamos para ter direitos reconhecidos pelo ordenamento jurídico. Como resultado desse princípio, cada vez mais a vida social fica institucionalizada e regulada por cláusulas que visam dar voz ao direito dos grupos, até então, profundamente vulneráveis.
Esse princípio funcionou para a ampliação de direitos em relação às minorias étnicas, religiosas e sexuais. Ou seja, nestes casos, eram demandas direcionadas ao Estado como ator capaz de garantir a universalização real das condições de liberdade exigidas por seus cidadãos. É inegável que tal processo foi e ainda é importante, mas ele poderia ser radicalizado. No entanto, tal radicalização não passa por um aprofundamento dos mecanismos de institucionalização. Ela passa, ao contrário, por uma profunda desinstitucionalização.
Quando alguém levanta tal ideia, alguns acabam por ver nela uma forma insidiosa de liberalismo. Ou seja, tudo se passa como se estivéssemos diante de uma aplicação do velho mantra: quanto menos Estado melhor. Nesse sentido, desinstitucionalizar significaria deixar a sociedade livre para criar formas de vida, fechando os olhos para experiências de opressão e de vulnerabilidade. Dessa forma, liberais radicais defendem, por exemplo, o direito de uma mulher alugar seu útero, procedimento conhecido como “barriga de aluguel”. Eles afirmam que o Estado não deveria intervir no conteúdo do que sujeitos decidem colocar em relações de contrato, especialmente se ele passa pelo corpo próprio.
Um contraargumento lembraria que a experiência concreta de alugar o útero é feita, normalmente, por mulheres em extrema pobreza e que praticamente ninguém passa por tal experiência se não estiver em grande vulnerabilidade econômica. Desinstitucionalizar tal “possibilidade de escolha” seria permitir e legitimar a pior de todas as espoliações econômicas.
O argumento é válido. Por isso, poderíamos pensar uma versão de políticas de desinstitucionalização distinta de sua versão liberal. Ela passa pelo retraimento das legislações sobre costumes, família e autodeterminação, e pelo fortalecimento da sensibilidade jurídica contra processos de espoliação. Em outras ocasiões, sugeri dois exemplos. Um ligado à desinstitucionalização do casamento.
Processo no interior do qual o Estado deixa de legislar sobre a forma do matrimônio, guardando-se para legislar única e exclusivamente sobre as relações econômicas entre casais ou outras formas de “agrupamentos afetivos”. Esta seria uma maneira de radicalizar o princípio de abertura do casamento a modelos não ligados à família heterossexual burguesa. Em vez de ampliar a lei para casos que ela não contemplava (como os homossexuais), deveríamos simplesmente eliminar a lei, conservando apenas os dispositivos ligados a problemas econômicos (pensão, obrigações financeiras) e guarda de filhos.
Outro exemplo concerne às legislações sobre porte de signos religiosos, como burcas e véus. Em vez de entrar no guarda-roupa de seus cidadãos e decidir o que eles não devem vestir, o Estado deveria simplesmente garantir a liberdade de ninguém, a partir de certa idade, portar o que não quer (o que leva em conta até mesmo uniformes escolares impostos a adolescentes). Ou seja, no lugar de institucionalizar hábitos, como as vestimentas, por meio do discurso de que há roupas mais opressivas que outras, o Estado simplesmente sai, por exemplo, das discussões surreais sobre o significado de uma burca e contenta-se em garantir um quadro formal de liberdade.
Esses processos de desinstitucionalização permitem às sociedades caminharem paulatinamente para um estado de indiferença em relação a questões culturais e de costumes. Pois questões culturais sempre serão espaços de afirmação da multiplicidade de identidades. Mas a política deve, no horizonte, se descolar dessa afirmação. Por mais que isso possa parecer contraintuitivo, a verdadeira política está sempre para além da afirmação das identidades. O que pode soar estranho para alguns, mas parece-me uma proposição necessária. (Vladimir Safatle, Carta Capital n. 768, ano XIX, 2/10/2013, p. 39).  
A
Desrespeitosa.
B
Agressiva.
C
Ardilosa.
D
Que não se pode resolver.
E
Desdenhosa para com as regras.