Questõesde Univap sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 18 questões
33b7a45f-f1
Univap 2016 - Biologia - Meiose, Moléculas, células e tecidos

A meiose é um evento celular dos organismos sexuados que tem como resultado a formação de células haplóides a partir de células diplóides. De acordo com esse evento, analise as afirmativas abaixo.


I. Durante a prófase da meiose I ocorre o crossing over que é a permuta entre segmentos das cromátides irmãs do mesmo cromossomo.
II. Ao fim da meiose ocorre uma redução, pela metade, do número cromossômico das células, o que é fundamental na manutenção do número constante de cromossomos da espécie.
III. Na anáfase I e II ocorre, respectivamente, a separação das cromátides irmãs e dos cromossomos homólogos.
IV. Na metáfase II, os pares de cromossomos homólogos duplicados posicionam-se na placa equatorial da célula.


Estão corretas as afirmativas

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
I, III e IV.
33bfcee5-f1
Univap 2016 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

A transferência de energia e matéria entre os organismos de um ecossistema ocorre neste que é o maior nível de organização na natureza. Para construir e manter a vida são necessários energia e matéria, e sua incorporação aos sistemas biológicos é conhecido por produtividade. A produtividade é dividida em níveis tróficos com base na maneira como os organismos obtêm energia e matéria.
Hickman Jr., C.P. et al. Princípios Integrados de Zoologia, 2013.



Considerando o texto e quadrinho, acima, conclui-se que os níveis tróficos estão ligados entre si na(s)

A
cadeias alimentares.
B
teias alimentares.
C
pirâmides ecológicas.
D
comunidades ecológicas.
E
fragmentação do habitat.
33badb86-f1
Univap 2016 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

A célula eucariótica é constituída de estruturas celulares denominadas organelas, que apresentam estruturas e funções diferenciadas. Das alternativas abaixo, a melhor demonstração das características das estruturas celulares é

A
membrana plasmática (vesículas achatadas e vesículas esféricas); mitocôndria (rede de vesículas achatadas); reticulo endoplasmático (duas unidades de membrana lipídicas); aparelho de Golgi (organelas de interior ácido); lisossomos (bicamada lipídica).
B
membrana plasmática (rede de vesículas achatadas); mitocôndria (vesículas achatadas e vesículas esféricas); reticulo endoplasmático (duas unidades de membrana lipídicas); aparelho de Golgi (organelas de interior ácido); lisossomos (bicamada lipídica).
C
membrana plasmática (bicamada lipídica); mitocôndria (duas unidades de membrana lipídicas); reticulo endoplasmático (rede de vesículas achatadas); aparelho de Golgi (vesículas achatadas e vesículas esféricas); lisossomos (organelas de interior ácido).
D
membrana plasmática (bicamada lipídica); mitocôndria (organelas de interior ácido); reticulo endoplasmático (duas unidades de membrana lipídicas); aparelho de Golgi (vesículas achatadas e vesículas esféricas); lisossomos (bicamada lipídica).
E
membrana plasmática (duas unidades de membrana lipídicas); mitocôndria (organelas de interior ácido); reticulo endoplasmático (vesículas achatadas e vesículas esféricas); aparelho de Golgi (bicamada lipídica); lisossomos (rede de vesículas achatadas).
33b41a03-f1
Univap 2016 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: o Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo, são mais de 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8930 espécies de vertebrados.
Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira.html. Acesso em 7/08/2015.


Esses animais interagem de diversas formas com os outros seres que se encontram em seu habitat. Analise as charges e a afirmativa a seguir.



II. As formigas aprisionam os pulgões o que resulta em proteção. Nesse ato, a formiga tem o objetivo de utilizar o excesso de seiva elaborada que os pulgões coletaram da planta.


As relações ecológicas contidas em I, II e III correspondem respectivamente

A
à sinfilia, parasitismo e protocooperação.
B
ao predatismo, simbiose e sinfilia.
C
ao predatismo, sinfilia e protocooperação.
D
ao predatismo, parasitismo e protocooperação.
E
ao parasitismo, sinfilia e protocooperação.
33acc8e7-f1
Univap 2016 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

As classificações filogenéticas são representadas graficamente por cladogramas, e coloca em destaque a ideia de que a partir de modificações evolutivas de um grupo ancestral antigo, surgem novos grupos que compartilham determinadas características o que indicaria uma origem comum.
Silva Junior, Sasson, Caldini Junior. Biologia: volume único. 5 ed., São Paulo, 2011.

O cladograma abaixo do Reino Plantae, apresenta algumas estruturas que apareceram durante os passos evolutivos das plantas. Analise as opções, abaixo, e assinale a alternativa na qual o número envolvido no círculo corresponda ao aparecimento de estruturas durante a evolução dessas plantas.


Disponível em: https://djalmasantos.wordpress. com/2011/07/01/testes-de-botanica-45/. Acesso: 05/08/2015. (modificado).

A
1 = aparecimento dos vasos condutores; 2 = aparecimento da semente; 3 = aparecimento do embrião; 4 = aparecimento de flor e fruto.
B
1 = aparecimento do embrião; 2 = aparecimento dos vasos condutores; 3 = aparecimento de flor e fruto; 4 = aparecimento da semente.
C
1 = aparecimento dos vasos condutores; 2 = aparecimento de flor e fruto; 3 = aparecimento da semente; 4 = aparecimento do embrião.
D
1 = aparecimento do embrião; 2 = aparecimento dos vasos condutores; 3 = aparecimento da semente; 4 = aparecimento de flor e fruto.
E
1 = aparecimento dos vasos condutores; 2 = aparecimento do embrião; 3 = aparecimento da semente; 4 = aparecimento de flor e fruto.
33b014ec-f1
Univap 2016 - Biologia - Sucessão ecológica, Ecologia e ciências ambientais

A Sucessão Ecológica são alterações graduais, ordenadas e progressivas no ecossistema resultante da ação contínua dos fatores ambientais sobre os organismos e da reação destes últimos sobre o ambiente.
Disponível em: http://www.ib.usp.br/ecologia/sucessao_ecologica_print.htm). Acesso: 05/08/2015.


No que se refere às alterações ambientais no processo de sucessão ecológica, pode-se afirmar que

A
no início da sucessão ecológica, a variabilidade das condições ambientais são mínimas e a composição das espécies é constante.
B
na comunidade clímax, a complexidade da teia alimentar como a complexidade estrutural e funcional do ecossistema são pequenas.
C
no estágio clímax da comunidade vegetal, a teia alimentar torna-se mais complexa e a variabilidade das condições ambientais é pequena.
D
no estágio clímax da comunidade vegetal, a teia alimentar torna-se cada vez mais simples e a variabilidade das condições ambientais apresentam grandes alterações.
E
no início da sucessão ecológica, o ciclo de vida dos organismos é longo e complexo e a matéria orgânica total é pouca.
4a5a93a2-f2
Univap 2017 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

A hemofilia é uma doença ligada ao X recessiva que provoca problemas na coagulação sanguínea dos indivíduos afetados. Os doentes necessitam tomar medicação constantemente e se submeterem com frequência a transfusões sanguíneas. Sabendo disso, assinale a resposta correta.

A
Um pai hemofílico tem 50% de possibilidade em transmitir o alelo afetado para seus filhos, independentemente do sexo.
B
Um pai hemofílico tem 50% de possibilidade em transmitir o alelo afetado para seus filhos homens.
C
Um pai hemofílico tem 50% de possibilidade em transmitir o alelo afetado para suas filhas mulheres.
D
Uma mãe portadora do alelo afetado para hemofilia tem 50% de possibilidade em transmitir somente o alelo afetado para seus filhos homens.
E
Uma mãe portadora do alelo afetado para hemofilia tem 50% de possibilidade em transmitir o alelo afetado para seus filhos, independente do sexo.
4a53bff2-f2
Univap 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A membrana celular é formada por uma dupla camada de lipídios, um tipo de gordura que lhe dá a viscosidade de um óleo fino e a torna relativamente fluida. Esse revestimento das células abriga aqui e ali proteínas incrustadas. Nos últimos anos vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil ao microscópio, desempenha funções bem mais complexas do que a de somente separar o conteúdo interno das células do meio externo.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp. br/2013/11/18/fronteiras-fluidas/. Acesso em: 09/12/2016.


Das alternativas abaixo, a que apresenta a justificativa que confirma a frase acima é

A
As proteínas integrais de membrana estão firmemente inseridas na membrana plasmática, porque contêm resíduos de aminoácidos que permitem interação hidrofóbica com os lipídeos presentes na membrana plasmática.
B
As proteínas transmembranas recebem essa denominação porque transitam livremente entre os meios intra- e extracelular.
C
As proteínas periféricas de membrana, por estarem na proximidade de lipídeos, necessariamente contêm regiões hidrofóbicas.
D
A membrana plasmática é composta de uma bicamada lipídica. Como resultado da fluidez de membrana, que permite livre movimentação dos lipídeos, a composição da bicamada lipídica é simétrica.
E
As proteínas de membrana encontram-se localizadas somente no lado externo da membrana.
4a572ea4-f2
Univap 2017 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

O marco inicial da biologia molecular foi a identificação da estrutura tridimensional do DNA, por Watson e Crick (1958). Desde então, incontáveis avanços na área permitiram, entre outras coisas, o sequenciamento de genomas de diferentes organismos e microrganismos, incluindo o Genoma Humano. O estudo das Ciências Ômicas, atualmente, vai muito além da genômica, e engloba, entre outras áreas, a transcriptômica, proteômica, lipidômica e a metabolômica, as quais são de extrema importância para o entendimento do funcionamento dos tecidos, órgãos e sistemas, normais e patológicos. Considerando um organismo pluricelular, assinale a alternativa correta.

A
O genoma existente em diferentes tecidos de um mesmo indivíduo é igual.
B
O proteoma existente em diferentes tecidos de um mesmo indivíduo é igual.
C
O transcriptoma existente em diferentes tecidos de um mesmo indivíduo é igual.
D
O genoma e o transcriptoma existentes em diferentes tecidos de um mesmo indivíduo são iguais.
E
Apesar do genoma, proteoma e transcritoma existentes em diferentes tecidos de um mesmo indivíduo serem iguais, o metaboloma é diferente.
4a4ee5d8-f2
Univap 2017 - Biologia - Anelídeos e Moluscos, Identidade dos seres vivos

O filo dos moluscos possui diversos representantes, os quais possuem uma ampla variedade de aspectos morfológicos e anatômicos. Dessa forma, podem habitar os ambientes marinhos, terrestres e dulcícolas. Considerando os aspectos citados em I, II e III:


I. Natação por propulsão a jato e rádula bem desenvolvida.
II. Oito placas sobrepostas e pé bem desenvolvido; e
III. Concha é uma peça única, cabeça pequena e sem olhos. É possível afirmar que esses aspectos pertencem, respectivamente, aos

A
poliplacóforos, cefalópodes e monoplacóforos.
B
cefalópodes, monoplacóforos e poliplacóforos.
C
poliplacóforos, monoplacóforos e cefalópodes.
D
cefalópodes, poliplacóforos e monoplacóforos.
E
monoplacóforos, poliplacóforos e cefalópodes.
4a46d4dd-f2
Univap 2017 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Os mamíferos portam três padrões reprodutivos, os quais são denominados: eutérios, metatérios e prototérios. Os prototérios são os únicos que têm a capacidade de realizar a postura de ovos. Os eutérios possuem uma refinada relação entre a mãe e o filhote por meio da placenta. Os metatérios possuem um tipo transitório de placenta, denominada coriovitelina. A alternativa que apresenta os representantes dos eutérios, metatérios, prototérios, respectivamente, é

A
gato, gambá, ornitorrinco.
B
gambá, cachorro, équidna.
C
gambá, gato, ornitorrinco.
D
ornitorrinco, gato, équidna.
E
gambá, ornitorrinco, cachorro.
4a4a55a7-f2
Univap 2017 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

As folhas são os órgãos vegetativos especializados na captação de luz solar e em trocas gasosas com a atmosfera , fundamentais para o processo da fotossíntese e respiração. Geralmente, apresentam-se verdes, pois possuem clorofila, pigmento essencial para fotossíntese.

Disponível em: http://matoecia.blogspot.com.br/2012/03/morfologia-externa-de-folhas. html. Acesso: 05/09/2016.



Disponível em: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1095&evento=2. Acesso em: 09/12/2016.


Observe as folhas e assinale a opção que explica sua classificação como eudicotiledôneas.

A
As nervuras são organizadas paralelamente, e as folhas, geralmente, são mais longas e mais estreitas.
B
Apresentam estruturas denominadas soros na parte inferior da folha.
C
Os filoides são estruturas clorofiladas e sem vasos condutores.
D
Têm uma nervura principal contínua com o pecíolo, a qual pode apresentar ramificações secundárias.
E
Apresentam o caule envolvido por uma bainha.
e8bade71-eb
Univap 2017 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

A transmissão da informação genética nas células ocorre de maneira que segmentos de DNA específicos sejam responsáveis pela produção de várias moléculas, algumas das quais servirão de molde para a produção de outras moléculas, que, entre outras, efetivamente atuarão no metabolismo celular. Com relação a isso, assinale a alternativa correta.

A
Os segmentos de DNA, referidos no texto, são denominados desoxirribonucleotídeos.
B
As várias moléculas referidas no texto, que são produzidas por segmentos de DNA, são as proteínas.
C
As moléculas que, efetivamente, atuarão no metabolismo celular, como dito no texto, são as proteínas.
D
Os segmentos de DNA referidos no texto produzem apenas RNA mensageiros e são denominados genes.
E
Os segmentos de DNA referidos no texto produzem genes que vão gerar diferentes tipos de RNA nas células.
e8b71551-eb
Univap 2017 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Os ciclos de vida apresentados pelos metazoários mostram diferenças marcantes, evidenciando a ampla diversidade de espécies presentes nesse grupo animal. Desde sua concepção até o estágio adulto, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto. Considere as afirmativas abaixo:


I. Os poríferos possuem reprodução sexual com larvas ciliadas que podem ser descritas como uma blástula.
II. Os equinodermos, em sua maioria, têm sexos separados, sem estágios larvais durante o ciclo de vida.
III. Os clitelados exibem desenvolvimento direto e ovos eclodem juvenis.


Por meio do exposto, é possível afirmar que

A
todas as afirmativas estão corretas.
B
apenas I e II estão corretas.
C
todas as afirmativas estão incorretas.
D
apenas I e III estão corretas.
E
somente II está correta.
e8ad4019-eb
Univap 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Escolha a afirmativa que melhor descreve a função da membrana celular:

A
Permite livremente a entrada e saída de qualquer substância na célula.
B
Impede a entrada de substâncias na célula.
C
Regula a entrada e saída de substâncias na célula.
D
Impede a saída de substâncias na célula.
E
Impede o reconhecimento celular.
e8b40a46-eb
Univap 2017 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

“Quem já viu logo reconhece o cerrado, a savana brasileira. Na África e na Austrália, os dois outros continentes em que o bioma é característico, as savanas formam paisagens muito parecidas. Mas a semelhança é superficial, já que o cerrado tem uma biodiversidade maior a ponto de estar na lista de 34 áreas no mundo com maior riqueza de espécies, e sob ameaça de extinção – os hotspots”.
Disponível em:http://revistapesquisa.fapesp. br/2014/05/15/origem-cerrado/.


Em relação ao bioma Cerrado, pode-se afirmar que

A
apresenta solo pobre em nutrientes, e árvores retorcidas com raízes profundas, além de ter grandes áreas devastadas.
B
é o primeiro maior Bioma brasileiro, ocupa, aproximadamente, 2 milhões de hectares e apresenta grande biodiversidade.
C
as árvores têm espinhos, e a grande maioria com raízes aéreas para absorver a umidade do ar, uma vez que o solo é arenoso e seco.
D
em decorrência da seca, apresenta árvores baixas e arbustos com poucas folhas, além da presença de vários tipos de cactos.
E
o Cerrado apresenta áreas que, em alguns períodos do ano, sofrem inundação, o que propicia o cultivo de soja e arroz.
e8b0af32-eb
Univap 2017 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Analise o corte anatômico abaixo.



Disponível em :http://resumos2anogalois.blogspot.com. br/2012/09/resumo-de-biologia-4-etapa-chico.html. Acesso: 7/09/2016.



Assinale a opção que contempla as informações sobre o corte:

A
Em “A”, tem-se o caule de uma eudicotiledônea; e, em “B”, o de uma monocotiledônea. A cutícula é indicada em ambos os cortes em “1”.
B
Em “A”, tem-se o caule de uma monocotiledônea; e, em “B”, uma eudicotiledônea. O parênquima lacunoso é indicado, em ambos os cortes em “1”.
C
Em “A”, tem-se o caule de uma eudicotiledônea; e, em “B”, o de uma monocotiledônea. Os feixes vasculares, em ambos os cortes, é indicado em “1”.
D
Em “A”, tem-se o caule de uma monocotiledônea; e, em “B,” o de uma eudicotiledônea. O parênquima paliçádico é indicado, em ambos os cortes, em “1”.
E
Em “A”, tem-se o caule de uma eudicotiledônea; e, em “B”, o de uma monocotiledônea. A epiderme é indicada, em ambos os cortes, em “1”.
e8a8d2fd-eb
Univap 2017 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

O citoesqueleto celular desempenha papel de sustentação e de movimentação celular. Assinale a alternativa que indica as características e funções corretas dos filamentos de actina

A
apresentam 24 nm de diâmetro, conferem resistência a atrito.
B
apresentam de 5-7 nm de diâmetro; estão associados á contração muscular.
C
apresentam 5-7 nm de diâmetro; formam cílios e flagelos.
D
participam do fuso mitótico; participam da contração muscular
E
apresentam 8-10 nm de diâmetro; participam da contração muscular.