Questõesde UFGD sobre Biologia

c9b055a9-b1
UFGD 2011 - Biologia - Níveis de organização da vida, Ecologia e ciências ambientais

Recentemente, o corte de uma velha figueira na cidade de Dourados gerou bastante polêmica, como observado na publicação do Jornal Douradosnews, em 26/09/2011:

''Com autorização do Conselho do Meio Ambiente, uma árvore da espécie Figueira começou a ser cortada domingo (25) em Dourados. Uma manifestação de estudantes e ambientalistas interrompeu os trabalhos e a árvore ainda resiste‖.

(Disponível em:<www.douranews.com.br>. Acesso em: nov. 2011).

Os manifestantes alegam que, além de ser centenária e patrimônio da cidade, a figueira abriga uma grande dieversidade de organismos como epífitas, ninhos de passarinhos, trepadeiras, pequenos roedores, insetos, alem de fungos e bactérias. Essa árvore representa, em termos de ecologia,

população.
espécie.
nicho ecológico.
comunidade.
biotopo.
c9a74f49-b1
UFGD 2011 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

Uma das descobertas mais marcantes da biologia molecular determinou que o código genético é praticamente idêntico para todos os organismos vivos, com raras exceções. Nas figuras a seguir, são apresentadas as etapas fundamentais para que o código genético seja traduzido em aminoácidos, que constituirão todas as proteínas existentes nos organismos.

Fonte: Lewis, R. Genética humana: conceitos e aplicações. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 508p.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessas etapas e os locais onde elas ocorrem na célula.

II) replicação no núcleo celular; I) transcrição no núcleo celular; III) tradução no citoplasma.
III) transcrição no núcleo celular; I) tradução no citoplasma; II) Replicação no núcleo celular.
II) replicação no núcleo celular; III) transcrição no núcleo celular; I) tradução no citoplasma.
I) tradução no citoplasma; II) replicação no núcleo celular; III) transcrição no núcleo celular.
II) replicação no núcleo celular; III) transcrição no citoplasma; I) tradução no citoplasma.
c9abb9e3-b1
UFGD 2011 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A cor da pele humana é determinada pela interação de genes aditivos, de tal forma que o fenótipo (negro, mulato-escuro, mulato-médio, mulato-claro ou branco) depende da quantidade de alelos que contribuem com o efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o número de genes dominantes, maior a intensidade da cor da pele. Se ocorrer o casamento entre uma mulher de fenótipo branco e um homem de fenótipo mulato-médio, cujos produtos resultantes da divisão meiótica são apresentados na figura a seguir, que proporções fenotípicas são esperadas para os descendentes?

25% de descendentes mulatos-escuros, 50% de descendentes mulatos-médios e 25% de descendentes mulatos-claros.
25% de descendentes mulatos-médios, 50% de descendentes mulatos-claros e 25% de descendentes brancos.
25% de descendentes mulatos-médios, 50% de descendentes brancos e 25% de descendentes mulatos-claros.
50% de descendentes mulatos-médios e 50% de descendentes brancos.
50% de descendentes mulatos-médios e 50% de descendentes mulatos-claros.
c9a060cc-b1
UFGD 2011 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Nos peixes, as brânquias são altamente eficientes na difusão, para o sangue, do oxigênio dissolvido da água, graças à presença de lamelas altamente vascularizadas. Por outro lado, em águas paradas, lodosas e de temperaturas mais elevadas, a solubilidade do oxigênio diminui, de modo que a respiração branquial pode não ser o suficiente para suprir a demanda de oxigênio necessária para a respiração. Nessas condições, algumas espécies de peixes utilizam a respiração acessória. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de peixe com esta capacidade respiratória.

Salmão.
Piraputanga.
Pirarucu.
Tucunaré.
Pacu.
c99c5a7c-b1
UFGD 2011 - Biologia - Briófitas e Pteridófitas, Identidade dos seres vivos

As briófitas e as pteridófitas, representadas, respecticamente, pelos musgos e pelas samambaias, são vegetais que compartilham algumas características comuns. Dentre estas, destacam-se a preferência por solos úmidos, ambientes geralmente pouco iluminados, dependência da água para que ocorra a fecundação e reprodução com alternância de gerações. Entretanto, a alternância de geração apresenta peculiaridades em cada um dos grupos.

I. Esporófito diplóide persistente, independente do gametófito.
II. Esporófito diplóide efêmero e dependente do gametófito.
III. Gametófito haplóide persistente e independente do esporófito.
IV. Gametófito haplóide efêmero e independente do esporófito.
V. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente monóicos.
VI. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente dióicos.

Assinale a alternativa correta em relação às respectivas características.

I, III e V II, IV e VI

I, II e IV III, IV e V

III, IV e VI I, II e V

I, IV e V II, III e VI

I, IV e VI II, III e V

c9a3f5ff-b1
UFGD 2011 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Considere as afirmações a seguir sobre as sementes.

I. O embrião é constituído de radícula, caulículo e cotilédones.
II. O endosperma é um tecido triplóide que acumula substâncias de reserva e é formado pela fecundação de dois núcleos polares.
III. O tegumento é a "casca" que envolve o cotilédone.
IV. O cotilédone é a primeira folha e sua função é absorver luz para a produção de glicose para nutrir o embrião.

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.

II, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
c9979387-b1
UFGD 2011 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Embora de forma pouco realista, há décadas os animais têm figurado como estrelas em filmes de suspense. São alguns exemplos: Anaconda (1997); Aracnofobia (1990); Alligator, o jacaré gigante (1980), Orca, a baleia assassina (1977) e Tubarão (1975). A despeito de títulos muitas vezes equivocados, as estrelas destes filmes foram, respectivamente, serpente, aranha, jacaré, orca e tubarão. Valendo-se de seus conhecimentos zoológicos, classifique corretamente, pela ordem, esses animais.

réptil, insetos, anfíbio, peixe e peixe.
réptil, insetos, réptil, mamífero e peixe.
anfíbio, aracnídeos, anfíbio, mamífero e peixe
réptil, aracnídeos, réptil, mamífero e peixe
réptil, aracnídeos, anfíbio, peixe e peixe
c9928867-b1
UFGD 2011 - Biologia - Anelídeos e Moluscos, Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Uma característica embriológica importante no estudo dos animais é a presença do celoma, um espaço entre os folhetos externo e interno da mesoderme que permite aos órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando sua capacidade funcional. Embora a presença do celoma seja comum nos vertebrados, nos invertebrados é possível encontrar grupos acelomados, pseudocelomados e celomados. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa em que todos os filos de invertebrados relacionados são celomados.

Platyhelminthe, Nematoda e Anellida.
Anellida, Mollusca e Arthropoda.
Nematoda, Anellida e Mollusca.
Arthropoda, Anellida e Platyhelminthes.
Mollusca, Nematoda e Arthropoda.
c98b16d1-b1
UFGD 2011 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

As células são consideradas as unidades fundamentais que constituem todos os seres vivos, excetuando os vírus. Na sequência a seguir, são apresentadas funções específicas desempenhadas por estruturas das células.

I. Organela celular constituída de membrana externa, membrana interna (conhecida como crista) e material de preenchimento chamado matriz. Nela ocorre o processo de respiração celular e, por isso, é considerada a ―casa de força‖ das células animais e vegetais.
II. Presente em células animais e em algumas células vegetais, atuam na formação de cílios e flagelos e participam do processo de divisão celular.
III. É formada por um mosaico fluido de lipídios (glicolipídios) e proteínas. É responsável por manter a identidade química e a permeabilidade seletiva (controle constante de substâncias que entram e saem) das células bacterianas, animais e vegetais
IV. Local em que estão armazenadas todas as informações sobre a função e estrutura das células bacterianas, animais e vegetais, possibilitando que se dividam e se repliquem, transmitindo às células filhas as informações existentes na célula progenitora.
V. Presentes em células bacterianas, animais e vegetais, encontram-se dispersos no citoplasma ou associados ao Retículo Endoplasmático e tem como função a síntese de proteínas.

Assinale a alternativa que contempla, pela ordem, a sequência de organelas correspondentes às afirmações.

Mitocôndria, centríolo, membrana plasmática, cromossomo e ribossomo.
Mitocôndria, cromossomo, membrana plasmática, ribossomo e centríolo.
Ribossomo, cromossomo, centríolo, membrana plasmática e mitocôndria.
Mitocôndria, ribossomo, centríolo, cromossomos e membrana plasmática.
Mitocôndria, centríolo, cromossomo, membrana plasmática e ribossomo.
8a94516c-b0
UFGD 2016 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Sobre a respiração celular, assinale a alternativa correta:

Podemos dividir a respiração celular nas seguintes etapas: glicólise, Ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
A cadeia respiratória ocorre nos cloroplastos e promove a conversão das moléculas produzidas durante as fases anteriores (NADH2, FADH2 e GTP) em moléculas de ATP.
A glicólise ocorre no citoplasma da célula e produz ácido pirúvico a partir da frutose,
Ao final da cadeia respiratória, o Ciclo de Krebs permitirá a formação de 24 ADPs.
Todas as alternativas estão corretas.
8a82a4ab-b0
UFGD 2016 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Há mais de dois mil anos, os filósofos gregos, baseados no grande número de semelhanças entre os seres vivos, consideravam a possibilidade de haver um ancestral comum entre eles. Porém, apesar das evidências, essas ideias não foram consideradas corretas até cerca de duzentos anos atrás. Durante todo esse tempo, predominou a ideia de que todos os seres vivos surgiram, por criação, a um só tempo e sem nenhum grau de parentesco. Pode-se afirmar que:

A teoria evolucionista de Lamarck, em 1809, defendia a ideia de que as condições ambientais levam os seres vivos a desenvolver os órgãos e as estruturas mais solicitados e a atrofiar aqueles que têm pouco ou nenhum uso.
A teoria evolucionista de Darwin afirma que indivíduos de espécies diferentes, podem apresentar semelhanças que poderiam ser responsáveis pela sobrevivência ou não do indivíduo, dependendo também, das exigências ambientais.
Darwin conseguiu provar de que forma as novas características surgiam e eram transmitidas às gerações seguintes, através de testes experimentais sobre seleção natural.
Após as contribuições de Darwin, Hugo De Vries conseguiu encontrar a peça que faltava no quebra-cabeças da evolução. Ao estudar a espécie Onothera lamarckiana, notou que num mesmo local, lado a lado, cresciam normalmente dois tipos idênticos da mesma planta.
O processo evolutivo é muito rápido, constante em vários milhões de anos. Só esse fato torna-se impossível a presença do ser humano em todos os seus momentos.
8a889a75-b0
UFGD 2016 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Dois genes alelos atuam na determinação da cor das pétalas de uma planta. O gene V (gene dominante que determina a cor vermelha) e o gene v (gene recessivo que determina a cor branca). Ao realizar alguns experimentos de cruzamentos entre plantas foram obtidos os resultados abaixo:

Experimento Cruzamento Resultado do Cruzamento
I ? x vv 100% vermelha
II ? x vv 50% vermelha e 50% branca
III ? x vv 100% branca
IV ? x Vv 75% vermelha e 25 % branca

Qual dos experimentos gerou genótipo homozigoto dominante?

I
II
III
IV
Nenhum gerou genótipo homozigoto dominante.
8a8d14b9-b0
UFGD 2016 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Sobre as características dos tecidos vegetais:

I) São caracterizados por terem células de paredes finas, citoplasma abundante, núcleos grandes, vacúolos pequenos ou ausentes. As células desse tecido encontram-se, frequentemente, em divisão celular.
II) Camada de revestimento da planta. Geralmente possui somente uma camada de células, mas pode apresentar mais de uma. As principais funções são: proteção mecânica, trocas gasosas e reserva de água.
III) É um tecido vivo e possui células com paredes muito espessas. Tem função de sustenção de órgãos em crescimento ou de órgãos maduros de plantas herbáceas. As células que o constituem variam em comprimento mas geralmente são alongadas e lembram fibras.
IV) Tem como principal função a de suporte mecânico. É um tecido morto e suas células tem parede espessas e lignificadas.
V) É destinado, principalmente ao transporte de água e sais minerais.
VI) Tecido responsável pela condução de substâncias orgânicas.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência que nomeia corretamente os tecidos vegetais descritos acima.

Meristemas, cutícula, colênquima, esclerênquima, xilema, floema.
Meristemas, epiderme, esclerênquima, colênquima, floema, xilema.
Epiderme, meristemas, esclerênquima, colênquima, xilema, floema.
Meristemas, epiderme, colênquima, esclerênquima, xilema, floema.
Meristema, epiderme, colênquima, esclerênquima, floema, xilema.
8a7b1c16-b0
UFGD 2016 - Biologia - Níveis de organização da vida, Ecologia e ciências ambientais

Um ecossistema é resultado da interação entre os componentes bióticos e abióticos. A fonte de nutrientes para os integrantes de determinada cadeia alimentar não se resume aos indivíduos que nela participam, mas envolve também componentes como solo, o ar e a água. Esse fenômeno caracteriza um movimento cíclico de matéria, do qual participam o ambiente e os organismos que nele vivem. É correto afirmar que:

A água, que compõem rios, mares e lagos, não passa para a atmosfera em forma de vapor.
A precipitação em forma de chuva, orvalho, neve ou granizo devolve a água à superfície terrestre
A devolução de grande parte do nitrogênio retirado do ar pelo processo fotossintético dá-se por meio de respiração aeróbia e anaeróbia.
Cerca de 20% do ar atmosférico é composto de nitrogênio na fase gasosa.
Os compostos nitrogenados que circula pela cadeia alimentar dispensa a atuação dos decompositores, como fungos e bactérias.
44febe5a-dd
UFGD 2017 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Observe a seguinte ilustração e assinale a alternativa correta.

O darwinismo estabeleceu o conceito de seleção natural e de herança dos caracteres adquiridos.
Para Darwin, o ambiente induz os seres a se modificarem para se adaptarem a ele. Para Lamarck, o meio age selecionando as mudanças já existentes.
O lamarckismo consistia de duas leis: lei do uso e desuso e lei da seleção natural.
Para Lamarck, o ambiente induz os seres a se modificarem para se adaptarem a ele. Para Darwin, o meio age selecionando as mudanças já existentes.
Darwin, ao explicar o comprimento do pescoço da girafa, dizia que este teria se alongado devido à necessidade de alcançar alimentos nas partes mais altas das árvores. Já Lamarck entendia que, no passado, os ancestrais das girafas atuais possuíam pescoços de tamanho variável, e a competição pelo alimento disponível favoreceu as girafas de pescoço longo.
45023236-dd
UFGD 2017 - Biologia - Sistema Nervoso Humano, Identidade dos seres vivos

Para que o equilíbrio dinâmico dos seres vivos seja mantido, todas as funções vitais devem ser desempenhadas da forma mais harmoniosa possível. Para isso, existem mecanismos que captam informações e que controlam e integram essas funções. O sistema nervoso é um dos responsáveis por esses mecanismos em um número bastante grande de espécies de seres vivos. O papel do sistema nervoso é receber, processar e enviar informações do e para o organismo, de forma que este se mantenha em equilíbrio. Seu principal componente é o tecido nervoso cujas células são excitáveis, ou seja, sofrem alterações de permeabilidade em sua membrana sempre que um estímulo é fornecido.

Assim, é correto afirmar que

o estímulo determina uma resposta que pode ser local ou não. Para haver resposta, o estímulo precisa ser captado por um receptor. Todo órgão ou célula que tem sensibilidade especial para determinada categoria de estímulo é um receptor. Assim, os termorreceptores não são sensíveis ao calor, enquanto os fotorreceptores se excitam na presença da luz.
o sistema nervoso não está presente em todos os seres vivos. Em animais como água-viva e anêmona, encontra-se o sistema nervoso organizado da forma mais simples. Trata-se de uma rede nervosa difusa, isto é, não espalhada por todo o corpo.
a camada mais externa do encéfalo é composta por grande quantidade de corpos celulares de neurônios. Essa camada é conhecida como substância cinzenta e constitui uma região denominada córtex. No ser humano, a substância cinzenta, apesar de ter apenas 5 mm de espessura, abriga cerca de 14 bilhões de neurônios e suas respectivas sinapses.
o encéfalo e a medula são revestidos por três membranas, as meninges. A mais externa e espessa é a pia-máter, que se encontra aderida aos ossos do crânio e da coluna vertebral. Abaixo dela situa-se a aracnoide-máter, uma membrana extremamente fina e frouxa. Intimamente aderida ao tecido nervoso, principalmente ao que compõe a medula espinal, está a delicada duramáter.
os nervos cranianos partem aos pares de diversas regiões do encéfalo, estendendo-se até os órgãos sensitivos, os músculos e demais estruturas. Os vertebrados possuem dez pares de nervos cranianos, exceção feita aos mamíferos, que apresentam doze pares. Existem 33 pares de nervos espinais. Eles partem da medula através do espaço existente entre uma vértebra e outra.
4508d82b-dd
UFGD 2017 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

O reino Protista engloba seres unicelulares eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, coloniais ou não. Consideram-se protistas os autótrofos como algas unicelulares e os heterótrofos como protozoários. No entanto, ambos os grupos não representam categorias taxonômicas tais como filo, classe ou ordem, mas apenas uma forma de diferenciar os organismos quanto à capacidade ou não de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Os hábitos alimentares também são variados. Quanto ao modo de nutrição, os protozoários são classificados como heterótrofos ou holozoicos. Assinale a alternativa correta.

Alguns protozoários possuem envoltórios protetores permanentes; outros só apresentam envoltório em condições ambientais desfavoráveis. Os protozoários podem ser só móveis; a locomoção pode ser realizada por flagelos, cílios ou pseudópodes. A presença e o tipo de estrutura locomotora são os critérios adotados para classificá-los.
O filo Sarcodina agrupa os protozoários que se locomovem por meio de pseudópodes. Entre eles está a Amoeba proteus, ameba comum que habita água doce e limpa onde há vegetação verde. Esse organismo tem estrutura bastante complexa, como uma massa incolor e gelatinosa de até 0,6 mm de comprimento.
O filo Mastigophora é composto pelos flagelados, protozoários que apresentam um ou mais flagelos, estruturas utilizadas na locomoção, na captura de alimento e, em certos casos, como receptores sensitivos. Alguns representantes desse filo podem apresentar uma espécie de colarinho, formado por finos pseudópodes dispostos transversalmente entre si contornando a base do flagelo.
Também classificadas no reino Protista, as algas unicelulares e eucariontes são fotossintetizantes. Todas possuem clorofila a, armazenada em cloroplastos, além de outros pigmentos como as clorofilas b, c e d, os carotenoides, as xantofilas e as ficobilinas. A coloração exibida pela alga depende do tipo e da quantidade de pigmento presente e é um critério utilizado para classificar a alga em uma das seguintes divisões: Chrysophytam pyrrhophyta e Euglenophyta, O outro critério baseia-se no tipo de composto orgânico armazenado como produto da respiração.
Além do flagelo, a Euglena possui espécies de listas proteicas e flexíveis que, associadas à membrana plasmática, constituem uma estrutura chamada película. Graças à película, essas algas podem se locomover e alterar sua forma. Não há parede celular nesses indivíduos. As euglenófitas são fotossintetizantes, apresentam fototropismo positivo, desde que a luz fornecida não seja muito intensa. Em condições favoráveis de luz, água e temperatura, desenvolvem-se rapidamente, formando uma espécie de nuvem verde sobre a água.
44fb8a3d-dd
UFGD 2017 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA Recombinante é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar, multiplicar e expressar genes de quaisquer organismos. Observe o esquema a seguir e assinale a alternativa correta.

Por meio das técnicas de DNA Recombinante, é possível a clonagem de genes de interesse para expressão e produção de insulina, hormônio de crescimento ou plantas transgênicas, por exemplo.
Clonagem refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem Molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Esse fenômeno ocorre somente em ambiente laboratorial.
As enzimas de restrição ou endonuclease de restrição são proteínas que reconhecem e clivam o DNA em pontos específicos, geralmente em sequências de 4, 6 e 8 bases – palíndromas. Uma endonuclease de restrição é como uma ferramenta que permite cortar moléculas de DNA de forma desordenada e reprodutível.
A Tecnologia do DNA Recombinante, também conhecida como clonagem gênica ou clonagem molecular, compreende processos de transferência de células de um mesmo organismo.
A geração de moléculas recombinantes pela clonagem molecular não deve ser diferenciada daquelas obtidas por outros processos como, por exemplo, o de crossing-over que ocorre entre cromossomos homólogos de eucariotos.
44f7f3e7-dd
UFGD 2017 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, A herança dos grupos sanguíneos

Leia o texto a seguir.

Pode-se classificar em cinco os métodos de verificação dos caracteres hereditários existentes nas células sanguíneas, para fins de exclusão de paternidade, quais sejam: determinação de marcadores eritrocitários; séricos e enzimáticos; cromossômicos; leucocitários e de DNA. Tais exames constituem grande contribuição às ações de investigação de paternidade. O famoso sistema ABO foi descoberto no ano de 1900 por Karl Landsteiner, apresentando quatro tipos sanguíneos A, B, O e AB, sendo o mais comum o tipo O. A partir de então, esse sistema passou a integrar o caderno processual das ações investigatórias, sendo comumente conhecido por “exame de sangue”. E na grande maioria das vezes seus resultados se prestam para excluir a paternidade.

No que se refere à herança dessas características, este sistema é determinado por alelos múltiplos, ou seja, existem mais de dois lócus diferentes para o mesmo gene, embora no mesmo genótipo só se apresentem dois deles ao mesmo tempo e como sempre um herdado do pai e outro da mãe. Assim, existem 3 alelos: I a, I b, i, capazes de ocuparem dois a dois um certo lócus gênico.

Machado, C. P. A prova nas ações de investigação de paternidade. 2006. Disponível em:<http://www3.pucrs.br/pucrs/files/ uni/poa/direito /graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2006_2/cristina.pdf> Acesso em: 21 set. 2017.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Os genes “I a” e “I b” são recessivos sobre i, mas dominantes entre si.
É impossível uma criança de tipagem sanguínea do grupo O ter pai com tipagem sanguínea do tipo A e mãe com tipagem B.
Se a criança é O, seu genótipo é ii, recebendo um gene i de seu pai e outro de sua mãe; seu genótipo é ii, já que o grupo O é determinado por genes dominantes.
A afirmação “Filhos de pais de sangue O nunca podem ter sangue A” é verdadeira.
Um casal formado por um indivíduo com tipagem sanguínea do grupo A e o outro com tipagem sanguínea do grupo B pode gerar descendentes de todos os tipos sanguíneos.
cb42fe73-e4
UFGD 2010 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Suponha que um homem heterozigoto para a anemia falciforme resolve se casar. A partir dessa afirmação, considere as seguintes questões:

I. se a mulher tiver anemia falciforme, quais os prováveis fenótipos dos filhos?
II. se a mulher for "portadora", qual a probabilidade de nascer uma criança com anemia falciforme?

Assinale a alternativa que responde corretamente às perguntas.

I – todos normais; II – 25%.
I – todos normais; II – 50%
I – todos com anemia falciforme; II – 50%.
I – normais ou com anemia falciforme; II – 25%.
I – normais ou com anemia falciforme; II – 50%.