Questõesde UDESC 2018 sobre Biologia

1
1
1
Foram encontradas 27 questões
4eeabe8e-c2
UDESC 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

O esquema a seguir mostra o comportamento de dois genes não ligados em camundongos. O gene 1, com os alelos A e a e do gene 2, com os alelos B e b. O alelo A do gene 1 produz uma enzima que atua sobre um substrato (Proteína 1). O alelo B do gene 2, sobre um outro substrato (Proteína 2). Os genótipos recessivos não produzem as enzimas ativas. O esquema abaixo mostra os fenótipos possíveis: aguti, preto ou branco.


Ao serem cruzados dois camundongos duplo heterozigotos para os genes A e B, nasceram 80 filhotes, desses espera-se que o número de filhotes com pelo branco seja

A
30
B
15
C
45
D
20
E
10
4ee78b01-c2
UDESC 2018 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável por diferentes funções de grande importância para a manutenção da vida. Analise as proposições em relação à pele, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A camada mais externa da pele é chamada de epiderme. Esse tecido é constituído por células mortas e queratinizadas nos diferentes níveis da sua estratificação.
( ) Os melanócitos são responsáveis pela formação da melanina, a qual é capaz de absorver a radiação ultravioleta, também neutraliza radicais livres formados pela ação da radiação.
( ) Em dias quentes, os vasos sanguíneos da pele se dilatam, facilitando a irradiação de calor do corpo para o meio.
( ) O produto das glândulas sebáceas é lançado nos folículos pilosos ou diretamente na superfície da pele.
( ) O produto das glândulas sudoríparas é constituído de água, sódio, potássio, cloretos, ureia, amônia e ácido úrico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A
V -V -V -V -F
B
V -F -V -V -V
C
V -F -V -V -F
D
F -V -V -V -V
E
V -V -V -F -F
4ee49c18-c2
UDESC 2018 - Biologia - Esponjas e Cnidários, Identidade dos seres vivos

Normalmente pensamos na existência dos recifes de corais em águas quentes, rasas e limpas, com muita luz e poucos nutrientes, no entanto na foz do rio Amazonas, é o contrário, os sedimentos carregados pelo rio deixam a água turva, mas trazem muitos nutrientes, compensando a escassez de luz. Outra peculiaridade é a variação de acidez, da salinidade e da turbidez da água, como resultado do encontro do rio com o oceano.
Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/16/floresta-submarina/>. Acesso em 09 de setembro de 2018. [adaptado]

Assinale a alternativa correta, em relação ao grupo animal que forma os corais.

A
Neles encontram-se as primeiras células nervosas no reino animal.
B
Podem ser encontrados nos ecossistemas marinho e terrestre.
C
São animais com simetria bilateral.
D
Sua reprodução ocorre por brotamento, sendo incapazes de produzir gametas.
E
Possuem tubo digestório completo.
4ee1b3ae-c2
UDESC 2018 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

O Quadro 3 mostra, de maneira simplificada, a evolução das plantas terrestres.



Com relação aos grupos vegetais apresentados no Quadro 3, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) As briófitas são o primeiro grupo vegetal terrestre a possuir uma epiderme revestida com uma camada impermeabilizante.
( ) Na evolução apresentada em A surgem os sistemas condutores de seiva bruta e a elaborada.
( ) Tanto as briófitas quanto as pteridófitas podem realizar a reprodução sexuada, independentemente da presença de água, assim como as gimnospermas e as angiospermas.
( ) No processo evolutivo apresentado em B surgiram as sementes.
( ) As gimnospermas são o grupo vegetal mais antigo a apresentar sementes.
( ) No processo evolutivo apresentado em C surgem flores que são polinizadas por insetos, pássaros, também surgem ovários e frutos.



Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. 

A
F -V -V -F -F -V
B
V - F - V - F - V - V
C
V - V - F - V - V - V
D
F - F - V - V - V - F
E
F - V - F - V - F - F
4eddaba8-c2
UDESC 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Desconsiderando o fenômeno da inativação do cromossomo X nas mulheres heterozigotas e que nas gerações apresentadas não ocorreram mutações, nem erro de segregação, a probabilidade de o casal formado por Rafael e Helena ter um descendente normal (sem a imunodeficiência combinada grave ligada ao X), é de:

Texto e heredograma base para a questão

A imunodeficiência combinada grave é uma condição que pode ser autossômica recessiva ou recessiva ligada ao X. Espera-se que as imunodeficiências sejam causadas por mutações nos genes das imunoglobulinas, que estão localizados nos cromossomos 2, 14 e 22. No entanto, essa doença pode ser ligada ao cromossomo X, pois a produção de anticorpos necessita não apenas de genes estruturais intactos para essas proteínas, mas também de células B que funcionem adequadamente, cujo desenvolvimento bem-sucedido deve exigir outras numerosas etapas geneticamente controladas. O heredograma abaixo mostra o padrão de segregação da imunodeficiência combinada grave ligada ao cromossomo X da família do paciente Pablo. 


A
37,5%
B
75%
C
87,5%
D
25%
E
12,5%
4edac4df-c2
UDESC 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Desconsidere o fenômeno da inativação do cromossomo X nas mulheres heterozigotas e que nas gerações apresentadas não ocorreram mutações nem erro de segregação.

Sobre o heredograma apresentado e os assuntos relacionados, analise as proposições.

I. O alelo da imunodeficiência combinada grave ligada ao X em homens não pode ser considerado dominante nem recessivo, pois eles têm apenas um cromossomo X.
II. Maria possui um alelo da imunodeficiência combinada grave ligada ao X.
III. Pablo herdou da sua avó paterna o alelo da imunodeficiência combinada grave ligada ao X.
IV. Aurora possui o alelo da imunodeficiência combinada grave ligada ao X.

Assinale a alternativa correta.

Texto e heredograma base para a questão

A imunodeficiência combinada grave é uma condição que pode ser autossômica recessiva ou recessiva ligada ao X. Espera-se que as imunodeficiências sejam causadas por mutações nos genes das imunoglobulinas, que estão localizados nos cromossomos 2, 14 e 22. No entanto, essa doença pode ser ligada ao cromossomo X, pois a produção de anticorpos necessita não apenas de genes estruturais intactos para essas proteínas, mas também de células B que funcionem adequadamente, cujo desenvolvimento bem-sucedido deve exigir outras numerosas etapas geneticamente controladas. O heredograma abaixo mostra o padrão de segregação da imunodeficiência combinada grave ligada ao cromossomo X da família do paciente Pablo. 


A
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
4ed7de69-c2
UDESC 2018 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

O fígado, ao sofrer alguma lesão, apresenta uma regeneração geralmente bem organizada, exibindo um arranjo típico e sua função normalizada. No entanto, quando os hepatócitos são repetidamente agredidos durante um longo período, ocorre a formação de nódulos compostos por uma massa central de hepatócitos em arranjo desordenado, circundada por grande quantidade de tecido conjuntivo denso. Essa desorganização, denominada cirrose, é um processo progressivo e irreversível, levando à falência do órgão e, frequentemente, ao óbito.
A cirrose pode ocorrer como consequência de injúrias progressivas e duradouras aos hepatócitos, produzidas por agentes variados como etanol, drogas, agentes químicos, hepatite viral, doença hepática autoimune e alguns parasitas intestinais como o Schistosoma mansoni.
JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2008, p. 335. [adaptado]

Assinale a alternativa que corresponde à organela citoplasmática de um hepatócito responsável pela desintoxicação do etanol e de outras drogas.

A
Proteossomos
B
Retículo endoplasmático granuloso
C
Complexo de golgiense
D
Lisossomos
E
Retículo endoplasmático não granuloso
4ed4535a-c2
UDESC 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Com o objetivo de desenvolver um trabalho interdisciplinar, os professores de Biologia e de Português fizeram a seguinte proposta aos alunos: descrever um animal imaginário, baseando-se em diversas características vistas nas aulas de Zoologia, para utilizá-lo na criação de uma lenda.

As descrições de três alunos tiveram destaque por possuírem características semelhantes aos animais presentes na natureza, conforme mostra o Quadro 2. 

QUADRO 2
Joana: O meu animal possui alta capacidade de voo, um sistema respiratório baseado em tubos que possibilitam a troca gasosa diretamente entre o ar atmosférico e todas as células corporais e uma forte armadura que serve de esqueleto.

PauloAnimal marinho e carnívoro com esqueleto interno que tem um sistema que atua na locomoção, na respiração e na captura de alimentos.

MarceloAnimal com hábitos noturnos, voa, pode transmitir a raiva e orienta-se por um sistema de ecolocalização.


Assinale a alternativa que apresenta os animais encontrados na natureza, que possuem as mesmas características descritas por Joana, Paulo e Marcelo, no Quadro 2, respectivamente. 

A
inseto, equinoderma e mamífero
B
tunicado, molusco e inseto
C
ave, equinoderma e inseto
D
ave, poliqueta e agnato
E
mamífero, molusco e ave
4ecfc505-c2
UDESC 2018 - Biologia - Transcrição e Tradução, Moléculas, células e tecidos

Sabe-se que 20 tipos de aminoácidos podem ser utilizados durante o processo de tradução gênica e que cada códon é composto por três nucleotídeos, o que resulta na existência de um total de 64 códons possíveis de existir. Portanto, existem mais códons do que aminoácidos, esta a razão de chamarmos o código genético de “degenerado”.

No entanto, se cada códon fosse composto por apenas 2 nucleotídeos, o número de códons possíveis de existir, seria:

A
12
B
32
C
48
D
16
E
24
4ecc8180-c2
UDESC 2018 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

O organismo humano necessita de uma série de elementos químicos diferentes que são ingeridos em forma de íons de sais minerais.

Associe os íons relacionados na Coluna A com a sua função descrita na Coluna B.

Coluna A
I. Zinco
II. Ferro
III. lodo
IV. Sódio
V. Cálcio

Coluna B
( ) Atua na coagulação do sangue.
( ) Componente de várias enzimas, algumas envolvidas na digestão.
( ) Componente dos hormônios da tireoide.
( ) Mais importante íon positivo extracelular; ação no impulso nervoso.
( ) Componente da proteína responsável pelo transporte de gases no sangue.

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as colunas, de cima para baixo.

A
V — I — III — IV — II
B
I - III - V - IV - II
C
III —V — IV— II — I
D
I — II — III — IV —V
E
III - I - V - IV - II
4ec70c83-c2
UDESC 2018 - Biologia - Níveis de organização da vida, Ecologia e ciências ambientais

Assinale a alternativa que completa corretamente a informação.

Ao conjunto de populações que interagem em um mesmo habitat de maneira direta ou indireta chamamos de___________________________________.

A
ecossistema
B
comunidade biológica
C
biótopo
D
biosfera
E
nicho ecológico
4ec37895-c2
UDESC 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Mutações e alterações cromossômicas

Os cromossomos são os portadores do material genético - o DNA. São geralmente alongados apresentam-se com “constantes” bem definidas: forma, tamanho e número. Só que essas chamadas “constantes” cromossômicas não são realmente constantes; se o fossem não havería evolução.
Texto extraído de: Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética', Freire-Maia, Newton;1988; São Paulo; p. 415. Editora da Universidade de São Paulo.

Com base no texto, analise as proposições.

I. Alterações cromossômicas como translocações, deleções, duplicações, entre outras, são mecanismos evolutivos das espécies.
II. Alterações no número de cromossomos, como as monossomias ou as trissomias, podem resultar em síndromes.
III. Poliploidias podem resultar em espécies viáveis.
IV. Os cromossomos aparecem por ocasião da divisão celular e são o resultado da compactação do DNA com proteínas específicas.
V. O aumento ou a diminuição do tamanho dos cromossomos, resultantes de deleções ou translocações, podem ocasionar doenças ou mesmo a morte dos indivíduos.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
4ec005ed-c2
UDESC 2018 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

A floresta de Kelp é composta por grandes concentrações de algas pardas chamadas kelps gigantes, cujas longas lâminas crescem em linha reta até a superfície. Essas florestas são um dos ecossistemas de maior biodiversidade encontrados em águas marinhas, e ajudam a reduzir a erosão da costa.

MILLER, G. Tyler; SPOOLMAN, Scott E. Ecologia e sustentabilidade. São Paulo: Cengage Leaming, 2012, p.111. [adaptado] 

O ciclo de vida da Kelp gigante, esquematizado no Quadro 1, apresenta uma alternância de geração, como na maioria das algas pardas.


Assinale a alternativa correta em relação ao esquema do ciclo de vida da Kelp gigante Laminaria, mostrado no Quadro 1. 

A
Os gametófitos masculino e feminino fazem a meiose para formar gametas anterozoide e oosfera, respectivamente.
B
Os anterozoides podem atingir a oosfera por meio dos polinizadores ou pelo ar.
C
O número 1 representa a meiose, e os números 2 e 4, a mitose.
D
A alternância de gerações é isomórfica, ou seja, os gametófitos e o esporófito são similares em tamanho e aparência.
E
O zigoto resultante da fecundação, a qual está representada pelo número 3, permanece preso ao gametófito masculino.
4ebc91c2-c2
UDESC 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Nos ambientes submersos, a pouco metros de profundidade, as paisagens já são decoradas ou mesmo completamente construídas por bancos de gramas marinhas e de macroalgas. Assim como as gramas marinhas, as algas formam vastas pastagens, sendo importantes fontes de alimento e abrigo para diversas espécies de organismos. Por exemplo, desses ambientes dependem muitos recursos pesqueiros tradicionais de Santa Catarina, como garoupas, lagostas e vieiras.
LINDNER, Alberto. Vida Marinha de Santa Catarina; 2. ed. Florianópolis: EDUFSC, 2018. p.128. [adaptado]

Analise as proposições sobre os animais citados no texto.
I. Possuem três folhetos embrionários.
II. Pertencem ao mesmo filo.
III. Pertencem à Classe Crustácea.
IV. Possuem notocorda na fase embrionária.
Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
B
Somente a afirmativa V é verdadeira.
C
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
E
Somente a afirmativa I é verdadeira.
bcaddbd0-b0
UDESC 2018 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

O fósforo é um importante elemento químico presente nas células. Sobre esse elemento, analise as proposições.

I. É importante na constituição da membrana plasmática, estando associado a lipídios.
II. Entra na composição do ATP, ADP e AMP.
III. Está presente nos ácidos nucleicos.
IV. O composto com fósforo mais importante para os seres vivos é o íon fosfato PO4 -3 .

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
bca91450-b0
UDESC 2018 - Biologia - Sistema Circulatório Humano, Identidade dos seres vivos

O coração humano apresenta artérias e veias que levam e trazem sangue ao coração. Relacione as artérias ou veias da coluna A com as suas funções na coluna B.

Coluna A Coluna B
I – Veia Cava Inferior ( ) conduz(em) sangue arterial ao
miocárdio.
II – Artéria Aorta ( ) conduz(em) sangue venoso do
ventrículo direito aos pulmões.
III – Artéria Pulmonar Direita e Esquerda ( ) conduz(em) sangue arterial do
ventrículo esquerdo para o corpo.
IV – Veias Pulmonares ( ) conduz(em) sangue arterial dos
pulmões ao átrio esquerdo.
V – Artérias Coronárias ( ) conduz(em) sangue venoso ao
átrio direito.

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as colunas, de cima para baixo.

A
II – I – IV – III – V
B
II – I – III – V – IV
C
V – III – II – IV – I
D
III – V – I – II – IV
E
I – II – III – IV – V
bc9d08f2-b0
UDESC 2018 - Biologia - Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos

Diferentes tipos celulares desempenham funções específicas em nosso organismo. Relacione os tipos celulares da coluna A com as suas funções na coluna B.

Coluna A Coluna B
I – Linfócitos B ( ) Produção de anticorpos.
II – Linfócitos T ( ) Regulação da resposta humoral celular.
III – Macrófagos ( ) Fagocitar antígenos.
IV – Células da Glia ( ) Fornecer nutrientes para os neurônios.

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as colunas, de cima para baixo.

A
II – I – IV – III
B
III – I – II – IV
C
II – IV – I – III
D
II – I – III – IV
E
I – II – III – IV
bc9818fb-b0
UDESC 2018 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

No Brasil são encontrados diferentes biomas, assinale a alternativa correta.

A
O Bioma do Cerrado é o segundo em extensão do país, apresentando uma flora adaptada à seca, possui raízes profundas e casca grossa. Nesse bioma estão as nascentes de inúmeros rios que abastecem o aquífero Guarani.
B
O Bioma dos Pampas é caracterizado pela predominância de vegetação composta por gramíneas, com a presença de árvores de pequeno porte. Estende-se desde o Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná.
C
O Bioma da Mata Atlântica é caracterizado pela presença de árvores de médio e grande porte, plantas epífitas, estendendo-se exclusivamente pela faixa litorânea do Brasil, desde a Região Norte até a Região Sul.
D
O Bioma Pantanal caracteriza-se por ser uma região que, periodicamente, recebe um fluxo de água muito grande, fazendo com que a maior parte de sua área seja inundada, sendo considerado a maior área inundável do planeta. Estende-se desde o Mato-Grosso do Sul até a Região Sudeste.
E
O Bioma da Caatinga é caracterizado pela presença de árvores de médio e grande porte. Seu solo apresenta alta fertilidade sendo constituído por uma camada profunda de húmus e, logo abaixo desta, um extrato arenoso.
bc93f560-b0
UDESC 2018 - Biologia - Sistema Esquelético e Muscular Humano, Identidade dos seres vivos

Graças à propriedade de contração dos músculos, nosso corpo pode realizar uma série de movimentos que, no entanto, são realizados em sua grande maioria com a interação entre os músculos e os ossos.

Analise as proposições em relação aos ossos.

I. Os ossos são tecidos rígidos ricos em cálcio e com pouca inervação.
II. Os ossos são órgãos compostos por diferentes tipos de tecidos como, por exemplo, epitelial, adiposo e nervoso.
III. Algumas de suas funções são o armazenamento de sais e a proteção de estruturas como o coração e o pulmão.
IV. Os ossos são ligados diretamente aos músculos pelas articulações.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
bc8fca49-b0
UDESC 2018 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Os Artrópodes são um grupo de animais que se destacam pela grande variedade de formas, pelo número de representantes e habitats. Suas principais características é possuírem um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Algumas de suas características e os exemplares estão relacionados nas colunas abaixo, relacione-as.

Coluna A Coluna B
I – Possui três pares de patas. ( ) Camarão
II – Apresenta oito patas. ( ) Centopeia
III – Possui respiração branquial. ( ) Borboleta
IV – Possui mais de10 pares de patas. ( ) Ácaro

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as colunas, de cima para baixo.

A
I – II – III – IV
B
III – IV – I – II
C
III – IV – II – I
D
II – I – IV – III
E
II – I – III – IV