Questõesde PUC-MINAS sobre Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

1
1
1
Foram encontradas 4 questões
d8d1cf37-05
PUC-MINAS 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

O padrão de determinação do sexo em galináceos como os mostrados no esquema segue um padrão invertido em relação ao humano, pois os machos são homogaméticos (ZZ) e as fêmeas são heterogaméticas (ZW). O padrão da plumagem desses animais é condicionado por um gene presente em Z e ausente em W. O alelo dominante (ZB) é determinante do fenótipo dito carijó (barrado), enquanto a ausência de dominância produz indivíduos não barrados.



Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

A
Na geração F2.B, é possível separar machos de fêmeas com base no fenótipo, sempre barrado para os machos e não barrado para as fêmeas.
B
Na geração F2.A, é esperado que metade dos descendentes apresentem fenótipo barrado independentemente do sexo dos indivíduos.
C
Machos barrados descendentes de fêmeas barradas podem ser homozigotos ou heterozigotos para o alelo determinante do caráter.
D
Todos os descendentes machos de fêmeas barradas apresentarão o mesmo fenótipo da mãe e todas as fêmeas descendentes de galos não barrados terão o mesmo padrão paterno.
d8b3779c-05
PUC-MINAS 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Mendel não sabia sobre as características moleculares do material genético, mas, com seus experimentos sobre hereditariedade em ervilhas, ele revela a segregação independente de fatores hereditários, além do estabelecimento dos conceitos de dominância e recessividade, confirmadas com a definição de genes alelos, de cromossomos homólogos e gametogênese de organismos diploides. A herança ligada ao sexo foi um aspecto não observado por Mendel em seus estudos com as ervilhas, mas hoje sabemos que pode haver diferentes conjuntos de alelos entre cromossomos parcialmente homólogos e estruturalmente diferentes, como os cromossomos X e Y de mamíferos.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

A
A segregação independente dos cromossomos acontece na meiose e a permutação entre homólogos contribui para a variabilidade genética dos gametas.
B
Nos organismos que se reproduzem por autofecundação, não ocorre a geração de variabilidade genética pós-fecundação, uma vez que todos os genes são conservados nos descendentes.
C
Os fatores hereditários de Mendel são genes alelos de organismos diploides, que são separados na gametogênese.
D
Os pares de cromossomos autossômicos e sexuais são separados já na primeira divisão meiótica, produzindo células haploides com cromossomos duplicados.
4010c189-b0
PUC-MINAS 2013 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Nas moscas da fruta, a cor dos olhos é uma herança genética ligada ao sexo. Olhos vermelhos constituem o caráter dominante e olhos brancos, o caráter recessivo. No heredograma, as moscas 1 e 3 possuem olhos vermelhos e 2 e 4, olhos brancos.




Sabendo que a determinação do sexo nesses animais segue o mesmo padrão que nos humanos e analisando as informações acima, assinale a afirmativa INCORRETA.

A
Se a mosca 2 for fêmea, a mosca 4 é obrigatoriamente macho.
B
Se a mosca 1 for macho, a mosca 3 é obrigatoriamente fêmea.
C
Se as moscas 1, 3 e 4 forem fêmeas, duas delas são heterozigotas.
D
Se a mosca 3 for macho, seu pai apresenta obrigatoriamente o mesmo fenótipo.
400745a1-b0
PUC-MINAS 2013 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

FIBROSE CÍSTICA é um distúrbio genético que se desenvolve somente quando o indivíduo apresenta dois alelos mutados do gene CFTR, causando principalmente doença pulmonar crônica e progressiva e a insuficiência pancreática. Dois por cento da população mundial são portadores assintomáticos da mutação no gene associado à fibrose cística. O heredograma foi montado para se estudar a ocorrência desse distúrbio em uma determinada família, na qual o casal 5 x 6 está esperando um filho.



Analisando-se as informações acima, é INCORRETO afirmar: 

A
Trata-se de uma herança autossômica recessiva.
B
A chance de o indivíduo 7 vir a ser afetado é de 1/8.
C
A chance de o indivíduo 3 ser portador assintomático da mutação é de 2/3.
D
A chance de o casal 1 x 2 ter outra criança afetada é a mesma de ter uma normal homozigota.